OS TROFEIS DE DEUS OU DE SATANÁS.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0



INTRODUÇÃO: Resumindo, a palavra troféu significa uma recompensa pelos seus feitos.

Tudo quanto, o que eu e você precisamos saber é para quem realmente estamos realizando nossas obras. 


1º) – O TROFEU DE CAIM QUE VIVEU NA TERRA ANTES DO DILÚVIO.


Caim desonrou a Deus, oferecendo um sacrifício a sua maneira, ficou irado, e malcriado com Deus, foi lançado para fora da presença de seu criador, se converteu ao maligno, matou seu irmão, porque as obras eram más, e as de seu irmão justas, (1 JO. 3.12).

Como troféu de seus feitos, satanás deu para ele uma cidade, (Gn.4.16,17).

Me chamou bastante a atenção duas coisas na vida de Caim:

Enquanto ele esteve na presença de Deus, não passou de um simples lavrador da terra.

Porém, só foi ele sair da sua presença e ir fazer a vontade de satanás edificou uma cidade.


2º) – Enoque andou com Deus antes do dilúvio trezentos e sessenta e cinco anos na terra.

Não foi mais visto, porque Deus o tomou para si, e deu-lhe como troféu, o céu, (Gn.5.23,24).


3º) – Noé em suas gerações antes do dilúvio andava com Deus, enquanto toda a humanidade, se corrompiam cada vez mais.

Quando gerou seus três filhos tinha quinhentos anos, (Gn.5.32).

Conforme, (Gn.7. 6), Noé tinha a idade de 600 anos quando entrou na arca.

Finalmente, de acordo (Gn.11.10), dois anos após o dilúvio, Sem seu filho era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade.

Noé permaneceu durante todo esse tempo andando com Deus e pregando sua palavra, enquanto os povos se afastavam de Deus e se corrompiam cada vez. 

Assim. recebeu como troféu, um diluvio, uma arca cheio de bichos para a salvação sua e de sua família, não da humanidade que havia sido sentenciada e condenada por Deus, (Gn.6.13,17; Hb.11.7).

Após o dilúvio plantou uma vinha para sua própria ruina, pois se embriagou de seu fruto e deu escândalos. 

A vinha é um tipo da igreja, a qual também para muitos, tem sido motivo de escândalos, pois estão embriagados com o adultério, fama, mundanismo, dinheiro, vaidade, posição, sucessos, poder político, riquezas, orgulho, e tantos outros males.

4º) – Ninrode, foi o primeiro fundador de nove reinos na Bíblia, após o dilúvio.

O princípio de seu reino foi o grande império da babilônia e o último foi Calá, denominado na bíblia de grande cidade, (Gn10.10-12).

Destacou no mundo inteiro da época por algumas coisas:

Prefigurava o ante cristo com sua cidade Babilonia sede de todo tipo e obras de satanás na terra, (Apoc.17.1,5).

E ainda se tornou no autor da primeira rebelião organizada contra Deus na terra.

Quando a Bíblia diz que ele se tornou:

“Poderoso caçador diante do Senhor na terra, (Gn.10.9) ”, conforme o contexto do texto, tudo quanto eu e você podemos imaginar e não imaginar, é o que satanás pode fazer contra Deus e contra a humanidade, para destruí-la, assim ele vem fazendo.

Aprendemos com isso que, ele se tornou no primeiro maior representante de satanás contra Deus e contra a humanidade.

Como troféu recebeu de satanás os reinos do mundo e a gloria deles.

5º) – Ló denominado na Bíblia de justo, pois habitando em Sodoma, afligia todos os dias a sua alma justa pelas coisas que via e ouvia acerca das obras injustas dos habitantes abomináveis, foi preservado e livrado por Deus, (2 Pe.2.7,8).

Como troféu foi morar dentro de uma caverna, (Gn.19.29).


6º) – Quando Jacó foi levado pelo seu filho diante de Faraó, respondeu-lhe, como foi a trajetória de sua vida de peregrinação na terra dizendo: “poucos e maus foram os dias dos anos de minha vida...”, (Gn.47.7-10).

Contudo abençoou a Faraó ao entrar e ao sair.

Como troféu, por confiar e peregrinar com Deus na terra, perto da sua morte, depois de abençoar todos os filhos de José, partiu adorando a Deus encostado à ponta de seu bordão, (Hb.11.21).


7º) -  Arão, foi citado na Bíblia por mais por mais 350 vezes.

Foi enterrado em cima de um monte, seu único troféu que recebeu, fio de Moisés seu irmão que por ordem de Deus, mandou ele despir de suas vestes sacerdotais diante de todo povo simbolizando suas funções que exerceu, e vestindo Eleazar seu filho como substituto e morreu, (Num.20. 22-28).

Essa foi a sua recompensa na terra.


8º) - O próprio Moisés, também por ordem de Deus, subiu ao monte Pisga e somente deu uma olhada na terra, somente podia olhar, mas lá não podia entrar e ainda ninguém teve o direito de lhe fazer uma sepultura.

Deus ocultamente o sepultou e ninguém ficou sabendo aonde até o dia de hoje, (Dt. 34.1-6).

Agora, com todo o respeito, vou te dizer o que Deus manda.

A Maioria, que tem o privilégio e a honra de fazer alguma construção bonita supostamente para Deus, fica plantado ali até morrer, pois entende ser o dono daquela obra.

Nem que a igreja venha a se acabar em nada, ele não sai.

Finalmente vai ficar provado, que ele realmente não fez nada para gloria e louvor de Deus e sim para sua própria gloria e louvor.

Fico apenas pensando: a obra que ele fez aos olhos de Deus está sendo comparada com qual tipo de material? Madeira, palha ,feno; ou ouro, prata e pedras preciosas?


9º) – Samuel, ficou tão triste no final da sua careira por não conseguir entender, porque o povo o rejeitou, dando a desculpa que era por causa de seus filhos, quando na verdade era porque ele já estava velho, (1 Sm.8.1-5).

Certo Pastor me contou uma história verídica, que seu pai trabalhou numa fazenda, por muitos anos e ali havia um cavalo, que de tanto rodear puxando o engenho de cana, fez uma profunda vala ao redor do mesmo.

Quando ele ficou velho e cansado, o fazendeiro o levou bem distante para o meio do mato e o largou ali para morrer.

Ao ser solto imediatamente, procurou uma árvore e morreu rodeando a mesma, formando, uma grande vala.

Somente saia dali para ir ao riacho, tomar água e voltava novamente a rodear a árvore.

Como Samuel ficou muito triste com aquelas palavras, Deus o confortou dizendo que eles não o tinham rejeitado e sim a ele, (v.7).

Devemos continuar com “alegria” servindo a Deus, realizando sua obra, (At, 20.24) e esperar somente dele a nossa recompensa, (2 Cron. 15.2,7; 1 Cor. 15.58; Hb.6.10).

10º) – Jeremias, foi um profeta fiel a Deus que cumpriu toda sua vontade, condenando os pecados dos reis e das nações.

Recebeu das mãos do rei Zedequias e seus príncipes um grande troféu: uma cisterna seca pois não tinha água, cheia de lama para morrer atolado, (Jr.38.6).

Agora fiquei meditando: é tão honroso servir a Deus e fazer sua vontade, mas ninguém quer sofrer nada por ele.


11º) – O que falar de Sadraque, Mesaque a Abede- Nego que por negar não servir os deuses, nem a estátua do rei Nabucodonosor, receberam como troféu, uma fornalha de fogo ardente aquecida sete vezes mais, (Dn.8.16-20).

Vejam que existe um preço alto a pagar para aqueles que ainda hoje não negam o nome de Jesus.


12º) – Daniel, somente porque continuou orando, não temendo o decreto do rei, recebeu como troféu, uma cova cheia de leões, (Dn.6.1-28).

Só que a Bíblia ensina que melhor é o final das coisas do que o princípio delas, ele continuou sendo fiel a Deus que o livrou e ainda continuou prosperando em dois reinos que surgiram depois, (v.28).

O glorioso Espirito Santo, manda te dizer, para você não parar de orar e de confiar nele e ainda fazer sua obra, pois o final pertence a ele.

13º) – João Batista, conforme as palavras do Senhor Jesus Cristo, era mais do que um profeta. Dentre os profetas da lei, não ouve um maior do que ele, (Mt.11.9-11).

Ao condenar um pecado de adultero, foi condecorado pelo rei com dois troféus:  uma prisão e por fim uma guilhotina.

14º) – Os troféus que satanás, ofereceu para Jesus Cristo, o filho do Deus vivo encarnado que deu a sua vida para salvar a humanidade, foi – lhe oferecer todos os reinos do mundo e a gloria deles, somente em troca deveria adorá-lo.

Jesus por amor a mim e de você, trocou tudo isso, pelo troféu da cruz, dos cravos e da coroa de espinho e da lança para nos salvar.


15º) – Estevão preferiu receber o troféu de muitas pedradas até morrer do que negar sua fé em Cristo.


16º) – Paulo preferiu a prisão e a guilhotina, do que renunciar a combater o bom combate.

17º) – Finalmente o apostolo João, que recebeu a maior revelação, descrita na Bíblia, recebeu o troféu da prisão na ilha de Patmos cheia de feras e marginais e por fim foi jogado dentro de um tacho de azeite fervendo, segundo a tradição.


CONCLUSÃO: Somente para confirmar pela Bíblia, quero agora compartilhar, com você, tudo quanto Deus na sua infinita bondade me inspirou a te escrever.

Quando escolheu Paulo, para fazer sua obra na terra disse para Ananias:

“Disse-lhe, porém, o Senhor:

Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.

E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome, (At.9.15,16).

Às vezes, tanto eu quanto você, ficamos reclamando pelos nossos sofrimentos.

Contudo Pedro escreveu o seguinte:

“Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua gloria vos regozijeis e alegreis. Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristãos, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte, (1 Pe.4.13-16)”.

 Lembrei agora dos cristãos cheios do Espirito Santo na China.

Quanto mais oram mais são perseguidos, suas igrejas incendiadas, os pastores são enterrados vivos e seus bens espoliados. 

Lembrei ainda do que está escrito no livro de Hebreus, (10.32-39), que diz: 

“Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte, fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes dos que estavam nas prisões e com gozo permitistes a espoliação dos vossos bens, sabendo que, em vós mesmos, tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma”.

Na história do cristianismo, desde o princípio, ninguém recebeu mais revelação de Deus do que o Apóstolo são Paulo.

Fico, porém, pensando no troféu (recompensa) que o acompanhou pelo resto da vida.

A esse respeito, assim está escrito:

“Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei as visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe). Foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar. De um assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Por que, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isso, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que desviasse de mim. E disse-me: A minha graça de basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor a Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte, (2 Cor. 12.1-10)”.

 Meu e seu troféu da parte de Deus (recompensa) está preparado não aqui na terra, mas na eternidade. Que Deus tenha misericórdia de nós.


Pr. João Viana.


Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions