AS BEM AVENTURANÇAS OU MUITO FELIZES.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0



INTRODUÇÃO:  Conforme o dicionário da língua portuguesa, bem-aventurança significa o ser humano se encontrar em um estado de plena felicidade; extremo bem-estar ou alegria absoluta.

Segundo SÊNECA, “Nossa mente nunca está bem a não ser quando está em paz consigo mesmo”.

Segundo o pensamento de Joel Oliveira “Bem-aventurados, são aqueles que aprendem com seus próprios erros, mudam seu jeito de pensar (acrescento e seu jeito de agir), e procuram fazer diferente no futuro”, acrescento que bem-aventurado é aquele que reconhece seu próprio erro e se corrige e aprende com os erros do próximo.

Conclui o comendador com as seguintes palavras: “O homem que confia no seu criador, é mais Bem-Aventurado que um rei, que possui grandes riquezas e guarda o seu tesouro em um lugar seguro”.

Conforme Mertina Zunguze: “Bem-aventurado é aquele que faz da palavra de Deus o seu pão de cada dia”.


1º) – A NOSSA MAIOR CONQUISTA NA VIDA.


Salomão chegou a algumas conclusões na vida.

1 – Os bens materiais se deterioram;

2 - A festa foi feita para diversão;

3 -  O vinho para alegrar a vida;

4 -  O dinheiro como resposta de todas as coisas, materialmente e não sentimentalmente ou espiritualmente falando, (Ec.10.18,19).

Salomão continua nos ensinando:

“O que ama o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem ama a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade, (Ec.5.10) ”.

Assim, fica claro que uma vida de Bem-Aventurança, não se encontra nas riquezas, nem na abundância de bens materiais.

Como diz acertadamente o filosofo, a bem-aventurança é um estado sereno e calmo de alma e espírito e de uma consciência tranquila.

Assim a bem-aventurança, não reside na aquisição de bens materiais, fama, posição ou de demais coisas exteriores que adquirimos, mas nas virtudes construídas no nosso interior, dia após dia.

Assim, uma vida de Bem-Aventurança, não provém da aquisição de tudo quanto é exterior, mas das aspirações corretas que brotam em nosso interior.

Tem mais valor a aquisição da sabedoria e do conhecimento, que consiste em temer ao Senhor e apartar-se do mal, do que a obtenção do ouro, das joias, do dinheiro e das riquezas materiais (Jó 28.12-28).

Finalmente, a maior Bem-Aventurança que um ser humano pode alcançar nessa vida terrena e passageira, é se arrepender de seus pecados (1 Jo. 1.9); abrir a porta de seu coração para Jesus Cristo fazer morada (Hb 3.6), aceitando-o como Senhor e salvador de sua existência (Ap. 3.20), e adotando as Escrituras Sagradas como única fonte, e regra de fé e pratica (Js. 1.8).


2º) – TRES SEGREDOS DO CRIADOR, PARA SE ALCANÇAR UMA VIDA DE BEM-AVENTURANÇA.


1 – Não andar segundo o conselho dos ímpios;

2 -  Não se deter no caminho dos pecadores;

3 -  Nem se assentar na roda dos escarnecedores (Sl. 1.1).


Conforme o hebraico, “IMPIOS” = “”RASHA”, se refere a uma pessoa moralmente errada, má, injusta.

É impossível qualquer ser humano ser feliz, convivendo com pessoas com esses comportamentos.

Ainda conforme o hebraico, “PECADORES” = “CHATTA” se referem aos criminosos, aqueles que vivem ultrapassando os limites da lei, da ordem da decência e da moral.

Como alguém pode ser feliz transgredindo essas regras e vivendo apartado das mesmas?

Alguém ensina sobre felicidade, sem observar as regras da moralidade?

Alguém fala de felicidade, sem observar uma vida de justiça e equidade?

Finalmente, conforme o hebraico “ESCARNECEDORES” = “LUTS” que se traduz por zombadores, ridículos e escarnecedores.

São pessoas, que não levam nada a sério na vida.


2º) – ALGUMAS ATITUDES QUE DEVEMOS TER PARA SERMOS PESSOAS REALMENTE FELIZES.


A primeira atitude que devemos ter é viver uma vida justa e correta, em todas as nossas palavras e ações; depositando sempre nossa confiança no criador e deixando ele conduzir todas as decisões da nossa vida, e ter a certeza dos nossos pecados perdoados ( Sl.32.1); ajudar o pobre (Sl. 41.1); buscar se fortalecer continuamente no criador (Sl. 84.5); obedecer a palavra de Deus (Sl.119.2); esperar em Deus (Is.30.18).

Finalmente, a verdadeira felicidade de todo ser humano, consiste em andar na direção de Deus, entregar toda nossa vida em suas mãos e permitir ele tomar todas as decisões por nós pois ele é infalível e nunca erra.


3º) – AS BEM-AVENTURANÇAS PROFERIDAS PELO SENHOR JESUS CRISTO.


O Senhor Jesus Cristo proferiu nove bem-aventuranças, para designar as pessoas que possuem as seguintes características:

As pessoas que possuem um espírito quebrantado, penitente, controlado e gentil, sedento por justiça, compassivo e misericordioso, puro de sabedoria e meditação, paciente e perdoador (Mt. 5.3-12).


CONCLUSÃO: Ser realmente feliz é esvaziar cada dia nossa medida de felicidade e repartir com o próximo.


Pr. João Viana



Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions