POÇOS LIMPOS OU POÇOS ENTULHADOS.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0



INTRODUÇÃO: A maior finalidade de um poço é obter água potável numa região seca.


1º) – A IMPORTANCIA DE UM POÇO DE ÁGUA.


Conforme se encontra escrito. 

Segundo, (Gn21.19), um anjo providenciou um poço de agua no deserto e Ismael foi salvo.

Enquanto Abraão estava vivo, todos os poços que seus servos cavaram jorravam água.

Porém após a morte de Abraão, os filisteus entulharam os poços, (Gn.26.15,18).

O povo Filisteu, no meio de quem Abraão foi habitar, eram descendentes de Mizraim filho de Cam (Gn.10.6.13.14) que posteriormente, se tornaram em inimigos ferrenhos do povo de Israel.

Abraão peregrinou na terra dos Filisteus por muitos dias, (Gn.21.34).

Conforme se encontra escrito em (Gn.26.15), todos os poços de água que os servos de Abraão cavavam nos dias de Abraão os Filisteus entulhavam e enchia de terra.

Depois da morte de Abraão, eles taparam o poço, ou seja: o destruíram completamente para nunca mais jorrar água, (v.18).

A maior lula te Abraão contra os Filisteus era manter os poços jorrando agua, pois, os Filisteus sabiam que não havendo água para Abraão, sua família, seus criados e suas criações todos seriam mortos.


2º) – A IMPORTANCIA DE ÁGUA PARA VIVER E A FALTA DE ÁGUA PARA MORRER.


Entende-se claramente que a presença ou falta de água trata-se de uma questão de vida ou morte.

Abraão, através de seus servos procurava abrir poços de água para manter seu povo, seus servos e suas criações com vida.

Os Filisteus que eram seus inimigos, vinham atrás entulhando os poços.

Quando Abraão morreu eles taparam os poços definitivamente, para não haver mais água e assim eliminar o povo descendente de Abraão.


3º) -  ISAQUE E OS POÇOS DE AGUA DE SEU PAI.


Aprendemos pela Bíblia que Isaque era filho e herdeiro de seu Pai Abraão, herdeiro não apenas de seus bens, mas também dos poços de água que seu pai havia cavado, porém agora se encontravam entupidos, pela ação dos filisteus.


4°) – A CONTENDA DOS PASTORES POR CAUSA DOS POÇOS DE ÁGUA.


Quando Isaque foi habitar no vale de gerar, viu que todos os poços que seu pai havia cavado em vida, não jorrava mais água, pois os Filisteus haviam tapado.

Poços entulhados produz água contaminada;

Poços tapados deixa de produzir água, essa foi a tarefa final dos Filisteus em relação aos poços de água que Abraão havia cavado com tanto sacrifício.

Só que aconteceu algo interessante:

Isaque pacientemente, sem contender com os Filisteus, cavou todos de volta.

Novo problema surgiu: Os pastores dos Filisteus começaram a contender com os pastores de Isaque por causa dos poços.

Isaque, calmo e em silêncio, não tomava parte na contenda, mas ia embora e cavava novo poço.

E assim ele ia cavando novos poços, até que finalmente, cavou um novo poço e cessou a contenda, quando o Senhor finalmente o fez crescer nessa terra, (Gn.26.22).

Um dia li um livro; cresça, onde estás plantado.

Acrescento, cavando novos poços na sua vida das coisas de Deus.

Não desista, continue cavando poços de Bênçãos para sua vida, na oração, no jejum, na comunhão com Deus, que vai chegar a hora que Deus vai te fazer crescer em todos os sentidos da sua vida e do seu trabalho.


CONCLUSÃO:  conforme, escreve o saudoso missionário Eurico Bergstén na lição da revista da escola dominical em 17 de março de 1991, p.40 “os poços de água, representam a ação do Espirito Santo em nossa vida, que os pioneiros da obra cavaram.

 Assim, os poços, (nossa vida) se encheu das águas vivas do Espírito Santo, jorrando de nós para salvação, cura e libertação dos pecadores.

Porém, assim como os Filisteus entulhavam os poços para não produzirem água, hoje da mesma forma, Satanás, os demônios, o mundo, o pecado e tudo o que não presta querem também entupir nossas vidas com o lixo desse mundo, para que em nós não flua a água vida dos dons espirituais, da salvação e da obra de Deus.

Por exemplo: Na igreja de Éfeso, o entulho que havia na vida de muitos cristãos era a falta do amor de Deus, (Ap.2.4-5); na Igreja de Pérgamo o entulho era o amor ao mundo, (Ap.2.14-16), quando a Bíblia ensina não amar o mundo nem as coisas que no mundo há, pelo fato de não existir no mundo o amor de Deus e ainda quem ama o mundo e as coisas do mundo se torna em seu inimigo,(Tg.4.4;1 Jo.2.15-17); Em Sardes, o poço na vida dos cristãos se encontrava entulhado por falta de vida espiritual,(Ap.3.1-3); Em Laodicéia a mornidão entupiu totalmente a vida de muitos cristãos que não jorravam nada mais da água do glorioso Espirito Santo em suas vidas, como louvor, oração, adoração, nem mesmo um gloria Deus mais saia de dentro deles, voltando a ser um poço seco sem agua, entupido com todo lixo do mundo e do pecado.

Nos dias atuais, esse quadro, piora cada vez mais, pois os entulhos dos Filisteus, continuam impedindo o jorrar das águas cristalinas que jorram de dentro do nosso interior, através dos ensinos sadios da palavra de Deus, do louvor, adoração e comunhão com Deus.

Vigiemos e não deixemos o poço na nossa vida, da nossa alma da nossa mente, dos nossos pensamentos e nossos desejos serem entulhados.

Cavemos novos poços, pois Jesus encherá novamente de águas vivas tantos poços, quantos consigamos cavar”.

Sejamos, para o Senhor e Salvador Jesus Cristo, como a Sulamita foi para Salomão, uma fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano, (Ct.4.15).

Faço, finalmente uma séria pergunta?

Nossa vida interior é um poço entulhado com a lama do pecado, produzindo uma água podre, ou um poço de aguas cristalinas jorrando as coisas do céu?

Um dos grandes problemas do mundo é não ter mais aonde depositar o lixo que o ser humano produz.

Porém o problema ainda maior é a quantidade de lixo que o ser humano consegue depositar dentro de si através do que vê, ouve e pratica.

Muitos e não poucos seres humanos, ao redor do mundo, são verdadeiros depósitos de lixo podre que vão acumulando dentro de si mesmo, através dos seus olhos e dos seus ouvidos para depois criar seus depósitos de lixo através de suas ações.


Pr. João Viana.


 



Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions