INTRODUÇÃO. Entende-se, que alguém procura alguma coisa, quando sente necessidade da mesma e sabe que essa coisa será útil para ele.
1º) - A PRIMEIRA COISA QUE DEUS PROCURA NA TERRA.
Conforme, se encontra escrito no (Sl.101.6), a primeira coisa que Deus procura na terra, são os “FIÉIS”, para estarem com ele e servi-lo.
Portanto, fidelidade e retidão são dois requisitos que o próprio Deus exige do ser humano na terra para andarem com ele e servi-lo.
Encontramos escrito em (Prov.28.20), que o homem fiel, será acumulado de bênçãos; mas aquele que se apressa em enriquecer não ficará sem castigo.
As promessas de Deus para o fiel, não cessam nessa vida, mas segue juntamente com ele para a eternidade.
Sobre esse assunto o Senhor Jesus Cristo fez uma promessa dizendo:
“.... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida, (Ap.2.10c) ”.
O que me chama a atenção nessa promessa é que a coroa da vida eterna, somente será dada a quem se manter fiel a Jesus Cristo, até o fim.
Todos nós, indistintamente temos o habito de ser saudosista e viver relatando as grandes coisas que Jesus Cristo fez em nossa vida no passado através de nós; somente não falamos dos nossos fracassos.
A Bíblia nos deixa o seguinte ensinamento acerca das nossas obras, feitas como cristãos dizendo:
“Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memoria; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá, (Ez.18.24) ”.
Após Deus, mostrar como o ímpio pode viver, ser aceito pelo criador e herdar a vida eterna, o mesmo Deus mostra como um salvo em Jesus Cristo pode morrer e perder a vida eterna.
Somente existe um segredo para herdarmos a vida eterna, ou seja:
“Sermos fieis a Jesus Cristo até o fim da nossa existência na terra”.
2º) – A SEGUNDA COISA QUE DEUS PROCURA NA TERRA.
Conforme, ensina a Bíblia Sagrada, Deus procura um “homem” na terra, para interceder perante ele, a favor de uma cidade a fim de dar-lhes livramento do juízo.
A esse respeito, (Ez.22.30,31) diz:
“E busquei dentre eles um “HOMEM” que estivesse tapando o muro e tivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém achei.
Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor Jeová”.
A Bíblia nos ensina que a oração de um justo, pode muito em seus efeitos, (Tg.5.16).
Deus age na terra, salvando, curando e dando toda sorte de livramento em resposta a oração intercessora do seu povo.
Por essa razão, Satanás juntamente com seus demônios, luta terrivelmente contra a oração intercessora da igreja, pois ele sabe que se a igreja de Deus, a qual é um reino de sacerdotes na terra, se orar, Deus opera maravilhas através de suas orações.
A oração intercessora da igreja a favor de uma nação, de uma família ou até mesmo de uma única pessoa é tão importante que o profeta Jeremias disse o seguinte:
“DAI voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém ou se há um “HOMEM” que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. (Jr.5.1)”.
Na verdade, nesses últimos dias da dispensação da graça, que antecede o arrebatamento da igreja da terra, para se cumprir (Mq.2.10), a corrupção está alastrando de tal maneira na sociedade como nunca antes.
Porém no meio dessa sociedade corrompida e perversa, se existe um “HOMEM” que pratica a justiça e busca a verdade, Deus lhe concede o seu perdão.
3º) - A TERCEIRA COISA QUE DEUS PROCURA NA TERRA.
Conforme se encontra escrito no evangelho de João, Deus ainda continua procurando algo para seu uso quando diz:
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adoração o Pai em “ESPÍRITO” e em verdade, porque o Pai procura tais que assim o adore.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espirito e em verdade, (Jo.4.23.24) ”.
O ser humano é constituído de espirito, alma e corpo, (1 Tss.5.23).
Com o espirito ele pensa e planeja;
Com a alma ele sente e deseja;
Com o corpo ele executa, através de seus cinco sentidos, os planos e projetos do espirito, os desejos, sentimentos e vontades da alma.
Agora Deus procura os verdadeiros adoradores, que adoram a ele em espirito e em verdade.
Assim, como existe os verdadeiros adoradores de Deus, também existe os falsos que querem adorá-lo com o corpo e a alma.
Cristãos da alma são aqueles guiados por sentimentos; “EU SENTI”;
Cristãos carnais são aqueles guiados pelos desejos da carne ou “CRISTÃOS NATURAIS”.
O cristão espiritual, verdadeiro adorador que Deus está procurando é aquele que é guiado pelo Espírito Santo e não pelas obras e desejos da carne, (Gl.5.19-22) ”.
4°) - A QUARTA COISA QUE DEUS PROCURA NA TERRA.
A Bíblia Sagrada, compara o ser humano a uma árvore que produz “FRUTOS”.
A esse respeito Jesus Cristo ensinou o seguinte:
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis.
Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Assim toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
Não podeis a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis, (Mt.7.15-20) ”.
A Bíblia aqui, está nos ensinando que um falso profeta é conhecido pela sua conduta exterior, pelo seu estado interior, através de suas palavras, pois a boca fala do que se encontra cheio o coração, pelo tipo de frutos que seu trabalho produz, pelo tipo de doutrinas que ensina, por agir somente com palavras e não com atitudes e finalmente ser usado por um espírito de engano.
CONCLUSÃO: Jesus Cristo nos alertou dizendo para acautelarmos.
Como se comenta pôr aí, nem tudo que brilha é ouro.
O que mais necessitamos ter atualmente é espirito de discernimento.
Se o apóstolo Paulo, não tivesse o espirito de discernimento ia crer que aquela jovem com espirito de adivinhação estava sendo usada pelo mesmo espirito, pois confirmava que os apóstolos anunciavam o caminho da salvação e eram servos do Deus Altíssimo, (At.16.16,17).
Paulo discerniu que era um espirito maligno que falava em sua boa por muitos dias e o expulsou da sua vida, (v.18).
Devemos ficar bem atento e cautelosos com mensagens que ouvimos e examinar se realmente estão de acordo pleno com o ensino da Bíblia, pois ali pode estar agindo um espirito de engano, pois desde os dias do apostolo João, já existia muitos espíritos de enganos e falsos profetas agindo no mundo, (1 Jo.4.1).
E o que dizer nos dias atuais?
Pr. João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.