SIGNIFICADO DO NÚMERO NOVE NA BÍBLIA SAGRADA

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

SIGNIFICADO DO NÚMERO NOVE NA BÍBLIA SAGRADA


INTRODUÇÃO: Assim sendo, o número nove (9) na Bíblia Sagrada, simboliza a plenitude da obra de Deus na vida do ser humano, enchendo ele dos nove frutos do Espírito Santo, e dos nove dons espirituais, os quais irei comentar em outra mensagem se Deus me permitir.


Portanto, a vida abundante que Jesus Cristo prometeu dar aos seus servos, conforme João 10.10, não se refere a bens materiais e sim a bens espirituais, significando os tesouros de Deus que são depositados dentro de nós que somos vasos de barro, conforme 2 Coríntios 4.7, para que a sobreexcelência do poder seja de Deus e não nossa.


1º) - O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO.


Portanto, Jesus Cristo comparou o seu humano à uma árvore boa ou má, que dá bons ou maus frutos.


Sendo assim, na parábola de João em Juízes 9,7-15, quatro árvores simbolizando líderes foram convidadas a reinar sobre o povo de Israel, as quais recusaram, como a oliveira, a figueira, a videira e por fim convidaram o espinheiro, que aceitou impondo a condição que todo o povo devia confiar nele e abrigar debaixo de sua sombra pois caso o povo não obedecesse a ele, sairia fogo dele mesmo e consumiria os cedros do Líbano (v .15), ou as boas árvores, como de fato aconteceu,  pois o líder árvore espinheiro antes de começar a reinar, matou seus setentas irmãos (Juízes 9.56).


Diante do exposto, na verdade o rei espinheiro Abimeleque não fez nada de bom para o povo de Israel a não ser matar.


Portanto, a frase "o povo tem o governo que merece"  em Provérbios contém ideias similares, como: “Quando o justo governa, o povo se alegra, quando o ímpio domina o povo geme” (Provérbios 29.4)  ligando a qualidade do governo ao bem estar do povo, e a ideia de um governo cruel, corrupto, trazendo desgraça para o povo, como acontece atualmente na nação brasileira, a qual está sendo governada em sua  maioria por corruptos.

Portanto a frase:“Toute nation a le gouvernement qu'elle mérite”  "Cada povo tem o governo que merece", é atribuída ao filósofo francês Joseph-Marie Maistre (século XVIII - 1753-1821), que viveu após a revolução Francesa, pois defendia que o governo reflete as falhas morais e a falta de uso consciente do voto pelo povo, que ele veio condenar a revolução Francesa, pois a guilhotina foi um instrumento utilizado durante a Revolução Francesa para aplicar a pena de morte por decapitação. 

A Revolução Francesa estabeleceu o conceito de "revolução" e a ideia de transformação social radical, influenciando movimentos posteriores, incluindo o comunismo, que a via como um degrau na luta pela emancipação humana. 

Portanto estes quatro versículos em Provérbios trás os seguintes sentidos:

Provérbios 29:2 (NTLH): "Quando o justo governa, o povo se alegra; mas quando o ímpio domina, o povo geme".

Provérbios 29:4 (NTLH): "Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça".

Exatamente como hoje acontece na nação brasileira, que cada dia mais está afundando em miséria, devido a alta carga tributária cobrada pelo governo espinheiro.

Provérbios 28:15 (VFL): "Um mau governante que domina um povo pobre é como um leão que ruge ou um urso com fome".

Provérbios 29:14 (NAA): "O rei que julga os pobres segundo a verdade firmará o seu trono para sempre". 


Portanto, a expressão "Cada povo tem o governo que merece"   retrata a realidade atual do povo Brasieiro, pela incapacidade do próprio povo de votar de forma correta, mostrando que a má governança é um reflexo das escolhas  erradas do próprio povo, mostrando ainda que nós colhemos o que plantamos.

Em resumo, embora a citação direta não esteja em Provérbios, o livro bíblico oferece paralelos, focando na responsabilidade dos governantes e nas consequências para o povo, enquanto Maistre formulou a ideia de que a qualidade do governo é um espelho das qualidades (ou falhas) do próprio povo. 

2º) - AS NOVE QUALIDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO, NA VIDA DO VERDADEIRO CRISTÃO.

Portanto, quando me refiro ao verdadeiro cristão nesse texto, é porque existe também o falso.

Assim sendo, conforme Gálatas 5.22,23, os frutos do Espírito são:

1º - AMOR. Dessa maneira, aqui se refere no grego ao amor “ÁGAPE”, o amor de Deus derramado no coração do verdadeiro cristão pelo Espírito Santo, conforme Romanos 5.5.

Diante do exposto, temos da parte de Deus as seguintes instruções:


Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. 

Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.

Nisto manifestou a caridade de Deus para conosco:


Que Deus enviou seu filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos.

Nisto está a caridade; não que tenhamos amado a Deus, mas que Deus nos amou e enviou o seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

Amados, se Deus nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.

Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade.

 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu de seu Espírito,

e vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para salvador do mundo.

Qualquer que confesse que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus.

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é caridade e quem está em caridade, está em Deus, e Deus nele.

Nisto é perfeita a caridade para conosco, para que no Dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual Ele é, somos nós também neste mundo.

Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em caridade.

Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.

Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

E dele temos este mandamento; que quem ama a Deus, ame também seu irmão (1 João 4.7-21).

Portanto, conforme 1 Coríntios 13.4, o amor de Deus em nossa vida nos capacita a buscar o bem de nosso próximo em todos os sentidos.

2º - GOZO que no grego quer dizer “CHARA” grande alegria, ou grande prazer pelas bênçãos recebidas, uma alegria constante como os discípulos que estavam sempre no templo louvando e bendizendo a Deus (Lucas 24.53).

Assim sendo, aprendemos aqui, que um cristão oprimido ou deprimido, atormentado como o Gadareno, angustiado, aflito, desanimado, triste, subjugado ou melancólico, nunca será o perfil de um verdadeiro cristão que vive cheio do Espírito Santo.

Diante do exposto, uma coisa é certa: Conforme a Bíblia Sagrada, não existe pessoas vazias; ou você está cheio das coisas de Deus, como o fruto do Espírito Santo ou cheio das obras da carne como:

 Estando “CHEIOS”  de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade, “CHEIOS” de inveja, homicídio (aquele que odeia o seu irmão, A frase "homicida, o que odeia seu irmão" vem da Bíblia, especificamente de 1 João 3:15, onde o signficado aponta para quem abriga ódio em seu coração contra o seu irmão, já é um assassino, espiritualmente falando, pois  ausencia do amor na vida de um cristão, e a presença do ódio são contrário a vida eterna, que o Senhor Jesus Cristo prometeu dar aos seus servos, demonstrando na vida doaquele que diz ser cristão, um espírito que nega a verdadeira essência do cristianismo em sua vida interior, pois a vida eterna não reside na vida de quem cultiva ódio, como aqueles que chegam até a tomar a santa ceia com ódio de seu irmão), contenda, engano, malignidade; sendo detratores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e mãe, néscios, infieis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia, os quais conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas consentem aos que as fazem (Romanos 1.29-32).

Portanto, a citação completa em diversas traduções deste versículo (ARC, NVI, NTLH) é

"Qualquer que aborreça a seu irmão é homicida, e vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna" (1 João 3:15).

Assim sendo, a passagem não se refere apenas a matar fisicamente, mas a uma condição espiritual. 

Dessa maneira, o ódio destrói a comunhão com Deus e com o próximo, simbolizando uma "morte interior”.

Diante do exposto, o texto bíblico continua enfatizando que conhecemos o amor porque Cristo deu a vida por nós, e devemos dar a vida pelos irmãos, praticando o amor em "obra e em verdade", não apenas em palavra, e sendo assim, quem odeia não possui a vida eterna dentro de si, pois a vida de Deus é amor e comunhão, algo incompatível com o ódio e a destruição do outro, conforme ensinado em 1 João 3:11-18, como já foi dito, quem odeia o seu irmão é um “HOMICIDA” porque negou o amor de Deus em sua vida, a essência da vida eterna, e carrega dentro de si uma disposição para destruir o próximo, até mesmo se alegrando com o seu fracasso, pois não possui mais o amor de Deus, a vida eterna em seu coração, mas é apenas um cristão de folhas, de aparência, mas sem nenhum fruto de Deus em sua vida, que Deus tenha misericórdia  de nós!

3°) - PAZ  que no grego o termo é “EIRENE”  levando o ser humano a viver em um estado de quietude, harmonia, descanso, segurança em  meio a contenda, a desavença, e a tentações, pois Jesus Cristo disse:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, sendo uma citação bíblica de Jesus Cristo, encontrada em João 14:27, que significa que Ele oferece aos seus discípulos uma paz profunda e duradoura, diferente da paz superficial do mundo, uma paz que acalma o coração diante das adversidades, vinda de uma comunhão com Deus. 

Sendo assim, Jesus Cristo, pouco antes de sua crucificação disse para os seus apóstolos, durante a Última Ceia, significando uma promessa de uma paz interior (EIRENE em GREGO) que não depende de circunstâncias externas, mas sim da presença de Deus e da salvação em Cristo, que permite superar medos e angústias da vida. 

Portanto, essa paz duradoura que habita dentro do cristão não é a paz que o mundo oferece (ausência de conflito), mas uma paz que existe mesmo em meio às tempestades da vida, o vento está soprando mas eu estou em paz, pois Jesus Cristo quando ainda se encontrava na terra com o seus discípulos disse-lhes:

Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.

E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos  levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14.1-6).

4º) -  LONGANIMIDADE palavra que do Grego “MAKROTHUMIA” traz o sentido de resistência, persistência, perseverança, suportar, ofensa, injúrias, provações sem murmurar, reclamar ou ficar ressentido.

Sendo assim, acerca de nós cristãos termos em nossa vida o fruto da longanimidade, o Apóstolo Pedro nos ensinou o seguinte:

Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;

mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte (1 Pedro 4. 15,16).

A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa, a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,

não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

não folga com injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1 Coríntios 13.4-7).

Assim sendo, você já percebeu que em muitas atitudes em sua vida você já está reprovado, como por exemplo: Você não suporta mais ninguém, mas quer que todos te suportem?

Como, aconteceu em determinada convenção, onde um nobre pastor que muito trabalhou na obra de Deus, mas cometeu alguns erros graves, e ninguém teve misericórdia dele.

Sendo assim, se encontrando nessa triste situação foi clamar ao presidente que ninguém teve misericórdia dele, no que o presidente lhe respondeu: Companheiro, você nunca teve misericórdia de ninguém, e agora quer que tenha misericórdia de você?

Assim sendo, a Bíblia Sagrada diz o seguinte:

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tiago 2.13).

Não dando  nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado.

Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: Na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,

nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,

na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,

na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita, e à esquerda,

por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores mas sendo verdadeiros;

como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo e eis que vivemos; como castigados e não mortos;

como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo e possuindo tudo (2 Coríntios 6.3-10).

Rogo-vos, pois, eu o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação em que fostes chamados,

com toda a humildade, e mansidão, e longanimidade, suportando uns aos outros em amor (Efésios 4.1,2).

Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo (Colossenses 1,11)

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão e longanimidade,

Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra o outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.12-14).

Mas por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna (1 Timóteo 1.16).

Tu porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência, perseguições e aflições, tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou (2 Timóteo 3.10,11).

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina (2 Timóteo 4.2).

5º) - BENIGNIDADE palavra esta que no grego é “CHRESTOTES” e significa uma disposição do verdadeiro cristão, ser uma pessoa gentil, bondosa, temperada ou equilibrada, tendo um caráter refinado e uma conduta ilibada, irrepreensível no espírito, alma e corpo preparado para a vinde nosso Senhor Jesus Cristo, conforme 1 Tessalonicenses 5.23.

E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;

instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade

e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos (2 Timóteo 2.24-26).

Admoesto-os a que se sujeitem aos principados e potestades que lhes obedeçam e estejam preparados para toda boa obra;

que ninguém infame, nem sejam contenciosos, mas moderados,mostrando toda a mansidão para com todos os homens (Tito 3.1,2).

Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, sem hipocrisia (Tiago 3.17).

6º) -  BONDADE  no Grego “AGATHOSUNE”  se refere a um estado de espírito de uma pessoas de ser bom, virtuoso, generoso, benevolente, se assemelhando a Deus em vida e conduta conforme as passagens Bíblicas a seguir:

Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti; e apregoarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e compadecerei de quem me compadecer (Êxodo 33.19).


Passando, pois, o Senhor perante a sua face, clamou: Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade (Exôdo 34.6).

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias (Salmo 23.6)

Oh! Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, e que mostraste àqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens (Salmos 31.19).

Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor (Salmos 33.5).  

Pois fartou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta (Salmos 107.9).

Ou desprezas tu as riquezas de sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento (Romanos 2.4).

Portanto, quando vemos alguém fazendo coisas erradas, devemos orar por ele para Deus lhe dar arrpendimento. 

Porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade (Efésios 5.9).

Assim sendo, se essas qualidades não existirem em nossa vida, ainda não somos verdadeiros cristãos.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelo que vos maltratam e vos perseguem,

para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.

Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Sede vós, pois, perfeitos (completos), como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus (Mateus 5.44-48).

Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem,

Bendizei os que vos maldizem (falam mal de você e você retribui falando bem dele, não descendo ao seu nível), e orai pelos vos caluniam.

Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra (não retribua nem com palavras); e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses.

E dá a qualquer que te pedir; e ao tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.

E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam os que os amam.

E, se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

E, se emprestais àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem  a receber outro tanto.

Amai, pois, vosso inimigo, fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque Ele é benigno até para com os injustos maus.

Sedes, pois, misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso (Lucas 6.27-36).

Portanto, humildemente temos que admitir: 

Ao deixar de praticar tudo isso que Jesus Cristo nos ensinou, estamos muito distante de sermos verdadeiros Cristãos, isso sem falar naqueles líderes, que ao invés de pregar o evangelho de salvação baseado no amor de Deus, se embaraçam em partidos políticos e agora vivem brigando, xingando, amaldiçoando os políticos ímpios e corruptos que não conhecem a Deus. Foge desses.

7º) - FÉ palavra que do grego se pronuncia “PISTIS”, portanto, a palavra de Deus nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e que é galardoador daqueles que o buscam (Hebreus 11.6) mas, o verdadeiro cristão anda com Deus na terra por fé e não por vista, conforme 2 Coríntios 5.7.

Assim sendo, hoje um falso evangelho que está sendo cultuado em muitas supostas igrejas cristãs, estão levando o povo de Deus adorar, cultuar Deus através de figuras, escape por tua vida, caiam fora dessa mentira, pois em Deuteronômio 4.9-19 assim está escrito:

Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e a farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.

No dia em que estiveste perante o Senhor, teu Deus, em horebe, o Senhor me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem e as ensinarão a seus filhos.

E vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens e escuridão.

Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma.

OBS: Ainda hoje, Deus continua falando com o seu povo através da sua voz pelo Espírito Santo, e não através de imagens, ou qualquer figura.

Então, vos anunciei o seu concerto, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.

Também o Senhor me ordenou, ao mesmo tempo, que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os fizésseis na terra a qual passais a possuir.

Guardai, pois, com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, em Horebe falou convosco, do meio do fogo;

para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura semelhança de imagem, figura de macho ou de fêmea;

figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave que voa nos céus,

figura de algum animal que anda de rastos sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;

e não levante os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus (Deuteronômio 4 9-19).

8º) -  MANSIDÃO que no Grego quer dizer “PRAOTES” , e assim sendo, uma pessoa mansa aprendeu a mansidão com Jesus Cristo (Mateus 11.28,29). 

Portanto essa pessoa está sempre firme em seus pensamentos e em seus sentimentos, pois ela se mantém sempre paciente em qualquer circunstâncias e nunca vai cultivar dentro de si mesma, um espírito de vingança, estando sempre pronta a perdoar. Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o seu caminho (Salmos 25.9).

9º) - TEMPERANÇA palavra que no Grego, significa “ENKRATEIA” distinguindo uma pessoa equilibrada, moderada em suas paixões e até em seu apetites pois acerca da moderação assim está escrito:

Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que põe diante, e põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão.

Não cobice os seus manjares gostosos, porque são pão de mentiras.

Achaste mel? Come o que te basta; para que, porventura, não te fartes dele e o venhas a vomitar (Provérbios 25.16).

⁸ - E Daniel assentou-se no seu coração não se contaminar com a porção do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

⁹ - Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

¹⁰ - E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.

¹¹ - Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:

¹² - Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos deem legumes a comer, e água a beber.

¹³ - Então examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.

¹⁴ - E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.

¹⁵ - E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.

¹⁶ - Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes  (Daniel 1:8-16).

Conforme Romanos 13:14, a Bíblia, exorta os cristãos a “revestirem-se do Senhor Jesus Cristo” e a não viverem para satisfazer os desejos pecaminosos da natureza da carne, mas sim a se comportarem como pessoas que vivem na luz do evangelho de Jesus Cristo, e não nas trevas do pecado, evitando orgias, bebedices, imoralidades, invejas, brigas, idolatrias, e ao invés disso se esforçar cada dia a viver em justiça e santidade, buscando cada dia viver para Jesus Cristo.

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcancei.

E todo aquele que luta por tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

Pois eu assim corro, não como uma coisa incerta; assim combato, não como cambatendo no ar.

Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (1 Coríntios 9.24-27).

Assim sendo, analisando, não por uma questão de egoísmo: 

Do que adiantava Noé colocar todos dentro da arca para serem salvos e ele e sua família ficarem do lado de fora para morrer afogado nas águas do dilúvio?

Portanto, “Tenha cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Timóteo 4.16).

Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.

Porque os que dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite.

Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação (1 Tessalonicenses 5.6-8).

Os  velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade e na paciência. 

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dada a muito vinho, mestras no bem.

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente. (Tito 2.2,3,11,12).

Assim sendo, o texto de 2 Pedro 1:5-10 da Bíblia Sagrada, descreve uma chamada de diligência a todos os cristão, instruindo o povo de Deus, a acrescentarem à sua fé, a virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor, para não serem ociosos ou infrutíferos no conhecimento de Jesus Cristo, e para confirmarem sua vocação e eleição, evitando tropeçar e garantido a entrada no Reino eterno.

CONCLUSÃO: Portanto, durante a nossa vida terrena, todos nós temos a opção de acumular dois tipos de tesouros em nossa vida: tesouros exteriores, que perecem, e tesouros interiores, que ninguém pode tirar de você.

Assim sendo, os verdadeiros e permanentes tesouros, são aqueles que acumulamos dentro de nós mesmos, como os dons espirituais, o fruto do Espírito Santo, e o maior que é a presença constante do Pai, do Filho, e do Espírito Santo em nossa vida, pois como já aprendemos, ninguém vive vazio, mas sempre cheio de alguma coisa, que cada pessoa tem plena consciência do que está cheio.




Pastor João Augusto Viana Neto.







Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)