OS SEGREDOS BÍBLICOS DE ANDAR COM DEUS NA TERRA.
INTRODUÇÃO: Conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, existem apenas duas maneiras da pessoa andar na terra com Deus: pela fé e com os seres humanos pela vista conforme 2 Coríntios 5.7.
Assim sendo, temos um exemplo Bíblico nas pessoas de Ló e de Abraão sobre a Jornada de Abrão de Ur dos Caldeus até Canaã tendo o seu sobrinho Ló como acompanhante conforme Gênesis 12.4a, onde diz que “assim partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele…”
Dessa maneira, me fez lembrar que o povo de Israel, ao sair do Egito para andar com Deus no deserto em direção à terra prometida, eles eram guiados durante o dia por uma nuvem trazendo sombra para eles no deserto representando a glória de Deus, e a noite por uma coluna de fogo representando o poder de Deus para alumiar o seu caminho conforme Salmos 119.105, onde diz que “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”.
Sendo assim, aqui tem uma lição que todos nós devemos aprender: Quem guia o nosso caminho, e com quem andamos fisicamente e espiritualmente? Pois andar nesse mundo envolve dois aspectos: O aspecto físico e o mental, como por exemplo, muitas e não poucas pessoas apenas somente andam para trás em sua mente vivendo apenas de lembranças ou no passado, enquanto poucos somente andam com a sua mente somente para o futuro, vivendo sempre com esperança. Responda para você mesmo, andas em sua mente para o passado ou para o futuro?
Sendo assim, segundo a Bíblia Sagrada, apenas Abraão foi considerado por Deus como o pai da fé por ter exercido uma obediência e confiança nas promessas e orientações de Deus, mesmo sem saber o seu destino final conforme está escrito em Hebreus 11.8 que diz:
“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”.
Portanto, isso significa andar com Deus na terra pela fé no seu entendimento e não com o seu corpo, pois Deus é Espírito (João 4.24).
Dessa maneira, Abraão (e não Ló) é apresentado como o "pai da fé" na Bíblia.
Portanto, Abrão, por confiar apenas na direção divina, sua vida foi marcada por decisões baseadas na fé, nas promessas de Deus, e não pelo que via, pois confiou na promessa de ter uma descendência numerosa, mesmo quando humanamente era impossível, pois a sua esposa Sara era estéril, conforme vários versículos na Bíblia Sagrada confirmam que Sara (inicialmente Sarai) era estéril, destacando sua incapacidade de ter filhos, como diz em Gênesis 11.30 “Sarai era estéril, não tinha filhos” descrevendo Sarai não ter dado filhos a Abrão, e ainda no NT diz:
Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido” (Hebreus 11.11).
Desse jeito, os versículos a seguir estabelecem claramente a condição de esterilidade de Sara, mas foi superada pela intervenção divina, e pela fé, veio como resultado desta fé, o nascimento de Isaque, conforme se encontra escrito em Hebreus 11:11,12.
"Pela fé, até Sara, que era estéril, recebeu poder para conceber um filho, embora já fosse avançada em idade, considerando que era fiel aquele que lhe havia feito a promessa.".
Pelo que também de um, e esse já amortecido (Abrão), descenderam tantos (com Quetura após a morte de Sara teve mais seis filhos), em multidão como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar”.
(Gênesis 11:30) "Sarai era estéril, não tinha filhos." (ou "não podia conceber" em outras versões).
(Gênesis 16:1) "Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos.".
(Gênesis 18:11) Descreve a idade avançada de Abraão e Sara, e o riso de Sara ao saber que teria um filho.
(Hebreus 11:11) "Pela fé, até Sara, que era estéril, recebeu poder para conceber um filho, embora já fosse avançada em idade, considerando que era fiel àquele que lhe havia feito a promessa.".
Dessa maneira, tudo o que Abraão e Sara alcançaram da parte de Deus foi pela fé, pois até seus corpos se encontravam amortecidos por causa da velhice para gerar filhos.
Diante do exposto, aprendemos com a vida de Abraão e Sara que o nosso Deus trabalha no impossível da nossa vida, pois o possível todos nós fomos capacitados fisicamente por ele para nós mesmos fazer.
Levando isso em conta, um dos segredos de andarmos com Deus na terra é pela fé que conforme Hebreus 11.1, a fé é definida da seguinte maneira:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem”.
Em consequência disso, todos nós Cristãos devemos orar a Deus como seus discípulos para Deus acrescentar em nossa fé, pois de acordo Hebreus 11.6, a nossa fé é a nossa base espiritual para agradar a Deus, pois sem fé é impossível alguém lhe agradar, e por isso, precisamos ter duas atitudes em nossa vida ao nos aproximar de Deus, ou seja; que Ele existe, e que é galardoador (premiador, recompensador) daqueles que o buscam, pois todos nós cristãos devemos aprender a depender das promessas inseridas na palavra de Deus, pois conforme Hebreus 11.7 assim está escrito:
“Pela fé (não pela vista), Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.
À vista disso, andamos com Deus na terra pela fé, e alcançamos tudo o que ele nos prometeu dar através da sua palavra, e assim nosso relacionamento com Deus na terra sobre todas as coisas que envolvem a nossa vida somente é realizada por Deus através da nossa fé.
Assim sendo, conforme os versículos vv.8-10, a fé do cristão é o único veículo dado por Deus na terra para conduzir seus servos a um futuro desconhecido, como está escrito:
“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiro com ele da mesma promessa.
Porque esperava (quem tem fé espera com paciência no Senhor Salmos 41.1; mas quem não tem fé se apressa e arranja para si mesmo e para a sua decência um problema de longa duração, como Sara arrumou para si mesma, para Abraão e para sua descendência até os dias de hoje um grande problema com o nascimento de Ismael, pai dos Árabes, para o povo de Israel através dos mulçumanos, conforme Gênesis 16.1-6), a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus”.
Diante do exposto, andar com Deus na terra é apenas pela fé, não apressar em querer cumprir as suas promessas, criando um problema para a nossa vida e a nossa descendência, agindo com impaciência e sem confiança, mas agindo como Abraão que de acordo Romanos 4.17-21 que agiu da seguinte maneira:
Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí (não enxergando nenhuma possibilidade para se cumprir em sua vida essas promessas ,pois tudo em sua vida era impossível, desde o seu corpo físico, e o corpo de Sara sua esposa), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem.
O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito. Assim será a sua descendência.
E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois já era de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus (pois quem duvida, é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte, não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, Tiago 1.7,8, e você é um servo de Deus e não uma onda do mar) por incredulidade, mas foi fortificado na fé dando glória a Deus (pois quando você se encontrar fraco na fé, duvidando da promessas de Deus em sua vida, começe a dar glórias a Deus para você ficar forte), e estando certíssimo (não duvidoso) de que o que Ele (Deus) o que tinha prometido também é poderoso para o fazer”
1º) - LÓ E SUA DISPOSIÇÃO EM SEGUIR A ABRAÃO.
Portanto, nossa jornada por esse mundo, pode também ser feita apenas com o nosso corpo e não pela fé em Deus, mas apenas com nossos próprios objetivos, e foi o que aconteceu com Ló que apesar de estar seguindo a Abraão, em nenhum momento de sua vida buscou direção de Deus, mas suas decisões eram tomadas naquilo que visivelmente era atraente com a seguinte atitude:
E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro (Gênesis 13.10,11).
Assim sendo, esse texto deixa bem claro que Ló tomou a decisão de se apartar de Abraão apenas pela vista de seus olhos.
Levando isso em conta, é muito perigoso tomar decisões na vida apenas pelo que se vê no momento, pois o futuro poderá ser muito amargo, como aconteceu com Ló que terminou a sua vida dentro de
uma caverna com as suas duas filhas conforme Gênesis 19.30, mas Abraão que resolveu andar com Deus na terra pela fé, teve o seguinte final:
E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o Senhor havia abençoado a Abraão em tudo (Gênesis 24.1).
CONCLUSÃO: Conforme Eclesiastes 7.8a, melhor é o fim das coisas do que o princípio delas, mas isso vai depender da escolha que fizemos em nossa vida, em andar na terra pela fé em Deus, ou andar pela vista de nossos olhos como Ló, pois andar com Deus na terra depende de duas atitudes nossas:
Andar pela fé, e andar em Espírito, na direção e vontade do Espírito Santo, deixando o Espírito de Deus guiar a nossa vida, e não andar nos desejos pecaminosos da nossa carne conforme Gálatas 5.16.26.
Assim sendo, que Deus nos ajude a andar com Ele na terra pela fé, crendo sempre no invisível, e no Espírito Santo, confiando em suas promessas como fez Abraão, e não como Ló que decidiu andar na terra pela vista e teve um final terrível, pois nunca buscou a direção de Deus para nada em sua vida.
Portanto, a vida de Abraão e a vida de Ló, servem como um contraste entre viver pela fé (confiança em Deus e em Sua Palavra) e viver pela vista (confiança no que é aparente e materialmente vantajoso).
Diante do exposto, andar pela fé, segundo a Bíblia, significa viver com confiança plena em Deus e em suas promessas, não pelas aparências, ou circunstâncias visíveis, mas guiado pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo, tomando decisões e agindo com a convicção de que Deus proverá e conduzirá nossa vida, mesmo diante de dificuldades e incertezas, pois andar com Deus neste mundo pela fé e em Espírito, é um estilo de vida de obediência e alinhamento com a vontade divina, como foi exemplificado com Abraão, e podemos ainda citar Enoque que antes do dilúvio apesar da grande corrupção que se abatia no mundo resolveu andar sempre com Deus, não movendo nesse mundo com a convicção no que era visível, mas invisível, como também aconteceu com Noé que pregou para todos, mas em primeiro lugar se preocupou em salvar sua família.
Assim sendo, você tem agido da mesma maneira?
Portanto, andar com Deus nesse mundo só é possível pela fé e pelo Espírito, pois a nossa confiança no Invisível (Não por Vista), nos conduz através da fé na certeza das coisas que se esperam e na convicção de realidades que não se veem (Hebreus 11:1).
Assim sendo, isso significa confiar em Deus mesmo quando não há evidências visíveis ou soluções imediatas, pois a nossa fé nos conduz a uma vida de confiança, obediência na palavra de Deus e ação, não sendo uma crença passiva, mas uma resposta ativa que se traduz em atos e decisões, como sair da zona de conforto para seguir a direção de Deus, mesmo sem saber do amanhã, pois a fé como Fundamento Firme em nossa vida nos leva a construir a nossa vida sobre um fundamento sólido (Cristo/a Palavra de Deus), resistindo às tempestades e dificuldades, ao contrário de uma vida baseada na areia (circunstâncias visíveis momentaneas e temporárias).
Sendo assim, a fé é a única maneira de vivermos aqui na terra alinhados com a Soberana Vontade de Deus, que significa buscar agradar a Deus em todas as coisas, alinhando nossos pensamentos e ações com a sua soberana vontade, e se esforçar para viver de acordo com o Seu plano, produzindo em nossa vida o fruto do Espírito.
Portanto, somente através de uma vida de fé, podemos vencer o medo, os desafios da vida, nos mover para o impossível, nos levando a ter coragem para avançar e tomar novos passos, nos capacitando a enfrentar desafios, confiando que Deus está no controle, como Pedro que saiu do barco para ir ao encontro de Jesus.
Portanto, a nossa fé é um processo contínuo de caminhar com Deus, desenvolvendo um relacionamento íntimo e buscando as coisas do alto, em contraste com viver "segundo a carne" (Romanos 8:4).
Finalmente ter fé significa viver cada dia com a certeza de que Deus está no comando de tudo em nossas vidas e suas promessas são verdadeiras e a sua vontade é o melhor caminho para a gente caminhar nesse mundo, mesmo que não se compreenda tudo ou que os olhos não vejam o fim da jornada, pois muitas coisas em nossa vida é para entender e outras somente para crer.
Você tem fé?
Você anda no Espírito ou nos desejos de sua carne?
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.