O SIGNIFICADO DO NÚMERO CEM NA BÍBLIA SAGRADA
INÍCIO: Portanto, o número cem (100) na Bíblia Sagrada representa a totalidade de uma situação, como por exemplo, do semeador quando diz:
"mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta."
Assim sendo, toda obra do ser humano, seja física ou espiritual, se completa trazendo os seus resultados bons ou maus.
Dessa maneira o nosso Deus aperfeiçoa e completa a sua obra em nossa vida como diz Filipenses 1:6:
"Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus".
Deuteronômio 32:4:
"Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos".
1 Pedro 5:10:
"Mas o Deus de toda a graça, que nos chamou à sua eterna glória em Cristo, depois de terdes sofrido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, vos confirmará, vos fortificará e vos firmará".
1º) - CRIADOS PARA BOAS OBRAS.
Diante do exposto, quando éramos apenas uma criatura de Deus, vivendo no pecado usávamos os membros de nosso corpo para pecar, como nossa língua para falar mal dos outros, nossos ouvidos para ouvir o que não convém, nossos olhos para pecar, nossas mãos para pegar no que não convém, nossos pés para ir a lugares pecaminosos, nosso coração para maquiar o mal, enfim, nosso corpo era usado como instrumento de injustiça, mas hoje depois que nascemos de novo, e fomos novamente criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas, vivemos em novidade de vida.
Portanto, esse assunto de usar os membros de nosso corpo para praticarmos boas obras, é tão sério que a Bíblia Sagrada diz o seguinte:
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumento de iniquidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça (Romanos 6.12-14).
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,
que quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,
e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.
Portanto, o verdadeiro cristão, completo, perfeito (Mateus 5.48) é aquele que nasceu de novo, tornando-se em uma nova criação de Deus, criado em verdadeira justiça e santidade, não sendo mais aquele velho homem que vivia somente para pecar, mas agora é um novo homem que tem um novo comportamento.
Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos e não pequeis, não ponham o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava (dízimos e ofertas da igreja) não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (como piadas sujas, palavrões, como falar da vida dos outros), mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.
Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia, e toda malícia seja tirada do meio de vós.
Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, com também Deus vos perdoou em Cristo (Efésios 4.20-32).
Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: A prostituição, a impureza, (do espírito e da carne - 2 Críntios 7.1) o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediencia;
nas quais também, em outro tempo (vivendo como um velho homem pecador), andastes, quando viviais nelas.
Mas, agora, despojai-vos também de tudo: Da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircucisão, barbaro, cita, servo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.
Revesti- vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro, assim como Cristo vos perdoou, fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também foste chamado em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai (Colossenses 3.5-17).
CONCLUSÃO: Totalidade e Completude: Assim sendo, o número 100 representa a totalidade de uma situação ou bênção.
Portanto, é um número que indica que algo está completo ou perfeito aos olhos de Deus.
Plenitude e Bênção Divina:
Na Bíblia Sagrada, o número cem é frequentemente visto como um número auspicioso que traz a ideia de uma bênção completa, de uma bênção abundante.
Assim sendo, por exemplo, Jesus usou a parábola do pastor que deixa as 99 ovelhas para buscar a única perdida, mostrando a importância da totalidade do rebanho, que originalmente era de 100 ovelhas conforme Mateus 18:12.
Fidelidade e Recompensa:
Desse jeito, a ideia de uma colheita de cem por um (cem vezes mais) é mencionada nas Escrituras, simbolizando uma recompensa abundante pela fé e obediência conforme Mateus 13:8, Marcos 4:8.
Idade Simbólica:
Abraão tinha 100 anos quando seu filho Isaque nasceu, um evento que marcou o cumprimento da promessa de Deus contra todas as probabilidades, reforçando o significado de intervenção e cumprimento divino do Deus do impossível
Adoração e Louvor:
Portanto, o Salmo 100 é um "Salmo de ações de graças" que convida toda a terra a louvar a Deus com júbilo e alegria, reconhecendo a Sua bondade, amor leal e fidelidade eterna.
Assim sendo, isso associa o número 100 a um louvor completo e total a Deus.
Concluindo: o número 100 na Bíblia Sagrada aponta para a plenitude da obra de Deus, a totalidade das Suas promessas cumpridas e a perfeição da Sua bênção e fidelidade.
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.