O SIGNIFICADO DO NÚMERO 40 NA BÍBLIA SAGRADA

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

O SIGNIFICADO DO NÚMERO 40 NA BÍBLIA SAGRADA



INÍCIO: Portanto, na Bíblia Sagrada, o número 40 simboliza provação, teste, preparação e transformação, mas também paciência, como Moisés passou 40 anos no Egito olhando para fora; 40 anos no deserto cuidando das ovelhas de seu sogro, olhando para dentro de si mesmo; e 40 anos conduzindo o povo de Deus no deserto pela fé, olhando para Deus e assim ficou marcado um ciclo completo na vida de Moisés de provação, preparação, transformação e paciência.


Assim sendo, conforme Gênesis 7.17, o dilúvio sobre a terra foi de 40 dias, e assim a terra foi totalmente purificada pelas águas do dilúvio, significando para nós uma analogia de que as provações em nossa vida também tem o objetivo de nos purificar conforme 2 Coríntios 7.1.


Sendo assim, o número 40 também representa o tempo de preparação para uma missão, como aconteceu com Jesus Cristo que ficou 40 dias e 40 noites no deserto se preparando para o seu ministério, como também pode significar um tempo de reflexão como aconteceu com o povo de Nínive, os quais ficaram 40 dias ouvindo a pregação de Jonas e se arrependeram.


Dado isso, podemos ainda mencionar a caminhada de Elias em 40 dias e 40 noites até o monte Horebe sustentado pelo pão do céu, que hoje simboliza a palavra de Deus, que sustenta o cristão em meio à um mundo semelhante ao deserto que Elias atravessou, onde não havia pão para o alimentar e um anjo teve que trazer pão do céu.


Portanto, devemos ser bem cautelosos, pois Jesus Cristo disse que nem só de pão terreno vive o ser humano, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus, o verdadeiro pão do céu (Mateus 4.4).


Dessa maneira, o pão nosso que precisamos cada dia não é apenas o pão de trigo para alimentar o nosso físico, mas também o pão espiritual (a palavra de Deus) para alimentar a nossa alma cada dia.


1º) - PROVADO, PARA DEPOIS SER APROVADO.



Portanto, a vida do cristão neste mundo é composta não apenas por um ciclo de bênçãos, mas também por um ciclo de provações, como Jesus Cristo já nos alertou sobre os dias maus dizendo:


Basta a cada dia o seu mal (Mateus 6.34c).


Assim sendo, eu comparo a nossa vida aqui na terra, com o próprio clima do tempo que nem sempre faz sol, mas chove, escurece, faz frio, provoca tempestades,  e também floresce, enfim, são os ciclos da vida.


Sendo assim, o ciclo de ser provado para depois ser aprovado é um caminho de desenvolvimento espiritual, onde a fé é testada, fortalecida e, finalmente recompensada por Deus, pois nos momentos de reflexão é que nos encontramos com nós mesmos, e tudo isso faz parte do nosso crescimento espiritual.


Dado isso, assisti um documentário sobre as conquistas de Alexandre o Grande que conquistou tudo que quis, vencendo grandes exércitos e grandes nações, mas não conquistou, ou venceu a si mesmo.


Levando isso em conta, Tiago 1.3-5 diz:


Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações,


sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.


Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos sem faltar em coisa alguma.


Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor (como o povo de Israel que teve de andar 40 anos no deserto para depois entrar na terra prometida). 


Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.


Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.


Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.


Eis que temos por bem aventurados os que sofreram.


À vista disso, Deus havia prometido um filho para Abraão, mas Sara não teve paciência para esperar, e deu a sua serva Agar para Abraão gerar um filho com ele, e assim criou um problema que perdura até os dias de hoje entre os Árabes mulçumanos, descendentes de Ismael e o povo de Israel descendentes de Abraão e Isaque o seu filho da promessa.


Assim sendo, em vez de ser um castigo, as provações e dificuldades em sua vida devem ser vistas como oportunidades para seu próprio aprendizado e crescimento espiritual. 


Pois as provações geram perseverança, paciência e experiência, levando o verdadeiro cristão a ter uma vida cristã mais completa com Deus e sem falhas, como foi mencionado em Tiago 1.3-5.


Consequentemente, tentações, provações e tantas outras dificuldades em nossa vida testam a nossa fé, nossa confiança em Deus, e a nossa paciência em esperar o cumprimento de suas promessas em nossa vida, pois todas essas coisas que sobrevém em nossa vida são testes que trabalham a nossa paciência, e por fim promove o nosso aperfeiçoamento, conforme Tiago 5.3, para que a prova da nossa fé produza paciência, e a paciência produza em nós mesmos uma obra perfeita, para que sejamos perfeitos e completos sem faltar coisa alguma em nossa vida (v.4) pois somos testados para sermos aprovados e no final o melhor nos espera, ou a coroa da vida (v.12).


CONCLUSÃO: Portanto, tenha paciência em esperar o cumprimento dos planos de Deus em sua vida, pois através da sua falta de paciência você pode causar um problema para você e sua descendência, como Sara causou para o povo de Israel.


Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu (pois conforme Eclesiastes 7.8, o melhor é o fim das coisas do que o  princípio delas, e a maioria somente pensa no momento, mas não se prepara para o fim); porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso (Tiago 5.7,8,10,11)


Finalmente, o número 40 na Bíblia aponta para um período significativo de desafio divino que resulta em mudança e preparação para um propósito maior em nossa vida, marcado pela nossa paciência. 


Pois Jesus Cristo disse: "É na vossa paciência que ganhareis as vossas almas", sendo uma citação bíblica de Lucas 21:19,  significando que a nossa perseverança diante das provações e dificuldades e tribulações  da vida, são essenciais para nos mantermos firmes à nossa fé, conquistando dia após dia a nossa salvação eterna através da nossa própria essência espiritual que se manifesta através da nossa firmeza, conforme 1 Corintios 15.58


Pastor João Augusto Viana Neto.














Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)