NOS PASSOS DE ADÃO, OU NOS PASSOS DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS
INTRÓITO: Diante do exposto, seguir os passos, ou imitar o exemplo de alguém também constitui-se na formação do caráter de uma pessoa.
Assim sendo, a expressão "ser parecido com alguém", significa ter características, aparência, comportamento ou qualidades semelhantes às desta pessoa.
Portanto, pode referir-se tanto a semelhanças físicas (como traços faciais, altura) quanto a traços de personalidade (como senso de humor, paciência, gostos pessoais) .
Dessa maneira, a frase “ser parecido com alguém” transmite a ideia de afinidade ou semelhança entre os indivíduos, tanto exteriormente como interiormente no caráter.
1º) - SER PARECIDO COM ADÃO, E AINDA SEGUIR OS SEUS PASSOS.
Assim sendo, conforme Gênesis 2.19, Adão em hebraico, traz o significado de "homem", "ser humano" ou "humanidade", derivando da palavra 'adamah’, que significa "terra" ou "solo",
Dessa maneira, o nome também carrega a raiz de dam, que significa "sangue", simbolizando a vida dada por Deus, e Eva, Chavá é ligada a "vida".
Portanto, antes de Adão ter pecado, Deus o criou como o ser mais inteligente que já existiu na terra, muito mais do que Salomão, somente perdendo para Jesus Cristo, que é o próprio Deus, que se fez carne e habitou entre nós, conforme João 1.1-3,14, pois somente pode-se chegar a essa compreensão pelo seguinte fato:
Havendo, pois, o Senhor Deus formado ( do hebraico “Yatsar” dar nova forma a matéria já existente) da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a “Adão”, para este ver como lhes chamaria; “e tudo” o que “Adão” chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
Levando isso em conta, somente neste versículo, Adão foi citado duas vezes, pois Deus o criou para dominar toda a criação conforme Gênesis 1.26, e não ser dominado, como por exemplo, pela mentira, pelos vícios e ainda por tantas outras coisas, mas, em seu aspecto moral e espiritual foi criado para dominar.
Pergunto: Você é parecido com Adão, antes ou depois de pecar contra Deus? Responda para você mesmo.
Assim sendo, Adão, antes de pecar, conforme os vs.20-33, colocou o nome em todos os seres viventes, e como Deus viu que somente para o homem ainda não havia adjutora, companheira, o Senhor fez cair um sono pesado sobre Adão (realizando a primeira anestesia sobre o ser humano na história da humanidade), em seguida realizou a primeira cirurgia, tomando uma das costelas de Adão e cerrando a carne em seu lugar, e da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou “Yatsar” uma mulher, e trouxe a Adão.
Portanto, a mulher foi formada pelo próprio Deus, extraindo cirurgicamente uma das costelas de Adão, transformando-a em uma mulher e trazendo para ele.
Desse jeito, a esposa, a adjutora, a companheira, quem dá para o homem é o próprio Deus, e conforme Efésios 5. 26,31, o marido deve amar a sua mulher como a seu próprio corpo, e se unir a sua mulher, sendo os dois uma só carne, pois o homem não é sem a mulher, nem a mulher sem homem no Senhor 1 Coríntios 11.11.
E disse Adão: Esta é agora osso (porque havia sido tirada de uma de suas costelas, simbolizando Jesus Cristo, o segundo “Adão” que foi ferido na cruz em seu lado com uma lança, de onde nasceu a igreja, conforme João 19.32; 1; Coríntios 15.45), dos meus ossos carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada (assim como a igreja nasceu de Jesus Cristo).
Assim sendo, Adão posteriormente colocou em sua mulher o nome de “Eva” por ser ela a mãe de todos os viventes conforme Gênesis 3.20, da mesma forma a igreja é espiritualmente a mãe de todo filho espiritual de Deus, e foi por isso que o Apóstolo Paulo usou a expressão "eu vos gerei", que encontra-se na sua Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 4, versículo 15.
O versículo completo, em uma tradução comum (ARA), diz:
Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; “pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.”
Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a mulher e não se envergonhavam.
Diante de tudo o que até aqui foi exposto, o homem e a mulher não se envergonhavam por estarem “NÚS” pois se encontravam vivendo em estado de inocência, tanto moral (não se envergonhavam de estarem nús, como já foi dito), mas também vivendo em estado de inocência espiritual, pois ainda não existia o mal, tanto em sua ordem moral, quanto espiritual.
2º) - SER PARECIDO COM ADÃO DEPOIS QUE ELE PECOU.
Em consequência do que iremos conhecer, Eva primeiro pecou, e depois induziu Adão também a pecar, conforme Gênesis 3.1-7, e em seguida a primeira coisa que ambos viram e conheceram é que estavam nús (vs.7).
Assim sendo, esse conhecimento de estarem “NÚS” somente foi adquirido por eles (homem e mulher) após pecarem contra Deus, levando o criador a perguntar para Adão: “Quem te mostrou que estavas “NÚ”? (vs.11), fazendo-nos entender que esse tipo de conhecimento não foi dado ao ser humano por parte de Deus, mas por parte de Satanás.
Dessa maneira, ao fazer a descoberta de sua própria “NUDEZ” revelada por Satanás à humanidade, a partir daí os seres humanos preferiram em sua maioria, andar e se comportar cada vez mais expondo a sua nudez, tanto física quanto espiritual.
Levando isso em conta, agora ambos (homem e mulher) vivendo em estado de consciência entre o bem e o mal (mas não dominando nem uma coisa nem outra, pois o domínio próprio, ou temperança é fruto do Espírito Santo, o qual eles não possuíam pois se encontravam em pecado, desligados de seu criador, conforme Isaías 59.1,2; Gálatas 5.22 e conforme ainda Gênesis 3.22) quando pecaram e Satanás fez eles verem que estavam “NÚS” logo coseram folhas de figueira e fizeram aventais para se cobrirem (Gênesis 3.7), representando a intenção de se cobrirem moralmente e espiritualmente com a justiça própria, pois eles haviam abandonado a justiça de Deus, e penso “EU” que querendo se cobrir com aventais, surgiu a ideia das mulheres pecaminosas e depravadas passarem a usar minissaias cada vez mais curtas para mostrar sua nudez, de minissaias a fios dental nas praias e por fim ficarem totalmente nús nas praias de nudismo, na frente de todos, sendo uma verdadeira vergonha.
Pergunto: “VOCÊ GOSTA DE VESTIR” com recato, brio, castidade, correção, decência, decoro, dignidade, discrição, distinção, honestidade, honradez, integridade, moralidade, pejo, pudicícia, pudor, pundonor, recolhimento, reserva, vergonha, virtude, “OU VOCÊ GOSTA DE SE VESTIR” em cupidez, depravação, descaramento, desonestidade, despudor, desvergonha, dissipação, hediondez, ignomínia, imoralidade, impropriedade, impudicícia, indecoro, indecorosidade, indignidade, libertinagem etc..?
Assim sendo, talvez agora você vai me dizer: Pastor, você é muito radical, moralista, fanático, e tantos outros adjetivos, e no fim ainda irá me dizer: Eu gosto mesmo, é de andar pelado(a) pois o que é bonito e para se mostrar.
Portanto, aqui temos os sinônimos de como devemos nos vestir, e assim pude entender que Satanás despiu a humanidade, mas Deus posteriormente os vestiu, conforme o (vs.21).
Diante do exposto, a Bíblia Sagrada nos explica que Satanás não despiu o ser humano apenas no sentido físico, mas também no sentido moral, e também no sentido espiritual.
Assim sendo, você já analisou como está se vestindo, seja fisicamente, moralmente, e espiritualmente falando, exteriormente falando, mas também em seu aspecto interior? ou quem sabe você tem apenas nome de Cristão, se veste fisicamente como cristão, fala como cristão, é visto como cristão, portando semelhante à uma árvore que produz apenas folhas (cristão apenas de aparência) mas sem fruto, ou sem essência?
Assim sendo, sua situação diante de Jesus Cristo é muito séria, pois você pode até fisicamente ter aparência de cristão, mas interiormente ou espiritualmente, e moralmente falando, anda “NÚ” diante do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, bem como diante dos anjos e Deus.
Desse jeito, você pode até ser bastante conhecido, aplaudido, e venha ficar famoso na terra, sendo conhecido como um verdadeiro cristão ou como um verdadeiro santo, homem ou mulher de Deus, mas você mesmo sabe que tudo que dizem a seu respeito é uma mentira, pois você sabe que não é nada do que as pessoas acham e dizem, mas sim, do que Deus acha, e realmente diz de você, como também os anjos no céu sabem realmente quem você é!
Sendo assim, lembrei-me quando fui fazer uma cerimônia fúnebre de um verdadeiro homem de Deus, que durante o trajeto, Deus me disse: Quando você chegar lá no velório, irás encontrar todos chorando. Diz para eles chorarem por si mesmos, pois o Márcio era pouco conhecido na terra, mas muito conhecido no céu. Você já parou para pensar como você é conhecido no céu, ou se preocupa apenas como és conhecido na terra?
Dessa maneira, a frase "Aconselho a não andar “NÚ”, conselho de Jesus Cristo, ou variações dela, aparecem em duas passagens principais no livro de Apocalipse:
Sendo assim, em Apocalipse 3:18, onde Jesus aconselha a igreja de Laodicéia a comprar vestes brancas para não expor a sua “NUDEZ” vergonhosa, e em Apocalipse 16:15, nos fala sobre bem-aventurados os que guardam suas vestes para não andar “NÚS” quando Jesus Cristo vier como ladrão.
Diante do exposto, vivemos em uma era de apostasia (desvio da fé) até para se cumprir a Bíblia Sagrada em 2 Tessalonicenses 2.1-3 sobre a volta de Jesus Cristo, para arrebatar os fieis da terra para estarem com Ele (Salmos 101.6), e assim não se refere apenas aos crentes, mas aos cristãos apenas de aparência carnal, mundanos que não vivem em santidade, onde a Bíblia Sagrada nos ordena a seguir a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, conforme Hebreus 12.14, pois nessa questão de apenas crer, até os demônios creem em Deus, e até estremecem, conforme Tiago 2.19, representando muitos falsos cristãos, cantores famosos, líderes, mestres, pastores e pregadores famosos, os quais se encontram dentro das igrejas empoleirados no santo ministério, e assim muitos mundanos, adúlteros, ladrões de dízimos, e ofertas, verdadeiros estremecedores de emoções somente para impressionar as humildes ovelhas de Jesus Cristo, os tais ainda vão chegar diante de Cristo justificando o que fizeram na terra, apenas usando o nome de Cristo, mas não vivendo segundo a vontade de Cristo, quando irão vão ouvir do próprio Jesus as palavras, confere Mateus 7.21-23, leia com atenção e veja se você também não se enquadra como um deles, também para se cumprir Apocalipse 2.11).
Portanto, como todos nós sabemos que conforme Romanos 14,12, cada um de nós vai prestar conta de si mesmo a Deus, “EU” e “VOCÊ” devemos continuar sempre fiel em tudo ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, para que no dia da prestação de conta, todos nós possamos receber Dele essa palavra:
"Bem está, servo bom e fiel" sendo ( uma frase bíblica de Jesus, encontrada em Mateus 25: 21 - 23), onde Ele (Jesus Cristo) elogia os servos que foram fiéis e produtivos com os "talentos" (pois os elogios dos homens não servem para nada, mas sim os recursos financeiros e as responsabilidades que tivemos cuidando da sua obra na terra com fidelidade sendo um bom soldado e não um mau soldado de Cristo) os quais irão receber um elogio universal de Jesus Cristo, e ainda vão receber eterna alegria por terem servido fielmente ao Senhor Jesus Cristo aqui na terra, nas pequenas coisas que lhes foram confiadas, e agora vão receber as grandes recompensas, segundo a Bíblia Sagrada.
Assim sendo, a mensagem central desse texto é sobre responsabilidade, diligência e por fim a recompensa divina para quem cumpre bem, e ainda administra com fidelidade os talentos que lhe foram confiados, usando os dons que Deus lhe deu para apenas promover ‘o nome e o Reino de Deus aqui na terra, e não o seu nome, ainda o seu reino com desonestidade’, pois somos ensinados a fazer tudo nessa vida, mas não para promover nossa própria pessoa, nosso nome, nossa glória terrena, nossos bens materiais, ainda que muitos adquiriram de forma desonesta, com o dinheiro santo da obra de Deus, roubando dízimos e ofertas, e finalmente ainda comer como um porco, ou fazer qualquer outra coisa, senão conforme está escrito em 1 Coríntios 10.31.
Dessa maneira, assim ficou exemplificado na parábola dos talentos, onde somos ensinados a administrar fielmente o que Jesus Cristo nos confiou seja pouco ou muito, conforme Mateus 25:15-46.
Assim sendo, iremos ver o contexto Bíblico da parábola dos talentos dizendo:
Um senhor confia talentos (dinheiro) a seus servos antes de viajar.
Dois servos investem e dobram o valor, recebendo o elogio "Bem está, servo bom e fiel" e são promovidos.
O servo que enterrou seu talento por medo é repreendido e ainda destituído, enquanto os fiéis são recompensados com mais responsabilidade e ainda com o gozo de estar na presença do Senhor, segundo Mateus 25:14-30.
Significado e Aplicação:
Fidelidade no pouco: Ser fiel em tudo o que Deus te confiou para realizar sua obra na terra, que é para Ele, e não para o homem pois essa tarefa, esse serviço foi Deus quem te deu apenas usando o homem.
Portanto, não seja infiel a Deus, seguindo o exemplo do primeiro Adão que não foi fiel a nada do que Deus lhe confiou, nem cuidou da sua própria mulher, mas deixou ela à disposição do Diabo.
Assim sendo, conta-se um fato que certo pastor, novo casado, vivia somente viajando e pregando e não tirava tempo para sua esposa.
Dessa maneira, um certo dia ao chegar de viagem encontrou sua esposa adulterando com outro irmão da igreja.
Diante da cena, saiu apavorado e foi comunicar ao pastor dizendo que tinha pego sua esposa na cama adulterando e agora o pastor teria que excluir sua esposa, no que o pastor lhe respondeu: Na verdade meu irmão, quem necessita ser excluído é você que esqueceu de pôr em prática o que ensina 1 Coríntios 7.1-3.
Diante do exposto, Adão não cuidou de nada, nem da própria esposa que Deus lhe deu, e como ele praticamente deixou à sua esposa o jardim e tudo quanto Deus havia lhe dado a mercê do diabo, Deus não teve outra opção a não ser expulsar ele, a sua mulher e o próprio Satanás para fora do jardim, colocando Querubins e ainda uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3.24).
Portanto, fiquei analisando que o Querubim Ungido, quando pecou contra Deus no céu junto com seus anjos, e se tornou em Satanás e seus anjos em demônios, os mesmos não serviram para mais nada, há não ser para serem expulsos do céu e da presença de Deus, depois Satanás foi expulso do Jardim, e do jardim será finalmente expulso para o lago eterno que arde com enxofre e fogo conforme Apocalipse 20.10, e da mesma forma vai acontecer com todos os que deixaram Deus, e seguiram a Satanás para viver no pecado.
Assim sendo, meu querido irmão guarde e regue o seu jardim, e em primeiro lugar cuide da mais bela flor do seu jardim, a sua esposa que Deus lhe deu.
Uso dos dons: Usar os talentos, habilidades e recursos para a glória de Deus como já foi dito, e para o bem do próximo, e não apenas para si mesmo.
Recompensa: A promessa de "entrar no gozo do teu Senhor" e receber mais, segundo o texto Bíblico.
Chamado: Incentiva os cristãos a serem diligentes em suas responsabilidades, seja no trabalho, na família ou no ministério.
Desse jeito, em resumo, a frase é um convite à responsabilidade e à fé ativa, prometendo grandes recompensas para aqueles que servem fielmente a Deus com o que lhes foi confiado, conforme exemplificado em Mateus 25:21.
Portanto, conforme Deus me orientou, a palavra dele para você que vai ler esse texto é esta:
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra do trabalho da caridade que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até o fim, para completa certeza da esperança;
para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas (Hebreus 6.10-12).
NOTA: Essas informações foram extraídas da internet, com ampliação e os versículos citados pelo Pastor João Viana.
Em Apocalipse 3: 17,18 (Laodicéia):
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, destituído da graça salvadora de Deus, Tito 2.11-13, e miserável, e pobre, e cego, e “NÚ”).
Aconselho-te que de mim compres ouro (simbolizando a glória de Deus sobre tudo o que vamos fazer, inclusive comer e beber, conforme 1 Coríntios 10.31) provado no fogo, para que te enriqueças; e vestiduras brancas, para que te vistas, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua “NUDEZ”; e colírio para ungires os teus olhos, para que vejas. (Almeida Revista e Corrigida - ARC).
Portanto, esse é um conselho de Jesus Cristo para a sua igreja se “VESTIR”, espiritualmente e moralmente falando, com justiça, conforme Apocalipse 19.8, pois eles, os cristãos da igreja de Laodicéia e de muitas igrejas atuais, se sentiam e se sentem ricos, mas eram e são espiritualmente e moralmente cegos e “NUS”.
Dessa forma, em Apocalipse 16:15, Jesus Cristo ainda falando a respeito da sua vinda, diz:
Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande “NU”, e não vejam a sua vergonha. (Almeida Revista e Corrigida - ARC).
Levando isso em conta, temos ainda uma exortação à vigilância, para que os cristãos fiéis estejam preparados para a vinda repentina de nosso Senhor Jesus Cristo, para não sermos pegos desprevenidos e com sua "NUDEZ" (falta de santidade em nossa vida), exposta.
Assim sendo, ambas as passagens Bíblicas no livro do Apocalipse usam a imagem da “NUDEZ” (física, moral, e espiritual, ou interiormente mas também exteriormente falando) para representar a vergonha e a falta de preparo espiritual, sendo as “VESTES” um símbolo “da justiça de Cristo na vida do cristão”, pois Ele nunca andou pelado nem fisicamente ou espiritualmente falando, nos dando o exemplo de uma vida de santidade no espírito, alma e corpo conforme 1 Tessalonicenses 5.23, e quem quiser ser contencioso, nós não temos tais costumes, nem as igrejas de Deus (1 Coríntios 11.16).
Em consequência disso, como Satanás deixa a humanidade “NUA, VERGONHOSAMENTE PELADA, FÍSICA E ESPIRITUALMENTE” ou repetindo, fisicamente, moralmente e espiritualmente falando, em contrapartida o nosso Criador “VESTE” a humanidade fisicamente, moralmente e espiritualmente, ou com somente aquele que crer.
Como resultado, em seguida conforme Gênesis 3.11, depois de pecarem, ao ouvirem a voz de Deus que passeava no jardim (símbolo do nosso lar), se esconderam (Adão e sua mulher) da presença do Senhor entre as árvores do jardim (simbolizando hoje os filhos).
Assim sendo, a grande verdade hoje é esta: Marido, sua mulher e seus filhos se escondendo da presença de Deus, dentro do próprio lar, e assim te faço uma pergunta: Em que você está se escondendo da presença de Deus? Saiba que ninguém pode se esconder da presença de Deus, pois o próprio Deus os achou escondido em seu próprio lar, e ao serem questionados pelo próprio Deus: “onde estás” (v.9), que também nos traz uma profunda reflexão introspectiva em sabermos onde, e em qual situação moral e espiritual nos encontramos primeiro diante de Deus e depois diante da nossa família, igreja e de nossos semelhantes.
Portanto, quando “Adão” ouviu a voz de Deus, que soava no jardim, não tendo mais que se esconder disse: “Ouvi a tua voz no jardim, e temi, porque estava “NÚ” , e escondi-me (v.10).
Dessa maneira, todo ser humano reconhece que está “NÚ” da graça e também destituído da glória de Deus por agora se encontrar em pecado (Romanos 3.21).
Assim sendo, hoje procura se esconder da presença de Deus, praticando vários tipos de pecados, pois em pecado ninguém pode ficar na presença de Deus, mas apenas os que foram “redimidos” de seus pecados pelo sangue do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29).
Diante do exposto, no hebraico, o conceito de "redimir" é primariamente expresso pelo termo ga'al (גָּאַל), que significa resgatar, readquirir ou libertar mediante o pagamento de um preço.
Assim sendo, esse significado no Contexto Bíblico tem a Ligação com Jesus Cristo.
Sendo assim, o termo “ga'al” está intimamente ligado à figura do “go'el”, o "parente-resgatador".
Nesse sentido, no Antigo Testamento, o “go'el” era um parente próximo que tinha a responsabilidade legal e familiar de resgatar um parente da escravidão, readquirir terras perdidas ou vingar o sangue de um membro da família assassinado.
Assim sendo, a aplicação desse conceito ao sangue de Jesus Cristo, embora expressa no Novo Testamento, que foi escrito em grego, baseia-se na ideia hebraica de redenção:
Pagamento de um Preço: A redenção, tanto no hebraico quanto no grego bíblico (termos como apolytrōsis e lutron), implica libertação através do pagamento de um preço ou resgate.
Desse jeito, no contexto cristão, o "preço" pago para libertar a humanidade da escravidão do pecado e de suas penalidades (morte e separação de Deus) é o sangue de Jesus Cristo na Cruz.
Ação do Resgatador (Go'el): Jesus é visto como o cumprimento final do papel do “go'el” (Redentor). Ele, sendo "parente" (humano), foi o único qualificado para pagar o preço e restaurar a relação perdida entre Deus e o homem, resgatando a humanidade para si mesmo.
Libertação e Restauração: Assim como o “go'el” restaurava os direitos perdidos, o sangue de Jesus, na teologia cristã, proporciona libertação espiritual e a restauração da comunhão do homem com Deus.
Portanto, o significado de "redimir" no hebraico, através do conceito de “ga'al” e “go'el”, fornece a base fundamental para a compreensão da redenção realizada pelo sangue de Jesus Cristo: um ato de resgate completo e definitivo, realizado por um parente qualificado, mediante o pagamento de um preço, para restaurar o que havia sido perdido, em quem temos (em Jesus Cristo) a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas segundo as riquezas da sua graça (Efésios 1.7).
Portanto, quando Deus lhe perguntou: “quem havia lhe mostrado que estavas NÚ”, e ainda lhe perguntou “se ele havia comido da árvore que foi lhe ordenado não comer”, Adão imediatamente respondeu para Deus, que a mulher que Deus lhe havia dado por companheira, havia dado a ele da árvore e ele havia comido (vs.12).
Levando isso em conta, sobre sua resposta a Deus, ele omitiu a palavra ‘fruto’ por ‘árvore’, simbolizando Satanás, e ainda quem havia lhe mostrado que estava “NÚ” pois agora ele já sabia que também era o próprio diabo, colocando que havia lhe mostrado, mas colocando a culpa de seu pecado primeiro em Deus, e depois na mulher que Deus havia lhe dado, e se omitindo de toda a sua culpa, não assumindo nada.
Sendo assim, milhares de seres humanos ainda julgam-se à si mesmos como pessoas justas, e não precisam se arrepender de seus pecados, pois não assumem nada de seus erros e ainda acionam advogados para lhes defenderem diante da justiça e das leis do homens, mas para Deus, apenas seremos justificados mediante nossa confissão à ele e o nosso arrependimento.
Portanto, como Deus é longânimo, sentenciou a serpente, a mulher e ao próprio “Adão” por causa de seus pecados, mas como Ele (Deus) é misericordioso, ainda fez túnicas de peles para “Adão” e para sua mulher e os vestiu, conforme o vs.21, antes de expulsá-los para fora do paraíso, mas não os expulsou “NÚS”.
CONCLUSÃO: Assim sendo, seguir os passos do primeiro “Adão” quando ainda não havia pecado, é impossível pois ele não chegou a transmitir esse exemplo para a humanidade; seguir seus passos depois que ele pecou com a sua mulher e foram expulsos pelo próprio Deus para fora do paraíso, simbolizando esse mundo de pecado, também não vale a pena, pois este mundo regido por Satanás se tornou o deus deste século, depois que Adão e Eva entregaram para ele o domínio desse mundo, conforme Lucas 4.5,6; 2 Coríntios 4.4, onde agora moralmente e espiritualmente falando não tem nada de bom para ser aproveitado, pois esse mundo sob a regência de Satanás somente existe maldades.
Portanto, a única opção que resta para a humanidade ser realmente feliz, é seguir os passos do segundo “Adão” de nome Jesus Cristo, o Senhor, Amigo, Redentor e único salvador da humanidade perdida.
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.