A SEVERIDADE DE DEUS
INTRODUÇÃO: Segundo o dicionário da língua portuguesa, severidade é sinônimo de autocontrole, autodomínio, equilíbrio, gravidade, compostura, continência, etc.
1º) - DOIS DOS ATRIBUTOS DE DEUS.
Portanto, por atributos entendemos aquilo que é próprio de um ser.
Assim sendo, dentre os muitos atributos de Deus entendemos pela Bíblia Sagrada, que bondade e severidade também fazem parte de seus atributos.
Conforme Romanos 11.22 assim está escrito:
Considera, pois, a bondade e severidade de Deus; para com os que caíram, seriedade; mas para contigo, benignidade de Deus, se permanecerdes na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado,
Dessa maneira, toda a benignidade de Deus para com a humanidade, se manifesta no evangelho, pelo qual também somos salvos, se o retivermos como nos foi ensinado, senão é que temos criado em vão, 1 Coríntios 15.2.
À vista disso, pelo mundo afora, um falso evangelho tem sido ensinado, onde muitos que não conhecem os ensinamentos bíblicos, especialmente os evangelhos, e os escritos dos Apóstolos, estão crendo em vão.
Em decorrência disso, o escritor de Hebreus nos deixou o seguinte alerta:
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim.
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim,
Hebreus 3.6,14.
Portanto, o que desperta a bondade ou a severidade de Deus em nossa vida, é a maneira como vivemos diante de Deus, pois antes de vivermos para nós mesmos, ou para o nosso semelhante, primeiro vivemos para Deus.
Assim sendo, cada um de nós devemos analisar a nossa própria vida, se estamos vivendo em conformidade com a vontade de Deus, conforme a sua palavra, ou em conformidade com a nossa própria vontade pecaminosa.
Diante do exposto, iremos atrair a bondade, ou a severidade de Deus para nossas vidas, como resultado das nossas atitudes.
2º) - A PRINCIPAL PRIORIDADE DA VIDA.
Portanto, a esse respeito Jesus Cristo disse, que o dia de amanhã cuidará de si mesmo, Mateus 6.34, e Tiago, que era irmão do Senhor Jesus Cristo, por parte de mãe disse:
Eis, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. (na verdade, não sabemos o que vai acontecer conosco daqui a cinco minutos-Grifo).
Porque que é a vossa vida? é um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
Em lugar do que devíamos dizer: Se o Senhor quiser (se for a sua vontade-Grifo), e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória com esta é maligna, Tiago 4.13-16.
Assim sendo, aprendemos que a principal prioridade da nossa vida, é buscar a direção e a vontade de Deus para tudo que iremos fazer na vida, até mesmo para não cairmos em laços do Diabo.
Portanto, a Bíblia nos ensina que não é boa a nossa jactância (confiança em si mesmo-Grifo). 1 Coríntios 5.6a.
Em decorrência disso, a palavra de Deus nos da a seguinte instrução:
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos (buscando primeiro em oração para tudo o que pretendes fazer-Grifo), e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3.5-7.
Nesse sentido, creio que você já percebeu que existem pessoas que tudo que elas fazem dá errado, e outros, que tudo o que fazem, dá certo.
Assim sendo, a diferença está em colocar ou em não colocar Deus na frente de tudo que pretendemos fazer, e Ele irá nos responder com uma perfeita paz.
Em vista disso, existem apenas dois tipos de pessoas nesse mundo: O insensato e o sábio; o imprudente e o prudente.
Portanto, agir precipitadamente é agir sem primeiro refletir, mas agir com prudência, é primeiro refletir, buscar a direção e aprovação de Deus, e depois agir para ser bem sucedido em tudo que vier fazer.
O que confia no seu próprio coração é insensato (tolo, imprudente), mas o que anda sabiamente escapará.
Provérbios 28.26.
Conclusão: Portanto, todos nós se quisermos ser bem sucedidos em tudo o que vamos fazer nessa vida devemos iniciar nosso dia a dia, e também terminar com Deus nos conduzindo em todas as coisas, pois ignorar o seu comando, em todas as áreas da nossa vida, é viver perdendo tempo.
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.