O COMEÇO E O FIM - O COMEÇO SEM FIM
COMEÇO: Por conseguinte, os seres humanos foram criados por Deus com dupla existência, uma dentro do fator tempo, e outra dentro do fator eternidade, que começa após a nossa morte física, dando início ao nosso destino eterno, como resultado da escolha que fizemos em vida, de servir ou não servir a Deus, através de Jesus Cristo.
Assim sendo, tudo quanto foi criado nos céus (hebraico shamayim) teve um princípio, bem como na terra (porção seca, Gênesis 1,10). Ajuntem-se as águas de baixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca,..(v.9).
Assim sendo, conforme 2 Pedro 3.5 a terra surgiu da água, e conforme Salmos 24. 2 a terra foi fundada sobre os mares, e firmada sobre os rios.
Portanto, no plural encontramos a palavra céus, mas no singular a palavra terra, sendo que toda criação de Deus, seja dos céus e da terra, todos tiveram um começo, mas também todos terão um fim, quando Deus vai criar novos céus e nova terra, Apocalipse 21.1.
Sobre esse assunto, assim está escrito:
Porque eis que eu crio céus, novos e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão Isaías 65.17.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade,
Aguardando e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Mas nós (os cristãos que servimos a Jesus Cristo), segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis, em paz, 2 Pedro 3.11-14.
Desse jeito, nada do que existe no universo passou a existir por si mesmo, inclusive a eternidade foi gerada por Jesus Cristo que é o pai da eternidade, Isaías 9.6.
Assim sendo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, antes de sua encarnação, que recebeu como homem o nome de Jesus Cristo, era o verbo eterno, João 1.1.
Em vista disso, o único ser que não tem princípio, e não terá fim no universo, é o Pai, o Filho, e o Espírito Santo, sendo portanto as três pessoas da Santíssima Trindade, onisciente, onipresente, onipotente, onde também o prefixo “ONI” se aplicam somente aos três.
1º) - O COMEÇO DE TODAS AS COISAS VISIVEIS E INVISIVEIS.
Porque nele (Jesus Cristo) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis, e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
E Ele é antes de todas as coisas (criadas), e todas coisas (criadas) subsistem por Ele, Colossenses 1.16.17
Em vista disso, para Jesus Cristo, são todas as coisas, e nós por Ele 1 Coríntios 8,6.
Sendo assim, Jesus Cristo é o agente da criação de Deus, o “HAJA”, Gênesis 1.3,6,14 através do qual Deus tudo criou, e mais o Apóstolo João vai nos dizer que Ele (Jesus Cristo) estava no princípio (Gênesis 1.1) com Deus.
Assim sendo, todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez João 1.2,3.
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo, Hebreus 1.3
Portanto conforme Gênesis 1.26,27, a primeira coisa que Deus criou no ser humano foi o seu espírito, que também vai voltar para Deus, que o deu conforme Eclesiastes 12.7.
Assim sendo, quando viermos morrer fisicamente, e nosso corpo voltar ao pó como era (Eclesiastes 12.7), Deus vai destinar o nosso espírito, para o seu devido lugar onde deve passar a eternidade.
Desse jeito, como resultado final da nossa vida terrena, uns vão começar a viver na eternidade na presença de Deus, outros na ausência de Deus, que a Bíblia denomina de morte eterna, ou separação eterna de Deus, enquanto outros vão ter a vida eterna, ou união eterna com Deus.
Nesse sentido, o profeta Daniel deixou isso muito claro dizendo:
E muitos (não todos) dos que dormem no pó da terra (o corpo) ressuscitarão (não reencarnarão), uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno, Daniel 12.2
Assim sendo, Jesus Cristo deixou bem claro esse assunto dizendo:
Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação, João 5.28,29.
Em vista disso, o Apóstolo Paulo esclareceu esse assunto dizendo:
Mas, agora, Cristo ressuscitou (não reencarnou) dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque, assim como a morte veio por uma homem (Adão, Romanos 5.12), também a ressurreição (não reencarnação) dos mortos veio por um homem, (Jesus Cristo).
Porque assim como todos morrem em Adão, assim todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda,1 Coríntios 20-23.
Portanto, a esperança da igreja, ou aqueles que estão servindo a Jesus Cristo, é a sua vinda, conforme o mesmo Apóstolo explica dizendo:
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem (fisicamente falando nos sepulcros), para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança (de salvação eterna, porque não servem ao Senhor Jesus Cristo).
Porque, se cremos que Jesus morreu, e ressuscitou (não reencarnou), assim também os que em Jesus dormem (fisicamente nas sepulturas) Deus os tornará a trazer com ele, (Jesus Cristo).
Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: Que nós (os fisicamente vivos), os que ficarmos vivos, para a vinda do Senhor, não procedermos (primeiro) os que dormem.
Porque o mesmo Senhor (Jesus Cristo) descerá do céu com alarido, e com a voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles (com os mortos em Cristo que ressuscitaram) nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras, 1 Tessalonicenses 4.13-18.
Portanto, aqueles que negam o arrebatamento da igreja, mesmo sem saberem, estão rasgando a esperança do cristão, pois a viva esperança de quem serve a Jesus Cristo, é estar com ele para sempre na vida eterna.
CONCLUSÃO: O começo da nossa existência terrena começa com o nosso nascimento físico, e o fim da nossa existência terrena termina com a nossa morte física.
Portanto, com a nossa morte física, começa o nosso destino eterno apenas como resultado da escolha que fizemos em vida.
Assim sendo, se servimos a Jesus Cristo em vida, amando a Ele, e guardando seus mandamentos, com certeza vamos continuar servindo a ele na eternidade.
Caso contrário, se passamos a vida aqui nesse mundo pecando e nunca importamos em conhecer a Jesus Cristo, e servir a ele, conforme Ele mesmo disse, não vamos poder nem mesmo ver o Reino eterno de Deus, muito menos entrar lá, a esse respeito assim está escrito:
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (batismo nas águas) e do Espírito (Espírito Santo) não pode entrar no Reino de Deus, João 3.3.5.
Lamentavelmente quem morreu fisicamente, sem se arrepender de seus pecados, e aceitar a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, e servir a ele nessa vida, irá conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, passar a eternidade no inferno, junto com todas as nações que se esqueceram de Deus.
Os ímpios (aqueles que vivem na impiedade) serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus, Salmos 9.17.
E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhes fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar. E, se a tua mão te escandalizar, corta-a (não literalmente, mas de praticar aquele ato); melhor é para ti entrares na vida aleijado (espiritualmente falando) do que ter as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apagar,
Nota. Até aqui você já pode perceber que a nossa mão sendo usada de forma errada pode nos levar para o inferno?
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o (não literalmente falando, mas deixar de frequentar lugares que Deus não se agrada); melhor é para ti entrares coxo (espiritualmente falando) na vida, do que tendo dois pés, seres lançado no inferno, onde o fogo nunca se apaga.
onde seu bicho nunca morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu olho te escandaliza, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançados no fogo do inferno.
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9. 42-48.
Assim sendo, diante dessas realidades lembrei-me do Salmos 101.3, onde está escrito: “Não porei coisas más diante de meus olhos…”
Em vista disso, você percebeu junto comigo, que nesse texto, o Senhor Jesus Cristo se refere àquele que irá para o inferno por sua conta própria, por ter rejeitado a Jesus Cristo como seu salvador, pois Deus não manda ninguém para o inferno?
Como resultado, Jesus Cristo se refere aos mesmos como um bicho e não como um ser humano.
Sendo assim, sabemos que o pecado vai deformando a pessoa de tal maneira, que conforme as palavras do Senhor Jesus Cristo, ele se transforma em um bicho.
Portanto, nossa vida na eternidade começa após a nossa morte física, onde também tem início o nosso destino eterno, quando nunca mais terá fim.
Por essa razão, somos nós mesmos, e não Deus que escolhe em vida onde iremos passar a nossa eternidade, ou com Deus no céu, ou sem a sua presença no inferno.
Diante do exposto, que Deus tenha misericórdia de todos nós, pois o inferno é o único lugar no universo onde Deus não está!!
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.