GOGUE E MAGOGUE

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

GOGUE E MAGOGUE


Resumo:

 

As tribos Citas de bárbaros com os demais povos bárbaros que invadiram o Império Romano, segundo  Flávio Josefo, são as tribos Magogues, que formaram o Império Persa dos Arianos, atuais povos do País do Irã, inimigos ferrenhos que querem eliminar a nação de Israel, depois que se tornaram em um País mulçumano xiitas.


Assim sendo, o mundo ficou dividido entre a esquerda comunista, (Magoguitas, tribos bodes), inimigos ferrenhos da  nação de Israel, de Jesus Cristo, e também dos cristãos, por seguirem a Jesus Cristo. Estes são comandados por Gogue (Satanás), inimigos de Israel, formando as tribos e povos Magogues, (tribos e povos bodes). 


Por outro lado, se encontram as tribos e povos ovelhas, que se encontram à direita, sendo amigos de Jesus Cristo.


Portanto Gogue, o líder representando Satanás, juntamente com as tribos e povos Magogues, vão subir contra a nação de Israel, quando serão destruídos pelo próprio Deus, o qual vai preparar um lugar de sepultura para eles em Israel.


Após Deus ajuntar todo o povo de Israel, que se encontram espalhados por toda nação da terra, vai também derramar sobre todos o Espírito Santo, onde serão restaurados espiritualmente, e dali jamais serão arrancados da sua terra, e ainda nenhuma nação irá mais incomodá-los.


Dessa forma, as nações e povos que ficaram à direita de Jesus  Cristo, defendendo a nação de Israel, entrarão no Reino de Deus, no julgamento das nações, e as tribos Magogues que ficaram a esquerda de Jesus Cristo no julgamento das nações,  juntamente com Gogue (Satanás), contra a nação de Israel  e contra Jesus Cristo, irão para o fogo eterno, começando pela Pérsia (atual Irã), líder de Satanás, comandando as nações e povos Magogues contra a nação de Israel.






INTRODUÇÃO: Conforme Gênesis 18.2;1 Crônicas, 1.5, Magogue, após  o dilúvio é citado  como descendente de Jafé.


Assim sendo,  Magogue é o progenitor dos Citas (antigo povo iraniano relacionados com os Citas) e os Sacas que são uma tribo nômade de iranianos da ásia central que segundo Heródoto, relata a origem dos  Sauromatae como descendentes de jovens Citas e de um grupo de Amazonas, integrantes de uma antiga nação guerreira que andavam a cavalos e vestiam calças apertadas.


De origem Cita, as  Amazonas eram Iranianas conhecidas por montar a cavalos, e dentre os Iranianos o mais importantes eram os Persas.


As belas obras em ouro dos Citas foram encontradas na Ucrânia e na Rússia,


Os antigos Persas usavam outro nome para os Citas  ou Sacas, conhecidos também pelos Chineses.


Portanto, os descendentes dos Citas e dos Tártaros predominam na Rússia moderna, pois o império Russo substitui o Império da Tartária, segundo a história “Último Reduto de Gigantes”, não mencionado nos livros escolares.


Assim sendo, os descendentes dos Citas e dos Tártaros,  conforme Ezequiel 38.2; 39.6 e Apocalipse.20.8 predominam na Rússia moderna.


Filho do homem, dirige o rosto contra Gogue (líder)  da terra (região) de Magogue (Rússia atual), príncipe e chefe de Meseque que conforme, Gênesis 10.2; 1 Crônicas, 1.5 (preço, ou precioso), é nomeado como filho de Jafé, e de tubal, e profetiza contra ele (Ezequiel 38.2).


O nome Meseque sempre aparece em conexão com Tubal e também associado com algumas correntes com os Mushki.


Meseque como já foi visto, é nomeado juntamente com Tubal, Ezequiel, 38.2;39.1 que diz:


Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra  Gogue e dize: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu sou contra Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal. ( Ezequiel, 39.1)


Filho do homem, dirige o rosto contra Gogue , terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal e profetiza contra ele Ezequiel 39.1.


E dize; Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu sou contra ti ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, ( Ezequiel 38,2,3).


Portanto Gogue conforme a profecia, aparece primeiro como príncipe  e chefe de Meseque progenitor dos Moscovitas que hoje habitam na Rússia, e também de Tubal progenitor do Ibéricos, dos Georgianos, dos Capadócios e de outras raças Asiáticas e Europeias.


Conforme, Flávio Amatti Filho.


Segundo esse autor, o Judeu romanizado Flávio Josefo Conhecia Gogue como uma tribo descendente de Magogue, povo descendente de Jafé, filho de Noé, sendo os Citas.


Portanto, a Bíblia nos ensina que  Gogue não é uma tribo, mas um príncipe e chefe, como já foi dito acima, de Meseque e Tubal, que Deus ordenou a profetizar contra Gogue.
(Ezequiel 38.2).


Assim sendo, os  Citas pertenceriam às tribos dos Urais, com tribos turcas, Sármatas, Corásmias, Yuezhi, Margiana, Sogdiana, Bactriana, as quais formam os indo - Citas.


A Cítia, foi uma região na Eurásia habitada na antiguidade por um grupo de povos Iranianos falantes de língua Iraniana, conhecidos como Citas entre os séculos VIII e II a.C, que mais tarde se tornaram  nos Persas e hoje no atual Irã.


Ainda conforme o autor acima citado, os Citas são mencionados na Bíblia em Ezequiel 38, usando o nome Hebraico de Magogue.


Assim sendo, Flávio Josefo afirma que os Magoguitas eram chamados de Citas pelos Gregos (Antiguidades dos Judeus, 1.6.1)


Portanto, os Citas (antigos Magoguitas) conforme Flávio Josefo, aparecem na Bíblia Sagrada apenas em Colossenses, 3.11 considerado pelos antigos como o mais inferior tipo de bárbaros escravos.


As portas de Alexandre o Grande, também conhecidos como Portões do Cáspio são uma das várias passagens do leste na Anatólia,  no Cáucaso , e na Pérsia, imaginando que separa o mundo civilizado do incivilizado, visando impedir os Bárbaros (tribos não civilizadas consideradas inferiores) associadas com os personagens Bíblicos Gogue e Magogue.


Esses portões foram supostamente transformados em um muro construído por Alexandre o Grande no Cáucaso para manter as nações consideradas Bárbaras e também apocalípticas para repelir as mesmas, como Gogue e Magogue.


Assim sendo, a lenda de Gogue e Magogue, como os portões e o muro erguido por Alexandre o Grande, tinha como objetivo ser uma barreira para os Citas, os Magogues, que segundo Josefo, servia também de passagens para os Alanos, também consideradas como tribos Citas e que resultou no saque da Média.


Em sua segunda obra, Antiguidades dos Judeus, Flávio Josefo fala da ascendência dos Citas como descendentes de Magogue, filho de Jafé confirmando Gênesis 10.2.


Assim sendo, em relação aos  portões de Caspio, esses teriam sido violados por Citas aliados de Tibério durante a guerra da Armênia.


Conforme uma interpretação na história, “Goth e Magothy” se referem aos reis das nações impuras, e imorais que Alexandre o Grande conduziu por uma passagem e impediu de cruzar sua muralha.


Diz-se que Gogue e Magogue, se envolveram em Canibalismos humano, e imoralidades ao lado da parede construída por Alexandre o Grande,


A história da fusão de Gogue e Magogue com a história dos portões de ferro de Alexandre o Grande foi difundida por todo o Oriente próximo durante os primeiros séculos da era cristã e Islâmica.


Essas histórias aparecem no alcorão no capítulo Al-Kahf como Yajuj e Majuj como tribos primitivas e imorais as quais foram separadas dos povos civilizados.


Tanto a Turquia, Irã, Rússia e Israel, carregam em si as crenças religiosas da Acádia, Assíria, Babilônia, quando as nações mais novas no ocidente não detém esse saber.


1º) - GOGUE E MAGOGUE EM EZEQUIEL 38-39.



Conforme Ezequiel 38. 3,4, Assim está escrito:


E dize: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe (líder, governante)  de Meseque e de Tubal (região, povos, nações que tem por cabeça esses filhos de Jafé, Gênesis 10.2).


1 - Meseque, (Gênesis 10,2; 1 Crônicas 1,5) o primogênito das tribos Moscovitas que hoje habitam a Rússia.


Moscovitas, são os naturais de Moscou capital da Rússia;


2 - Tubal, (Gênesis 10.2; 1 Crônicas 1,5) o primogênito dos Ibéricos povos pré-romanos da península ibérica, espanha, portugal, Celtas, Indo - Europeu, Fenícios, Cartagineses, Gregos, espanhois, ibéricos Calcasianos.


Tubal é considerado o pai dos Ibéricos Caucasianos ancestrais dos georgianos.


Conforme Flávio Josefo, os descendentes de Tubal na época do profeta Ezequiel, que viveu 600 anos antes de Jesus Cristo, habitavam em uma área onde hoje se encontra a Turquia.



Portanto, as antigas tribos Georgianas, descendem de Tubal, como os ibéricos Caucasianos.


Ezequiel 38,4: e te farei voltar, e porei anzois nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudos e rodelas, manejando todos a espada. 


Conforme o versículo três (3), Deus é contra Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal, , e os países acima relacionados.


Assim sendo, ainda conforme o versículo quatro (4), o exército de Gogue é composto pelas seguintes nações alistadas no versículo 5,6:


1º) - Persas - Atuais Iranianos;

2º) - Etíopes - também conhecida como Abissínia sendo um dos países mais antigos, um dos primeiros países cristãos do mundo, onde a maior parte da população é cristã, e um terço são mulçumanos.


Conforme Gênesis 2.13 a Etiópia é mencionada na Bíblia antes do dilúvio com o nome de Cuxe, onde posteriormente floresceu o Império de Axum, reino Africano que ficou conhecido dos povos da região no século I que localiza-se onde atualmente fica o norte da Etiópia, que a partir do século II conquistaram várias Cidades das península Arábica e o Reino de Cuxe.


Nos últimos três séculos, o Império de Axum caiu em colapso por volta de 960 enquanto a Etiópia permaneceu isolada pelo final da Idade Média.



O reino de Axum adotou como religião oficial  o cristianismo nos meados do século IV sendo considerada uma das quatro potências do século III.


Considera-se que a palavra Axum significa “jardim verde e denso cheio de grama”.


Portanto, com base na história de Teodoreto e outras evidências, o cristianismo foi adotado como religião estatal  em Axum em 330, o que criou laços religiosos com o Egito cristão e Constantinopla.


Báctria era o nome Grego para o Persa antigo no que é hoje o nome do Afeganistão. Margina era o nome Grego para a Sátrapia Persa de Margu, cuja capital era Merva no atual Turcomenistão. 


Essa região foi o lar do povo Indo-Arianos que se deslocaram para o Irã e para a Índia, por volta de 2.500 a 2000 a.C. Posteriormente a região se tornou na província do Império Aquemênida primeiro Império Persa Iraniano, fundado por Ciro II, junto com a Margiana formava a 12ª satrapia do Império Persa derrotado por Alexandre o Grande.


O Império Sassânida foi o último Império Persa pré-Islamico governado pela dinastia Sassânidas entre 224 - 651, que sucedeu ao Império Parta, que foi reconhecido como uma das principais potências da Ásia Ocidental e Central, juntamente com o Império Romano


No século VIII um Persa trocou o Zoroatrismo pelo Islamismo durante o reinado Omida.


A antiga civilização e região histórica da Ásia Central ou Sogdiana que floresceu no vale do Uzbequistão povoada entre 1000 e 1500 a.C depois fez parte do Império Aquemênida  entre 550 - 330 a.C da Pérsia até a sua conquista por Alexandre o Grande.


Segundo Onesie, Crítico de Astipaleia c, de 360 - 290, um escritor histórico Grego, que acompanhou Alexandre o Grande em suas conquistas na Ásia, disse que quem já se mostra invalido pela idade avançada ou doente, é jogado para cães vivos, mantidos exclusivamente para esse propósito os quais são chamados na língua local de agentes funerários.


A área fora das muralhas das cidades é limpa; enquanto a área dentro das muralhas das cidades, é cheia de ossos humanos, mas Alexandre o Grande mudou esses costumes.


Os bactrios falavam bactriano, uma língua iraniana do nordeste, descendente da Língua Avéstica língua Iraniana usada na antiga Pérsia na qual está escrito  o Avestá ou o livro sagrado do Zoroastrismo.

O língua bacteriana se extinguiu e foi substituído por línguas Iranianas no nordeste

A Enciclopédia Irânica dizː

O bactriano, portanto, ocupa uma posição intermediária entre o pastó e o idga-munji por um lado, e a língua sogdiana, a língua corásmia e a língua parte por outro lado. Está, portanto, no seu lugar natural e correto em Báctria.

As principais religiões da região antes do advento do islã foram o zoroastrismo e o budismo.

De acordo com Richard Nelson Frye, reputado especialista em história da Ásia e do Irã, a migração Persa para a Ásia Central pode ser considerada o começo da moderna nação tadjique, e os Persas Étnicos , juntamente com alguns elementos dos bactrianos do leste do Irã,  os Sogdianos, podem ser considerados os principais ancestrais dos modernos tadjiques.

A Enciclopédia Britânica dizː

Os tadjiques são os descendentes diretos dos povos iranianos cuja contínua presença na Ásia Central e no norte do Afeganistão é atestada desde meados do primeiro milênio antes de Cristo. 

Os ancestrais dos tadjiques constituem o núcleo da antiga população da Corásmia e Báctria, que formavam parte da Transoxiana (Sogdiana).

Eles foram incluídos nos impérios persa e de Alexandre Magno, e se misturaram com outros invasores como os cuchanas e os heftalitas entre os séculos I e VI.

Ao longo do tempo, o dialeto iraniano do leste usado pelos antigos tadjiques deu lugar ao persa, um dialeto ocidental falado no Irã e no Afeganistão.

3º) - Pute em hebraico é um personagem do AT “Phoud” filho de Cam, e neto de Noé, seus descendentes são guerreiros.

Flávio Josefo identifica Pute como ancestral dos líbios, o qual teve como irmãos Mizraim (baixo e alto Egito); Cuxe que conforme Gênesis 10.6 era filho de Cam, neto de Noé e irmão de Mizraim, Pute e Canaã.

Cuxe, com seu irmão Pute (Líbios) foram os fundadores dos povos Africanos de peles escuras, sendo o terceiro continente mais extenso depois da Ásia e das Américas, sendo o segundo continente mais populoso do mundo atrás da Ásia com 54 países independentes.

A África é dividida em dois grupos: África negra, ou subsaariana formada por 44 países e África Branca ou setentrional formada por dez 10 países. A África também é conhecida como Líbia Antiga.

Conforme, Isidoro de Sevilha, a palavra África vem do Latim Aprica que significa Ensolarado, para os Egípcios o “berço”


Portanto, na África negra o Império de maior importância, foi o de Atum na Etiópia que chegou ao apogeu no século XIII.

Assim sendo, conforme Gênesis 10 . 6 Cuxe também foi pai do poderoso Ninrode.

4º) - Gomer (NO HEBRAICO: Completo) Filho de Jafé, e neto de Noé, (Gênesis 10.2,3; 1  Crônicas 1.5,6).

O progenitor dos antigos Gálatas e Frígios dos quais vieram os nativos do norte da Europa conhecidos como Gauleses e Celtas e mais tarde chamados de Germânicos, Franceses, Galeses, Irlandeses, Bretões, e vários povos anglo-saxões, onde todos estes vem dos três filhos de Gômer - Asquenaz, Rifá e Togarma.  


Conforme algumas interpretações, Gômer é associado aos Cimérios habitantes do mar negro.


Portanto os Cimérios foram um povo indo-europeu que viveram ao norte do Cáucaso e do mar de Azov por 1300 a.C   até que foram expulsos para o sul pelos Citas segundo Flávio Josefo os antigos Magoguitas,  chegando a Anatólia por volta do século VIII, a.C  classificados como Iranianos.

Assim sendo, no século V a.C, segundo o historiador Heródoto, os Cimérios habitavam  no norte Cáucaso   do    Mar  Negro durante os séculos VIII e VII a.C, na Ucrânia e na Rússia.

Assim sendo, o bíblico Gômer também, foi associado por algumas fontes aos Cimérios.

Conforme Gênesis 10.3 os filhos de Gomer são Asquenaz, Rifate e Togarma. 

1º) - Asquenaz. Conforme Jeremias 51.27, assim está escrito: 

Arvorai um estandarte na terra, tocai a buzina entre as nações, santificai as nações contra ela e convocai contra ela os reinos de Ararate, Mini e Asquenaz; ordenai contra ela um capitão, fazei subir cavalos como o pulgão agitado.

Assim sendo, os vv.27-33 são outro chamado para a destruição de Babilônia  pelos Medos e Persas.

O v.30 ainda diz:

Os valentes de Babilônia cessaram de pelejar, ficaram nas fortalezas, desfaleceu a sua força, tornaram-se como mulheres; incendiaram as suas moradas, quebrados foram os seus ferrolhos.

Conforme o exposto, O historiador Heródoto disse que os Babilônios se retiraram para a cidade e permaneceram em suas fortalezas.

Os guerreiros do rei Ciro da Pérsia, tendo abaixado as águas do rio Eufrates de seu canal, entraram pelas duas fronteiras da Cidade pelo leito do rio e a tomaram.

Para se cumprir o v.31 que diz:


Um correio correrá ao encontro de outro correio, e um mensageiro ao encontro de outro mensageiro, para anunciar ao rei de Babilônia que a sua Cidade foi tomada de todos os lados.

Assim sendo, o palácio do rei da Babilônia era uma fortaleza no centro da Cidade, por isso um mensageiro ia ao encontro de outro.

Conforme o versículo 32 assim diz:

E os vaus estão ocupados, e os canaviais queimados; e os homens de guerra ficaram assombrados.

Assim sendo, os embarcadores foram tomados e ocupados, e assim ninguém podia escapar, pois foram todos cercados.

Conforme os historiadores, o rei Ciro tomou a Cidade de Babilônia suas tropas desceram o leito do rio eufrates e ocuparam todos esses embarcadores, encontrando as portas abertas de Babilônia em cada um deles, pois havia um muro de cada lado do rio com portas abertas de frente para ele para os invasores entrarem, quando na verdade elas deveriam estar fechadas para impedir invasores de entrar, os quais seriam facilmente derrotados - mas por negligência as portas ficaram abertas.

Dessa maneira, os pântanos que cercam a Cidade formavam uma parte importante das defesas da Cidade de Babilônia, as quais foram estancadas pelos invasores, e os canaviais foram queimados para que eles pudessem ter um bom acesso à Cidade  em todas as direções.

NOTA: Nenhum ser humano na terra, tem o poder de construir uma fortaleza para sua proteção que o nosso Deus não possa destruir como palha, através do próprio homem que serve a Ele.

Conforme o v,27 as outras duas nações mencionadas Mini e Asquenaz supõe-se que tenha alguma relação com a Geórgia e Armênia.

Talvez Asquenaz tenha sido o predecessor do povo Germânico e possivelmente de algumas tribos Citas ou os antigos Manguenses segundo Flávio Josefo.

2º) - Rifate ou Rifá, foi o segundo filho de Gômer e neto de Jafé, citado na Bíblia em Gênesis 10.3; 1 Crônicas 1.6.

Algumas tradições Irlandesas dizem que Rifate ou Rifá foi o antepassado dos Celtas, povos organizados em muitas tribos pertencentes à família Indo-Europeia que espalhou para maior parte do oeste da Europa  a partir do segundo milênio a.C.

Assim sendo, os grupos Celtas foram compostos de várias tribos da Europa que se formaram nação como:

Bretões, Bretanha na frança, Gauleses, territórios hoje que compõem França, Bélgica e Itália, Iscotos, Irlandeses antigos Eburões, antigo povo Belga, de origem Germânicas, e Celtas que viviam na região norte da Gália na antiguidade, as regiões que compreende as atuais França, Bélgica, Países baixos, grande parte da Suíça, norte da Itália, Alemanha, à oeste do rio Reno.

Portanto de acordo Flávio Josefo, pode indicar os habitantes antepassados de Paflagônia (antiga região da costa do Mar Negro na futura Galácia).

5º) Togarma, da banda do norte. Considerado o ancestral como os povos do Cáucaso do sul, como os Armênios e Georgianos

Assim sendo, Togarma é o terceiro filho de Gômer, neto de Jafé e irmão de Asquenaz e Rifate (Gênesis.10.3), ainda pelos descendentes dos montes  Tauro (cadeia montanhosa do sul da Turquia onde os rios tigres  e eufrates correm em direção à Síria e ao Iraque).

Assim sendo, Togarma segundo os Gregos, seria o pai de algumas tribos Citas, os Magoguenses, segundo Flávio Josefo.

Conforme o historiador  Heródoto, Togarma seria o pai de muitas tribos Citas (os Magoguenses), especialmente as do norte da Anatólia que compõem a maior parte do norte da Turquia, perto do Mar Negro e do nordeste de Dácia, ao sul do Mar Negro, correspondendo aos atuais países da Romênia, Moldávia, Bulgária, Sérvia, Hungria, Eslováquia e Ucrânia.

A sociedade Dácia tinha um alto padrão de vida, até a água era encanada em manilhas de cerâmicas transportadas até as suas residências.

Conforme Heródoto, os Dácios são mencionados na fronteira com os Citas Magoguenses, e são todos arqueiros montados.

Os Gregos conheciam as tribos dos habitantes da Cítia os Magoguenses nos arredores das terras da atual Rússia.

Algumas dessas tribos Citas (Magoguenses) eram  os Marcomanos ternos Germânicas, que no início da era cristã se estabeleceram na Boêmia, parte do Sacro Império Romano Germânico do Império Austríaco, e do Império Austríaco Húngaro, que após a segunda guerra mundial, passou a ser os terços Ocidental e Média da atual Chéquia Techequia, república a Chéquia tendo como sua capital Praga.

Os Dácios eram de uma região ocupada pela Romênia e Moldavia, leste da Ucrânia, Eslováquia e Polônia, apresentando influências culturais de outros povos vizinhos como Citas Magoguenses e os invasores Celtas do século IV a.C.

Os Alanos Iranianos Antigos - Medievais pastores nômades migraram para o que hoje é o Cáucaso entre o rio Dom e o Mar Cáspio.

Os Alanos falavam  um idioma Iraniano Oriental que deriva do Cito - Sármata.

Os Citas ou os Magoguenses eram um antigo povo Iranianos de pastores nômades equestres, por toda a antiguidade clássica a estepe ponto - cáspia, conhecida na época como Cita das tribos Magogues,

Os Sármatas ou os Saromautas, eram um povo conhecido por Heródoto no século V a.C, os quais foram localizados na fronteira Oriental da Cítia além do rio Tanais.

Eles, os Sármatas, eram povos Iranianos,  relacionados com os Citas e os Sacas. 

Heródoto descreve os Alanos como homens altos, louros, cortando seus cabelos curtos, diferente dos Citas ou Magogues.

Segundo Flávio  Josefo (37 A 100) que registrou  nas guerras judaicas, (7;8.4) como os Álamos a que, chamavam de uma tribo Cita, Magogue vivendo próximo ao Mar de Azov, cruzaram  os portões de ferro para pilhar e derrotar os exércitos de Xainxá Arsácida Pároco II e do rei Armênio Tiridates I, deixando um rastro de ruínas por onde passavam.

Portanto, Togarma é mencionado na Bíblia como uma nação do extremo norte, (Ezequiel, 38,6) em ter fornecido soldados ao exército de Gogue, muitos povos contigo.

Conforme Ezequiel 27.14, das casas de Togarma (Armênia) traziam as tuas feiras (Tiro) cavalos, e cavaleiros, e machos, e como já foi visto em Ezequiel 38.6 está escrito que Togarma ofereceu soldados ao exército de Gogue.


OBS: Esses comentários sobre Togarma foram extraídos de uma obra escrita em 1897.

Dessa maneira, como até aqui aprendemos, os Magoguitas foram várias tribos de bárbaros, escravos do mais dos inferiores e ferozes, mencionados apenas uma vez na Bíblia com o nome de Citas, pelo Apóstolo Paulo em Colossenses 3.11.

Conforme já foi visto, segundo o historiador Heródoto, o Império Cita, os Magoguenses  eram um povo oriental de língua Iraniana, antiga Pérsia, atual Irã.

Durante a segunda metade do século III a.C o Império Cita (os Magoguenses) foi submetido a uma série de invasões dos Traços e Celtas (Atuais países da Europa), e ao norte do Mar Negro, ainda Turqia.

Assim sendo, eram a maior potência dos povos bárbaros ou citas que invadiram e destruíram o Império Romano, sendo os mais selvagens de todos, onde os Citas são citados como o mais estranho dos bárbaros.

Segundo estudos, os povos Citas tinham uma mistura de Europeus e Siberianos.

O maior assentamento do primeiro reino Cita, se encontra localizado às margens do rio Vorskla que atravessa a Rússia e o nordeste da Ucrânia, provando que os antigos citas e Magoguitas fazem grande parte dos exércitos de Gogue que  no fim dos anos virá contra os montes de Israel, conforme o v.8 de Ezequiel 38 que diz:

Depois de muitos dias, serás visitado (se referindo a Gogue); no fim dos anos, virás à terra que se retirou da espada, e que veio de muitos povos (nações) aos montes de Israel que sempre serviram de assolação; mas aquela terra (Israel) foi tirada dentre os povos (nações), eles (Israel) habitarão seguros.

Acerca da restauração futura da nação de Israel assim está escrito:

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e ao que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.

E removerei o cativeiro do meu povo (Israel), e reedificarei as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas e beberão do seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.

E, os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus, Amós 9.13-15.

Portanto, Gogue (Satanás) reuniu as nações Persas, Etiópia, Pute, Gomer com todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do norte, e todas suas tropas, e muitos povos contigoe depois de muitos anos sob sua liderança (Gogue - Satanás) irá subir contra a terra de Israel, (os quais serviram no Império Medo-Pérsia, atual Irã) que foi retirada de muitos povos, e agora habitarão seguramente. Ezequiel 38,5-8.

Assim sendo, a primeira nação que liderou as demais nações sob a liderança de Gogue (Satanás) foi os Persas, Arianos, originários das antigas tribos bárbaras Citas ou os antigos Citas tribos Magoguitas, atual Irã, povos Arianos.

Portanto Gogue se refere a Satanás contra a nação de Israel;

Magogue, se refere ao grupo de nações lideradas por Gogue (Satanás) que ainda nos dias atuais, se trata ao Irã, antiga Pérsia, originários das tribos bárbaras Citas, as quais com outras tribos bárbaras que formaram as nações da Europa se uniram e destruíram o Império Romano, o mais poderoso e cruel da terra, tendo as tribos Citas como as mais bárbaras, que atualmente são os Arianos do atual Irã, que não respeitam os direitos humanos, as demais leis das nações, criando suas próprias leis, os quais ainda se encontram na liderança de Gogue (Satanás) com as demais nações unidas a eles lutando pela destruição total da nação de Israel como aconteceu recentemente, pois com eles não existem nenhum acordo pelo fato de representarem o eixo de Satanás na terra, da maldade e destruição total. onde ainda se encontra o atual presidente do Brasil unido a eles, lutando contra Israel e contra os Estados Unidos, que defendem a nação de Israel.

Diante do exposto, o versículo 9 ainda diz:

Então, subirás, virás Gogue (Satanás) como uma tempestade, far-te-ás  como uma nuvem para cobrirem a terra (de Israel), tu (Gogue) e todas as suas tropas, muitos povos (nações) contigo.

Portanto ao analisar os capítulos 38 e 39 de Ezequiel, você verá que toda luta de gogue (Satanás) e Magogue  (as nações unidas a ele) vão se estender até o final do milênio na luta para destruir a nação de Israel, vejamos segundo a Bíblia:

Depois de muitos dias, serás visitado (gogue - Satanás); no fim dos anos virá à terra (de Israel no final do milênio, Apocalipse 20.7,8,9) que se retirou da espada (de muitas nações), e que veio dentre muitos povos (depois da segunda guerra mundial, desde 1948, quando foi criado o estado de Israel) aos montes de Israel, que sempre serviram de assolação (o povo de Israel, e sua terra); mas aquela terra (da nação de Israel) foi tirada dentre os povos,(nações da terra) e todos eles habitarão seguros, (Ezequiel 38.8; Amós 9.13-15).

Assim, quando gogue subir contra Israel e as nações de Magogue, liderada por ele contra a nação de Israel,  e a cidade santa,(Jerusalém) pela última vez após o milênio, assim se sucederá:

E, acabando-se os mil anos, Satanás, (gogue) será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão pelos quatro cantos da terra (gogue Satanás, e Magogue as nações), cujo número, é como  areia do mar, para as ajuntar (as nações Magogues) em batalha.

E subiram sobre a largura da terra (nação de Israel) e cercram os arraial dos santos (o povo Judeu), e a cidade amada (Jersusalem); mas desceu fogo do céu e os devorou, (Apocalipse 20.7-9).

Então subirás, virás como uma tempestade gogue (Satanás), far-te-ás como uma nuvem (de nações) para cobrir a terra (da nação de Israel), tu e todas as tuas tropas (nações da terra), e muitos povos contigo, v.9.

Assim diz o Senhor Jeová: E acontecerá, naquele dia, terás imaginação no teu coração (gogue Satanás), e conceberás um mau desígnio (contra a nação de Israel, Ezequiel 38:10).

E dirás: Subirei contra a terra das altas muradas (nação de Israel), virei contra os que estão em repouso (nação de Israel), que habitam seguros; todos eles habitam sem muro e não têm ferrolhos nas portas. (Ezequiel 38:11).

Isso a fim de tomar o despojo, e de arrebatar a presa, e tornar a tua mão contra nas terras desertas que agora habitam, ( a nação de Israel) e contra o povo que se ajuntou dentre as nações, (o povo de Israel), o qual tem gado e possessões e habita na terra, (de Israel), (Ezequiel 38:12).

Sabá, Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leõezinhos te dirão: Vens tu (gogue, Satanás) para tomar o despojo? ajuntaste o teu bando (nações Magogues), para arrebatar a presa, para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e as possessões, para saquear grande despojo, (da nação de Israel), (v.13).

Nota:  Sabá, Dedã e Társis eram mercadores entre as nações na terra e no mar.

Aqui eles expressam o motivo de (gogue, Satanás) com o seu bando (nações Magogues) lançarem contra a nação de Israel.

Os leõezinhos  líderes dessa nações mercantes se opõem a (gogue com seu bando) que vem saquear grandes despojos da nação de Israel. 

Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a  Gogue (Satanás): Assim diz o Senhor Jeová. Não o saberás naquele dia quando o meu povo de Israel habitar com segurança?(v.14)

Virás, (Gogue), pois, do teu lugar, da banda do norte, tu (Gogue) e muitos povos contigo (Nações Magogues), montados todos a cavalo (armas de guerra na época), grande ajuntamento e exército numeroso, ( 15).

E subirás contra o meu povo Israel, como um nuvem para cobrir a terra, (nação de Israel); no fim dos dias (no futuro das nações), sucederá que hei de trazer-te (Deus mesmo irá fazer isso) contra a minha terra, (a nação de Israel), para que as nações (Magogues) me conheçam a mim, quando eu me ouver me santificado em ti aos seus olhos ó Gogue, (Satanás), (.16).

Assim sendo, fazendo apenas uma pausa no comentário de Ezequiel 38. a palavra Aiatolá é um título honorífico indicado a um pessoa de grande conhecimento da religião islâmica usado por clérigos de alto escalão da religião xiita.

Portanto, após a revolução islâmica de 1979 os aiatolás passaram a exercer a liderança de líder supremo daquele país, tanto política quanto religiosa.

Sendo assim, um aiatolá é um líder supremo do Irã, ou da revolução Islâmica, ou Autoridade Suprema da Liderança, política e religiosas, acima do presidente.

Diante do exposto, tudo no Irã está subordinado a esse líder Supremo.

Desde a constituição, as forças armadas, indústrias, meios de comunicação, escolas, repórteres, indústrias, tudo que funciona no país do Irã está subordinado a esse líder Supremo.

O atual ocupante vitalício do cargo,  Ali Khamenei que ocupa o cargo há mais de 35 anos, desde a morte de Khomeini.

Além  das forças armadas, ele é chefe absoluto e supremo dos três poderes do estado, Executivo, Legislativo e Judiciário.

A religião xiita acredita que os líderes mulçumanos do país são descendentes de Maomé sucessores do profeta e líderes  da religião islâmica xiita.

A religião xiita gira em torno da comunidade muçulmana (o Califado) e os descendentes do filho de Maomé, os Imames.

Enfatizam ainda o papel do Imam, guia político e espiritual, além de acreditar na infalibilidade dos Imames, a população é  infalível e tem grande importância no martírio, como foi o caso de Saddam Hussein. Segundo eles, a crença dos mulcumanos, é morrer pela causa do Islã, e ser recebido no céu por muitas virgens e passar a eternidade no prazer sexual das virgens.

Os mulçumanos xiitas estão espalhados em todas as partes do mundo. 

O Irã é quase todo xiita, que de acordo com a profecia de Ezequiel 38  e 39, a Pérsia (atual Irã) é o líder dos países de Magogue, unidos a Gogue Satanás contra Israel,e contra os países que defendem a nação de Israel.

Os xiitas duodecimanos são descendentes de Ismael irmão de Isaque por parte de pai, Abraão e tio de Jacó, a atual nação de Israel que eles querem destruir totalmente, ou os atuais iranianos.

Assim diz o Senhor Jeová: Não és tu (Gogue) aquele de quem eu disse nos dias antigos, pelo ministério de meus servos os profetas de Israel , os quais, naqueles dias profetizaram largos anos que te traria contra eles, (Israel)?(v.17).

Sucederá porém naquele dia, no dia em que vier (Gogue, Satanás), contra a terra de Israel, diz o Senhor Jeová, que a minha indignação subirá a meus narizes. (18).

Porque disse no meu zelo, no fogo do meu furou, que naquele dia (no futuro), haverá grande tremor sobre a terra de Israel ( E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade de Jerusalém e no terremoto foram mortos sete mil homens e os demais ficaram muito atemorizados e deram glória ao Deus do céu, Apocalipse.11.13).(v.19)

de tal sorte que tremerão diante de minha face ,(de Deus) os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, sobre todos os homens que estão sobre a face da terra (Israel); e os montes cairão,e os precipícios se desfarão e todos os muros desabaram por terra,(V.20).

Porque chamarei com Gogue, (Satanás) a espada, sobre todos os meus  montes, diz o Senhor Jeová; a espada de cada um se voltará contra o seu irmão, (o povo de Magogue contra eles mesmos) (v.21).

E contenderei com ele (contra Gogue Satanás) por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante,e grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair sobre ele,(v.22).

Assim, eu me engrandecerei, e me santificarei, e me farei conhecer aos olhos de muitas nações; (Deus, finalmente vai revelar-se quem realmente ele é às nações Magoguitas, e quem ele realmente é desmascarando Gogue, Satanás que engana todo o mundo, Apocalipse.12.9) e saberão que eu sou o Senhor, (v.23).

Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue (Satanás) e disse: Assim diz o Senhor Jeová, Eis que eu sou contra ti, ó (Gogue, Satanás) príncipe e chefe de Meseque e Tubal. (39.1).

E  te farei voltar, e te porei (Deus) seis anzois, e te farei (Gogue, Satanás) subir das bandas do norte (Rússia, e seus aliados) das bandas do norte, e te trarei aos montes de Israel, (v.2).

E, tirarei o teu arco da tua mão esquerda, e farei cair as tuas flechas da tua mão direita, (v,3), (Deus desarmando Gogue, Satanás(.

Nos montes de Israel, cairás, tu (Gogue, Satanás), e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo, (nações Magogues, comandadas pela Pérsia, atual Irã xiita duodécimas, descendentes de Ismael); e as aves de rapina,e as aves de todas as (nações), e os animais do campo, te darei por pasto.(v,4).

Sobre a face do campo (da nação de Israel) cairás (Gogue, Satanás) porque eu falei, diz o Senhor Jeová, (5).

E enviarei (Deus) um fogo sobre Magogue (as nações lideradas por Gogue, Satanás contra a nação de Israel) e entre os que habitam seguros nas ilhas,(seguidores de Gogue, Satanás); e saberão que eu sou o Senhor (v.6).

Nenhum seguidor de Gogue (Satanás) esteja onde estiver vai escapar do fogo do todo poderoso.

E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar  meu santo nome; e as nações as nações saberão que eu sou o Senhor o Santo de Israel, (7). 

Nota: Comentário sobre os vv 6 e 7 após Deus destruir todos os seguidores de Gogue (Satanás) em todo mundo com fogo, com a finalidade de primeiro se fazer conhecido por toda a nação de Israel, depois por todas as demais nações Magogues que não serviram a Gogue Satanás, por elas já terem sido destruídas pelo fogo na condição de nações Magogues bodes, seguidores de Gogue Satanás, que sempre estiveram à esquerda de Jesus Cristo, no julgamento das nações, antes de estabelecer o seu reino milenar. LEIA POR GENTILEZA COM MUITA ATENÇÃO, PARA NÃO FICAR MUITO EXTENSA  ESSA MENSAGEM, MATEUS 25:31 a 46. 

Dessa maneira as nações Magogues e os demais povos das ilhas que sempre estão à esquerda de Jesus Cristo, e a direita de Gogue Satanás, vão para o fogo eterno, (v.46).

Assim sendo, as nações ovelhas que sempre estiveram à direita de Jesus Cristo, vão possuir por herança o Reino de Deus, que está preparado desde a fundação do mundo,(v.34).

Portanto, as nações comunistas em todo mundo, como os seguidores de Gogue Satanás em todos os lugares desde a esquerda no Brasil e em todo o lugar do mundo, onde se encontram, são bodes e irão para o fogo eterno, (v.46) se não se arrependerem pois eles estão seguindo a Gogue Satanás que se encontram à esquerda de Jesus Cristo contra  os seguidores ovelhas que estão a direita de Jesus Cristo.

Assim sendo, cabe a você decidir se queres ser mais um bode, ficando a esquerda de Jesus Cristo, e ainda seguindo Gogue Satanás lutando a favor dele, contra Jesus Cristo; ou ser uma ovelha, ficando a direita com as ovelhas e com Jesus Cristo, lutando contra os bodes seguidores de Gogue, Satanás, e seus demônios.

Eis que é vindo e se cumprirá, diz o Senhor Jeová; este é o dia de que tenho falado,(v.8).

Nota: Aqui o versículo diz “este é o dia” se referindo ao tempo certo de que Deus tem falado que está vindo.

O profeta Zacarias fala desse dia dizendo:

E acontecerá naquele dia (no milênio), que não haverá luz, nem espessa escuridão

Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; e acontecerá que no tempo da tarde (fim do milênio, ou do dia) haverá luz.

Naquele dia (no milênio), também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas até o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isso.

E o Senhor será rei sobre toda a terra; (no milênio) naquele dia,(no milênio, pois um dia para o Senhor é como mil anos,e mil anos como um dia, 2 Pedro 3.8) um será o Senhor e um será o seu nome. (Zacarias. 14. 6-8)

E os habitantes da cidade de Israel sairão e totalmente queimarão as armas, e os escudos, e as rodelas, como os arcos,e com as flechas, e com os bastões na mão, e com as lanças, e farão fogo com tudo isso durante sete anos (armas de guerra que existiam nos dias dessa profecia), (v.9)

E não trarão lenha do campo, nem a cortarão do bosque, mas com as armas acenderão o fogo, e roubarão aos que o roubaram, e despojarão aos que despojaram, diz o Senhor Jeová, (v.10).

Nota: A profecia aqui diz que as cidades de Israel, vão usar essas armas como fogo por sete anos.

E acontecerá que naquele dia, darei ali (em  Israel) a Gogue (aqui se refere ao líder maligno representando Satanás, que lidera as nações Magogues contra  nação de Israel) um lugar de sepultura em Israel. O vale dos que passam ao oriente do mar; e se espantaram os que por ali passarem; ali sepultaram Gogue (o líder político de Satanás, e toda sua multidão, nações e tribos Gogues que seguiram a Gogue Satanás, e lhe chamarão o vale da multidão de Gogue, Líder de Satanás, comandando as nações e os povos Magogues que subiram para destruir israel, (v.11).

E a casa de Israel os enterrará (a multidão de nações Mangues e povos Magogues das ilhas das nações que subiram para destruir a nação de Israel), por sete anos para purificar a terra,(de Israel). (v.12)

Sim, todo povo da terra (de Israel) os enterrará, e será para eles (a nação de Israel) memorável  o dia em que eu (Deus) for  glorificado, diz o Senhor Jeová.(v.13).

E serão separados homens que incessantemente (sem cessar) passarão pela terra (da nação de Israel), para que sepultem os que tiverem ficado sobre a terra (nação de Israel), (v.14) para purificarem, durará sete meses este trabalho.

E os que passavam pela terra (nação de Israel) a atravessaram, e, vendo o osso de um homem, lhe levantará ao pé um sinal, até que os enterradores o enterre no vale da multidão de Gogue. (haverá um cemitério somente para eles).(v.15).

E também o nome da cidade será Hamoná (que significa “o grande número da multidão")

Se refere ao nome de uma cidade simbólica, onde a multidão das nações, e povos Magoguitas serão derrotadas, (reflete ainda a essa multidão que serão sepultadas naquele lugar), (v.16).

Tu, pois, ó filho do homem (o profeta), assim diz o Senhor Jeová: diz às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai - vos e vinde, vinde de toda parte para o meu sacrifício, (de Deus) que eu sacrifiquei por vós (nação de Israel) sacrifício grande nos ,montes de Israel. e comei carne e bebei sangue. (v.17).

Nota: A resposta para esse versículo, se encontra em (Apocalipse 19.11-21), quando Jesus Cristo vier em glória para estabelecer o seu reino milenar na terra, e antes lançar a besta e o falso profeta vivos no lago ardente de fogo, (v.20), mas antes vai haver a grande ceia do Deus todo poderoso, onde somente vai participar as aves dos céus, as quais irão se alimentar de carne e sangue dos cavalos dos reis e poderosos da terra. dos tribunos, dos fortes, dos cavalos como já foi dito e dos que eles assentam, a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes, que seguiram Gogue Satanás, a besta e o falso profeta. (vv.17-19).

Comereis a carne dos poderosos, e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros, dos cordeiros, dos bodes, e dos bezerros todos engordados em Basã. (,v18).

E comereis a gordura até vos fartardes, e bebereis o sangue até vos embebedarmos  a gordura e o sangue do meu sacrifício que sacrificarei por vós, (o povo da nação de Israel). (v.19).

E vos fartareis, à minha mesa (de Deus), de cavalos, e de carros, e de valentes, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Jeová, (v.20).

E eu  (Deus) porei a minha glória entre as nações (propósitos de Deus), e todas as nações, verão meu juízo, (julgamento das nações, antes de estabelecer o milênio), (Mateus 25 31-46) que eu tiver executado, e a minha mão que eu tiver sobre elas descarregado, (v.21).

E saberão os da casa de Israel que eu sou o Senhor se Deus, daquele dia em diante, (conversão nacional da nação de Israel ),para se cumprir,  Romanos 11.25,26, (v.22).

E as nações (no julgamento das nações), saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniquidade, foram levados ao cativeiro, (de Babilônia, e da Assíria),   eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada, (v.23).

Conforme a sua imundícia (da nação de Israel), e as suas prevaricações, usei com eles, e escondi deles a minha face, (veja, Isaías 59:1,2), (v.24).

Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Agora tornarei a trazer os cativos de Jacó, (Israel, como já está acontecendo). E me compadecerei de toda a casa de israel; (agora, é o próprio Deus, quem defende Israel,e ninguém mais vai  vencê-los, como os Iranianos recentemente); terei zelo pelo meu santo nome, (como querendo dizer, agora acabou a bagunça contra a nação de Israel), (v,25).

E levarão (a nação de Israel) sobre si na sua vergonha e toda a sua rebeldia com que rebelaram contra mim, (Deus) quando eles (a nação de Israel) habitarem seguros na sua terra (de Israel), sem haver quem os espante; (nenhuma nação da terra jamais vai incomodar a nação de Israel). (v.26).

QUANDO EU (DEUS) OS TORNAR A TRAZER DENTRE OS POVOS, (leia com muita atenção essa profecia em Isaías. 11:10-12), e os houver ajuntado das terras (nações) dos seus inimigos, e for santificados neles (nas nações inimigas da nação de Israel), e foram santificados neles, (as nações inimigas) aos olhos de muitas nações  (nações não inimigas de Israel, inclusive os Estados Unidos da América que já estão lutando por ele e pelo Brasil, através de seu presidente, Donald Trump, que vai acontecer no julgamento das nações, Mateus 25.31,46).(v.27), 

Então, saberão (a nação de Israel), que eu sou o Senhor, (seu Deus), vendo que eu (Deus) os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei  a ajuntar para voltarem à sua terra,(nação de Israel), e nenhum deles exclui, (v.28).

Nem esconderei mais a minha face deles, (o povo da nação de Israel), quando eu houver derramado o meu Espírito (se referindo a conversão de Israel), sobre a casa de Israel, diz o Senhor Jeová, (v. 29). (conversão espiritual, de toda a nação de Israel).

Conclusão: Conforme, Ezequiel 38,5 os Persas, atuais Iranianos, povos da nação do Irã islâmica xiita,  os quais sempre estiveram a serviço de Gogue Satanás comandando as demais nações e povos contra a nação de Israel, a partir de Gênesis 14, quando foram vencidos por Abraão na Guerra dos quatro reis contra cinco (Gênesis 14.1-17).

Desde essa época o rei de Elão, atual Irá de nome Quedorlaomer, dominava a terra de Canaã, mas foi derrotado por Abraão.

Portanto quando o Irá deixou de seguir Zoroastro, o Zoroatrismo, ou o profeta Zaratustra que fundou essa religião, na Pérsia, atual Irã, os povos iranianos passaram a seguir Maomé e a religiaõ do islamismo xiita, e passaram também a lutar contra a nação de Israel junto com seus aliados para destruir e eliminar por completo essa nação da façe da terra.

Portanto, você precisa tomar uma decisão séria: ou  seja seguidor de Gogue Satanás, e lute pela sua causa ficando a esquerda de Jesus Cristo, com os bodes, ou fique a direita de Jesus Cristo com as suas ovelhas, lutando juntamente  com ele pélo seu reino.

Assim sendo, os nações do mundo estão divididas entre os  bodes, povos da esquerda, inimigos de Jesus Cristo, e seu rebanho de ovelhas, servindo e lutando por Gogue Satanás e sua causa de destruir a nação de Israel; ou fique a direita de Jesus Cristo na condição de suas ovelha,  lutando pelo seu reino, a favor da nação de Israel, sua igreja e seu reino, para onde estamos indo.

Sendo assim, você decide, ao lado da esquerda de Satanás, e dos bodes, os seus seguidores, os quais lutam pela sua causa de destruição; ou ao lado das ovelhas, à direita de Jesus Cristo, lutando pela sua causa e seu reino.

A decisão, é somente sua, e de mais ninguém!

Pastor João Augusto Viana Neto.




Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions