ELÃO, A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, E SUA HISTÓRIA DE MALDADES
INTRODUÇÃO. Conforme a história na Bíblia Sagrada em Gênesis 14.1-17, Elam ou Elão (os Persas antigos), atual Irã, foi uma civilização antiga centrada no extremo oeste e sudoeste do atual Irã, que estende desde as terras baixas do Cuzistão, província do Irã, bem como um pequena parte do sul do Iraque.
Assim sendo, Elão ou Elam tinha Quedorlaomer como rei, conforme de Gênesis 14,1, quando quatro reis fizeram guerra contra cinco, tendo Elão (atual Irã) e seu rei (Quedorlaomer) sido ferido por Abrão e os reis que estavam com ele, conforme. v.17.
Portanto, o nome Elam deriva da transliteração Suméria junto com o Elamtu Acadiano posterior e o Elamita Haltamti.
Assim sendo, os Estados Elamitas estavam entre as principais forças políticas no Antigo Oriente, os quais foram derrotados nos dias de Abrão, conforme Gênesis 14.17.
Conforme o historiador Francês Gérard Certoux, Quedorlaomer reinou em Elão de 1900 a 1954, a.C.
Quedorlaomer também governou a terra de Canaã e muitas regiões vizinhas por 14 anos, sendo finalmente derrotado por Abrão (Gênesis 14.17).
Diante do exposto, de acordo Gênesis 14.4 os moradores de Canaã, após servirem 12 anos a esse rei Elamita, (atual irã) se rebelaram, no que incitou esse rei de Elam a recuperar o controle para assegurar seu sucesso, fazendo três alianças com três reis conforme Gênesis 14.1.
1 - Anrafel, rei de Sinar que poderia ser Hamurabi;
2 - Arioque, rei de Elasar que poderia ser algum rei de Larsa;
3 - Tidal, rei de Goim do Império Hitita.
Conforme o Cap. 14 e v.8-12 de Gênesis, Quedorlaomer obteve a sua vitória no vale de Sidim (que é o mar salgado) contra os cinco reis, levando Ló , filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, seus bens e partiram, mas foram derrotados por Abrão, que trouxe de novo todos os bens, o próprio Ló e ainda as mulheres e o povo, v.16.17.
Assim sendo, Quedorlaomer desaparece da história, mas a luta contra os Judeus (antigos Elamitas, Persas, atuais Iranianos) continua até os dias atuais.
1º) - A MALDADE DOS ANTIGOS ELAMITAS (PERSAS, ATUAIS IRANIANOS) NA HISTÓRIA.
Conforme o historiador Ivar Lissner - 1968 - Editora Itatiaia de Belo Horizonte - MG. “velhas lendas" faz alusão a um país perdido, o “Airyana Voegol” e às grandes migrações de nômades vindos para a Pérsia por Bukhara e Samarcanda. {...} esse Império antigo se desenrolou no planalto Iraniano, suntuosidade, deslumbramento, luxo e crueldade do que era capaz o povo, conquistaram os Impérios Babilônicos, Assirio e Síria.
{...} Os soberanos trocaram duas taças com sangue humano que beberam, {...} conforme Heródoto, Astíages mandou matar o filho de Harpago, depois convidou o pai a sentar-se em sua mesa e comer o próprio filho assassinado, tamanha era a maldade dos Medos. {...} Cambises matou sua irmã, depois mandou assassinar a sua mulher, feriu mortalmente seu filho, e para se divertir, mandou enterrar vivos doze nobres Persas.{...} pensa-se que eles eram originários da Rússia do Sul. Transpuseram o Cáucaso para se estabelecer na Pérsia. Alguns continuaram em direção à Índia, outros se fixaram no Irã. {...} uma residência real continha imensos palácios “sala para cem mil pessoas” {...} o harém de xerxes é o edifício mais importante de Persepolis, {...} Dário II mandou matar sua mulher e enterrar vivos seus irmãos e suas irmãs, Artaxerxes II matou seu filho e morreu de pesar, quando soube que Ôxus, outro de seus filhos, se preparava para fazê-lo ter a mesma sorte.
Ôxus reinou vinte anos e foi envenenado por um general.
O imenso império Persa afundou-se no massacre, na revolta, na crueldade, nas lágrimas e no sangue.{...} Artaxerxes II tomou como concubinas duas de suas próprias filhas,{...} Cambises pôs termo à corrupção dos juízes, mandando esfolar vivo a pele de um magistrado; a pele serviu para cobrir a cabeça do defunto, cujo filho foi nomeado em lugar do pai.{...} a crucificação, a lapidação, o enforcamento eram correntes, bem como a sufocação em cinzas ardentes, o enterramento.{...} a crueldade e o luxo andavam de par. {...} os pais casavam com seus próprios filhos; as uniões consanguíneas entre irmão e irmã, pai e filha, mãe e filho eram admitidas.{...}. Possuíam os Persas belas casas e jardins magníficos, móveis preciosos e baixelas de ouro que compravam do estrangeiro. {...} A riqueza do Império não parava de crescer, enquanto que o poder real enfraquecia. Finalmente os reis mergulharam na loucura e na devassidão, mas nos dias em que Jesus Cristo nasceu, o Império Persa não passava de uma lembrança.
CONCLUSÃO: As principais cidades do Império Persa eram Susã, Ecbatana, Babilônia quando foi conquistada.
O Irã é a segunda maior nação do oriente médio e a 18º maior do mundo.
Em 1953 o Irã gradualmente se tornou autocrático (poder por si próprio) que acabou por criar uma república Islâmica, em 1º de Abril de 1979.
Atualmente o antigo Elão, a antiga Pérsia, o atual irã continua com as mesmas atrocidades e maldades da Pérsia.
O desrespeito dos direitos humanos no irã têm sido criticado pelos próprios iranianos, denunciando abusos interiores e atuais, por ações que não seguem nenhuma lei, como estrupo, tortura e assassinato de presos políticos, dissidentes e civis, punição para crimes sem vítima, como fornicação e homossexualidade, execução de menores de 18 anos de idade, restrições à liberdade de expressão e à imprensa, incluindo a prisão de jornalistas, e tratamento desigual de acordo a religião e gênero.
Portanto, desde que Abrão em Gênesis 14.1-17 derrotou Quedorlaomer, rei de Elão que exercia por 14 anos o domínio de Canaã, começou a perseguição contra Israel que dura até os dias atuais através do atual Irã que pretende eliminar Israel do mapa mundial, que de acordo Ezequiel 38.5, ainda irá se unir com outras nações para destruir Israel, apesar de que durante sua história ter havido rei, como Ciro e outros que ajudaram a Israel, mas depois que se tornou um pais islâmico, consumou um ódio total e destruidor contra Israel, EUA e outros paises, tendo o presidente Brasileiro com seu aliado que também se tornou inimigo de Israel.
Maranata! Ora vem Senhor Jesus Cristo!
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.