OS CRISTÃOS PARECIDOS COM O APÓSTOLO DE JESUS CRISTO - JUDAS ISCARIOTES
PRÓLOGO: Conforme os historiadores, Judas Iscariotes teria sido membro da seita dos zelotes ou zelotas, o qual foi um movimento político jujdaico do século I, que incitou o povo da Judeia a se rebelar contra Roma, o império romano, e expulsar os romanos pela força das armas, o que levou à primeira guerra judaica romana (66-73).
Assim sendo, os judeus nos dias de Jesus esperavam Moisés, conforme João 5.45, e hoje sem saber, esperam o anticristo, pensando ser Jesus, o Messias.
Desse jeito, o diabo possuiu Judas Iscariotes de tal maneira, para trair a Jesus Cristo, a ponto do Senhor vê-lo, não mais como o homem, Judas Iscariotes, mas como o próprio diabo, o qual se tornou um antitipo perfeito do anticristo.
Voltando a falar sobre o partido político dos zelotas, portanto, aqui já aprendemos uma lição preciosa para nós mesmos: Não se faz a obra de Deus com política, e muito menos com armas de guerra, mas pregando o evangelho.
Assim sendo, o termo “Zelotes" significa imitador, admirador, zeloso ou seguidor”.
Diante do exposto, Mateus 16.14-17, na tradução da Bíblia Nova (Linguagem de hoje), assim está escrito:
E Jesus disse aos discípulos: - Se alguém quiser ser meu seguidor (Judas queria que Jesus fosse seguidor dele), esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer, como eu vou morrer, e me acompanhe.(o falso evangelho ensina assim: Determine a sua bênção, dando ordens para Jesus fazer a sua vontade,e realizar seus desejos; já o verdadeiro evangelho diz assim: Senhor Jesus, faça toda a sua vontade em minha vida, e não a minha).
Assim sendo, você é seguidor do falso evangelho que te ensina dar ordens a Jesus Cristo, ou seguidor do verdadeiro, que te ensina a crer e seguir a ele, obedecendo aos seus mandamentos?
Você, é um cristão parecido com o Apóstolo de Jesus Cristo, chamado Judas Iscariotes Iscariotes?
Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar em sua vida, não terá a vida verdadeira
Você coloca o Reino, e a justiça de Deus em primeiro lugar, em sua vida? ou coloca em primeiro lugar, no seu dia a dia, seus próprios interesses? Mateus 6.33?
Mas quem esquece a si mesmo, por minha causa terá a vida eterna.
O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida eterna?
Pois não há nada que poderá ter de volta essa vida, pois o Filho do Homem virá na Glória do seu Pai com seus anjos, e então recompensará cada um de acordo com o que fez.
Se tratando do Hebraico, o termo “zelotes” “Kana ‘ im” significa alguém que zela pelo nome de Deus, mas no caso aqui sem entendimento correto.
Portanto, a seita dos zelotes ou dos zelosos das coisas de Deus, sem o perfeito entendimento da palavra de Deus, foi estabelecida por “Judas, o Galileu” , que liderou uma revolta judaica contra os romanos no ano 6 da era cristã, quando a judeia se tornou em uma província do império romano, quando o governador da nova província da Síria Públio Sulpício Quirino, o qual foi nomeado legado Imperial da Síria, que passou a incorporar a província romana da Judeia para fins de um censo, vindo a morrer em 4.d.C.
Assim sendo, depois do banimento do etnarca Herodes Arquelau, em 6. a.C, a província do império romano na Judéia que era uma junção de Samaria, Judeia e Idumeia, passou a ser administrada diretamente pelo Império romano, o qual na mesma época Quirino foi nomeado legado Imperial da Síria, com ordem de Roma para avaliar a população da Judéia para fins de taxação.
Levando isso em conta, na época, os Judeus já detestavam seus conquistadores pagãos, e o censo era proibido pela lei judaica.
Dessa maneira, o censo provocou uma grande revolta pela população judaica, liderada por Judas Galileu, contra o Império Romano, que segundo Flávio Josefo, o levou a criar o partido político conhecido como zelotes, ou zelotas.
Portanto, o censo de Quirino ocorreu em 6. d.C, o qual foi citado no evangelho de Lucas 2.
Assim sendo, Quirino reinou como governador da Síria, como autoridade nomeado pelo Império Romano sobre a Judeia até 12 d.C.
Portanto, ainda segundo Flávio Josefo, a reação armada começou na Judeia por causa dessa carga tributária, liderada por Judas Galileu, que dirigiu um assalto à guarnição romana em Séforis capital da Galileia, conhecida também como Diocessareia, sendo uma importante cidade, e um centro administrativo na Galileia no tempo do rei Herodes, o Grande, que após a sua morte, a cidade se tornou no centro de rebelião da Galileia, que com o esmagamento da revolta, a cidade foi praticamente destruída.
Em consequência disso, Nazaré, a capital do maior distrito de roma, situada ao norte de Israel, onde viva Maria e seu filho Jesus, durante esses acontecimentos, hoje as proporções se inverteram, onde Nazaré distante a 7 Km passou ser a cidade principal, e Séforis passou a ser apenas uma aldeia aos seus arredores.
Levando isso em conta, é provável que Judas Galileu tenha morrido em combate ou sido preso e executado pelo Império Romano.
Dessa forma, o mesmo foi citado pelo Rabino Gamaliel I, neto do grande educador “HILEL”, líder das autoridades do sinédrio, mestre e doutor da lei (torá) que veio a morrer vinte anos antes da destruição do segundo templo em Jerusalém.
Assim sendo, como já foi dito, Judas Galileu foi citado por Gamaliel como exemplo de um falso Messias, em Atos 5.37, que diz:
Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.
Assim sendo, ainda conforme Flávio Josefo, em antiguidades Judaicas, atribui a Judas galileu, o qual fundou o movimento político zelote ou zelota, que procurava a luta armada contra os opressores romanos, tudo por causa de um tributo, ou imposto que o império romano passou a cobrar do judeus, com disse o Apóstolo Paulo, o amor ao dinheiro, é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores, 1 Timóteo 6.10.
Flávio Josefo - Guerras judaicas - livro II, capítulo VIII;
Flávio Josefo - Antiguidades Judaicas - livro XVIII.
Em vista disso, a seita dos zelotes, como já disse, foi referida por Flávio Josefo como uma seita vil, responsabilizando-a pela incitação, pela revolta que conduziu a destruição de Jerusalém, e do segundo templo referência para a cultura judaica.
Assim, se cumpriu o que está escrito em Eclesiastes 9.18 que diz:
Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destroi muitos bens.
Assim sendo, quanta destruição tem sido causada no mundo, nas famílias, nas empresas, nas nações, por causa da cobiça, e amor ao dinheiro.
Em vista disso, essa seita política contaminou tantas pessoas que um dos Apóstolos de Jesus Cristo, é chamado de Simão o zelota (Lucas 6.15; Atos 1.13), outro foi Saulo de Tarso, que se referiu a si mesmo como um zelota religioso (Atos 22.3; Gálatas 1.14), enquanto muitos membros da igreja em Jerusalém são descritos como “todos são zelosos da lei” Atos 21.20.
Portanto, não querendo cometer um pleonasmo, ou uma tautologia, segundo alguns estudiosos, Judas Iscariotes, sendo membro da seita dos zelotes, e participante de um quadro político de um messianismo político do primeiro século, foi convencido que era, com todo o poder que achava que tinha (confiança em si mesmo), que concretizaria a chegada do Reino de Deus prometido, e desejado pela nação de Israel.
Assim sendo, acabamos aprendendo que somente de boas intenções, não se realiza a obra de Deus.
Levando isso em conta, com o passar do tempo, não vendo seu projeto, seus ideais realizados, foi ficando frustrado, deprimido, e desiludido, por não ter convencido a Jesus Cristo a fazer parte do seu projeto, e as suas expectativas ou ideias.
Desse jeito, ao ficar totalmente desiludido com a pesoa de Jesus Cristo, que o havia escolhido para ser Apóstolo, o entregou ao sinédrio, o traiu, pois não via mais nele um lider adequado para ouvir o povo judeu, e os libertar de Roma, promovendo uma revolta armada, e assim estabelecer o imediato Reino de Deus na terra, e desiludido foi se enforcar.
1º) A TRAJETÓRIA, E AS OBRAS DE JUDAS ISCARIOTES.
Conforme Marcos 3.19, Judas Iscariotes foi mencionado como o último apóstolo que traiu a Jesus Cristo.
Portanto, em hebraico, seu nome significa “YEHUDHAH ISH DER YOUTH”, já em Grego “LOUDA ISKARIÔTH” que após trair ao Senhor Jesus por 30 moedas de prata, entrou em desespero, e consumido de remorso foi se enforcar (Atos 1.18,19), e foi notório entre todos os habitantes de Jerusalém.
Assim sendo, Judas Iscariotes não considerou nem o significado de seu próprio nome “abençoado, ou louvado”, o qual, teve o seu nome citado 20 vezes nos evangelhos, porque no livro dos Salmos se encontra escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e, Tome outro o seu bispado, v.20.
Portanto, Judas Iscariotes apostatou da sua fé em Jesus Cristo, pois ele não fez a sua vontade, onde aqui aprendemos uma grande lição: Muitos servem a Jesus Cristo, esperando ele fazer toda a sua vontade, ao invés dele, o seguidor, fazer toda a vontade do Senhor Jesus.
E assim, finalmente traiu a Jesus, também porque era avarento, e somente pensava no dinheiro, vendendo seu mestre para os seus inimigos, por 30 moedas de prata (pois de tanto roubar da bolsa das ofertas, pois ele era o tesoureiro), e também ladrão, ficou viciado pela cobiça do dinheiro.
Assim sendo, conforme Marcos 14.10,11, após o jantar em Betânia, Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes (inimigos de Jesus Cristo), para o entregar para ser morto, e eles (os sacerdotes) ouvindo Judas Iscariotes, ficaram tão alegres que prometeram dar-lhe dinheiro; assim sendo, Judas buscava como o entregaria em ocasião oportuna, mas continuou seguindo a Jesus.
Assim sendo, a lição que aqui aprendemos com as atitudes de Judas Iscariotes, é que ele está sempre disposto a trair, ou fazer qualquer outra coisa, ainda mais quando se oferece a ele dinheiro.
Pergunto: Você negocia o seu ministério, até com os inimigos de Jesus?
Dessa forma, a grande pergunta que devemos fazer para nós mesmos é esta: Com qual intenção eu sirvo a Jesus Cristo?
Portanto, conforme Mateus 26.14.16, Judas Iscariotes, ao ir ter com os principais do sacerdotes trair a Jesus Cristo, a primeira coisa que ele pediu foi para lhe dar algo, pelo valor da traição, e assim ele o entregaria para ser morto, quando os sacerdotes imediatamente lhe pesaram trinta moedas de prata, buscava como o entregaria em ocasião oportuna.
Diante do exposto, se cumpriu a profecia de Zacarias 11.12, quando Jesus Cristo foi avaliado por trinta moedas de prata.
Pergunto: Qual é o valor que Jesus Cristo tem para você?
Portanto, ao se aproximar a festa dos Pães Asmos, denominada Páscoa, os principais dos sacerdotes, e os escribas procuravam como matar a Jesus Cristo, pois temia o povo, foi quando Satanás entrou em Judas, e foi falar com os principais dos sacerdotes, e com os capitães do templo como lho entregaria, os quais se alegraram e convieram em lhe dar dinheiro, e Judas concordou, e agora possuído por Satanás, buscava a oportunidade de entregar Jesus, sem alvoroço, Lucas 22,1-6.
Dessa maneira, Judas Iscariotes se tornou um instrumento de Satanás, para satisfazer e alegrar os sacerdotes e escribas, ao entregar Jesus para ser morto, e como ele era tesoureiro, tinha a bolsa da oferta, e segundo Jesus, não tinha cuidado com os pobres, nem com ninguém, mais a não ser com ele mesmo, pois era ladrão, ficou mais incentivado a ter uma oportunidade para trair Jesus, quando os sacerdotes lhe ofereceram dinheiro, pois ainda era avarento, e seguia a Jesus por causa do dinheiro. Você é um desses?
Judas Iscariotes, nunca causou nenhum tipo de alegria para Jesus, mas para os seus inimigos sim.
Assim sendo, o Senhor Jesus já havia dito que havia escolhido doze para ser Apóstolos, e um deles era um diabo, porque ele o havia de entregar, e esse era Judas Iscariotes, filho de Simão, João 6.70,71.
Sendo assim, antes da festa da Páscoa, acabada a ceia, o diabo pôs no coração de Judas Iscariotes que o traísse, João 13.1,2.
Em vista disso, após Jesus dar o pão molhado a Judas Iscariotes, o diabo entrou nele, e Jesus disse: O que fazes faze-o depressa, mas os que estavam assentados, ninguém entendeu com que propósito Jesus havia falado aquilo, porque Judas, sendo o tesoureiro, tinha a bolsa, e pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa ou que desse alguma coisa para os pobres, e tendo Judas tomado o bocado, logo saiu, e era noite. vv. 26-30.
CONCLUSÃO: Portanto Jesus Cristo,
Foi seis dias antes da Páscoa, na Betânia, onde estava Lázaro o que falecera e a quem Jesus ressuscitou dos mortos.
Fizeram-lhe, pois ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.
Então, um dos seus discípulos Judas Iscariotes filho de Simão, o que havia de trai-lo disse:
Porque não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tinha dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava, João 12.16.
Assim sendo, o próprio Jesus disse que tinha um Apóstolo o qual era tesoureiro, pois cuidava da bolsa das ofertas, mas era ladrão porque tirava o que ali se lançava.
Desse jeito Pergunto, será que existem pastores, obreiros, cantores, e cristãos de um modo geral que também adquirem bens materiais, desviando ofertas e dízimos, que pertencem a Jesus Cristo, amontoando bens mal adquiridos em sua casa, e ainda tem a cara de pau de subir no púlpito e dizer que foi Deus quem lhe deu?
Portanto, Jesus Cristo tinha um Apóstolo, que ele mesmo escolheu, que era tesoureiro, ladrão, pois tirava tudo que na bolsa que ele carregava, era um diabo e ainda traidor, pois quis que o nardo fosse vendido, pois custava um alto preço, dando a desculpa para o dinheiro ser lançado dentro da bolsa, e depois ser dado aos pobres, mas Jesus, o desmascarou dizendo que ele não tinha cuidado com os pobres, mas queria que o nardo fosse vendido, e a soma alta de dinheiro fosse lançada na bolsa, para ele roubar, porque era ladrão.
Assim sendo, a pergunta que te faço, é se você também é um seguidor de Jesus Cristo parecido com o Apóstolo Judas Iscariotes!?
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.