OS CRISTÃOS COMO MORDOMOS DOS BENS DE DEUS

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

OS CRISTÃOS COMO MORDOMOS DOS BENS DE DEUS


INTRODUÇÃO: portanto, a palavra mordomia conforme os ensinos da Bíblia Sagrada, consiste na responsabilidade pessoal, em se tratando do Cristãos, de cuidar, ou administrar os bens que Deus lhe confiou.


Assim sendo, o primeiro mordomo na história da humanidade foi Adão, que Deus o pôs no Jardim do Éden para  lavrar, e  guardar, Gênesis 2.15, mas não  guardou, nem  lavrou o jardim, mas sim entregou tudo que Deus lhe havia confiado, inclusive toda terra, e tudo que nela  contém, nas  mãos de Satanás, para o mesmo destruir tudo quanto Deus havia criado, como continua destruindo cada vez mais, até os dias atuais, sendo Adão, o único culpado de toda essa destruição.


Sendo assim, em Eclesiastes 7.29, está escrito que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções, (em sua maioria para destruição de si mesmo, e do que que Deus criou, inclusive, armas de destruição, e toda sorte de venenos etc- Grifo meu).


Pergunto: Você tem usado sua mente, bem como suas mãos para construir, ou destruir, começando com a sua própria vida, como vícios, e mentiras, etc?


Levando isso em conta, o nosso bondoso Deus, e Pai celestial, é o criador de tudo quanto existe no universo,  e por direito de criação, também é o único dono de todas as coisas, conforme se encontra escrito:


Do Senhor é a terra, e a sua plenitude (riquezas), o mundo (séculos, aions, eras), e aqueles que nele habitam, Salmos.24 1.


Assim sendo, conforme Êxodo 9.29; 19.5, Moisés deixou bem claro para Faraó, e depois para todos os filhos de Israel que toda terra pertence ao Senhor.


Sendo assim, nós como Cristãos, temos o entendimento pela Bíblia Sagrada, que nem o nosso próprio corpo, pertence a nós mesmos, como está escrito:


Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6.29.


Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?


Se alguém destruir o templo de Deus ( o seu próprio corpo), Deus  o destruirá; porque o templo de Deus,(seu corpo), que sois vós, é santo (separado exclusivamente para pertencer a Deus, e não ao mundo de pecados - Grifo  meu), 1 Coríntios 3.16.17.


Levando isso em conta, existem milhões e milhões de pessoas em todo mundo, que estão destruindo seu próprio corpo, com  vícios de toda sorte; drogas, prostituição, mentiras, e enganos, incluindo sua própria mente, e ainda seu corpo com a própria comida, bebida alcólica, e ainda sua mente etc.


Pergunto: Você está cuidando do seu próprio corpo, e ainda da sua própria mente, introduzindo na mesma, apenas coisas boas? ou você está usando a sua própria mente para te destruir?


Dessa forma, medite em Filipenses 4.8 para você aprender com a palavra de Deus, como você deve usar sua mente, para trazer vida abundante para você mesmo ou como você deve usar a sua própria mente para destruir a você mesmo. Assim sendo, a  vida, ou a morte, a alegria ou a tristeza, o bem, ou o mal, e tudo quanto existe começa em nós mesmos, na nossa mente, de como a usamos. 


Você sabia, que tudo de mal, ou de bom, que fazemos nessa vida, no final fazemos para nós mesmos?


Em consequência disso, ainda está escrito, que todos nós devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal, 2 Coríntios 5.10.


Portanto, fiquei pensando em tudo o que Deus na sua infinita bondade me revelou para escrever nessa mensagem, que nós seres humanos, não somos dono de nada, nem mesmo somos dono do ar que respiramos, como disse Jó 34, 14,15 o seguinte:


Se ele (Deus) pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito, e o seu fôlego,


toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria ao pó.



Diante do exposto, essa  filosofia de vida a qual ensina:


O corpo é meu, e faço dele o que quero, é diabólica!


Conforme Romanos 14.7, agora que somos cristãos, não vivemos e nem morremos mais para nós mesmos. De sorte que, ou vivamos ou morramos,   somos do Senhor, v.8,c.


Assim sendo, a bem da verdade, durante esse curto tempo em que vivemos dentro de um corpo de carne, em relação a eternidade que  jamais terá fim, não devemos mais viver segundo as concupiscências da nossa natureza carnal pecaminosa como vivíamos antes de conhecer a Jesus Cristo, mas  viver segundo a vontade de Deus, 1 Pedro 4.2.


1°) - A ORAÇÃO MAIS SÁBIA QUE EXISTE.


Isto posto, antes de fazer qualquer comentário sobre este assunto, preciso dizer que o nosso exemplo fala mais alto do que as nossas palavras.


Assim sendo, com por exemplo: Você já conseguiu perceber, que a maioria dos líderes, pedem contribuições financeiras para o povo, a fim de realizarem determinada obra, mas eles mesmos não ajudam com nada, e muito menos não ajudam a ninguém , mas somente se preocupam em encher cada vez mais os seus bolsos, ficando cada vez mais ricos, e poderosos?


Lamentavelmente, tem muitos líderes, inclusive evangélicos, os quais apenas estão fazendo  o que disse o profeta Isaías 56. 10-12, que diz:


Todos os seus atalaias (vigias, sentinelas, guardas, aqueles que cuidam) são cegos (não têm nenhuma visão espiritual), nada sabem (não tem nenhum conhecimento da palavra de Deus), todos são cães mudos (cachorros que não latem), não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados,e amam o tosquenejar.


E estes cães são gulosos,(comem demais, são glutões, adeptos da glutonaria, que se não arrependerem,  não tem salvação, Gálatas 5.21), não se podem fartar; e eles são pastores  que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho (não o para o caminho de Deus,  mas de si mesmo), cada um  um para sua ganância, cada um por sua parte, (homens gananciosos, materialistas, escravos do dinheiro,  e dos bens materiais, quando Jesus Cristo afirmou dizendo:


Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça, e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.


Mas ajuntai tesouros  no céu, onde nem a traça nem a ferrugem

consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.


Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração, Mateus 6.19-21.


Assim sendo, eles enganam o povo de Deus dizendo: Irmãos,  vamos amar mais as almas e investir mais nos pobres, e  na salvação dos pecadores, quando na verdade, eles estão amando  cada vez mais o dinheiro, a si mesmo, enchendo seus bolsos, e das coisas materiais desta vida, enquanto os pobres pecadores estão perecendo, e indo parar no inferno eterno!. Hipócritas!!!


Vinde, dizem eles traremos vinho e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda maior, e mais famoso, (Isaías56.10-12).


Assim sendo são verdadeiros hedonistas, vivendo apenas em função dos prazeres carnais, materiais,  do dinheiro, ou em função do seu próprio ventre.



Assim sendo, esses falsos obreiros gananciosos, fizeram da igreja de Deus, um meio de enriquecer, como acontece com muitos hoje,  quando são chamados por Deus para realizarem sua obra. Antes não tinham nem o que comer, e hoje se tornaram ricos e poderosos de tanto bens materiais, que adquiriram com seus altíssimos salários, e assim vivem comendo a lã, e a carne das pobres, ovelhas de Cristo, devorando os dízimos de Deus, e as ofertas entregues pelo povo de Deus, que deveriam  serem destinadas a realizarem a obra de Deus, e apenas sustentar seus ministros, os quais são dignos do seu salário, 1 Timóteo 6.18b, e não enriquecê-los à custa do dinheiro que não  lhes pertence, como muitos estão fazendo.


Dessa maneira, infelizmente acerca desses líderes materialistas, (gananciosos, infieis, usurpadores, ladrões do dinheiro de Deus, os  quais passaram a vida fazendo a obra de Deus ajuntando não almas salvas por Jesus Cristo na terra, mas tesouros, riquezas, mal adquiridas, para as traças , e a ferrugem corroerem, e assim trabalharam não para Jesus Cristo, mas para as traças, para  a ferrugem, e por fim para o próprio ventre) esses irão ouvir do próprio Jesus a seguinte sentença:


E ele, (Jesus Cristo) chamando-o, disse-lhe: Que é isso que ouço de ti? Presta contas da tua mordomia, PORQUE JÁ NÃO PODERÁ SER MAIS MEU MORDOMO, (Lucas 16.2).


Assim sendo,o Apóstolo Paulo ainda disse:


E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões (divergência, litígio, desavença, conflito, disputa) e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.


Porque os tais não servem  a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras, e lisonjas, enganam o coração dos  simpliçes, Romanos 16. 17.18.



Portanto, iremos analisar aqui, a oração que o rei Davi fez em gratidão a Deus, pela oferta de si mesmo, em primeiro lugar para construir o templo, bem como a oferta do povo.


Assim sendo, leia por gentileza com muita atenção 1 Crônicas 29. 1-17 para não ficar muito extenso o texto, e você vai ver que primeiro foi o rei quem deu uma grande oferta para construir o templo, depois o povo, quando finalmente o Rei reconheceu que tudo vem das mãos de Deus, e das próprias mãos de Deus, nós  damos,v.14.


Dessa forma, o Rei Davi, reconheceu a si mesmo, bem como ao seu povo, a Deus como dono de tudo, e eles apenas eram os mordomos, ou administradores dos bens que o criador confiou em suas vidas, ou em sua existência terrena.


Portanto, como já aprendemos que tudo que existe pertence a Deus, e nós seres humanos somos apenas mordomos, ou administradores daquilo que Deus nos confiou, pergunto: 


O que você tem feito com o seu tempo de vida, e em que você o tem aplicado? Pois viver sem ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo.


Outra pergunta: o que você tem feito com a sua própria vida, que não mais lhe pertence, pois já foste comprado, e resgatado pelo sangue precioso de Jesus Cristo, vertido na cruz do calvário?


Pergunto ainda: O que você tem feito dos bens materiais que Deus lhe tem confiado? Como você tem adquirido esses bens? Será que você tem condições de olhar para todos os seus bens, e poder dizer: Tudo aqui, adquirir de forma honesta, e tenho certeza que foi Deus quem me deu através do meu trabalho, e suor de meu rosto.


Desse jeito, como certo pastor dizia: Às vezes você passa, e vê uma pessoa idosa sentada em uma cadeira de balanço, e você diz assim: Que vida maravilhosa esse idoso tem, e agora está  desfrutando tudo de bom que semeou, no final da sua vida!


Quando na verdade, ele está aparando tudo de mal que ele praticou, mentindo, maltratando, e logrando o seu próximo para adquirir riquezas, e agora se encontra com a consciência pesada, sem ter um pingo de  paz, colhendo tudo que semeou de volta para si mesmo.


Voltando a falar dos bens materiais que Deus nos confiou para administrar, quando Deus enviou Moisés ao Egito para tirar o povo de Israel da escravidão, e levá-los para servir a ele no deserto, o Faraó queria ficar com alguma coisa, ou alguns bens do povo de Deus, e foi quando Moisés disse o seguinte para Faraó:


Então, Faraó (que hoje simboliza o diabo) chamou  a Moisés e disse:


Ide, servi ao Senhor; somente fiquem as vossas ovelhas (que hoje simboliza o povo de Deus, que Satanás quer que sirva a ele, através do mundo pecaminoso), e vossas vacas (que representam os animais que davam sustento, carne, leite, que hoje fala da palavra de Deus, igreja sem a palavra de Deus, que somente tem cantoria,  emocionalismo); vão também convosco as vossas crianças,(igrejas que somente estão cheias de meninos em Cristo, cheia de meninices).


Moisés, porém disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios, e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus.


E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar para servir ao Senhor, nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá, Exôdo 10.24-26.


CONCLUSÃO: Você serve a Deus com o que você tem? Lembre sempre, que na verdade não temos nada, nem a nossa própria vida, e daqui somente levamos, o que está escrito em Apocalipse. 14.13.


E ouvi uma voz do céu, que me disse: Escreve: Bem-aventurado (muito feliz) os mortos que desde agora, morrem no Senhor, Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.


Em vista disso, te faço uma pergunta que serve para mim mesmo. Com o que estou servindo a Deus, e com o que eu vou me apresentar diante dele?


Pastor João Augusto Viana Neto.


Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions