O FINAL DE TUDO, EXCETO TRÊS COISAS DESTA VIDA, E AINDA, A AUSÊNCIA DO FINAL DE MUITAS COISAS NA ETERNIDADE.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


O FINAL DE TUDO, EXCETO TRÊS COISAS DESTA VIDA, E AINDA, A AUSÊNCIA DO FINAL DE MUITAS COISAS NA ETERNIDADE.


ENCABEÇAMENTO: Portanto, nós como seres humanos, temos que ter consciência de que a nossa vida começa com o nosso nascimento na terra, e depois da morte física continua na eternidade.


Assim sendo, precisamos pensar em nossa vida, não somente dentro do aspecto terreno, mas também dentro do aspecto eternidade.


Dessa forma, o conceito de tempo consiste na ideia de passado, presente e futuro, com começo e fim de todas as coisas que existem, se referindo ainda  a determinado período, considerando os acontecimentos nele ocorridos, ou seja, um período contínuo de eventos que sucederam, e continuam sucedendo.


Dessa maneira, já se tratando de eternidade, a Bíblia Sagrada repete o termo duas vezes,  mas também o termo eternidades no plural dizendo;


Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus,
Salmos 90.2.


Mas Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação; pelo que não sereis envergonhados, nem confundidos em  todas as eternidades Isaías 45.17.


Portanto, conforme o Salmos 90.2,  a eternidade foi gerada antes da fundação da terra, e do mundo.


Desse jeito, conforme Isaías 9.6, antes do verbo eterno, a segunda pessoa da santíssima trindade, se encarnou, e recebeu o nome de Jesus, porque ele viria para salvar (Mateus 1.21) o povo dos seus pecados, e seria também chamado de EMANUEL. (Emanuel traduzido é: Deus conosco v.23), mas antes da sua encarnação, na condição de verbo eterno, Deus, (palavra de Deus, João.1.1; Apocalipse. 19.13),  gerou a eternidade, ou seja: Se tornou Pai da eternidade, Isaías 9.6.


Sendo assim, dentro do fator eternidade conforme já foi dito,  ainda foi confirmado por Jó 38. 1-7 onde diz que a terra foi fundada antes de Deus criar o fator tempo, ou seja, foi criada dentro do fator eternidade, pois conforme o v.7 às estrelas da alva juntas alegremente cantavam (Querubins, Isaías 14.12), e todos os filhos de Deus (anjos, Jó 1.6) rejubilavam, pois os seres humanos, e o fator tempo ainda não haviam sido criados por Deus.


Diante do exposto, o fator tempo, bem como os seres humanos (Adão e Eva) foram criados por Deus, após a queda do Querubim ungido que se transformou no diabo, Satanás, antiga serpente, e seus anjos, Apocalipse 12.9.


Em consequência disso, dentro dessa primeira eternidade, a terra que já havia sido fundada por Deus (Jó 38.4), com a queda do Querubim ungido, e a terça parte das estrelas do céu (querubins, que o seguiram em sua rebelião contra Deus Apocalipse.12.4), e a terra ficou sem forma e vazia (Gênesis 1.2).


Portanto, conforme Jó 1.6 a palavra filhos de Deus (Bene Ha Elohim), literalmente “os filhos de Deus” se refere a anjos.


Assim sendo, em Jó 38.7, ali faz referência a estrelas da alva (Querubins), mas também a todos os filhos de Deus (anjos).


Levando isso em conta em Apocalipse 12.4, faz referência a estrelas (Querubins) do céu, já no versículo 9 é dito que ele, Satanás, foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos foram precipitados também.


Em consequência disso, essas classes de seres celestiais como diz em Efésios 6.12, principados, potestades, príncipes da trevas, se tornaram anjos de Satanás, depois que eles se rebelaram contra Deus, tanto é que conforme 2 Pedro 2.4, ali fala de anjos que pecaram contra Deus, seguindo a Satanás em sua rebelião, os quais Deus não perdoou, mas os lançou no inferno, os entregando às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.


Ainda conforme Judas 6, o mesmo se refere a uma classe de anjos que deixaram o seu principado, deixaram a sua própria habitação (seguiram a Satanás em sua rebelião contra Deus-grifo nosso), e o próprio Deus os reservou na escuridão em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.


Assim sendo, conforme Apocalipse 9.1-12, no toque da quinta trombeta durante o período da grande tribulação uma estrela vai cair do céu na terra, (que segundo muitos teólogos, será o próprio Satanás), será dado a ele a chave do poço do abismo, e muitos demônios vão subir do poço do abismo para agir na terra.


Considerando isso, conforme os textos acima citados existem muitos anjos de Deus, que seguiram o Querubim Ungido em sua rebelião contra Deus, os quais estão em prisão, em escuridão, em cadeias eternas, que serão soltos apenas no dia do Juízo, enquanto outros estão soltos, junto com Satanás, realizando sua obra de destruição na terra, e de tudo que Deus criou.


Em vista disso, a morte, de acordo com a Bíblia Sagrada, é um inimigo que será derrotada por Jesus Cristo no juízo final, e depois será lançada para sempre no lago de fogo e enxofre, Apocalipse 20.11-15.




Assim sendo, a morte continua matando, pois Jesus Cristo apenas venceu a morte, mas não a derrotou, pois o último inimigo a ser derrotado, será a morte  1 Coríntios 15.26.



Portanto a atual eternidade vai chegar em seu fim no juízo final, quando conforme Efésios 1,10, todas as coisas, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra serão congregadas novamente em Cristo. 


Assim sendo, isso vai acontecer na dispensação da plenitude dos tempos, que será no final do milênio, a sétima, e última dispensação do homem, e ainda o último julgamento da humanidade no juízo final, e logo em seguida, vai iniciar uma nova eternidade com a criação de um novo céu, e uma nova terra, Apocalipse 21.1.


1º) - O FINAL DE TUDO QUE EXISTE, MENOS DE TRÊS COISAS DESSA VIDA.


Portanto, conforme 1 Pedro 5;3, de tudo que Deus criou aqui na terra, ele vai ter uma herança.


Assim sendo, o mesmo Apóstolo Pedro nos ensina que os céus, e a terra que agora existem, se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, 2 Pedro 3.7a.


Desse jeito, a primeira coisa que Deus vai tirar dessa terra como herança, é o seu rebanho, ou seja, aquele que faz a vontade dele, irá ter permanência juntamente com ele na eternidade.


Acerca disso, assim está escrito:


Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.


Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.


E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre, 1 João 2.15-17.



Dessa maneira, aprendemos pela Bíblia Sagrada, que a herança a qual Deus vai tirar para si mesmo deste mundo, são aqueles que fazem a vontade dele.


Mas, você talvez me pergunte:


Sendo assim, então o que vou fazer, se me encontro no mundo e preciso usar as coisas deste mundo? A resposta para sua pergunta se encontra na Bíblia que diz:


E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa,  1 Coríntios 7.31.


Portanto, nada aqui nesse mundo é permanente, mas sim passageiro, e dessa maneira não podemos abusar desse mundo, muito menos colocar a nossa confiança, em qualquer coisa que aqui existe, muito menos em nós mesmos, pois assim ainda está escrito:


Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do  meu poder no evangelho, 1 Coríntios 9.18.


Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabe quem as levará, Salmos 39.6.


O rico em seu abatimento, porque ele passará como a flor da erva.


Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos, Tiago 1.10,11.


Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece, Tiago 4.14.


Porque toda carne, é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva,  e caiu a sua flor.


Mas a a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada, 1 Pedro 1.24.


Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu,
Salmos 119.89; Mateus 24.34-35.


E o mundo passa, e  a sua concupiscência; mas aquele (individualmente falando) que faz  a vontade de Deus, permanece para sempre, 1 João 2.17.


E ouvi uma voz do céu que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora,  morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras o sigam, Apocalipse 14.13.


Portanto, conforme até aqui aprendemos pela palavra de Deus, que acerca de tudo quanto existe nos céus e na terra, tudo está sendo reservado como um tesouro para o fogo (2 Pedro 3.7a). Porém dessa criação, Deus vai preservar para sempre três coisas: 1- Sua Palavra, (1 Pedro 1.24; Salmos 119.89; Mateus 24.34-35); 2 - Aquele que faz a sua vontade, pois será sua herança (1 Pedro.5.3;1 João.2.17;) 3 - As obras do cristão (Apocalipse, 14.13).


CONCLUSÃO: Lamentavelmente preciso te dizer, que conforme 2 Pedro 3.7a os céus e a terra que agora existem, não mais existirão, bem como os ímpios não vão mais estar no céu, pois irão para a perdição eterna, e finalmente conforme o v.12 os elementos que agora existem nos céus e na terra desaparecerão, ou desfarão, pois serão queimados, e ardendo no fogo, se fundirão.


Assim  sendo, a grande esperança da pessoa que serve a Jesus Cristo fielmente, se encontra no versículo 13 que diz:


Mas nós (os que se arrependerem de seus pecados, e aceitaram a Jesus Cristo como seu salvador, e o servem fielmente)  segundo a sua promessa, aguardamos novos céus, e nova terra, em que habita a justiça, Apocalipse 21.1.



Pastor João Augusto Viana Neto.


Que Deus, nos ajude a vencer a nós mesmos; vencer o mundo, o pecado, Satanás, e seus demônios, o mal em todas as suas formas, para podermos chegar lá!




Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions