AS ANGÚSTIAS DA VIDA.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

AS ANGÚSTIAS DA VIDA.


ANTE ÂMBULO: Portanto, uma pessoa que se encontra em estado de angústia, ela mesma provoca muitas outras reações em sua própria alma, como: Se tornar uma pessoa aflita, em um ser humano impaciente, cheio de agonia, não cheio de paz, em uma pessoa ansiosa, sempre atormentada, vive sempre estressada, em tudo se torna exaltada, perdendo completamente a vida de humildade, não tendo mais equilíbrio em nada, vivendo sempre inquieta, irritada, impaciente com tudo, e com todos.


Assim sendo, seu viver diário, é sempre de aflição, pois vive sempre desgostoso, e o pior de tudo, vive sempre atribulando quem se encontra ao seu redor.


Dessa maneira, todas essas características negativas que acabei de citar, são sinônimos, ou atitudes  de uma pessoa que vive angustiada. 


Diante do exposto, tudo nessa vida tem a sua origem, mas também tem o seu fim.


Sendo assim, os maiores dilemas dessa vida, tem a sua origem dentro de nós mesmos, e estão relacionados a nossa maneira de viver.


1°) - PROCEDIMENTOS QUE DEVEMOS TER PARA FICARMOS LIVRE DAS ANGÚSTIAS DA VIDA.


Levando isso em conta, O Salmos 77. 1-12  diz:


Clamei a Deus com a minha voz; a Deus levantei a minha voz, ele inclinou para mim os ouvidos.


Portanto, somente neste versículo, acabamos de aprender que o remédio para ficarmos livres da angústia se chama clamar a Deus.


No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.


Assim sendo, a angústia na vida de uma pessoa, se torna numa enfermidade emocional tão terrível, que a pessoa angustiada, vai precisar orar bastante para ficar livre da mesma, pois essa terrível enfermidade emocional da alma têm conduzido até muitos cristãos, que não tem o hábito de orar, a depressão, e ao suicidio.


Lembrava-me de Deus, e me perturbava; lembrava-me e o meu espírito desfalecia.


Isso posto, a grande questão de viver de lembranças, significa viver com seus sentimentos no passado, pois quando você lembra dos momentos maravilhosos vividos na vida, você renova os momentos vividos na sua alma, mas quando você se lembra dos momentos tristes vividos na vida, você renova os momentos de tristeza que produz angustias, deprerssões, e outras enfermidades da alma as quais levam ao suicídio.


Portanto, sejam coisas boas, ou ruins que aconteceram em sua vida no passado, essas não existem mais, a não ser em sua mente, e não em sua alma.


Considerando isso, quando Davi disse que lembrava de Deus, essa é a única lembrança que devemos sempre ter, pois dele tem a solução para nossa vida em todas as coisas.


Sustenta os meus olhos vigilantes; estou tão pertubado,que não posso falar.


Assim sendo, você já acabou de perceber, que a angústia deixa a pessoa perturbada, mas também deixa a pessoa muda, ao ponto de nem poder mais falar.


Desse jeito, o angustiado, o perturbado, o mudo, também deixa as pessoas que estão ao seu redor ficarem transtornados, confusas também.


Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados.


Conforme eu já havia dito antes, a angústia conduz a pessoa  a viver com a sua mente, e o seu sentimento no passado.


De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito investigou:


Assim sendo, você também já percebeu, que uma pessoa angustiada que agora também já se encontra depressiva, vive cantando músicas que trazem muitas recordações do passado, inclusive dos sonhos não realizados, das conquistas que não foram conquistadas, das decepções, e das frustrações vividas, como dizia certo pastor, são músicas dos derrotados.


Rejeitará o Senhor para sempre, e não tornará a ser favorável?


Considerando isso, creio que você percebeu que a angústia, que leva a depressão, e também ao desânimo, leva ainda a pessoa  a pensar que foi rejeitada por Deus, e que nem o seu criador, vai ser mais favorável a ela. Ou seja: Passa a acreditar, que não vai mais receber ajuda de ninguém, muito menos de Deus, e, por isso, não vale mais a pena lutar por nada dessa vida.


Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa que veio de geração em geração?


Resumindo, o angustiado, que também já ficou depressivo, agora já se tornou em um cético, em um  incrédulo, pois as suas perguntas que ele dirige a Deus é se não existe mais bondade da parte de Deus, e se acabou as suas promessas que sempre existiram.


Esqueceu Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?


Dessa maneira, todos sabemos que as misericórdias de Deus não tem fim, são novas a cada manhã a nosso favor, e são a causa de não sermos consumidos, pois grande é a sua fidelidade, Lamentações 3, 22.23. Dessa maneira, o angustiado, que também já se tornou depressivo, agora também está se transformando em um incrédulo, a ponto de começar a acreditar que Deus se esqueceu, e que as suas misericórdias não mais existem.


E eu disse: Isto é enfermidade minha; e logo me lembrei dos anos da destra do altíssimo.


Em consequência disso, feliz é aquele que consegue cair em si  mesmo, e exercer a sua mente para lembrar de tudo quanto Deus já fez em sua vida de maravilhoso, e continuar servindo a Ele com alegria, amor, e fidelidade, e ainda reconhece que todo o estado negativo que viveu em sua mente, e em suas emoções, não passaram de suas próprias enfermidades.


Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor; certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.


Portanto, meditar sempre na Bíblia Sagrada, para nunca esquecer das maravilhas que Deus operou no passado, mas nunca esquecer também das maravilhas que Deus fez na nossa própria vida, isso é vitamina espiritual para vivermos sempre vitoriosos na presença de Deus.


Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos, Salmos 77.1-12.


Concluindo, essa parte da mensagem, todos nós temos ciência, que como seres humanos no nosso dia a dia, meditamos em muitas coisas, inclusive necessárias para nosso viver; outros também meditam no seu dia a dia em muitas coisas desnecessárias que não lhes trazem nenhum proveito, mas uma das atitudes das mais nobres do ser humano, é iniciar o seu dia a dia com oração, meditação na palavra de Deus, e meditação nos seus feitos, principalmente em sua própria vida, e também em nossa família!


2º) - AÇÕES DE GRAÇAS DIRIGIDAS A DEUS PELA SUA PROTEÇÃO,  E SEUS GRANDES LIVRAMENTOS.


Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja, e os meus dedos para a guerra.


Assim sendo, todos nós sabemos que o Senhor Jesus Cristo é a nossa fortaleza, o nosso ajudador, o qual nos capacita em todos os sentidos da nossa vida para a nossa luta diária, inclusive para sermos mais do que vencedores em nossa guerra espiritual, mental, sentimental e física, contra o diabo, e seus demônios, contra as pessoas que planejam o mal contra nossa vida, e da nossa família, contra os nossos maus pensamentos, sentimentos, e ainda desejos malignos da nossa natureza carnal pecaminosa, e contra o mundo com seus pecados de um modo geral.


Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu, e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.


Sendo assim, é muito importante chegarmos a essa sublime compreensão para entender que,  sem Jesus Cristo em nossa vida, não somos nada, pois sem ele nada podemos fazer,
João 15.5.


Dessa maneira, quando eu também meditava neste salmo entendi, que escudo (proteção verdadeira, ou segurança verdadeira) somente existe em Deus, e em relação a alguém nos sujeitar, temos a nossa esposa, e os nossos filhos que me fez recordar do meu filho Hebertt Augusto, que um dia ao chegar da escola trouxe numa cartolina a digital de seu  pezinho, pois ainda era muito pequeno, com a seguinte frase escrita: “PAI, VEJA POR ONDE ANDAS, POIS ESTOU SEGUINDO SEUS PASSOS”. Portanto nunca irei esquecer essa frase, que guardo com muito carinho.


Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?


Assim  sendo, acerca deste assunto, um determinado pastor sempre dizia: “Nós somos um zero à esquerda, e Jesus é o número um; unidos a ele somos dez!” (pois sem ele nada podemos fazer, grifo - nosso).


Portanto, um dos versículos preferidos para mim são estes:


Eis que as nações(não apenas o indivíduo) são consideradas por ele (Deus) como a gota dum balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como uma coisa pequeníssima.


Todas as nações, são como nada perante ele (Deus);ele considera-as menos do que nada, é como uma coisa vã, Isaías 40.15.17.


Dessa maneira, parei para para pensar o seguinte: Se Deus, considera as nações da terra, como a gota que cai dum balde, como o pó miúdo das balanças, como nada, pois perante ele as nações são menos do que nada, e como uma coisa vã, me fez também pensar tudo que sabemos a seu respeito, e o que se encontra escrito em Jó que diz:


Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco, é o que temos ouvido dele.Jó 26.14.


Portanto, o filósofo Sócrates (470, a C - a 399, a.C) citou a seguinte frase: “Só sei, que nada sei”,   e através desse conhecimento foi criado o método Socrático, quando as pessoas passaram a conhecer a sua própria ignorância, e a necessidade de saber.


Diante desses fatos, ou dessas realidades, cheguei a conclusão da pergunta Bíblia, a qual diz:  “Que é o homem”,  onde pude compreender que no coletivo as nações são consideradas por Deus, menos do que nada, assim ao nos considerar como indivíduo chegamos a conclusão que cheguei, e que somos o menos do que o nada do menos, os quais Deus comparou as nações reunidas, perante Deus.


Difícil de compreender a nós mesmos, não é mesmo? E você como se compreende?


O homem é semelhante à vaidade; (que no hebraico, vivendo seu Deus, significa vazio e oco, ou como um ídolo que somente tem aparência, mas nenhuma essência) seus dias são como a sombra que passa.Salmos 144.1-4


Assim sendo, ainda segundo o Salmos 78.39, o homem é visto aos olhos de Deus, como:


Porque se lembrou de que eram carne, um vento que passa e não volta.


PALAVRAS FINAIS: Ainda nesse Salmos, v.11, o salmista e rei Davi, ora pedindo livramento a Deus das mãos dos filhos estranhos, pois até as palavras que saem da sua boca são vaidades, ou não servem para nada.


Assim sendo, você já notou que pessoas ímpias que não temem a Deus,  se reúnem e sentam em uma roda que a Bíblia no Salmos 1,1 a denomina de roda dos escarnecedores?


Pois bem, assim são a maioria dos seres humanos, que não servem, nem temem a Deus, os quais se assentam na roda dos escarnecedores, fumam bastante, bebem bastante bebida alcoólica, e quando já estão embriagados, começam a contar piadas sujas e indecentes, falar e zombar da vida alheia, entre outras coisas, quando também  não começam a zombar e falar de Deus.


Dessa maneira, talvez você vá me dizer: Você pastor, parece que você não gosta de ninguém. Na verdade, eu amo as pessoas, mas desaprovo suas atitudes erradas.

Assim sendo, nesse aspecto temos mais um motivo para não confiarmos em  nós mesmos, nem na nossa sombra que muda de acordo o sol, nem mais em ninguém a não ser no nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, mas em contrapartida, devemos amar ao nosso semelhante como a nós mesmos, que significa nunca desejar para ele o que nunca desejaríamos para nós mesmos; nunca pensar sobre ele o que não pensaríamos sobre nós mesmos; nem tratar o nosso semelhante, da forma que não gostaríamos que  alguém nos tratasse. Isso é  amar o nosso próximo como a nós mesmos.


Pastor João Augusto Viana Neto.




Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions