O ANTES E O DEPOIS DA CRUZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
PRELIMINAR: Conforme aprendi estudando a Bíblia Sagrada, a humanidade está dividida em três tempos, sendo os mesmos:
1 - Da criação de Adão e Eva até o dilúvio (primeiro tempo);
2 - Do dilúvio até Jesus Cristo (segundo tempo);
3 - De Jesus Cristo até os dias atuais em que estamos vivendo (terceiro tempo).
Dessa forma, segundo o meu entendimento, Jesus Cristo ao nascer neste mundo, dividiu a história da humanidade que teve início após o dilúvio e antes dele.
1º) - A CONDIÇÃO MORAL E ESPIRITUAL ANTES DE JESUS CRISTO.
Em vista disso, conforme se encontra escrito em Mateus 4:16, a humanidade, antes do nascimento de Jesus Cristo, se encontrava assentada em trevas e na região da sombra da morte, nos levando a entender que em trevas moral e em morte tanto física quanto espiritual se encontrava a humanidade na terra, pois Satanás tinha o império da morte, Hebreus 2:14.
Assim sendo, os que se encontravam assentados em trevas viram uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou, pois Jesus Cristo nasceu como luz para alumiar as nações…(Lucas.2.32).
Sendo assim, foi por isso que posteriormente Jesus Cristo exclamou dizendo:
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida, (João 8:12).
Levando isso em conta, depois que Jesus Cristo nasceu a humanidade passou a ter duas opções:
Os seres humanos podem andar em Espírito na luz de Jesus Cristo, ou continuar andando na carne, no pecado em desobediência a Deus servindo a Satanás, nas trevas da maldade.
Não vamos confundir “seguir uma ideologia religiosa”, ou uma “filosofia humana”, com seguir e andar com Jesus Cristo, a luz do mundo na terra mediante seus ensinamentos, ou andar com Satanás e seus demônios, nas trevas do pecado escravizados em todas sortes de vícios e maldições, praticando seus ensinamentos e ainda todas suas formas malignas de pecar, praticando ainda todas as sortes de iniquidades existentes na terra.
Portanto, servir a Jesus Cristo, a luz do mundo e andar com ele na terra em obediência aos seus mandamentos, não significa seguir uma religião, uma ideologia ou uma filosofia de vida, mas sim uma pessoa, um verdadeiro e fiel amigo, um maravilhoso Senhor e salvador da nossa alma; da mesma forma, viver na terra no pecado, praticando todo tipo de iniquidade existente, não significa ter uma opção ou filosofia de vida, mas viver na terra seguindo várias pessoas que se chamam Satanás e seus demônios!
1º) - ANDAR NA LUZ OU NAS TREVAS.
Levando isso em conta, como Deus criou os seres humanos livres ou com o livre arbítrio para eles fazerem o que quiserem, a Bíblia Sagrada vai nos ensinar acerca do comportamento de Deus para com a humanidade pecadora e o comportamento da humanidade pecadora para com o criador dizendo:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz (Jesus Cristo) veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas (Satanás) do que a luz (Jesus Cristo), porque suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz (Jesus Cristo) e não vem para a luz (Jesus Cristo) para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz (Jesus Cristo) a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus, (João 3:16-21).
Portanto, cada um de nós, devemos examinar a nós mesmos, se estamos andando na luz (Jesus Cristo) praticando suas obras, ou se estamos andando nas trevas (Satanás) praticando suas obras iníquas e todas as formas de pecar.
Na verdade, existem seres humanos que sentem grande prazer em viver pecando, fazendo a vontade de Satanás e seus demônios, mas em contrapartida existem outros que sentem cada vez mais prazer em fazer a vontade de Jesus Cristo e guardar os seus mandamentos.
Dessa forma, todo ser humano manifesta seu prazer naquilo que pensa e faz.
Por exemplo o Salmo 1:1,3 deixa isso bem claro dizendo:
Bem-aventurado (muito feliz) o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
Em vista disso, o maior conhecimento que um ser humano pode adquirir nesta vida, é o conhecimento de si mesmo.
Assim sendo, viver na terra antes da cruz de Jesus Cristo significa viver em estado de morte espiritual, caminhando em direção a morte eterna, ou separação eterna de Deus, andando nas trevas com o seu entendimento cego por Satanás, 2 Coríntios 4:4.
Portanto, viver na terra após a cruz de Jesus Cristo significa viver andando dentro de um vivo e novo caminho que foi aberto pelo nosso salvador na cruz do calvário, o qual nos conduz com segurança até o céu.
1°) ANTES E DEPOIS DA CRUZ DE JESUS CRISTO.
Em consequência disso, conforme já aprendemos pela Bíblia Sagrada, antes da cruz de Jesus Cristo a humanidade vivia assentada em trevas no vale da sombra e da morte.
Após a cruz de Jesus Cristo um novo e vivo caminho que não existia antes foi aberto para humanidade, de acesso ao céu.
Portanto, o próprio Jesus disse:
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João 5:24).
CONCLUSÃO: Assim sendo, como Deus nos criou com livre arbítrio e com a capacidade de fazer a nossa própria escolha e vontade, assim cabe a cada um de nós viver pecando nas trevas praticando toda sorte de iniquidade, vivendo antes da cruz de Jesus Cristo, ou viver depois da cruz de Jesus Cristo, salvos, vivendo sem pecar, andando na luz, caminhando nesse novo e vivo caminho em direção ao céu.
Desse jeito, uma coisa deve ficar esclarecida para todos nós, esse vivo e novo caminho não existia antes da cruz.
Dessa forma, o que mais me alegra é que toda a maldade, o Diabo e os demônios que existem, causando grandes destruições na vida dos seres humanos, somente podem ir destruindo e causando toda sorte de maldades, enfermidades e tudo que não presta, até a cruz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois somente consegue passar pela cruz, aqueles (a) que se arrependeram de seus pecados, se converteram a Jesus Cristo, aceitando-o como seu único e suficiente salvador, para depois entrar salvo, lavado e remido de todos os seus pecados pelo precioso sangue de Jesus Cristo, como de um cordeiro imaculado que veio para tirar o pecado do mundo, (João 1:29) e poder entrar nesse vivo e novo caminho de segurança eterna que conduz ao céu.
A respeito desse glorioso assunto, bem como dessa gloriosa esperança assim está escrito:
Tendo, irmãos, ousadia para entrar no santuário (celestial) pelo sangue de Jesus.
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne (que foi moído na cruz do calvário pelas nossas iniquidades (Isaias 53:5),
e tendo um grande sacerdote (Jesus Cristo) sobre a casa de Deus (sobre as nossas vidas, pois hoje somos a casa de Deus na terra, Hebreus 3:6).
Cheguemo-nos com verdadeiro coração (e não com um coração falso), com inteira certeza de fé(e não com uma fé falsa); tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa (símbolo da palavra de Deus),
retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu (Hebreus 10:19-23).
Em razão de tudo isso, a salvação eterna da nossa alma, depende apenas do que se encontra escrito em Romanos 10:9-11) que diz:
A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou (não crer na mentira da reencarnação) dos mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Pastor João Viana
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.