A VERDADEIRA OU A FALSA SALVAÇÃO; O VERDADEIRO OU O FALSO CRISTÃO À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA
EXÓRDIO. Portanto, tudo quanto existe, tem também o seu oposto.
Assim sendo, compete a cada um de nós, agir sempre com a razão, com o entendimento, com o discernimento, e não com a nossa emoção.
Desse jeito, podemos tomar como exemplo o que certo pastor sempre dizia:
“Existe muita mentira parecida com a verdade, mas também existe muita verdade parecida com a mentira”.
Em vista disso, vivemos em uma época de inversão de valores, onde muitos chamam ao mal de bem, e ao bem de mal, fazem da escuridade luz, e da luz escuridade, fazem do amargo doce, e o doce amargo! (Isaías 5:20).
Por exemplo: A máxima da ideologia comunista é essa. “Acuse-os do que você faz, chame-os do você é”.
Conforme Sóstenes Cavalcante, a frase de Lênin parece ser a máxima da esquerda no mundo.
Sendo assim, os comunistas invertem todos os valores da sociedade, e acusam os não comunistas, de serem os culpados dessa inversão de valores.
O mais grave que existe no mundo, são as falsas religiões, que não somente invertem os ensinos da Bíblia Sagrada acerca da salvação do ser humano, sendo portanto, totalmente incompatíveis com os ensinos da Bíblia Sagrada, resultando em uma verdadeira falsificação das Escrituras.
1º) - A FALSIFICAÇÃO DOS ENSINOS DA BÍBLIA SAGRADA, ACERCA DA SALVAÇÃO DO SER HUMANO.
A santa palavra de Deus, vai nos ensinar acerca das sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e ainda acerca da doutrina da salvação, que inicialmente é segundo a piedade, e não segundo o lucro, dizendo:
Se alguém ensina alguma doutrina (como as falsas religiões estão ensinando) e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.
Mas é grande ganho, a piedade com contentamento.
Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém,sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos (a custa do evangelho, fazendo da igreja uma empresa, um cabide de ganhar muito dinheiro) caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor do dinheiro, é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmo com muitas dores,(1 Timóteo 6:3-10).
A Bíblia Sagrada ainda ensina que o obreiro é digno de seu salário, e não de ficar rico, à custa dos dízimos, e das ofertas do povo de Deus, (1 Timóteo 5:18b).
Desse jeito, em lugar nenhum está escrito que, o obreiro, é digno de enriquecer a custa do evangelho, como muitos por avareza, estão fazendo do rebanho de Deus, um negócio, até mesmo com políticos, usando palavras fingidas, sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita, (2 Pedro 2:3).
Quero deixar aqui bem claro que não é pecado, alguém se especializar em determinada profissão, ganhar muito dinheiro, e ficar rico, pois Deus também tem mandamentos em sua palavra para o rico dizendo:
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para dela gozarmos;
que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis;
que entesoura para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. (1 Timóteo 6:17-19).
Dessa maneira, o que a Bíblia condena, é você usar o evangelho, e os dons de Deus, para ganhar muito dinheiro e ficar rico, pois quem foi chamado por Deus para trabalhar integralmente na sua obra, deve orar cada vez mais, pedindo mais amor pelas almas perdidas, e não orar cada vez mais, pedindo amor pelo dinheiro e ficar rico, pois Jesus Cristo nos ensinou que como de graça recebemos a mensagem do evangelho, e não pagamos nada, da mesma forma, devemos de graça anunciar o evangelho, (Mateus 10:8).
Dado isso, os dons de Deu não são para serem comercializados, como Simão ofereceu a Pedro dinheiro para receber os dons do Espírito Santo (Atos 8:18-24).
Em consequências desse ato nefando, deplorável, abominável, com a prática da Simonia, teve início o comércio das coisas sagradas, como compra de orações, de bênçãos, de cargos eclesiásticos, pagamento de missa para livrar as almas da invenção do purgatório pela igreja católica, que não existe na Bíblia, venda de relíquias, tendo começado com SIMÃO MAGO, (Atos 8:18-24) o qual quis comprar do apóstolo Pedro, o dom do Espírito Santo, para também curar, e realizar milagres, e posteriormente se tornou popular na Europa durante o século IV, D. C, após o édito de Milão, onde se pagava um sacerdote idólatra para rezar uma missa pela alma de alguém, como já foi dito, e ainda se oferecia dinheiro para se tornar arcebispo.
Portanto, foi a prática da Simonia ou o comércio das coisas sagradas, que levou Martinho Lutero a realizar a reforma protestante, escrevendo suas 95 teses.
Dessa maneira, essa prática nefanda que teve início com SIMÃO MAGO, foi depois popularizada, pela falsa igreja católica, que prega um falso evangelho misturado com adoração às imagens de escultura, prática essa, que também a Bíblia Sagrada condena em Isaías 44: 1-20; Salmos, 115 ou 115 (113B) na Bíblia Católica, Bíblia de Jerusalém.
Sendo assim, posteriormente essa prática de comércio das coisas sagradas, passou a ser praticada pela igreja da Inglaterra, quando ela se separou de Roma, chegando ao absurdo de ter que pagar para obter a ordem de pregar o evangelho, contrariando a ordem de Jesus Cristo que disse:
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus;
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai, (Mateus 10:7,8).
Desse jeito, na Divina Comédia, Dante Alighieri escreveu o seguinte:
“Vorazes, que tomam as coisas sagradas de Deus, que devem ser as noivas da justiça, e as fazem fornicar com o ouro e a prata! Chegou a hora de deixar a trombeta soar para você!”
Assim sendo, um dos maiores Simoníacos da Igreja Católica foi o papa Bonifácio VIII que por ser um ateu, chegou a dizer: “Que nunca existiu Jesus, e a hóstia, é só água e farinha” sendo portanto, um dos piores papas da igreja Católica Romana que veio a comandar a igreja, entre 1299 - 1303.
Dessa maneira, através da Simonia a igreja vendia bênçãos, orações, favores divinos, relíquias sagradas, concessões, e privilégios no meio eclesiásticos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, pagamento para ser arcebispos, missa para livrar a alma do purgatório, grande mentira inventada pelo papa Gregório Magno, o qual foi o que mais difundiu a doutrina do purgatório, desde o ano 590 - 604.
Assim sendo, atualmente, vergonhosamente, se usa essa prática nefanda no meio evangélico, vendendo orações, objetos sagrados, óleo ungido, meia ungida, lenço, ungido, chapéu ungido, rosa ungido, sal ungido, e muitas outros objetos, através de líderes maléficos e corrompidos, gananciosos, reprovados na fé, quando o fim dos quais, será o que diz a Bíblia.
E também houve entre o povo falsos profetas, como também entre vós haverá falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
e, por avareza, farão de vós negócios (como muitos falsos pastores estão vendendo a igreja, até os votos dos cristãos para políticos) sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita (2 Pedro 2:1-3).
Assim sendo, na verdade, na verdade, nessas falsas igrejas, desses Simoníacos comerciantes do evangelho de nosso Senhor, e salvador Jesus Cristo, o que está faltando lá dentro, é o Jesus do chicote, que entrou no templo, e achou os negociantes de bois, de ovelhas, de pombos, e ainda cambiadores assentados fazendo da casa de Deus, uma casa de comércio.
Sendo assim, diante de tal abominação Jesus fez um azorrague (um chicote, formado com várias correias presas um cabo de pau) e começou a lançar todos fora do templo, bem como os bois, as ovelhas; e ainda espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas, pois haviam feito da casa da casa de Deus, uma casa de vendas, quando na verdade ali teve início o comércio da casa de Deus, que era chamada casa de oração e de santidade, sendo transformada numa casa de negociantes e cambistas, que posteriormente, como Simão o Mago, recebeu o nome de Simonia (João 2:14-16; Atos 8:18-24).
Considerando isso, certo pastor disse que o templo hoje, onde esses ímpios vendiam bois e ovelhas, simboliza nossa vida, que é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19).
Dessa forma, ele concluiu o seu sermão perguntando: Qual é o bicho que mora dentro de você?
2º) - A FALSA SALVAÇÃO E O FALSO CRISTÃO.
A Bíblia Sagrada nos deixa bem esclarecido através dessas passagens, sobre a nossa verdadeira salvação dizendo:
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12).
Assim sendo, o único nome pelo qual devemos ser salvos, é no nome que está escrito em Atos 16:31 que diz:
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.
Sendo assim, Jesus Cristo, nos ensinou sobre a questão de crê e a questão de não crê dizendo:
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem,que está no céu.
Para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Por que Deus enviou seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus.
Acabamos de aprender pela Bíblia Sagrada que o primeiro passo que um ser humano precisa dar para a sua salvação, é crer em Jesus Cristo.
Levando isso em consideração, quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez,
porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu (1 João 5:10), pois assim ainda está escrito:
O Pai ama o Filho e todas as coisas entregou nas suas mãos.
Aquele que crê no filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (João 3:35,36).
A Bíblia aqui deixa bem claro, que os milhões de pessoas que não crêem em Jesus Cristo, permanecem debaixo da ira de Deus, pois em contrapartida, o próprio Jesus Cristo afirma:
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna, (João 6:47), pois todos nós sabemos, que existem pelo menos três vontades que regem o universo, sendo as mesmas:
1º) - A vontade própria do ser humano; 2º) - A vontade de Satanás; 3º) - A vontade de Deus.
Assim sendo, acerca da vontade de Deus, a respeito dos seres humanos é esta:
E a vontade do Pai, que me enviou é esta:
Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que ressuscite (não reencarne) no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei (não reencarnarei) no último dia, (João 6:39,40).
Diante do exposto, o primeiro passo, que todo ser humano, deve dar para alcançar sua salvação eterna é crer, pois assim está escrito:
A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus (não ao homem, ou a um credo religioso) e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação, (Romanos 10:9,10).
Muitas falsas religiões ensinam que para alguém alcançar a salvação, precisa fazer boas obras, portanto independente das nossas boas obras de justiça, a Bíblia Sagrada nos ensina que a nossa salvação depende da redenção realizada por Jesus Cristo na cruz do calvário, o qual pagou o preço dos nossos pecados, (Colossenses 1:13,14) que diz:
Ele (Jesus Cristo) nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,
em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber a remissão dos pecados.
Redenção, é pagar o preço.
Jesus Cristo, nos redimiu de todos os nossos pecados, morrendo na cruz do calvário por todos nós para nos salvar, quando foi moído pelas nossas iniquidades, pagando o preço dos nossos pecados, (Isaías 53:5a).
Assim sendo, a salvação da nossa alma depende ainda de justificação, onde Romanos 5:1,2 diz:
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;
pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e gloriamos na esperança da glória de Deus.
justificação, é quando se aplica a justiça de Jesus Cristo em nossas vidas, nos libertando de nossos pecados, pois acerca de tudo isso assim está escrito:
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação e redenção (1 Coríntios 1:23,30).
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Se, pois, o Filho vos libertar; verdadeiramente, sereis livres, (João 8:32,36)
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
E, libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça, (que é o próprio Jesus Cristo, 1 Coríntios 1:30).
Mas agora , libertos do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor,
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte,
(Romanos 6:14.18.22,23. 8.2).
Assim sendo, aqui no v.22, ficou bem esclarecido para todos nós que a vida eterna é um dom gratuito de Deus, e não o resultado de boas obras de justiça própria, ou qualquer outro mérito humano.
Em vista disso, em seguida nós temos a regeneração do ser humano, que ficou explicada, em Tito 3:5,6,7 que diz:
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração, e da renovação do Espírito Santo,
e que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso salvador.
Para que, sendo justificados, pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna .
Portanto, regeneração é tornar novo o velho homem, quando morremos para o mundo, e nascemos para Deus, nos tornando em uma nova criatura, (ou em uma nova criação de Deus), (2 Coríntios 5:17).
Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele (Deus) pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado (Romanos 3:20).
E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele (Jesus Cristo) é justificado todo aquele que crê (Atos 13:39).
Vocês acabaram de perceber, o evangelho mentiroso que muitos estão ensinando, para você ser salvo precisa guardar a lei de Moisés, guardar o dia de sábado, fazer boas obras de justiça própria, e tantas outras práticas idólatras enganando milhões de pessoas, levando-os para o lago eterno que arde com enxofre e fogo, (Apocalipse 21:8).
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada (Gálatas 3:16).
Finalmente, a salvação da nossa alma, da regeneração que conforme já foi visto, ninguém será justificado diante de Deus pelas suas obras de justiça própria, pois regeneração é tornar novo o velho homem, quando morremos para o mundo, e o pecado, e passamos a ser um filho de Deus, uma nova criatura, criado em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nela (Efésios 2:10).
Em vista disso, ninguém nesse mundo será salvo por praticar boas obras de justiça própria, mas a pessoa que já foi salva em Cristo Jesus, não pratica as obras do pecado, mas sim as obras de uma pessoa que já foi salva, ou da justiça de Jesus Cristo, implantada em sua vida.
Portanto, as obras de justiça própria de uma pessoa que ainda não foi salva por Jesus Cristo, são estas:
Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
Pois andar, segundo os desejos pecaminosos da nossa natureza carnal, significa viver mortos no pecado, e ainda permitir que o pecado venha reinar em nosso corpo mortal, pois vivendo dessa maneira, nós apresentamos os membros do nosso corpo para pecar, como fazíamos antes de conhecer a Cristo, mas agora servindo a Cristo, apresentamos os membros do nosso corpo para servirmos a Deus, como está escrito:
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça (Romanos 6:10-13).
Portanto, agora, nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne,mas segundo o Espírito.
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
De maneira que, irmãos somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viveres segundo a carne, morrereis, mas, se pelo espírito mortificardes as obras da carne vivereis.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus, (Romanos 12:1,4-8,12-14).
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma,
tendo o vosso viver honesto entre os gentios (os pecadores), para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras (de Jesus Cristo) que em vós observem (1 Pedro 2:11,12).
Assim sendo, somente aqui nestes textos da palavra de Deus, aprendemos algumas coisas inevitáveis para a nossa salvação como:
Andar em Espírito, é não cumprir com a concupiscência (desejo de prazeres sexuais; e cobiça de bens materiais), porque já morremos para o pecado, e assim não podemos mais usar o nosso corpo que é o Templo do Espírito Santo como Instrumento para pecar,(como a boca para mentir, amaldiçoar, xingar, fumar, beber bebidas alcoólicas, dizer palavrões, contar piadas imundas, falar da vida alheia, usar nosso corpo para adulterar, prostituir, nossa mão para roubar, e fazer toda sorte de males, nossos olhos para cobiçar, a mulher e os bens de outrem, nossos ouvidos para ouvir músicas mundanas, piadas sujas, conversas sem proveito, ouvir falar da vida alheia, etc..), pois aqueles que estão vivendo na carne não podem agradar a Deus, pois a inclinação da carne é morte espiritual, e os que vivem na carne estão mortos espiritualmente falando.
Pergunto: Conforme nos ensina a palavra de Deus, um cristão mundano que vive, e ainda anda nos prazeres imorais da carne, praticando as obras da carne, e em consequência de tudo isso, estão mortos espiritualmente, não tendo o amor, nem uma vida com Deus, conforme iremos ver mais adiante, se constituindo em um inimigo de Deus. Essa pessoa tem salvação? Caso você ache que não tem, responda para você mesmo, pois eu creio que se essa pessoa não se arrepender de verdade, não terá salvação.
3º) - AS OBRAS PECAMINOSAS DA CARNE.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:
Prostituição, impurteza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, ira, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus, (Gálatas 5:19-21).
Portanto, a palavra de Deus não para por aí, quem vai ficar do lado de fora do reino, Deus nos alerta dizendo;
Porque bem sabeis isto: Que nenhum fornicador (aquele que pratica relações sexuais fora do casamento), ou impuro, ou avarento (que tem apego demasiado ao dinheiro, sovina, miserável, mesquinho), o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo, e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais seus companheiros.
Porque noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:5-8).
Para Lhes abrires os olhos (do entendimento) e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados pela fé em mim, (Atos 26:18).
Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: A prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
nas quais também, em outro tempo, andastes, quando viviais nelas, (Colossenses 3. 5-7).
Ficarão de fora os cães (pessoas más, impuras, que promovem práticas imorais, heresias, doutrinas falsas, Filipenses 3.2) e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, os idólatras, e qualquer que ama, e comete mentiras, (os amantes de novelas, filmes mentirosos de teorias da evolução, programas sujos, e imorais de televisão etc) (Apocalipse 22.15).
Assim sendo, até aqui, aprendemos pela palavra de Deus, acerca do grupo de pessoas, que não vão herdar o reino de Deus, bem como ainda o que se encontra escrito em 1 Coríntios 6.9-11, nos mostrando as duas situações imorais e morais, bem como espirituais do mesmo ser humano dizendo:
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
Não erreis: Nem os devassos (degenerados, despudorados, imorais, indecorosos, intemperantes, libertinos, licenciosos, rigolboches, depravados) nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas (aquele que pratica sexo anal, com um homem, ou uma mulher), nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
E, é, o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Assim sendo, você pode perceber o estado imoral e moral, bem como espiritual da mesma pessoa, antes e depois de conhecer a Jesus Cristo?
levando tudo isso em conta, o que a Santa, e Infalível palavra de Deus nos ensina, em seu último estágio para qualquer ser humano aqui na terra, alcançar a sua salvação eterna, e entrar no Reino de Deus, é seguir a paz com todos, e a santificação, quando a Bíblia Sagrada assim diz:
Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados,
E fazei veredas direitas para os vosso pés, para o que manqueja (na vida de fé, de andar com Deus aqui na terra, 2 Coríntios 5.7) se não desvie inteiramente; antes, seja sarado.
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
E ninguém seja fornicador ou profano como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura (como muitos hoje estão vendendo a sua salvação, e até vendendo a igreja, com todo o seu patrimônio, que os cristãos construíram com seus dízimos,e ofertas, mas agora os falsos pastores estão negociando aquilo que nunca lhes pertenceu, se revelando verdadeiros negociantes das coisas de Deus, ou verdadeiros Simoníacos).
Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois (de ter escandalizado bastante o nome de Jesus Cristo) herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou (Hebreus 12.12-18).
Portanto, tenha muito cuidado, com aqueles falsos crentes, que só vivem dando escândalos contra o nome de Jesus Cristo, e para disfarçar sua falsa santidade, querem impressionar os cristãos com sua falsa santidade, com seu falso cristianismo, e dessa forma, enganando os incautos, vivendo cantando como rouxinol, como um sabiá, e também chorando como um bebê desmamado, mas não mostram em nenhuma de suas atitudes o fruto do Espírito, que segundo a Bíblia é:
Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas concupiscências.
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito, (Gálatas 5.22-25).
Finalmente, um dos pilares para alcançarmos a salvação eterna, é como já foi visto, seguir a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14).
Assim sendo, santificação é separar alguma coisa para o uso exclusivo de Deus, no caso aqui se trata de uma pessoa, quando nos separamos do mundo de pecados, e de tudo quanto nele existe para o uso exclusivo de Deus, isso é santificação.
4º) - SIGNIFICADOS DE CONCUPISCÊNCIA, SER INIMIGO, E NÃO TER O AMOR DE DEUS.
Conforme os ensinos da Bíblia Sagrada, antes de conhecermos a Jesus Cristo, e aceitá-lo como nosso salvador, pela nossa natureza pecaminosa, éramos inimigos de Deus.
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu ao seu tempo pelos ímpios.
Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue (não pela lei de Moisés, nem obras de justiça própria), seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho (não pela guarda do dia de sábado, ou pela lei de Moisés), muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos glorificamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual alcançamos a reconciliação, (Romanos 5.6-11).
Levando isso em conta, um cristão, nascido de novo, herdeiro de Deus, e co herdeiro com Cristo, pode se tornar novamente em um inimigo de Deus, ao começar a agir da seguinte maneira:
Adúlteros e adúlteras (se referindo a um adultério espiritual), não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que queira ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tiago 4.4).
Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece (JOÃO 15.18-19).
Assim sendo, em sua oração sacerdotal Jesus Cristo, pronunciou a palavra mundo 16 vezes, em relação a si mesmo, e em relação aos cristãos dizendo:
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus,
E eu já não estou mais no mundo, mas eles (falando dos cristãos) estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome.
Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Assim como tu me enviastes ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo conheça que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que tens amado a eles como tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste, quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim, (João 17.9,11,12,13,14,15,16,18,21,23,24,25).
Portanto, o mundo jaz no maligno, (1 João 5.19), sendo Satanás o deus deste século, (2 Coríntios 4.4) e por isso esse sistema mundano é inspirado por Satanás, e seus demônios, e por essa razão nem Jesus Cristo, nem os Cristãos têm parte nele, pois conforme o v.16 , Jesus Cristo afirmou dizendo: Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Assim sendo, diante desta grande realidade, nós precisamos saber que todo cristão mundano, já tem se constituído em um inimigo de Deus, o qual podemos afirmar que os tais não podem viver em santidade, servindo a dois senhores, Deus, e o mundo, e conforme Hebreus 12.14 também não vão poder ver o Senhor.
5º) - O SIGNIFICADO DO CRISTÃO NÃO TER O AMOR DE DEUS EM SUA VIDA.
Assim sendo, conforme Romanos 5.5, quando aceitamos a Jesus Cristo, como nosso salvador, o amor de Deus, foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Sendo assim, somente nesse versículo, o cristão recebe três coisas ao aceitar a Jesus Cristo como seu salvador, ou seja: A esperança, o amor de Deus, e o Espírito Santo.
Diante do exposto, o cristão no decorrer da sua caminhada para o céu, pode acabar extinguindo o amor de Deus em sua vida, se comportando da seguinte maneira.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.
Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2.15.17).
levando isso em conta, um cristão que deixou de viver em santidade, separado do mundo e das coisas do mundo, não tem mais o amor de Deus em sua vida.
Pergunto: Será que alguém que não tem mais o amor de Deus, vai também ser salvo, e morar no céu?
Responda para você mesmo.
E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa (1 Coríntios 7.31).
7º) - O SIGNIFICADO DE CONCUPISCÊNCIA DA CARNE, CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS, E SOBERBA DA VIDA.
Considerando todas essas coisas, conforme ensina a bíblia sagrada, concupiscência, é sinônimo de libertinagem, ou lascividade carnal, onde os prazeres sexuais ou ainda a cobiça dos bens materiais, envolvendo o amor ao dinheiro, e ainda o apreço exagerado pelas coisas desta vida, chegando ao ponto da pessoa se tornar um mesquinho, um avarento etc…
Etimologicamente falando, concupiscência significa ainda aquele que tem um forte desejo de pecar com seus olhos, e ainda com todo o seu corpo, sendo também sinônimo de libertinagem, lascívia, luxúria carnal, na vida daqueles que são dominados pelos desejos pecaminosos da sua natureza humana carnal pecaminosa, os quais não podem agradar a Deus (Romanos 8.8).
Portanto, a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos, está relacionada a lascívia, a sensualidade, a libertinagem, a luxúria, ao despudor, na vida de quem tem a propensão para a imoralidade, e a sensualidade.
Assim sendo, a palavra lascívia se manifesta na vida do ser humano, através dos cinco sentidos de seu corpo, ouvindo, músicas eróticas, olhos vendo pornografia, boca, falando acerca de imoralidades, mãos, tocando em corpos, pés, andando por ambientes depravados, nariz, cheirando o que é proibido (como cocaína etc..).
Em consequência disso, deixando totalmente a hipocrisia quando o cristão frequenta, balneários públicos, como piscinas públicas, praias, onde mulheres e homens formosos, esculpidos fisicamente em academias, se encontram quase cem por cento pelados, pois vão para esses lugares, vestindo apenas um fio dental bem apertadinho, com o sutiã, o mais mínimo possível cheio de silicones para seduzir os homens, se tratando de mulheres sensuais e formosas, ressaltando sua genitália, e os machos com uma sunga também bem apertada ressaltando seu genital.
Assim sendo, deixando toda a hipocrisia, e o falso evangelho sem santidade, é normal, um cristão participar de um ambiente onde existe todo tipo de concupiscência carnal, e imoralidade sexual?
Esse cristão que deve viver em santidade pode frequentar esses lugares?.
Portanto, a Bíblia Sagrada, nos dá a seguinte recomendação:
Fugi de toda a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22).
Dessa maneira, a Bíblia manda fugir, e não se misturar com os Ímpios!
Ao usar os cinco sentidos de seu corpo, o ser humano vai despertar em si mesmo todo tipo de concupiscência e desejos sexuais imorais, desprezando aquilo que é moralmente correto como ensina a Bíblia Sagrada, participando desse mundo corrompido pelo pecado, como diz a Bíblia:
Que quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e eu chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundicia, e prostituição, e desonestidade que cometeram (2 Corintios 12.21).
Portanto, no que diz respeito à soberba da vida, em vista disso, a soberba está relacionada à arrogância, ao orgulho, e ao sentimento de superioridade.
A pessoa soberba tem uma visão distorcida de si mesmo, achando que é melhor do que os outros, quando a Bíblia nos ensina a considerar uns aos outros superiores a si mesmo, pois em muitas coisas nosso semelhante, é superior a nós mesmos, quando desenvolve tarefas, das quais não temos nenhum conhecimento.
Diante do exposto, o Apóstolo Paulo nos deixou a seguinte lição:
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo (Filipenses 2.3).
Considerando isso, a Bíblia Sagrada, nos ensina que as nações são consideradas por Deus, como a gota de um balde, como o pó miúdo das balanças, como uma coisa pequeníssima.
Assim sendo, todas as nações são consideradas perante ele, menos do que nada, é como uma coisa vã (Isaías 40.15,17).
Dessa forma, nós como indivíduos somos vistos pelo criador como o que? Já que as nações são vistas por ele como menos do que nada?
Portanto, nós como seres humanos mortais, não temos outra opção, senão a de humilharmos debaixo da potente mão de Deus, para que ao seu tempo ele venha nos exaltar, (Tiago 4.10) pois caso contrário, a Bíblia Sagrada nos ensina que a soberba conduz o ser humano à ruína.
Dessa maneira, o soberbo chega a se achar superior a tudo, e a todos, incluindo o próprio Deus, chegando ao ponto de ser atingido em sua soberba com a síndrome do Diabo, chegando ao ponto de se transformar em um autólatra, adorando a si mesmo, desprezando tudo e todos, não reconhecendo mais a Deus, nem mais a ninguém em sua vida, mas somente a si mesmo, chegando a adotar essa diabólica filosofia: “Eu amo, a mim mesmo”.
Pergunto: Será que existem cristãos, pastores, líderes de um modo geral, que se transformaram em um autólatra?
Examine-se a si mesmo, e responda para si mesmo.
CONCLUSÃO: Em vista de tudo quanto foi escrito nesse opúsculo, creio que você pode entender o que significa possuir uma verdadeira salvação à luz dos ensinos das Escrituras Sagradas, e ainda o que significa ser um genuíno cristão, e não ser apenas um falso cristão de nome, pois a Bíblia Sagrada, nos ensina o seguinte:
E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos,
Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla no espelho o seu rosto natural;
porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem aventurado no seu feito (Tiago 1.22-25).
Assim sendo, talvez você agora conteste comigo dizendo: Mas eu já creio em Jesus Cristo!
Dessa forma, a Bíblia Sagrada, te dá a seguinte resposta:
Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem (Tiago 3.19).
Portanto crê sem praticar, sem obedecer a palavra de Deus, não é o suficiente para alguém ser salvo, pois as igrejas estão lotadas de cristãos emocionalistas que vivem estremecendo, e chorando de emoções, mas não praticam os ensinos da palavra de Deus, enganando a si mesmos.
Considerando isso, talvez agora você me diga: Mas eu amo a Jesus Cristo, e por isso eu vou para o céu.
Assim sendo, por amar a ele, o próprio Jesus assim afirmou dizendo:
Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, as palavras que ouvistes não são minhas, mas do Pai que me enviou (João 14.23,24).
Você acabou de descobrir, se o seu amor por Jesus Cristo, é verdadeiro ou falso, pois a prova do seu amor para com ele, consiste em guardar, praticar, e obedecer a sua palavra.
Existem muitos falsos cristãos, de apenas aparência, que não produzem em sua vida nenhum fruto de arrependimento, mas vivem uma vida de iniquidade, pensando que são salvos, e vão morar no céu, usando o nome poderoso de Jesus Cristo para realizar suas obras na terra, e ganhar muita fama, e muito dinheiro, mas sua vida não condiz com nada com o que pregam.
Sendo assim, a mensagem de Jesus Cristo para os tais, é esta:
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? , em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
E, então, lhes direi abertamente; Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade (Mateus 7.21-23).
Considerando tudo isso que acabamos de aprender pela palavra de Deus, agora entendemos que não se trata de apenas crê para ser salvo, sendo esse o primeiro passo para nossa salvação, mas em seguida tem a prática dos mandamentos de Jesus Cristo, e também a santificação.
Portanto ainda podemos ver que muitos, e não poucos, que vivem uma vida de iniquidade, usam o nome bem como os dons do Espírito Santo, para realizar milagres e maravilhas, mas o próprio Jesus Cristo vai dizer publicamente que nunca os conheceu, e por isso devem se afastar dele, pois viveram na terra praticando a iniquidade.
A Bíblia Sagrada deixa bem claro que nenhum pecador, que ainda não arrependeu de seus pecados, e se converteu a Jesus Cristo, será salvo pelas suas obras de justiça próprias praticadas, mas pela graça (favor imerecido de Deus, dirigido a nós, mediante a nossa fé), como está escrito:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie (dizendo: Eu fiz mais, do que fulano).(Efésios 2.8,9).
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia (Romanos11.32).
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração, e da renovação do Espírito Santo, (Tito 3.5).
Pois que? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já antes demonstramos que tanto judeus, como gregos, todos estão debaixo do pecado,(Romanos 3.9).
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes, (Gálatas 3.22).
Uma coisa deve ficar bem esclarecida para todo seguidor de Jesus Cristo; como já foi dito, nenhuma obra de justiça realizada pelo pecador, que ainda não conheceu a Jesus Cristo, e arrependeu de todos os seus pecados, aceitando-o como seu salvador, vai lhe dar salvação.
Dessa maneira, conforme se encontra escrito em Efésios 2.10, assim diz:
Porque somos feitura sua, (depois que aceitamos a Jesus Cristo como nosso salvador e nascermos de novo, João3.3-7), criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Uma pessoa salva em Jesus Cristo, não mais realiza as obras infrutuosas das trevas, quando ele realizava antes de conhecer a Jesus Cristo, nascer de novo, e aceitá-lo como seu único salvador, como diz a Bíblia:
E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como também os outros gentios (pecadores), na vaidade do seu sentido,
entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, (Efésios 5.17-21).
Em vista disso, agora que fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras, as mesmas, realizadas em Cristo, vão nos dar galardão (recompensa), e não salvação, pois já fomos salvos através do calvário.
Assim sendo, a respeito de nosso galardão, Jesus Cristo assim disse:
E eis que cedo venho, e o meu galardão ( prêmio, recompensa),está comigo (com Jesus Cristo) para dar a cada um segundo a sua obra, (Apocalipse 22.12).
Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua façe (Isaías 40.10).
Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que a tua salvação vem: Eis que com ele vem o seu galardão,e a sua obra, diante dele (Isaías 62.11).
Portanto, o galardão, o prêmio, a recompensa que Jesus Cristo tem para os seus servos, é apenas o resultado do que está escrito:
Porque Deus não é injusto para esquecer da vossa obra e trabalho de amor, que para como seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos, e ainda servis (Hebreus 6.10).
Levando isso em conta, aqui se encontra escrito, que Deus não é injusto para esquecer da sua obra, que você realizou não como pecador, mas como cristão salvo por Jesus Cristo, em servir aos santos irmãos em Cristo.
Diante do exposto, sabe o que representa a sua obra feita perante Deus?
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, e constantes, sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor (1 Coríntios 15.18)
Sendo assim, o seu trabalho feito como cristão na obra de Deus, é tão importante, ao ponto de Jesus Cristo dizer o seguinte:
Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria, a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Mateus 10. 40-42).
CONCLUSÃO: Assim sendo, espero sinceramente, que essa mensagem genuinamente bíblica, venha te esclarecer acerca do verdadeiro cristão que realmente foi salvo por nosso Senhor Jesus Cristo, onde 1 Coríntios 1.18, diz que a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós,(os seguidores de Jesus Cristo) que somos salvos (e não seremos salvos), é o poder de Deus.
Em consequência disso, ainda não se encerra por aí, pois o plano de Deus para nossa salvação, conforme João 5.24 ainda diz:
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou TEM (e não terá) a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou (não passará) da morte para a vida.
Crê você em tudo que foi escrito, extraído da Bíblia Sagrada?
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.