CARNE OU MANÁ
PRÓLOGO: Conforme se encontra escrito no livro de Êxodo, Deus tirou Israel do Egito, e os levou para o deserto com o objetivo de operar uma mudança total em seus sentimentos, desejos e mentes, ou em suas vidas de um modo geral.
Dessa forma, pude entender que a mudança que Deus opera em nossa vida é completa e perfeita, ou seja: No espírito na alma e no corpo, (1 Tessalonicenses.5.23).
1º) - OS DESEJOS DO SER HUMANO.
Portanto, como todo ser humano é constituído de espírito, alma e corpo, sendo portanto um ser tricotômico, Deus quer que todo nosso ser seja plenamente conservado, irrepreensível,(correto, fiel) em santidade diante de nosso Deus Pai, para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, (1 Tessalonicenses. 3.13).
Assim sendo, toda obra que Deus fez na criação foi muito boa, (Gênesis.1.31) e em relação a nossa salvação foi perfeita, (Hebreus. 7.25).
2º) - MUDANÇA EM NOSSO GOSTO.
Desse jeito, os nossos desejos vem dos nossos pensamentos, e se manifestam em nossa alma, quando finalmente vem a se concretizar através dos cinco sentidos do nosso corpo.
Dessa maneira, antes de alguém conhecer e aceitar a Jesus Cristo como seu salvador, nascendo de novo da palavra de Deus e do Espírito Santo, essa pessoa é dotada de outros pensamentos, sentimentos e desejos, conforme nos ensina o (Salmo.1.1-3) que diz:
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
3º) - OS DESEJOS DO POVO DE ISRAEL NO DESERTO.
Considerando isto, determinado pastor disse: O povo de Israel saiu do Egito, mas o Egito não saiu de dentro deles.
Dessa forma, quando o povo de Israel entrou no deserto o desejo e a lembrança do Egito se manifestou em sua alma, ou seja: O desejo de ficarem sentados junto às panelas de carne, como acontecia no Egito, (mundo), (Êxodo.16. 4a).
Assim sendo, os desejos bem como as lembranças pelas comidas do Egito, (mundo) permaneceu do vulgo "multidão em desordem" que se encontravam no meio do povo de Israel, que veio a ter grande desejo de comer carne e começaram a chorar.
Ainda hoje, muitos e não poucos (falsos cristãos e falsos pastores e demais falsos líderes) querem fazer a igreja ficar parecida com o Egito, (mundo) mas não o Egito (mundo) parecido com a igreja.
Mas a igreja de Jesus Cristo não está aqui para transmitir as glórias e os dons do Egito, (mundo) mas as glórias e os dons do céu.
Desse jeito, a respeito desse assunto assim está escrito:
E o vulgo que estava no meio deles, veio a ter grande desejo (não pelo pão do céu, mas pelas panelas de carne do Egito, (mundo), pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram:
Quem nos dará a comer carne?
Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos, (Números. 11. 4-6).
Portanto, somente aqui neste texto, aprendemos que esse vulgo que saiu do Egito, misturado com o povo de Israel, mas que em nada tinha a ver com o povo, tiveram desejos pecaminosos e ainda lembraram das comidas do Egito principalmente das panelas de carne.
Como acertadamente disse certo pastor: Saíram do Egito, (mundo) mas o Egito (mundo)não saiu das suas lembranças e dos seus desejos.
Pergunto: Qual é a sua situação moral, emocional, física e espiritual no meio do povo de Deus?
Você que diz servir a Deus, deseja e lembra das coisas do Egito (mundo) ou deseja e lembra das coisas do céu?
Dessa forma, se você que diz servir a Deus, mas ama e pratica as obras do Egito, (mundo) a Bíblia Sagrada nos ensina que você se constituiu em um inimigo de Deus e o amor dEle não se encontra em você, (Tiago.4.4;1 João.2.15-17).
Portanto, essa questão do cristão pertencer ao Egito (mundo) e também pertencer a Jesus Cristo, está totalmente em desacordo com os ensinamentos de Jesus Cristo que disse:
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou,(João.17.14.16).
Levando isso em conta, o vulgo que se encontrava no meio do povo de Deus não conseguia se alimentar mais do maná, (pão do céu) pois diziam que sua alma se secava,(com a palavra de Deus),(v.6).
Assim, o que podemos aprender pelo estudo da Bíblia Sagrada, que não é o (maná do céu, a palavra de Deus) que deixa a alma do ser humano seca, mas sim o pecado, a comida espiritual do Egito, (Mundo).
Ali nesse episódio aconteceu pela primeira vez a inversão do verdadeiro alimento que alimentava o povo de Deus, ou seja, o mana do céu, a palavra de Deus pela comida do Egito, (mundo), como acontece hoje em muitas igrejas que querem alimentar o rebanho de Deus com falsas filosofias pagãs, psicanálise, psicologias e tantos outros conhecimentos extraídos do mundo da cabeça de homens ímpios, menos o verdadeiro alimento espiritual da palavra de Deus que alimenta o seu rebanho.
Na verdade, muitos que se encontram dentro da igreja de Jesus Cristo, não sentem mais prazer em alimentar sua alma com a palavra de Deus, (pão do céu que dá vida ao mundo) e sim com falsas filosofias, pois suas lembranças e seus desejos se encontram no Egito (mundo) e não no céu, muito menos em Deus e em sua palavra, pois suas mentes estão cauterizadas, ( 1 Timóteo. 4.2).
Dessa forma, nós recebemos de Deus e não dos homens as seguintes recomendações:
Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro (pois também existem os maus) de Jesus Cristo criado com as palavras da fé e da doutrina que tens seguido.
Manda estas coisas e ensina-as.
Medita estas coisas, ocupa-te nelas (não em vãs filosofias e ideologias dos homens), para que o teu aproveitamento (e não dos outros) seja manifesto a todos.
Tem cuidado de ti mesmo (e não dos outros) e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como os que te ouvem,( 1 Timóteo.4.6,11,15-16).
Assim, também acontece com você que se encontra dentro da igreja de Jesus Cristo, apenas com o corpo presente, quando sua alma, seu coração, seus desejos pecaminosos, e ainda seus pensamentos malignos se encontram no Egito, (mundo)?
4º) - OS DESEJOS E VONTADES DOS SERES HUMANOS E A VONTADE DE DEUS PARA OS SERES HUMANOS.
Levando tudo isso em conta, todos os desejos e vontades e lembranças do ser humano tem a sua origem em seus pensamentos.
Dessa forma, seus pensamentos se manifestam em suas almas, as quais vão gerar os sentimentos, desejos e lembranças que finalmente irão se concretizar nos pensamentos, desejos e vontades do nosso corpo através de seus cinco sentidos.
Em consequência disso, quando o vulgo que se encontrava no meio do povo de Deus murmuraram contra Moisés e Arão no deserto, e pediram carne e pão para se fartarem, lembrando do Egito, então o Senhor disse a Moisés que faria chover pão dos céus(e não carne) que na verdade, conforme, o (Salmo. 78.24,25) este era o maná, o trigo do céu, o pão (e não a carne dos poderosos) .
Assim mesmo, eles rejeitaram esse alimento vindo do céu e preferiram a carne e os demais alimentos do Egito (mundo) onde se encontrava seus desejos.
Em consequência disso, Deus a tarde mandou carne (codornizes) e de manhã pão, (Êxodo. 16.11 -36) com apenas uma diferença em que os filhos de Israel (não o vulgo) comeram maná (pão do céu) durante 40 anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã, (v.35).
Assim sendo, aprendi aqui uma grande lição em que o povo santo de Deus que foram tirados para fora do Egito (mundo), vão continuar se alimentando de maná (pão do céu, palavra de Deus que dá vida ao mundo), até chegar no céu, glórias a Deus, e não de (carne, mundanismo e desejos pecaminosos) do Egito, (mundo)!
Em contrapartida, o vulgo que se encontrava no meio do povo de Israel, não se satisfez com o maná, (pão do céu) mas ficou chorando, querendo comer carne e as demais comidas do Egito, pois continuaram a ter lembranças e grande desejo pela comida do Egito ou das coisas do mundo, (números. 11. 4-5).
Pergunto: Você que também se encontra dentro da igreja de Jesus Cristo, qual é o tipo de comida que alimenta sua alma?
Assim, dentro dos templos visíveis se encontram muitos crentes mundanos, sem se importarem em viver uma vida de santidade, achando que ainda vão chegar no céu e verem a Deus, comendo todo tipo de comida pecaminosa do Egito, (mundo), (Hebreus.12.14).
Como por exemplo: Cristãos que vivem alimentando sua alma com shows mundanos, todos os tipos de jogos e prazeres mundanos, amando e praticando as mentiras dos filmes nos cinemas, nas novelas, nos filmes pornográficos, e ainda nos divertimentos e vícios do Egito, (do mundo).
Considerando isso, entendi que Deus mandou carne e também maná para que o povo manifestasse o desejo dos seus corações, já que Ele não obriga ninguém a fazer nada, e assim o vulgo se levantou todo aquele dia e aquela noite e colheram tanta carne, que ao comerem com tanto desejo pelas comidas do Egito (mundo) chegaram ao ponto da carne não encher somente suas bocas, mas também os seus narizes e antes de ser mastigada se acendeu a ira do Senhor sobre eles, (o vulgo) e os feriu com uma grande praga, (vv.31-33).
Dessa maneira, ali nasceu o cemitério ou as sepulturas das concupiscências que receberam o nome de quibrote-hataavá e ali foi enterrado o vulgo que teve o desejo, mas também dali o povo de Israel prosseguiram adiante em direção à terra prometida (vv.34-35).
Conforme certo pastor disse: O mundo é o grande cemitério de Satanás no qual os mortos físicos e espirituais que vivem em delitos e pecados são sepultados.
CONCLUSÃO: O maná é um tipo de Jesus Cristo, que nos deu a comer o pão do céu.
Dessa forma o próprio Senhor Jesus Cristo disse:
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná que desce do céu, para o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre;
O pão que eu lhe der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo, (João. 6.31,48-51).
Assim, ainda hoje os quibrote-hataavá (ou sepulcros da concupiscência) da carne (desejos pecaminosos da natureza carnal), dos olhos (desejos pecaminosos dos olhos como cobiça e adultérios), e ainda a soberba da vida, (quanto mais tem mais quer ter, Eclesiastes. 5.11), continuam enchendo esse mundo pecaminoso de cemitérios espirituais das concupiscências, impedindo a marcha de milhões de cristãos para chegarem no céu, pois aqueles que estão vivendo na carne não podem agradar a Deus (Romanos. 8.8; 1 João. 2.15-17).
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.