DOUTRINA BÍBLICA - A REDENÇÃO DO SER HUMANO

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

DOUTRINA BÍBLICA - A REDENÇÃO DO SER HUMANO.



APRESENTAÇÃO: Portanto, a palavra redenção é o ato de resgatar um escravo de qualquer forma de escravidão tanto física, quanto espiritual, como por exemplo vícios, adultério, jogatinas, roubos, mentiras e todas as demais sortes de males, tornando a pessoa escrava, pois o Apóstolo São Pedro nos ensinou que não podemos oferecer ao nosso povo, aquilo que não temos, como liberdade, sendo nós mesmos servos das corrupções deste mundo.


Exemplo: Se alguém é vencido em determinada coisa, como fumar, também se torna servo do cigarro, (2 Pedro. 2.19).


No demais, Jesus Cristo disse: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará; se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres, ( João.8. 32,36).


Assim sendo, cabe a você, e a mais ninguém saber, do que você é escravo e precisa ser livre, para agradar a Deus e fazer a sua vontade na terra como no céu, (Mateus.6.10).


Sendo assim, o Apóstolo São Paulo escreveu o seguinte:


Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço.


E, se faço o que não quero, consinto com  a lei, que é boa.


De maneira que, agora, já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.


Porquanto eu  sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.


Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.





Ora, se faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.


Acho, então, esta lei em  mim: Que, quando  quero fazer o bem, o mal está comigo.


Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.


Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra  a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.


Ó miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?


Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado, (Romanos.7.15-25).



1º) - LIÇÕES  A SEREM APRENDIDAS SOBRE VIVER LIVRE DA ESCRAVIDÃO DO PECADO.



Conforme, aprendemos acima, o pecado habita em nós, (7.10); O salmista Davi já dizia que em iniquidade fomos formados e em pecado nos concebeu  a nossa mãe, (Salmo. 51.5)


O apóstolo São Paulo disse que os que estão na carne não podem agradar a Deus, (Romanos.8.8), e ainda deixou claro, que em nossa carne, (natureza carnal pecaminosa) não habita bem algum, (Romanos.7.18). E Jesus Cristo ainda disse que é o espírito que vivifica, a carne para nada aproveita… (João. 6. 63a).



Dessa forma, existem apenas duas maneiras do ser humano andar na terra, com Deus e agradá-lo, ou sem Deus e desagradá-lo.


Sem Deus, nos desejos pecaminosos da nossa natureza carnal, ou com Deus, andando dominado  e guiado pelo Espírito Santo, (GÁLATAS. 5.16).


Desse jeito, o Apóstolo São Paulo, explica de maneira brilhante, o que significa andar no Espírito com Deus na terra, e andar na carne sem Deus na terra dizendo:


Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência (anelo de prazeres sensuais, ou cobiça de bens materiais) da carne.


Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra  a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.


Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei, (do pecado).


Porque as obras da carne (da nossa natureza carnal pecaminosa) são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,  heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Mas o fruto do Espírito (se referindo ao Espírito Santo em nossa vida) e: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança ou domínio próprio.


Contra essas coisas não há lei.


E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências, (Gálatas. 5. 16- 24).


Portanto, aprendemos claramente aqui,  que existem pessoas neste mundo que são de Cristo, ou que seja, aqueles que vivem e  andam no Espírito, (v.25), bem como aqueles que andam e vivem na carne, e por essa razão não pertencem a Cristo, e ainda não tem herança no reino de Deus, (v.21). 


Analisem vocês comigo, que a situação é muito séria, ou vivemos e andamos no Espírito, em direção a vida eterna, ou vivemos e andamos na carne, em direção a morte e  condenação eterna.


Sabendo dessas coisas, cabe a cada um de nós fazer a nossa própria escolha: Ou viver e andar em Espírito, para agradar a Deus e herdar a salvação eterna, ou viver e  andar nos desejos pecaminosos da nossa carne, para herdar a morte e a condenação eterna.


Nesse aspecto, o Apóstolo São Paulo nos ensina que agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito, (Romanos. 8.1).


Dessa forma, essa questão do ser humano andar na carne ou andar no Espírito, aparece em romanos capítulo oito, 14 vezes, estando sempre relacionada ao corpo de pecado, onde a expressão corpo aparece duas vezes, (vv.10,13).


Assim sendo, quando lemos romanos capítulo 6, ali aprendemos que o nosso corpo de pecados, precisa ser desfeito, a fim de que não sirvamos mais o pecado, (v.6), pois o pecado não pode mais reinar em nosso corpo mortal, para que venhamos obedecê-lo em suas concupiscências, (v.12), pois agora, servindo a Jesus Cristo, não podemos mais oferecer os membros do nosso corpo para servir ao pecado, como nossa boca, para ser uma chaminé de fumaça, e ainda para ser um sepulcro aberto de palavras sujas;  nosso nariz para ser uma absorvente de cola, cocaína e outras substâncias pecaminosas, ainda nossa boca para ser um alambique de cachaça, nossos órgãos sexuais para adulterar e prostituir, nosso olhar para cobiçar aquilo que não nos pertence, principalmente a mulher do nosso próximo, nossos ouvidos para ouvir música profana, piadas indecentes, falando somente sujeiras e chocarrices, nossa mão para pegar aquilo que não nos pertence, nossos pés para andar em lugares sujos e proibidos, pois agindo dessa e de muitas outras maneiras pecaminosas, estamos oferecendo os membros do nosso corpo por instrumentos de iniquidade, (v.13).


Uma vez conheci um ministro do evangelho que era especializado em contar piadas e fazer chocarrices.


Fiquei determinado tempo pensando se era correto uma fonte jorrar dois tipos de água.


Certo dia sonhei que chegava em determinado lugar e havia uma patente, ou uma privada.


De repente, esse ministro estava saindo de dentro da patente e quando olhei para ele, sua boca se encontrava horrivelmente podre.


Outra vez, convivi com determinada pessoa, que não considerava nenhum assunto sério, mas levava tudo na brincadeira, e em relação às coisas de Deus somente fazia piadas e dava risada.


Um dia ele foi acometido de câncer, e desejou muito que eu fosse visitá-lo.


Mas eu havia mudado para outra cidade e não pude ir.


Logo em seguida ele veio a falecer, e nessa altura eu já havia mudado para outro campo de trabalho bem distante.


Seis meses depois, sonhei que estava viajando  na garupa de um cavalo, sem saber quem era o cavaleiro.


Depois de descer numa grande caverna, chegamos a porta do inferno e ele desceu do cavalo e pude reconhecê-lo, e ele me disse: Estou aqui por sua causa, pois te liguei para me visitar e você não foi me visitar, no que lhe respondi: Preguei muito para você, e você nunca levou a sério nada; no que ele me respondeu: Agora não adianta mais nada, pois eu sei que nunca mais irei sair daqui.


Porém eu olhei para ele e sua cabeça se encontrava totalmente podre e disse comigo mesmo: Mas ele não morreu de câncer no estômago? Porque então sua cabeça se encontra pode? Alguém ao meu lado me respondeu. Sua mente apodreceu de cultivar e falar muita coisa suja.


Quando  olhei para dentro daquele enorme portão de ferro, ouvi muitos hinos, pregações e cultos no que perguntei. O que significa, eles estando aqui no inferno, fazendo cultos a Deus? Imediatamente alguém me respondeu: Eles estão realizando a tarde eterna com Deus, pois acreditam que um dia vão sair daqui.


Assim, pude ouvir a voz de algumas pessoas que conheci dentro da igreja.


Em seguida, aquele homem virou para mim e disse: Agora saia daqui, pois sei que daqui não sairei mais, e então comecei a subir um gramado e lembro-me que eu disse: Senhor Jesus, não deixe esse homem vim atrás de mim e era um sonho.


Portanto, devemos tomar muito cuidado, para viver em paz com todo mundo, e em santificação, pois sem uma vida de santificação, no corpo, na alma e no espírito, jamais seremos arrebatados e nunca veremos a Deus, pois balões vazios não sobem, (1 Tessalonicenses. 5.23; Hebreus. 12.14).



2°) - O GRANDE ENGANO DO DIABO, DE QUE NÃO DEVEMOS SERVIR A DEUS COM O NOSSO CORPO.


Consequentemente, no mesmo versículo citado acima, o Apóstolo São Paulo nos ensina a não mais apresentar os membros do nosso corpo, como instrumentos de iniquidade, mas apresentar os membros do nosso corpo a Deus, como vivos dentre os mortos e nossos membros a Deus, como instrumentos de justiça, porque o pecado não mais terá domínio sobre nossa vida, pelo fato de não estarmos mais vivendo debaixo da lei do pecado, mas debaixo da graça de Deus.


Dessa forma, Deus enviou seu filho ao mundo para morrer por nós e nos salvar, a fim de que pertencêssemos exclusivamente à Ele, pela criação e redenção efetuada por  seu Filho na cruz, pois Ele nos comprou da escravidão do pecado e das garras de satanás, através de seu sangue vertido no calvário.


Desse jeito, encontramos na Bíblia Sagrada, uma passagem gloriosa sobre a nossa compra do reino das trevas para o Reino da Luz efetuada por Jesus Cristo dizendo:


E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra, (Apocalipse.5.9,10).


Dessa forma, o preço da nossa compra, da nossa redenção para Deus, foi o precioso sangue de Jesus Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado ,(1 Pedro. 1.18,19) diz assim:


Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados  da vossa vã maneira de viver que, por tradição recebestes  dos vossos pais.


Mas  com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.



Desse jeito, prata e ouro não poderiam ser usados como preço da nossa redenção, pois quando Adão pecou, tudo ficou amaldiçoado e contaminado pelo pecado por causa de Adão, (Gênesis. 3.17).


Assim sendo, tudo o que a terra contém foi amaldiçoado por Deus  e uma coisa amaldiçoada jamais poderia satisfazer a Deus como pagamento pela nossa redenção.



Portanto, quando lemos (Gálatas 3. 13), assim está escrito:


Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.


No velho Testamento, se um israelita era vendido como escravo, ou se entregava a escravidão como pagamento de uma dívida, um parente próximo ou  um resgatador tinham  direito de resgatá-lo, pagando a sua dívida para libertá-lo da escravidão.


Da mesma forma, se Jesus Cristo é o redentor do homem, deve ser aparentado com o ser humano.


Assim, Jesus Cristo como Filho de Deus, através do seu nascimento virginal, assumiu total e completa humanidade, a fim de que, como filho do homem, aparentado com os homens pelo nascimento, pudesse ser o representante e resgatador da humanidade.


Dessa maneira, Jesus Cristo ao se fazer carne, estava ligado aos seres humanos, capaz de realizar a obra da redenção.


Ainda aprendemos no Velho Testamento que o remidor precisava ter meios para pagar o preço pela libertação do escravo.


Boaz, tinha meios para pagar a remissão de Rute.


Da mesma forma, Jesus Cristo, para nos redimir do pecado e das garras de Satanás, nos comprou com seu próprio sangue.


Assim sendo, seu sangue vertido na cruz do calvário foi o preço pago pela nossa redenção.


(1 Pedro. 1.18,19) diz assim:


Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados  da vossa vã maneira de viver que, por tradição recebestes  dos vossos pais.


Mas  com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.


Ainda (Atos. 20.28) está escrito:


Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.


Portanto, apenas Jesus Cristo tinha condição de resgatar o ser humano do pecado pelo fato dele nunca ter pecado, (Hebreus. 4.15).


CONSIDERAÇÕES FINAIS. Dessa forma, o Apóstolo são Pedro nos diz algo maravilhoso, relacionado a tudo que Jesus Cristo fez por nós dizendo:


Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas,


a qual não cometeu pecado, nem na sua boca não achou engano,


o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava àquele  que julga justamente.


Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados,(1 Pedro. 22. 21-24).



CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mediante, tudo quanto acabamos de aprender, Jesus Cristo se tornou para a humanidade um redentor aceitável, pois não foi atingido pelo pecado, mas ao carregar sobre si mesmo os nossos pecados, se fez maldição em nosso lugar.


Assim, Ele mesmo não precisava de redenção, mas ofereceu o seu sangue para a nossa redenção e salvação eterna.


Dessa forma, hoje pertencemos a Jesus Cristo, pela compra que Ele nos comprou do mercado de escravos do pecado, nos livrando para sempre da condenação eterna, através do seu sangue.



Pastor João Viana.

Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions