DOUTRINA BÍBLICA. A JUSTIFICAÇÃO DO SER HUMANO PERANTE DEUS.
ANTELÓQUIO. Portanto, ao se referir a justificação no sentido da salvação do ser humano, esta significa elevar o indivíduo abatido espiritualmente e também moralmente falando, que se encontra morto espiritualmente e moralmente em delitos e pecados, a ter uma condição moral e divina de cidadão do céu, bem como retornando ao seu estado original, vivendo sem pecado e sem culpa, perdoado, e justificado perante Deus, desfrutando de uma vida irrepreensível e ainda inculpável, pois já foi perdoado e justificado pelo criador no meio de uma geração corrompida e perversa, (Filipenses. 2.15).
1º) - O ÚNICO MEIO QUE JUSTIFICA A HUMANIDADE PERANTE DEUS.
Dessa forma, a Bíblia Sagrada, sendo a imutável e infalível palavra de Deus, apresenta ao ser humano, as condições divinas e ainda duas únicas condições que o ser humano precisa exercer, para ser justificado perante Deus, dizendo:
Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,(condição divina),
isto é, a justiça de Deus, (condição divina) pela fé em Jesus Cristo,(condição humana) para todos e sobre todos os que creem;(condição humana) porque não há diferença,
sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,(condição divina)
para demonstração da sua justiça (condição divina) neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador( condição divina) daquele que tem fé em Jesus (condição humana).
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, (condição humana) sem as obras da lei,
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras,(condição humana) tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.(Romanos.3.21,22,24,26,28; 4.2).
Assim sendo, no Velho Testamento, conforme (Deuteronômio. 25. 1) a justiça era feita de acordo com a verdade, justificando o justo e condenando o culpado.
Agora, de outra forma bem diferente, no Novo Testamento, conforme (Romanos. 4.3-5), para alguém ser justificado perante Deus, ele precisa apenas crê, em Deus, e isso lhe será imputado como justiça, independente de qualquer obra que ele tenha feito para ser justificado, pois o galardão (o prémio de Deus) é imputado ao seres humanos, segundo a sua graça e não de acordo com a nossa dívida de pecados para com o criador.
Dessa forma, aquele que não pratica nenhuma obra para ser justificado perante Deus, através de suas boas obras como ensina os espíritas, mas apenas crê naquele que justifica o pecador, não através dos seus atos de justiça própria que ele praticou, mas apenas crê naquele que justifica o ímpio a sua fé lhe é imputada como justiça.
Desse jeito, partindo deste princípio, Deus é justo e justificador daqueles que têm fé em Jesus, (Romanos. 3.26b).
Dessa maneira, a Bíblia diz que não há nem um justo sequer, pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, (Romanos.3.10.23)..
Sendo essa condição perdida de todos os seres humanos, a única coisa que podemos fazer, para sermos justificados perante Deus, é crer pela fé no sacrifício de Jesus Cristo realizado na cruz para nos salvar.
Em vista disso, Deus ao criar o ser humano, deu ao mesmo alguns de seus atributos como: Vontade própria e livre arbítrio.
Isto posto, enquanto vivemos em um corpo de carne, exercemos a nossa vontade própria, através do nosso livre arbítrio que vai determinar o nosso destino eterno apenas como resultado da escolha que fizemos em vida.
À vista disso, isto é tão sério que o Apóstolo São Paulo escreveu o seguinte:
Porquanto ao que antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que os predestinou, a esses também chamou; e o que chamou, a esse também justificou; e aos que justificou, a esses também o glorificou, (Romanos. 8.29-30).
Observem neste texto, que Deus não predestinou ninguém para salvação ou condenação, sem que primeiro , tivesse conhecido e feito a sua própria escolha de aceitação do sacrifício de Jesus Cristo realizado na cruz para sua salvação, ou sua rejeição para sua própria condenação..
Assim sendo, a única forma do ser humano conhecer a Deus e ser conhecido por Ele é mediante a sua fé, quando a pessoa crê em Jesus Cristo.
Assim sendo, quando da parte do ser humano acontece essas duas coisas ele é automaticamente justificado perante Deus, pela obra redentora do calvário, sendo este o ponto mais alto da obra salvadora de Deus, ficando livre da condenação eterna.
Dessa forma, quando acontece isto na vida do ser humano, prontamente Deus o predestina para a eterna salvação, pois ele primeiramente através da sua fé, creu no sacrifício de Jesus Cristo realizado no calvário para sua redenção.
Consequentemente, todo ser humano, apenas se transforma de criatura a um filho e herdeiro de Deus através de Jesus Cristo, (Romanos. 8. 17), quando somos regenerados ou nascemos de novo, crendo no sacrifício de Jesus Cristo realizado na cruz para nos salvar.
Isto é confirmado em (2 Coríntios. 5.17) onde diz, que se alguém estar em Cristo, nova criatura (ou criação de Deus ) é; As coisa velhas da sua vida se passaram e eis que tudo em sua vida se fez novo.
Por consequência, quando a pessoa se encontra em Cristo, e passa a servir a Ele, todo o seu passado se desfaz, e a partir desse momento tudo se faz novo em sua vida, pois todas as nossas antigas relações pecaminosas com o mundo, com as pessoas e com o pecado, são cortadas em nossa vida, pois todos nós, nascemos neste mundo, ligados a Satanás que era a nossa cabeça, a qual nos ligava ao pecado que nos escravizava.
Desse modo, agora, estamos ligados a outra cabeça que se chama Jesus Cristo, que nos tirou do Reino das trevas de Satanás ,do pecado, e nos conduziu para o Reino da luz, ou do seu filho Jesus Cristo, que nos levou a um novo Reino, a uma nova comunidade, onde recebemos uma nova cabeça, uma nova natureza divina, onde nos tornamos cidadãos do céu, e passamos a ter um novo relacionamento, (Colossenses.1.13).
Desse Jeito, aprendemos que todo ser humano somente pode ser justificado em Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo, pois estando ligado a Ele, Ele nos torna justos, pois o Apóstolo São Paulo afirma que Cristo foi feito pecado por nós, Ele não conheceu o pecado, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus, (2 Coríntios. 5.21).
Por isso, o Apóstolo São Paulo afirmou em (Romanos. 3. 24-26), o seguinte:
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Assim sendo, Deus fez de Jesus Cristo a propiciação pela fé em seu sangue.
Dessa forma, os pecados da humanidade foram cobertos pelo sangue do cordeiro que tira o pecado do mundo, agora Deus pode olhar para os pecadores através do sangue de Cristo e pode remir a humanidade que se encontra sob a condenação divina, porque agora existe propiciação através do sangue de Jesus Cristo vertido na cruz.
Em vista disso, em (Efésios. 1.7) foi proclamado:
No qual temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, fomos aperfeiçoados para sempre e ainda santificados com uma só oblação, (Hebreus. 10. 14) .
Dessa maneira, sermos aperfeiçoados e ainda santificados, somente é possível através do sacrifício de Cristo.
Assim, em Jesus Cristo, os pecadores são aperfeiçoados, santificados e ainda recebem a plenitude de Deus, através de Cristo, (João. 1.16; Colossenses. 1.19; 2. 9), pois nele habita corporalmente toda a plenitude de Deus.
À vista disso, quando o ser humano se encontra ligado em Jesus Cristo pela fé, tudo que lhe pertence também, pois passa a pertencer a ele.
Isto posto, o Apóstolo São Paulo confirma dizendo o seguinte:
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
E se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados, (Romanos. 8.16,17).
Dessa forma, todo ser humano que se encontra ligado pela sua fé em Jesus Cristo, é aceitável diante de Deus, pois o criador somente pode justificar alguém perante ele, através do seu filho Jesus Cristo, que já deixou bem claro essa realidade quando disse antes de ir a cruz: …Ninguém vem ao Pai a não ser por mim, (João. 14;6b).
1º) - O PROCESSO DA NOSSA JUSTIFICAÇÃO.
Em vista disso, a nossa justificação perante Deus, acontece pelo próprio DEUS mediante sua graça salvadora.
Assim sendo, a esse respeito está escrito:
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós,(Romanos. 8.33,34).
Dessa forma, em segundo lugar, somos justificados perante o nosso Deus, pelo sangue do seu filho Jesus Cristo, derramado na cruz pelos nossos pecados.
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios. 1.7);
Ele (Deus) nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,
em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados, (Colossenses. 1. 13,14).
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, (1 Pedro. 1.18,19).
Portanto, a nossa redenção, justificação e a nossa propiciação foram feitas através do sangue de Cristo.
Dessa maneira, somos também justificados perante Deus pela fé que é o instrumento da nossa justificação, pois sem fé é impossível agradar a Deus, (Hebreus. 11. 6).
Isto nos leva a concluir, que não são as nossas obras que trazem a nossa justificação perante Deus, pelo fato de ninguém ser justificado pelas obras e sim pela fé.
Assim, em seguida A Bíblia ensina que somos justificados pela graça, pois em (Romanos. 3.24) está escrito que somos justificados gratuitamente pela graça.
Dessa forma, a graça é o favor de Deus concedido aos pecadores, a fim de conferir-lhes aquilo que jamais o ser humano poderia alcançar pelos seus méritos próprios, anulando a sentença de condenação que merecíamos por causa dos nossos pecados.
Em vista disso, somos também justificados perante Deus, pelo Espírito Santo. (1 Coríntios. 6.11).
Assim sendo, o Espírito Santo que também é o agente do novo nascimento do ser humano, também participa da nossa justificação perante Deus.
Por conseguinte, as nossas boas obras realizadas em Cristo Jesus são evidências da nossa justificação, pois fomos salvos também para realizar boas obras.
Assim, sabemos que os seres humanos não são justificados perante Deus, pelas suas boas obras, mas perante os seres humanos, nós mostramos que fomos justificados por Deus, realizando boas obras.
CONCLUSÃO: Consequentemente, nossa justificação tornou-se possível por estarmos em Cristo, pois ele foi feito justiça de Deus por nós, pois ele foi ainda o cordeiro de Deus morto antes da fundação do mundo para nos salvar, (Apocalipse. 13.8), assim como Deus é onisciente, ele planejou antes a nossa salvação, nos justificou ainda perante ele pelo sangue de seu filho Jesus Cristo e pela sua justiça providenciada, fomos justificados pela sua graça salvadora, e ainda fomos justificados pelo Espírito Santo, o agente do nosso novo nascimento e por fim provamos a nossa justificação para o nosso semelhante pelas nossas boas obras, (Tiago. 2.21,25). pois a fé sem as obras é morta, (v.26).
Dessa forma, todo ser humano precisa ter em sua vida Jesus Cristo como seu salvador, para herdar a vida eterna, a justiça de Deus revelada aos seres humanos que é o próprio Jesus, pois fora dele não existe salvação, (Atos. 4.12).
Pastor João Viana.
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