DOUTRINA BÍBLICA - AS DUAS BESTAS DO APOCALIPSE E AS SETE CABEÇAS DA PRIMEIRA BESTA

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

DOUTRINA BÍBLICA - AS DUAS BESTAS DO APOCALIPSE E AS SETE CABEÇAS DA PRIMEIRA BESTA


INTRODUÇÃO: Dessa forma, antes de comentar sobre esse importante assunto, devo esclarecer à todos que irão ler esta importante mensagem do livro do Apocalipse que essas duas Bestas simbolizam dois homens malignos que serão lançados vivos no ardente lago de fogo e enxofre antes do milênio, (Apocalipse. 19.20).


Portanto, esses dois homens malignos serão os seres mais terríveis que vão existir na face da terra a ponto de não passarem por nenhum julgamento, mas serem lançados vivos por Jesus Cristo diretamente no lago eterno de fogo e de enxofre, (Apocalipse. 19.19,20)..


1º)  - OS ANIMAIS E AS BESTAS.


Conforme (Daniel: 7.17) Os grandes animais, que ele em sua visão viu, representavam quatro reis e impérios que se levantaram sobre a terra.


1º - Babilônia - 606 -  536 a. C;

2º - Pérsia - 536 - 330 a. C;

3º - Grécia - 330 - 167 a. C;

4º - Roma - 167 a. C - 1453 d. C. ( Daniel. 7.1-8).


Portanto, quando chegarmos no livro de Apocalipse vamos encontrar no meio do trono e ao redor do trono de Deus, quatro animais que agora, já representam Querubins, Ezequiel. 1.5;10.20).


Assim sendo, o (Salmo. 99.1)  diz:


O Senhor reina; tremam as nações. Ele está entronizado entre os Querubins; comova-se à terra.


Dessa forma, enquanto no Grego a palavra “ZOO” se pronuncia “ZÕON” trazendo o sentido de animais que  na Bíblia se refere à Querubins; no livro de Ezequiel e no livro do apocalipse, esses animais se encontram no céu ao redor do trono de Deus.


Por outro lado, no livro do apocalipse encontramos  a palavra “BESTA”,(ou a manifestação do próprio Satanás nesses dois homens) do grego “THERION” que se aplica ao Anticristo a primeira Besta, (Apocalipse 13.1-10) e a segunda Besta o  falso profeta, (Apocalipse. 13. 11-18).


Dessa forma, concernente aos animais descritos na Bíblia se referindo aos Querubins, os quais se encontram no céu adorando a Deus, e se referindo as duas Bestas que se encontram na terra a serviço de Satanás, entende-se que a primeira Besta será o governo político mundial, ou o anticristo; e a segunda Besta será o falso profeta.


Assim sendo, uma Besta será o governo mundial do Anticristo e a outra Besta será o líder supremo da religião mundial.


Portanto, essas duas Bestas vão trabalhar juntas, e assim haverá uma união total entre a política e um falso cristianismo, com o comando de um falso Cristo, ou seja a Besta, (Apocalipse. 13.11).


2º) - AS SETE CABEÇAS DA PRIMEIRA BESTA.


A respeito desse assunto assim está escrito:


E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma “BESTA” que tinha sete cabeças e dez chifres, e , sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome blasfêmia, (Apocalipse.13.1).


A- A Besta que representa o Anticristo, o governo mundial que João via subir do mar, conforme (Apocalipse. 17.15), está escrito:


E disse-me as águas que viste, onde se assenta a  prostitura, são povos, e multidões, e nações e línguas.


Assim sendo, conforme (Apocalise. 13.7) ali vai nos descrever a área geográfica de ação da primeira besta que subiu do mar dizendo:


E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda tribo, e língua e nação.


Desse jeito, essa será a área geográfica de ação da besta que surgiu do mar que representa tribos, línguas e nações.


B - Duas coisas aqui ainda deve ser destacada a respeito da Besta que João viu subir do mar (nações, tribos e línguas) ou seja dez chifres e sobre os chifres dez diademas que não iremos comentar nesta mensagem e sobre as sete cabeças, um nome de Blasfêmia, que também não iremos  comentar neste opúsculo,  a respeito de seus nomes de Blasfêmias.


2°) - AS ATIVIDADES DAS DUAS BESTAS.


Conforme se encontra escrito em (Apocalipse.13.2), a primeira Besta que subiu do mar (dentre as nações) que representa o anticristo, estará a serviço do dragão (Satanás) e ainda será usada pelo poder de mentira e engano (do diabo), com a missão de enganar todos os habitantes da terra e levá-los a adorá-lo.


Assim, em relação à segunda Besta, (o falso profeta) ,conforme se encontra escrito em (Apocalipse.13.11- 18) esse falso profeta vai representar e exercer na terra todo o poder que a primeira Besta recebeu  do dragão ou Satanás.


Dessa forma, a primeira Besta vai representar na terra o  dragão ou (Satanás) ,e a segunda Besta vai representar na terra o anticristo, que será o agente do dragão, (Satanás).


Dessa maneira, o dragão (Satanás) que deu o seu poder à Besta será adorado, mas também a Besta será adorada e ninguém poderá lutar contra Ela, (v.4). 


Desse jeito, a primeira Besta que subiu do mar,(dentre as nações) o anticristo  ou o governo mundial, vai ser inspirada pelo dragão ou (Satanás) para proferir grandes coisas e grandes blasfêmias contra Deus e contra tudo que existe nos céus, durante  quarenta e dois meses, (v.5).


Assim, a primeira Besta que subiu do mar vai dirigir suas blasfêmias contra Deus, o nome de Deus, o tabernáculo de Deus e os que habitam no céu, (v.6).


Dessa forma, até aqui aprendemos que essa primeira Besta, (o anticristo), vai receber o poder e o trono de Satanás em primeiro lugar e depois como já foi dito para blasfemar de Deus e de tudo quanto existe nos céus, durante quarenta e dois meses ou ⅗, o segundo e último período da grande tribulação.


Desse jeito, em relação ao trono de Satanás que a Besta vai receber para reinar, assim está escrito:


E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor, (Apocalipse.16.10).


Sendo assim, ainda lhe será permitido fazer guerra aos santos (cristãos) e vencê-los, pois sua atividade de lutar contra os cristãos na terra e vencê-los vai se estender sobre toda tribo, língua e nação, pois lhe será dado poder para exercer essa atividade destruidora,(v.7).


Consequentemente, o resultado de todo seu poder destruidor contra os cristãos é que essa Besta, (o anticristo) será adorado por todos aqueles que habitam sobre a terra, exceto os salvos em Jesus Cristo que tiveram seus nomes escritos no livro da vida, (v.8).


Portanto, até aqui aprendemos pela Bíblia Sagrada qual será a atividade da primeira Besta que subiu do mar, (dentre as nações) o anticristo durante quarenta e dois meses como já foi visto que será blasfemar contra Deus e tudo quanto existe nos céus, e na terra sua função será, perseguir e matar os cristãos.


Assim sendo, conforme o (v.3), um das suas 7 cabeças do (o anticristo) vai ser ferida de morte, (não diz morrer), e sua chaga mortal vai ser curada; e toda terra vai ficar maravilhada após a Besta.


Em vista disso, por se tratar de uma das suas sete cabeças feridas de morte, mas reviveu.


Suas sete cabeças com um nome de blasfêmia, (Apocalipse.13.1) representa sete montes, sobre os quais a mulher está assentada, (Apocalipse.17.9) e assim sabemos que montes não podem ser feridos de morte, mas ainda representam sete reis: cinco nos dias do Apóstolo João já haviam caído, mas o ainda existia, o ainda não existia, mas irá existir como o reino na terra, que vai proceder de um dos 7 e assim esse oitavo reino vai à perdição, (vv.10,11).

Portanto, essas 7 cabeças da Besta que foi ferida de um chaga mortal mas reviveu,  não se refere à Besta (o anticristo) mas um dos sete países que será novamente o país que irá promover o império da Besta com seus dez reis e finalmente seu reino que a conduzirá a perdição, conforme. (v.11) que diz:


E a besta (o 7º reino), que era e já não é, é ela também o oitavo (reino) e é dos sete e vai à perdição.  


Isto posto, a partir desse momento iremos comentar sobre as atividades do falso profeta na terra.


Conforme o (v.11) a segunda Besta que subiu da terra, possui dois chifres semelhantes aos de um  cordeiro, mas falava como o dragão, ou Satanás.


Até aqui aprendemos que essa segunda Besta também vai receber autoridade do dragão, (Satanás) para falar como o próprio Satanás.


Desse jeito, conforme (João.1, 29) o cordeiro na Bíblia Sagrada representa Jesus Cristo que veio para tirar o pecado do mundo.


Em contrapartida,  a segunda Besta que sobe da terra,(Cap.13.11) se faz parecer com Cristo, mas fala como o dragão , ou tem a fala de Satanás que é mentira e engano, porque essa Besta será o porta voz de Satanás para enganar no período da grande tribulação os que habitam na terra,(vv.13.14) que iremos comentar mais adiante.


Dessa forma, conforme o versículo (v.12) essa segunda Besta em suas atividades, vai exercer, ou colocar em prática o poder que a primeira Besta recebeu do dragão, (Satanás).


Conforme já vimos, essa segunda Besta vai exercer todo poder que recebeu da primeira Besta em sua presença, fazendo com que os habitantes da terra adorem a primeira Besta, cuja chaga mortal foi curada, (v.12).


NOTA: Na verdade, conforme (13.3) quem foi curado de sua chaga mortal não foi a primeira besta mas uma de suas sete cabeças, que representa uma das sete nações que se formou novamente como já foi visto.


Ainda, conforme o (v.11) a segunda Besta que vai imitar ao Senhor Jesus Cristo, terá dois chifres, que na Bíblia os chifres representam poder.


Desse jeito, essa segunda Besta, esse falso profeta, vai imitar a Jesus Cristo com falsos milagres,(ou falso poder),(v.13) anunciando uma falsa verdade, quando será tudo engano e mentira, pois o que ele vai falar,  será  apenas usado como porta voz do dragão o (diabo)  ou um verdadeiro porta voz ou embaixador de Satanás.


Dessa forma, essas e  Bestas, serão as pessoas mais possessas de próprio Satanás que vão existir na terra.


Assim sendo, uma terá a missão de blasfemar e matar cristãos, (Apocalipse. 13. 5-7) e a outra para enganar, os que habitam na terra,(v.14) 


Conforme se encontra escrito em ( 2 Tessalonicenses.2.9) a vinda da segunda Besta é segundo a eficácia (efeito) de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios da mentira.


Dessa forma, ainda em (Deuteronômio. 13.1-3) está escrito que quando um falso profeta realiza um falso milagre e depois convida o povo a servir outros deuses (demônios, ídolos) não é para seguir esse falso profeta.


Da mesma maneira, a segunda Besta vai realizar falsos milagres pelo poder do dragão,(Satanás) apenas com a intenção de enganar o povo, conforme já foi visto e se encontra escrito nos (vv.13,14) que diz:


E faz (O Falso Profeta, a segunda Besta) grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu a terra, à vista dos homens.


E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da (1ª Besta),dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à Besta (o anticristo) que recebera a ferida da espada e vivia que na verdade quem recebeu a ferida de espada ou ferida de morte e vivia foi uma das suas 7 cabeças, (Apocalipse.13.3).


Assim sendo, aqui irá se cumprir o que está escrito em Deuteronômio. 13.1-3), onde diz que o falso profeta realiza vários 

falsos sinais pelo poder de Satanás e que finalmente os falso sinais vão se cumprindo, apenas para enganar o povo.


Dessa maneira, Jesus Cristo também nos alertou em sua palavra que os últimos dias da dispensação da graça, a humanidade também seria enganada por falsos cristos e falsos profetas que irão fazes tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora enganariam até os escolhidos, (Mateus. 24.24).


Dessa forma, quando esta  segunda Besta na grande tribulação, conseguir  enganar o povo, em seguida ela irá convidá-los a praticar idolatria,  ou a fazer uma imagem da Besta e em seguida vai fazer  que o povo venha a adorar essa imagem da primeira Besta que também irá falar pelo espírito de Satanás, como Satanás falou com Eva através da cobra, (Gênesis. 3.1-5), caso alguém recuse adorar esta imagem que é usada pelo próprio Satanás agindo através desta imagem será morto, (v.18).


Consequentemente, o povo vai estar prostrado e adorando o próprio Satanás através da imagem da Besta.


À vista disso, agora o próprio Satanás através da imagem da Besta, faz que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele te tiver  o sinal, ou o nome da  Besta, (o anticristo, o governo mundial), ou o número do seu nome, (vv.16,17).


Sendo assim, o (v. 18) finaliza com a atividade da Besta dizendo que este número é o número de um homem, ou seja o da 1 º Besta que será o anticristo ou o governo mundial, quando (o anticristo) irá dominar e controlar totalmente o sistema financeiro do mundo. .


Portanto, creio que vocês que vão ler esta mensagem puderam observar no (v.4 e 15) que a e a Besta apenas foram usadas como instrumento nas mãos de Satanás para levar o povo a adorá-la.


Desse jeito, não é para ficarmos maravilhados, pois Satanás teve a ousadia de requerer adoração do próprio Senhor Jesus Cristo (Mateus. 4.9) e ainda se apresenta como anjo de luz somente para enganar,(2 Coríntios.14).



3º) - AS SETE CABEÇAS DA PRIMEIRA BESTA.



Portanto, ao ler (Apocalipse. 12. 3 e 13.1), iremos ver que o dragão, (Satanás) bem como a Besta tem as mesmas características ou seja: Sete cabeças,  e dez chifres, apenas com uma diferença.


Os sete diademas (coroas) se encontravam nas sete cabeças do dragão, já na Besta que  também tinha dez chifres, os diademas (coroas) não mais se encontravam em suas sete cabeças, mas em seus dez chifres.


Desse jeito, nas sete cabeças da Besta tinha apenas um nome de blasfêmia.


1° - Dragão, sete cabeças e sete diademas;

2º - Besta, dez chifres e dez diademas;

3º - Besta, sete cabeças e um nome de blasfêmia.


Conforme iremos aprender,  no reinado da Besta (o anticristo), as sete cabeças dessa Besta simbolizam sete montes e sete reis, (Apocalipse.17.9.10)


Assim sendo, nos impérios do dragão (Satanás), existiram sete cabeças com sete diademas, (coroas), as quais simbolizam sete reinos e reis.


Desse jeito,  seis reis ou reinos que já existiram, foram dominados e inspirados pelo dragão, (ou Satanás), sendo os mesmos: Egito; Assíria; Babilônia; Medo-Pérsia; Grécia; e o Roma existia nos dias do Apóstolo João.


Dessa forma o ainda vai existir no futuro.


Dessa maneira, assim se encontra escrito na profecia do apocalipse capítulo 17.


Em vista disso, nos (vv.3.7) a mulher que será tema de outra mensagem, aparece assentada sobre essa Besta que tinha sete cabeças e dez chifres.


Desta forma iremos entender o significado das sete cabeças da Besta lendo os (vv.8-11) que diz:


A besta que vistes foi já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição.


E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida (os perdidos), desde a fundação do mundo) se admirarão vendo a Besta que era e já não é (nos dias do Apóstolo João), mas que virá.


Aqui há sentido, que tem sabedoria.


As sete cabeças, são sete montes sobre os quais a mulher está assentada.


E são também sete reis: cinco (nos dias do Apóstolo João ) já caíram,(Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Pérsia e Grécia),  e um (Roma) existe; outro (o 7°) ainda não é vindo; e, quando ( 7º) vier, convém que dure um pouco de tempo.


E a Besta, que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete , e vai à perdição.


Portanto este reino da Besta,(o anticristo) que virá, que era (ou o império Romano)  e já não é (atualmente),é ela também o 8º e é dos  sete como já foi visto e vai à perdição.


Portanto esse reino da Besta,(o anticristo) será futuramente uma nova forma do (antigo império Romano) que será formado por dez reis confederados, por isso a Besta de (Apocalipse .13.1),   recebe os diademas (coroas) em seus dez chifres, diferente do dragão de (Apocalipse. 12.3) que recebe 7 diademas (coroas) em suas sete cabeças que como já foi visto simboliza sete reis, (Impérios) que governaram no passado sob a orientação e inspiração do dragão, (Satanás). 


Assim sendo, esses dez reis (reinos) que vão governar com a Besta que terá duração curta, (v.10), pois conforme ainda se encontra escrito no (v.12) para confirmar o que estou dizendo diz o seguinte:


E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão o poder como reis por uma hora (após o arrebatamento da igreja) juntamente com a Besta.


Dessa forma, esse reino que terá pouco tempo de duração onde  será entronizado dez reis para reinar apenas uma hora sob a liderança da Besta, (o anticristo) será dado a esses governantes pelo próprio (anticristo) que vão reinar durante a grande tribulação com a besta por pouco tempo.


Assim sendo, em seguida será formado o reino mundial da Besta (o anticristo) onde esse reino universal vai emergir do reino anterior com os dez reis que teve pouca duração.


Assim, sendo, quando a Besta assumir por completo o controle dos dez países existentes para se cumprir o (v.13) que diz:


Estes, os dez reis com seus reinos têm um mesmo intento (propósito, visão geral) e entregarão o seu poder à besta,(ou ao anticristo).


Portanto, a partir desse momento a Besta (o anticristo) irá estabelecer seu reino na terra como dominador de todas as coisas e os dez chifres (reis) que reinaram apenas (uma hora com a Besta) vão exercer apenas a seguinte função, pois seus reinos eles entregarão a Besta, e suas funções será apenas esta:


E os dez chifres que viste na besta, (que agora não tem mais reinos) são os que aborrece a prostituta (sistema religioso idólatra), e a porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.


Porque Deus tem posto em seu coração que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma ideia (os dez chifres), e que deem à besta, (o anticristo) o seu reino (ou o  reino da prostituta), até que se cumpra as palavras de Deus.


E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra,(vv.16-18).


Dessa forma, faço aqui apenas uma pergunta: Qual era a grande cidade nos dias do Apóstolo João que reinava sobre os reis da terra? Jerusalém, que era dominada pelo império Romano sei que não era.


CONCLUSÃO: À vista de tudo que foi escrito, desejo sinceramente e oro constantemente por você e sua digna família para que vocês sejam esclarecidos pela palavra de Deus, acerca dos acontecimentos que brevemente virão ao mundo.


Ora vem Senhor Jesus Cristo!


Pastor João Viana.

Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions