DEUS, E TAMBÉM O DIABO, QUE CRUMPRE COM OS DESEJOS DO CORAÇÃO DO SER HUMANO.
INTRODUÇÃO: Portanto, encontramos na língua portuguesa, alguns sinônimos para definir desejo como: propósito, anseios, intenções, desígnios, alvos, objetivos, projetos.
Assim sendo, a Bíblia Sagrada nos recomenda que de tudo que se deve guardar nesta vida, devemos guardar o nosso coração, pois dele procedem as saídas da vida e acrescento, também as saídas da morte, (Provérbios.4.23).
1º) - OS DESEJOS DOS SERES HUMANOS E A VONTADE DE SATANÁS.
Conforme aprendemos pela palavra de Deus, existem algumas vontades na pessoa de Satanás, as quais pretendem que os anjos e os seres humanos as realizem.
Dessa forma, ele inicialmente conseguiu seduzir, a terça parte dos anjos de Deus no céu, que seguissem a ele e realizassem sua vontade, (Apocalipse.12.4).
Assim, um dos seus desejos é levar os seres humanos a mentir, pois ele é o Pai da mentira.
Assim, quando os seres humanos mentem, sem saber ou sabendo, estão realizando os desejos de Satanás, porque Deus não pode mentir, (Tito. 1.2; João.8.44).
Portanto, seu maior desejo é ser adorado como um suposto deus e enganar as nações, (Mateus.4.9; Apocalipse.12.9; 20.3).
Assim, seu desejo de ser um deus, se tornou em sua maior característica, ou obsessão ao ponto de se transformar no deus deste século, conseguindo cegar o entendimento dos incrédulos, para que neles não venha resplandecer a luz do evangelho da glória de Jesus Cristo, que é a imagem de Deus, (2 Coríntios.4.4).
Dessa forma, a palavra de Deus nos alerta, para vivermos de tal maneira como cristão, dando bom testemunho aos que se encontram do lado de fora, para que não venhamos cair em afrontas e no laço do diabo, (1 Timóteo,3 7).
Assim, todos nós devemos nos despertar, para nos desprender dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos, (2 Timóteo.2.26).
Assim, aprendemos pela palavra de Deus, que ninguém está livre de cair e ficar com a sua vontade presa nos laços do diabo.
Lamentavelmente, muitos cristãos estão com a sua vontade presa nos laços do diabo, praticando as coisas que eles não querem.
A grande questão da vontade do ser humano é que ela pode estar direcionada à vontade de Satanás ou a de Deus.
Por exemplo: Em (Miqueias, 2,1) está escrito:
Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder de sua mão.
Assim, podemos ver que a vontade desta pessoa se encontra totalmente dominada pelo mal, pois somente pensam e praticam maldades contra seu próximo.
Dessa forma, todos nós precisamos guardar o nosso coração, para o mesmo não ser influenciado pelo mal e assim desta forma, venhamos a nos tornar em instrumentos nas mãos de Satanás, seus demônios de todos os ímpios, somente maquinado e praticando tudo o que não presta.
2º) - OS DESEJOS DOS SERES HUMANOS, VOLTADOS PARA FAZER A VONTADE DE DEUS.
Desse jeito, quando oramos o Pai nosso, pedimos para Deus fazer a sua vontade tanto na terra,como no céu, (Mateus.6.10).
Assim sendo, compreendemos que como seres humanos, estamos ligados através do nosso corpo e dos nossos cinco sentidos à terra, mas também através dos nossos pensamentos, sentimentos e vontades, estamos também ligados no céu, ao criador, com toda sorte de bondade, ou em Satanás com toda sorte de pecados e maldades.
Portanto, sabemos que a nossa vontade, também gera prazer naquilo que nós realizamos.
Desse modo, o prazer do cristão, se encontra na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite,(Salmo.1,3).
Assim, determinada tradução da Bíblia, traduz (Tiago.1.14,15) da seguinte maneira:
Os maus desejos, é que são os motivos de tentações para cada pessoa, seduzindo-os e desviando-os do caminho certo.
Deste modo, o mal desejo gera o pecado e, como consequência final, produz a morte.
Dessa forma, o bem e o mal, nasce dentro de cada ser humano.
Assim sendo, o coração do ser humano possui muitos propósitos, mas apenas o conhecimento do Senhor permanece, por ser eterno, (Provérbios.19.21).
Portanto, existe algo dentro de cada ser humano, que supera qualquer outra benevolência, ou bondade que é a realização de seu próprio desejo, (v.22).
Porém a melhor coisa que existe, que um ser humano deve adquirir, é o temor do Senhor que encaminha as pessoas para a vida, e ainda o deixa totalmente satisfeito e, por fim este sujeito ficará totalmente livre de toda a visita do mal em sua existência, (v.23).
Assim, medita nestas coisas e aplica as mesmas em sua vida, para vivermos dias felizes na terra.
Dessa forma, outra coisa que são também uma das mais importantes desta vida terrena, é tomarmos conhecimento da validade e da duração da nossa vida terrena, pois assim está escrito na Bíblia:
Porque, o que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer:
Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo,(Tiago.4.14,15).
Deste modo, ao meditar na soberania e na grandeza do nosso único Deus verdadeiro e criador de tudo quanto existe, e ainda na insuficiência e falibilidade do ser humano, cheguei a seguinte conclusão:
Ao tomar conhecimento do que se encontra escrito em (Isaías.40.15 e 17) que diz:
Eis que as nações são consideradas por ele como a gota dum balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como uma coisa pequeníssima.
Todas as nações são como nada perante ele; ele considera-as menos do que nada; é como uma coisa vã.
Dessa forma, entendo que se Deus considera as nações da terra como a gota dum balde; como o pó miúdo das balanças; são como nada perante ele; ele considera-as menos do que nada, é como uma coisa vã.
Assim, ao analisar tudo isso em relação à existência coletiva dos seres humanos, consigo pensar que eu como pessoa, como indivíduo, represento o que perante o criador?
Por exemplo: Eu não consigo subtrair, a subtração “menos do que nada”.
Dessa forma, o (Salmo. 78.39) a nosso respeito diz ainda:
Porque lembrou que eram carne, um vento que passa e não volta.
Desse jeito, ainda sobre a insignificância do ser humano, o profeta Isaías continua dizendo:
Toda carne é erva, e toda a sua beleza, como as flores do campo.
Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor.
Na verdade o povo é erva.
Seca-se a erva, e caem as flores; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente, (Isaías.40.7,8).
Assim sendo, estudando a Bíblia Sagrada vim a descobrir, que de tudo quanto Deus criou, vai deixar de existir, tanto nos céus como na terra.
Assim, de toda criação, apenas vão permanecer os anjos de Deus, que ainda vão passar por um julgamento; a palavra de Deus que é eterna, sendo o Verbo encarnado; e por fim aquele que faz a vontade de Deus, que será preservado para sempre como a herança do criador.
A respeito destas verdades assim está escrito:
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu,(Salmo.119.89) e a palavra é Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne,(João.1.14; Apocalipse.19.13);
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar, (Mateus.24.35);
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre, (1 João.2.17);
Apascentai o rebanho de Deus que está em vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem, como tendo domínio “sobre a herança de Deus” , mas servindo de exemplo ao rebanho, (1 Pedro.5. 2,3).
Não sabeis vós que “havemos de julgar os anjos?” Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?(1 Coríntios.6.3).
Portanto, para a minha pessoa, a maior definição da existência humana foi feita pelo filósofo francês René Descartes, (1596-1650) com a frase: “Penso, logo existo”,
Assim, o verbo pensar é apenas um processo de “pesar”de onde deriva “os prós” e “os contras” conduzindo os seres humanos a refletirem, pensarem e projetarem, sendo portanto um processo mental psicológico subjetivo e particular de cada ser humano, que torna a única pessoa, responsável pelos seus pensamentos e pelo seus atos perante Deus e seus anjos; perante Satanás e seus anjos; seus semelhantes de um modo geral e por fim por si mesmo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, nossa existência não se limita e termina apenas aqui nesta terra, mas ela continua após a nossa morte na eternidade.
Portanto, a maior questão da nossa existência, está relacionada à nossa escolha, ao nosso livre arbítrio e a nossa vontade própria.
Dessa forma, cada um de nós, somos inteiramente responsáveis pelo nossos pensamentos e também pelas nossas decisões e atos.
Aprendemos na filosofia que não existe causa sem efeito e nem efeito sem causa.
Desse jeito primeiro vem nossos pensamentos, a ação dos mesmos e por fim seus efeitos, através das nossas realizações.
Concluindo: Nós mesmos, somos apenas os únicos responsáveis em recolher todos os resultados de nossos pensamentos e atos ou para o bem ou para o mal, (Gálatas.6.7).
Dessa forma, Salomão o homem mais sábio do velho testamento, chegou às seguintes conclusão da existência humana:
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau, (Eclesiastes.12.13,14).
Pastor: João Augusto Viana Neto, bacharel em direito, em teologia, pós graduado em psicopedagogia, docência superior, professor, escritor e acima de tudo um servo do Deus vivo e verdadeiro.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.