TENHA CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA.
INTRODUÇÃO: Conforme ensina as Escrituras Sagradas, doutrina é o conjunto de informações, princípios, que tem a sua origem em Deus para ensinar aos seres humanos a se comportarem na terra, conforme as instruções do criador.
Todos nós, como seres humanos, nos preocupamos em aprender e conhecer muitas coisas, menos a nós mesmos e a vontade de Deus.
O melhor aprendizado e conhecimento que alguém pode adquirir é conhecer a si mesmo e ordenar sua vida naquilo que Deus transmite para nós através da sua palavra, nos levando a conhecer sua vontade.
Assim, nos preocupamos em falar muito sobre muitas coisas, menos sobre nós mesmos; nos preocupamos ainda em reclamar sobre muitas coisas, mas nunca sobre nós mesmos; nos preocupamos em observar muito os defeitos do nosso próximo, menos os nossos; usamos nossa mente e nossa emoção, para pensar e sentir muitas coisas externas, mas pouca para pensar e sentir nossa situação interna.
Viajamos para muitos lugares, menos para dentro de nós mesmos.
Como “DOUTRINA” é o conjunto coerente de ideias para serem transmitidas, ensinadas, a Bíblia Sagrada é o livro dos livros por ser “AS IDEIAS DE DEUS”.
Todas as demais “DOUTRINAS” que existem, tanto na filosofia, direito, política, religiosas etc.. são “IDEIAS DO SER HUMANO”.
Dessa forma, a melhor maneira de alguém conhecer a si mesmo é aplicar os ensinamentos de Deus em sua vida para se tornar cada vez mais parecido com o criador, conhecendo sobre o pecado e não pecando; conhecendo sobre o bem e o praticando; sobre o mal e o rejeitando, conhecendo a Jesus Cristo e o aceitando.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2. Timóteo.3.16.17.
1º) - ORIGEM DA DOUTRINA BÍBLICA E SEUS SIGNIFICADOS.
Jesus Cristo, falando aos Judeus a respeito de seus ensinamentos disse o seguinte:
“Jesus respondeu e disse-lhe: A minha “DOUTRINA” não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma “DOUTRINA” conhecerá se ela é de Deus ou se falo de mim mesmo,(João.7.16,17)”.
2º) - JESUS CRISTO FALOU SOMENTE A PALAVRA DE DEUS.
“Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o filho do homem, então, conhecereis quem eu sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus, por isso, vós não a escutais, porque não sois de Deus, (João.8.28,47)”.
3°) - JESUS CRISTO RECEBEU INSTRUÇÃO DE DEUS SOBRE O QUE DEVERIA FAZER E FALAR.
Jesus Cristo, antes de morrer na cruz pelos nossos pecados deu publicamente esse testemunho acerca de si mesmo dizendo:
“E Jesus clamou e disse: Quem crê em mim crê não em mim, mas naquele que me enviou.
E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.
Eu sou a luz que vem ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim e não receber a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai o tem dito,(João.12.44-50)”.
4º) - JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO PARA REALIZAR A OBRA DE DEUS.
“Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz a obra.
Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou,(João.14.10,23,24)”.
CONCLUSÃO: O Apóstolo São Paulo, deixa a seguinte recomendação para todos nós:
“Tem cuidado de ti mesmo e da “DOUTRINA”; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem,(1 Timóteo.4.16)”.
Acerca da “DOUTRINA” de Jesus Cristo, o Apóstolo João recomendou o seguinte:
“Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado, antes, recebamos o inteiro galardão.
Todo aquele que prevarica e não persevera na “DOUTRINA” de Cristo, não têm a Deus; que persevera na “DOUTRINA” de Cristo, esse tem o Pai, como o filho.
Se alguém vem ter convosco e não traz esta “DOUTRINA”, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras,(2 João.1.8-10)”,
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.