A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DO CÉU E DO INFERNO.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DO CÉU E DO INFERNO À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA.



INTRODUÇÃO: Alguém definiu a sigla céu como “CENTRO  ETERNO DO UNIVERSO”.


Entende-se portanto que o céu, lugar da habitação eterna de Deus é o lugar mais elevado dos mundos e o lago de fogo, o lugar mais profundo da terra, onde ainda não existe ninguém,(Apocalipse.19.20).


Idêntico, consoante aqui, o inferno é contrastado com o mais alto céu, como sendo a mais baixa e profunda parte da terra.


Aqui, não pode estar se referindo ao sepulcro que fica na superfície da terra.


Em (Provérbios.15.24) está escrito que para o sábio o caminho da vida é para cima, para que ele se livre do inferno que está embaixo.


Este  caminho da vida que conduz para o céu se chama Jesus Cristo,(João. 14.6).


A palavra  sepultura no hebraico é “QUÉBEC” para se referir ao lugar onde o corpo e não a alma ou  o espírito vai após a morte.


No hebraico os “REPHAIM”  nome próprio de uma das raças de gigantes estão nas profundezas do inferno,(Provérbios.9.18).


Portanto conforme a Bíblia o  “SHEOL, HADES” (inferno) nunca é o lugar onde fica o corpo dos seres humanos.


Assim, a “QUÉBEC” (SEPULTURA, COVA, TÚMULO) em hebraico é o lugar do corpo e nunca é o lugar da alma.


Em (Salmo 16.10), encontramos a expressão alma no inferno e corrupção, se referindo ao corpo.


A mesma expressão se encontra  em (Atos.2.27), se referindo a ressurreição do corpo de Jesus que não viu corrupção e nem sua alma foi deixada no “HADES”  inferno.



1º) - A DIFERENÇA ENTRE QUÉBEC (SEPULTURA) E SHEOL -HADES, (INFERNO).



Conforme ensinamento da Bíblia, o corpo nunca  vai para o “SHEOL” (inferno) e sim para o “QUÉBEC” sepultura.


O ser humano somente manda o “QUÉBEC” (corpo) para a sepultura e nunca a alma para o”SHEOL - HADES” (inferno).


Somente Deus manda os seres humanos para o “SHEOL” (inferno).


Encontramos por três vezes registrado na Bíblia que Deus faria a Assíria descer ao inferno,(Ezequiel.31.15-17).


Assim, esses versículos descrevem a lamentação sobre o império da Assíria que seria destruído por causa de sua soberba.


Aqui o inferno, “SHEOL” que Deus os faria descer, não se refere a sepultura, mas ao mundo invisível dos espíritos dos mortos que já partiram da terra, onde existe plena consciência da alma e do espírito, não se referindo ao sepulcro reservado para o corpo.



2º) -  Qual é o MOTIVO DE DEUS MANDAR UM SER HUMANO PARA O INFERNO?



Conforme,(Mateus.10.28), o Senhor Jesus Cristo escreveu que não devemos temer aquele que somente mata o corpo, mas não pode fazer mais nada; mas devemos temer aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.


No grego, a palavra inferno vem da palavra “GEHENNA” onde o corpo incorruptível, após a ressurreição juntamente com a alma serão lançados e atormentados para sempre.


Este será o lugar do futuro eterno de tormentos, daqueles que rejeitaram o céu e a Jesus Cristo, conforme (Lucas.12.4,5) sendo este lugar o mesmo que “LAGO DE FOGO e ENXOFRE”. 


Encontramos, por cinco vezes, essa afirmação em Apocalipse e quem são as pessoas que irão para lá.


  1. - A Besta e o Falso Profeta que serão lançados vivos, (Apocalipse.19.20);

  2. - Satanás, o Diabo, a Antiga Serpente,(Apocalipse.20.10);

  3. - A morte, (Apocalipse,20.14);

  4. - O inferno,(Apocalipse,20.14);

  5. - E aquele que não foi achado escrito no livro  da vida,(Apocalipse.20.15).


Agora, a Bíblia Sagrada, vai esclarecer o grupo de pessoas que irão serem lançadas por Deus no “LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, O QUE É SEGUNDA MORTE,NÃO SE REFERE À EXTINÇÃO, MAS SEPARAÇÃO ETERNA DE DEUS, (Apocalipse.21.8).


  1. - Os tímidos, do Grego “DEILOS” sem valor;

  2. - Os incrédulos, do Grego “APISTOS” infiel;

  3. - Os abomináveis, do Grego “BDELUSSO” aquele que vive na idolatria e praticando todo tipo de imoralidade;

  4. - Os Homicidas, do Grego “PHONEUS” aquele que mata seu próximo  e não ama seu irmão,(1 João.3.15).

  5. - Os fornicadores, do Grego “PORNOIS”  um prostituto, libertino, devasso;

  6. - Os feiticeiros, do Grego “PHARMAKEUSIN” pessoas que, pelo uso de drogas, porções mágicas, encantos e feitiços tentam produzir efeitos sobrenaturais na vida dos outros;

  7. - Os idolatras, do Grego aqueles que praticam a idolatria e atos imorais abomináveis na adoração aos ídolos;

  8. - Os cães, Falsos Profetas e homossexuais, do Grego  “AKATHARTOS” pervertidos(Apocalipse.22.15);

  9. - Os mentirosos,(Apocalipse.22.15);

  10. - Os que amam e cometem a mentira,(Apocalipse.22.15).



(1) . Bíblia de Estudo Dake. Editora Atos, p.2042. Belo Horizonte. MG. 2009.


Assim, em relação ao céu como morada eterna do criador, ninguém ainda subiu ao céu, senão Jesus Cristo, o filho de Deus que está no céu,(Jo.3,13).


Conforme se encontra escrito em Apocalipse. 5.13), existem criaturas criadas pelo criador habitando no céu, na terra, debaixo da terra e as que estão no mar e todas as demais criaturas vivas em que nele há.


De acordo, se encontra escrito em Deuteronômio.29.29) existem coisas encobertas que somente Deus as conhece e coisas que são reveladas para nós e nossos filhos.


Dessa forma, aprendemos pela Bíblia Sagrada, que Jesus Cristo, sempre será nosso Mestre e nós seremos sempre seus alunos e por isso passaremos a eternidade juntamente com ele permanentemente aprendendo, pois os atributos do criador são eternos.


A questão do fator, princípio e fim, apenas existe nesta criação terrena, quando na celestial, ouve um princípio de todas as coisas que foram criadas, porém existem eternamente sem chegar a um fim.



3º) - O PRINCÍPIO DE TODA CRIAÇÃO.



Aprendemos ainda pelas Escrituras Sagradas, que tudo quanto existe nos céus, na terra, debaixo da terra e no mar teve um princípio para existir.


Idêntico, conforme ensina a Bíblia Sagrada, esse princípio de tudo quanto existe, não se refere ao fator tempo ou começo.


A palavra princípio no hebraico é “BERESHIT” e se refere a uma pessoa que passou a se chamar Jesus Cristo, depois da sua encarnação. (João.1.14) diz que o verbo se fez carne e habitou entre nós.


A Bíblia continua nos dizendo que ele o verbo é o princípio da criação de Deus,(Apocalipse.3.14) e conclui dizendo que todas as coisas foram feitas por meio dele e sem ele nada do foi feito se fez,(João.1.3), enquanto (Colossenses.1.16) vai nos dizer que todas as coisas foram criadas nele, tanto as que existem nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, “TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE”. 


Mas talvez, você me questione dizendo que no livro de Gênesis, capítulo primeiro diz que Deus criou todas as coisas pela sua palavra, ordenando “HAJA” e todas as coisas foram surgindo?


Exatamente isto, pois antes de sua encarnação, Jesus Cristo era o verbo de Deus.


A Bíblia diz que quando Jesus Cristo vier à terra na sua segunda vinda para estabelecer seu reino de mil anos nessa porção seca,(Gênesis.1.10), o nome pelo qual ele vai ser chamado é “A Palavra de DEUS”,(Ap.19.13)”.


Ainda no livro de Hebreus.1.3), está escrito que pela fé, entendemos que os mundos, pela “Palavra de DEUS” foram criados; de maneira que aquilo que se vê não é feito do que é aparente.


Sim, Jesus Cristo, sendo o “VERBO” de Deus, a “PALAVRA HAJA” em ação, criou tudo quanto existe nos céus e na terra, que somente o ser humano, pode compreender pela fé. 


Assim o livro de Hebreus, 1,1.2) vai nos dizer que nestes últimos dias da dispensação da graça Deus fala com o ser humano, através do seu filho Jesus Cristo, a quem constituiu herdeiro de tudo por intermédio de quem, também fez o mundo.


Desta forma, a igreja que é o corpo de Jesus Cristo na terra do qual ele é a cabeça,(1 Coríntios.12.27) recebeu a missão de ensinar as muitas formas da sabedoria de Deus, também para os principados e potestades nos céus, não somente para os seres humanos na terra, (Efésios. 3.10).



4º) - A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DO INFERNO.



Conforme, (Deuteronômio.32.22) a palavra inferno aparece pela primeira vez na Bíblia Sagrada como resultado da “IRA” de Deus por causa do pecado.


A palavra inferno no velho testamento aparece 65 vezes na Bíblia Hebraica traduzida como “SHEOL” se referindo ao mundo dos mortos, lugar profundo e escuro, “ABISMO” escuro nas profundezas da terra.


Assim, “SHEOL” descreve o mundo invisível dos espíritos dos mortos.


“SHEOL” é traduzido como inferno, 31 vezes e como “ABISMO”, apenas 3 vezes no AT,(Numeros.16.30,33;Jó.17.16).


Apenas, para ficar bem esclarecido, a palavra “QUÉBEC” se refere à sepultura, para onde vai apenas o corpo após  a morte.


Porém, a palavra Grega para “HADES” é usada para descrever não a sepultura, mas ao mundo invisível, para onde vai a alma e o espírito, sendo traduzido 10 vezes como inferno no NT, sendo seu equivalente “SHEOL” no AT.


No AT havia um lugar semelhante a um aterro sanitário onde  havia fogo e queimava  ininterruptamente o  lixo que recebeu o nome de “GEHENNA” ou vale dos filhos de Hinom, para consumir o lixo produzido pelos moradores de Jerusalém.


O termo passou a ser usado como lugar de tormento ou castigo eterno, sendo traduzido 12 vezes com inferno no NT e nunca com sepultura(Lucas.12.5).


Por quatro vezes o Senhor Jesus Cristo disse, que no inferno, o fogo nunca se apaga e o bicho nunca morre,(Marcos.9.43-50).

 


5º) - A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO SER HUMANO.



Aqui neste mundo, nos preocupamos no nosso dia a dia com muitas coisas que terminam por aqui mesmo.


Existe porém uma coisa em que devemos procurar que dura por toda a eternidade.


Quando nos referimos ao castigo e tormentos eternos, sabemos que a nossa consciência e a vida do indivíduo que vai para o inferno, como Jesus Cristo disse, lá será um lugar de fogo eterno, onde o fogo nunca se apaga e o “BICHO” nunca  morre.


Conforme (Jó.25.6), a palavra “BICHO” é usada para designar o ser humano que é um “ BICHO, um VERME”.


No (Salmo 22,6), Jesus Cristo se considerou em um “VERME” de tanto que foi desprezado pelo povo.


Em (Isaías.41.14),a nação de Israel foi considerada por Deus “POVOZINHO”, como um “BICHINHO” que Deus ajuda.


Encontrei um comentário de rodapé de imenso valor, na Bíblia de Estudo DAKE pg.1166 que diz:


Texto Bíblico: (Isaías. 66 24) que diz:


“E sairão e  verão  os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu “VERME” nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará;   e serão um horror para toda a carne”.


COMENTÁRIO: “ Refere-se a todos os homens, em todas as “ERAS” que morreram no pecado e serão enviados, para o inferno eterno, onde seu “VERME” não morrerá e o fogo não se apagará (V.24;Marcos. 9.43-49). Está claro aqui que os cadáveres ressuscitados em forma de “BICHOS” ,”VERMES” se encontram no fogo que jamais se apagará, sendo um horror para toda carne que vive na terra.


O objetivo dessa abertura, que permite ver o inferno, será levar as gerações vindouras a abominar o pecado e suas consequências.


Quando os homens naturalmente de fato, olhar para o inferno eterno, será uma grande advertência para que andem nos caminhos de Deus.


Não somente os seres humanos da nova terra, mas também os anjos e todos os demais seres, poderão olhar para este lugar e ver quão terrível será o castigo.


(Apocalipse.14.9-11) diz:


“E o seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se Alguém adorar a “BESTA” e a sua “IMAGEM” e receber o seu “SINAL” na  testa  ou na  mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice de sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e do cordeiro.


E a fumaça do seu tormento sobe para todos o sempre e não têm repouso  nem de dia, nem de noite, os que adoraram a “BESTA” e a sua “IMAGEM”  e aquele que recebe o “SINAL” do seu nome.


Por  mais que seja horrendo imaginar, ver as gerações eternas andarem em suas leis e preceitos, enquanto avançam na nova terra no futuro eterno”.


A palavra inferno é traduzida na Bíblia Hebraica, para o Grego Helenistico, “A SEPTUAGINTA” 61 vezes o termo Grego “HADES” se 

referindo ao mundo dos  mortos, retratando um lugar profundo e escuro, “ABISMO” silencioso situado nas profundezas da terra, para onde todas pessoas iam depois de morrer.


O Judaísmo é a origem literária de dois termos, ”ABYSSOS" e "GEHENNA".


“ABYSSOS” significa um lugar de terror que se constituiu em refúgio para os demônios,(Apocalipse. 9.1 -11), onde o nome “ABISMO” aparece aqui três vezes, como lugar de habitação de demônios, tendo  um rei que  os lidera, denominado “ANJO DO ABISMO QUE EM HEBRAICO SEU NOME É ABADOM E EM GREGO APOLIOM, (V.11).


Em hebraico “ABADOM E APOLIOM” = destruidor e lugar de destruição.


Em Apocalipse. 9.1-11), esse “ABISMO” sem fim, existe trancado numa prisão um enorme  exército de demônios, o qual será aberto no período da grande tribulação que virá sobre toda a terra, da qual nunca houve tal sofrimento, desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais, Jesus Cristo, chega a dizer,  se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias,(Mateus.24.21,22).


Nesse período a prisão  de demônios, que estão presos, será aberta de onde emergirá para a terra uma grande fumaça de uma  grande fornalha, que com a fumaça que vai sair desse “POÇO DO ABISMO” o sol e o ar vai escurecer “E DESSE POÇO DE FOGO SEM FIM, CHAMADO DE ABISMO” uma grande legião de espíritos malignos em forma  de gafanhotos  vai invadir a terra.


Conforme a ciência, o núcleo da terra é revolvido por fogo.


Jó que viveu cerca de 1845, a C, profetizou bem antes da ciência descobrir que a terra de onde procede o pão, em baixo é revolvida como que pelo fogo,(Jó.28.5)


Jesus Cristo, disse algo bastante preocupante, que o inferno foi preparado para o diabo e seus anjos e não para o ser humano que acaba indo para lá por rejeitar a Deus, a Jesus Cristo,o evangelho e sua palavra,(Mateus.24.41).


“GEHENNA” é o inferno escatológico de fogo para o qual serão eternamente condenados os ímpios no juízo final.


(2). Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Lothar Coenen e Colin Brown. Pg.1021. Câmara Brasileira do Livro. 2ª Edição. Editora Vida Nova. São Paulo, SP. 2000.


ABYSSOS é um adjetivo com o significado de “SEM FUNDO” “INSONDÁVEL” significando um lugar sem fundo, “OCEANO PRIMEVO” (GÊNESIS.1.2), reino dos mortos, o interior da terra, também finalmente representando a prisão dos espíritos caídos que se encontram reservados na escuridão em prisões eternas, até o juízo daquele grande dia,(Judas.6).


No Novo Testamento ABYSSOS é o lugar de prisão de demônios, quando os mesmos rogaram ao Senhor Jesus que não os mandasse para o “ABISMO”,(Lucas.8.31), traduzido como poço sem fundo, ilimitado.


Conforme (Apocalipse.9.1,2) o poço do “ABISMO” está fechado e será aberto por um anjo, como já foi dito, que vai liberar um exército de demônios sobre a terra e lhes  será dado poder que têm os escorpiões para atormentar os habitantes da terra por cinco meses e naqueles dias os homens buscarão a morte, mas não a acharão; e desejarão morrer, mas a morte fugirá deles,( vv.4-6).


Ainda a Bíblia continua ensinando que no final da grande tribulação, antes de Jesus Cristo estabelecer seu reino de mil anos na terra, vai descer do céu, o mesmo anjo que tem a chave do “ABISMO” com uma grande cadeia em sua mão e vai prender  Satanás, o dragão, a antiga serpente, que é o diabo a vai amarrá-lo por mil anos e lança-lo no “ABISMO” e ali ele ficará encerrado com um selo de garantia da parte de Deus, para que não mais engane as nações até que os mil anos se acabem,(Apocalipse.20. 1-3).


Também o demônio que vai possuir o homem “ANTICRISTO, BESTA, THERION” na grande tribulação vai também subir do “ABISMO”,(Apocalipse.11.7).


IBIDEM, Pgs.1021,1022.


No Novo Testamento o termo “HADES” ocorre dez vezes, somente em Mateus, Lucas, Atos e Apocalipse.


Conforme (1 Pedro.3.19;Apocalipse 20.7) o “HADES”  é um lugar de prisão de espíritos, que Jesus foi e pregou para eles e também Satanás será solto da prisão do “ABISMO”, após o milênio que fica localizado no coração da terra, que também recebe o nome de cadeias da escuridão,(2 Pedro.2.4); (Judas.6,7), como já foi dito.


Assim, conforme, (2 Pedro.2.4;Judas.6,7) existe uma prisão para os anjos que pecaram.


A palavra aqui usada em (1 Pedro.2.19) que Jesus pregou aos espíritos em prisão, no Grego pregou é “KERUZZO” significa anunciar e proclamar alguma coisa não é evangelizar, anunciando boas novas, como se faz aos seres humanos.


O evangelho de salvação, nunca é pregado aos mortos, pois conforme (Hebreus.9.27), depois da morte vem o juízo e não as boas novas de salvação que somente é proclamada para os vivos aqui na terra.


Conforme o ensino da Bíblia Sagrada Jesus Cristo nunca pregou para as pessoas depois de mortas que se encontram no inferno.


Agora, condizente com o que se encontra escrito em (Efésios.4.8), antes de ascender aos céus, libertou a alma dos justos do seio de Abraão levando juntamente com ele para o paraíso celestial.


Porque a graça salvadora de Deus, foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo, que subindo ao alto, levou o cativeiro e deu dons aos homens.


Antes de subir aos céus, após a sua ressurreição, desceu primeiro às partes mais baixas da terra, para cumprir todas as coisas,(Efésios.4.7-10).


Assim, mais uma vez, fica provado pela Bíblia Sagrada de que o inferno está localizado nas partes mais baixas da terra e não  em sua superfície como a sepultura onde não existe fogo.


Quanto aos anjos caídos que pecaram e não guardaram o seu principado, mas deixaram sua própria habitação, estão reservados em prisões eternas até o juízo daquele grande dia, onde vão sofrer a pena do fogo eterno,(2 Pedro.2.4;Judas.6.7).


A palavra na escuridão usada em (Judas, 6) é “SOPHOS” se referindo ao sentido literal e não espiritual.


Ainda  se referindo a este lugar de perdição eterna, aqueles que deixaram o caminho reto e seguiram pelo caminho de Balaão, também serão levados para a escuridão das trevas  eternas que já se encontra reservada para os tais,(2 Pedro. 17).


Também (Judas.6,13) fala que Deus reservou na escuridão e em prisões eternas os  anjos que pecaram, bem como aqueles que se apostataram da fé para os tais já se encontra eternamente reservado a negrura das trevas.




Assim os que aqui são mencionados já estão reservados e direcionados para a eterna escuridão


O inferno, conforme é dito na escritura, é um lugar de fogo e não é uma sepultura, como muitos afirmam.



6º) - O INFERNO, UM  LUGAR DE CONHECIMENTO, LEMBRANÇAS  E PLENA CONSCIÊNCIA.



Conforme, (Lucas.16.19-31) o inferno é um lugar de sofrimento, um lugar de fogo, um lugar de plena consciência com lembranças, um lugar para a alma e o espírito e não para o corpo de carne.


Após  a ressurreição para condenação, os perdidos irão ressuscitar num corpo incorruptível de vergonha e desprezo eterno,(Daniel.12.2).


O inferno será um lugar de sofrimento, sede e de conversa,(Isaías.14.6-16;Ezequiel.32.21); 


Um lugar onde as pessoas se conhecem e conversam com as outras,(Isaías.14. 9-16);


Um lugar de remorso,(Lucas.16.24-31);


Um lugar de vontade e preocupação com o bem estar dos seus, pois tem consciência de tudo quanto existe na terra, mas não podem mais voltar para avisar os seus para não irem para ali,(Lucas.16.24-31).


Sendo portanto um lugar onde os perdidos sentem a necessidade de avisar outras pessoas  para não irem para lá, mesmo estando lá,(Lucas. 16.27-31).


O inferno ainda, antes de Jesus Cristo, ressuscitar dentre os mortos era repartido por um grande “ABISMO”, onde de um lado estavam os salvos em consolo do AT e do outro lado os perdidos em tormentos no fogo do inferno, tornando impossível passar de um lado para o outro que os dividia por um grande “ABISMO”, mas permitia a comunicação entre eles .(Lucas.16.19-31).


Esse compartimento que havia no “SHEOL”  entre os salvos e os perdidos era chamado de “SEIO DE ABRAÃO" (LUCAS.16.22) E PARAÍSO,(LUCAS.23.43).


NOTA EXPLICATIVA. O paraíso que se refere aqui, é aquele que existia, nas partes inferiores da terra, não o paraíso do terceiro céu,(2 Coríntios.12.1-3), para onde os salvos foram levados após a ressurreição de Jesus Cristo e sim, onde ele desceu ao inferno,(Efésios.4.8,9).


Assim, Lázaro foi levado para esse lugar de conforto e o rico foi sepultado.


Os anjos carregavam a alma dos  justos para o paraíso, ou esse compartimento do inferno que ficava separado por um grande “ABISMO”, mas os homens carregam o corpo dos pecadores para a sepultura e os  demônios a  alma dos ímpios para o inferno,(Lucas.16.22-26;23.43).


Quando o Senhor Jesus Cristo desceu ao inferno, pregou ainda para os anjos caídos no “TÁRTARO” provando que o inferno onde ele esteve não é  sepultura,(1 Pedro.3.19).


Conforme já foi visto, quando Cristo desceu no “SHEOL-HADES” libertou os justos do domínio da morte, levando-os para o céu juntamente consigo quando ascendeu às alturas,(Efésios.4.8-10; Hebreus.2.14-15).


Agora o paraíso, o seio de Abraão que existia debaixo da terra, ficou vazio pois a alma dos justos não estão mais ali, pois  agora os espíritos dos justos já foram aperfeiçoados,(Efésios.4.8-10;Hebreus.12.23).


Assim, se tratando dos corpos dos justos e dos corpos do injustos, a sepultura vai manter seus corpos até a primeira e segunda ressurreição,(Apocalipse.20.4-6).



7º) - O LOUVOR DA CRIAÇÃO.



Conforme o (Salmo.149.5) uma coisa deve constantemente estar em nossa boca e outra em nossas mãos, ou seja, os altos louvores de Deus na nossa garganta e nas nossas mãos espada de dois fios, a Bíblia Sagrada.


No (Salmo.148 encontramos  sete coisas que são louvadas nos céus e 23 coisas que são  louvadas na terra.


1° - Nos céus, Anjos, todos os seus exércitos, sol, lua, todas as estrelas, céu dos céus, águas que se encontram sobre  os céus;


2° - Na terra, Baleias, todos os “ABISMOS”. fogo e saraiva, neve, vapores, ventos tempestuoso que executa a sua palavra, montes  e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros,  as feras e todos os gados, répteis e aves voadoras,  reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; rapazes e donzelas, velhos e crianças, e louvor de todos os seus santos,(Salmo.148.1-12).


O (Salmo.150.6), termina dizendo, que tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor.


Davi no (Salmo.146.1-4) promete louvar ao Senhor durante sua vida, não confiar em príncipes, nem filhos dos homens, em quem não há salvação, pois sai-lhes o espírito, e eles se tornam  para sua terra e naquele mesmo dia perecem seus pensamentos.


Quando Deus ordena a todos os “ABISMOS” o louvarem,Jó.38.4,7) diz  que quando Deus fundava a terra, as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam).


Conforme ainda, (Jó.1.6;2.1) esses filhos de Deus aqui se referem a anjos que se encontravam presentes na fundação da terra.


Aqui também, na fundação da terra diz  que as estrelas da alva, juntas alegremente cantavam.


As estrelas aqui se referem aos Querubins, dos quais o Querubim Ungido que se transformou em adversário de Deus, também se encontrava presente, quando Deus, fundava a terra, sobre os mares e a firmou sobre os rios,(Salmo.24.2;Isaías.14.12,) más o Querubim ungido uma das estrelas da manhã, filha da alva caiu do céu e foi lançada por terra.


Esses relatos bíblicos da criação da terra, você somente vai compreender e aceitar pela fé e não pela sua razão.


Assim, entendemos que quando Deus fundou a terra sobre os mares e a firmou sobre os rios, todos os seres celestiais se encontravam presentes, pois o ser humano ainda não havia sido criado.


Quando lemos (Gênesis.1.1,2), no princípio da criação Deus primeiro criou os céus e depois a terra


No versículo dois diz que a terra era sem forma e vazia; e havia trevas na fale do “ABISMO” ; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.


O termo “ERA” no hebraico é “hayah” indicando que a terra se tornou vazia, ou passou a ser vazia e ficou mergulhada no “ABISMO” de trevas por causa de alguma catástrofe, quando Deus novamente fez a ressurgir das águas e no meio da águas ela subsiste,(2 Pedro.3.5).


A Bíblia Sagrada, não relata se esta catástrofe que levou a terra a ficar mergulhada no “ABISMO”, aconteceu com a queda do Querubim Ungido e a terceira parte dos anjos dos céus que o seguiram nessa rebelião contra o criador.


Somente Jesus Cristo afirmou que via Satanás, como raio cair do céu,(Lucas.10.18).


Conforme os mais aguçados teólogos, aqui se referem à expulsão de Satanás, quando ele quis invadir o céu e destronar o criador subindo com seus anjos rebeldes a partir da terra, muito antes de Adão ter sido criado.


Os que que defendem esse entendimento, se baseiam em (Isaías.12.12-14; Jeremias.4.23-26; Ezequiel.28.11-17; Gênesis.1.1.2; 2 Pedro.3.5-8).


Desde então Satanás com seus anjos malignos que se encontram soltos, em falar dos que estão presos no “ABISMO” em cadeias eternas, (Judas.6,7) recobrou o domínio da terra que ele antes possuía, antes da criação de Adão e Eva, se tornando o deus deste século,(2 Coríntios.4.4) e será definitivamente expulso para o lago que arde com fogo e enxofre tua eterna habitação, para não mais enganar  as nações, após o final do milênio.


Assim, ensina a Bíblia Sagrada e assim também creio.






Quando a Bíblia sagrada ensina a não amar ao mundo, nem o que no mundo há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele,(1 João.2.15.16), está se referindo ao sistema maligno, imoral e pecaminoso, controlado por satanás que nele age nesta era de rebelião contra Deus, que se manifesta nos desejos humanos, na sociedade de um modo geral, na cultura, nas ideologias, na política, nos sistemas de ensinos, esportes, filmes, músicas, artes de um modo geral, na filosofia, psicologia, meios de comunicação, opondo-se a Deus e seus ensinamentos, ao seu povo aos padrões de sua palavra de retidão.


Atualmente, Satanás está usando a medicina para defender a matança de crianças através do aborto, como nunca antes na história da humanidade, além do alcoolismo, drogas e através do ensino levando a humanidade a descrer em Deus.


Assim atrás de todo empreendimento humano, está Satanás e seus demônios, afastando mais e mais as pessoas de Deus, sua palavra e as iludindo com as fantasias do mundanismo.


Finalmente, todos os sistemas religiosos mundanos liderados pelo homem sem a palavra de Deus, a santificação e o poder do Espírito Santo, também estão levando milhares para a perdição eterna.


Em (Deuteronômio.32.22), assim está escrito:


“Porque um fogo se acendeu na minha “IRA”, e arderá até o mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua novidade, e abrasará os fundamentos do monte”.


Na verdade, somos um ser “TRICOTÔMICO” , constituído de espírito, alma e corpo, que devemos conservar irrepreensível para a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,(1 Tessalonicenses.5.23).




8°) - A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DO CÉU.


A concepção de “CÉUS” no Hebraico “SHAMAYIM” , não é a mesma dos Gregos, ”OURANOS”. 


Hesíodo, (750 - 650 a.C), poeta Grego oral da antiguidade, escreveu dentre outras obras, a “TEOGONIA”, sendo um poema mitológico.


Que também ficou conhecida como “O NASCIMENTO DOS DEUSES”


Em astronomia ainda ficou conhecido como “MITO COSMOGÔNICO” “COSMOGONIA” OU “COSMOGONIA” descrevendo a origem do mundo, que se desenvolveu com a geração sucessivas de “deuses’, e na parte final deste com os homens, dando origem aos (heróis).


Nesse poema mítico totalmente dissociado do ensino Bíblico da criação, as supostas divindades que sabemos pela Bíblia que são demônios, assumem a constituição da terra.


Resumindo, o poema descreve o começo do universo surgindo da desordem para a ordem presidida por “ZEUS” o suposto pai dos supostos “deuses” que é o próprio Satanás.

 

Esses supostos elementos fundamentais, que imitam os seis dias da criação, começa com o “CAOS” ou vazio primitivo, que na mitologia Grega é o deus primordial de onde surgiu o universo a mais velha forma de consciência divina.


Esse nome “CAOS” no Grego significa “ABISMO” “VAZIO”, “IMENSIDÃO DO ESPAÇO” de onde surgiu Satanás, após sua queda do céu como relâmpago, mas na mitologia Grega seria o vazio primordial,(Lucas.10.18).


Assim “CAOS” é um deus “ANDRÓGINO”, “HEMAFRODITA” com características masculino e feminina, ou LGBT dos dois gêneros.


Em seguida, nesse desenvolvimento primordial segundo a “TEOGONIA”  de Hesíodo, surge “GAIA”, GÉIA” OU “GÉ” a terra ou a “MÃE TERRA”.

GAIA gera sozinha URANO ( o céu),PONTO (o mar) e a ÓREAS (as montanhas).


Assim URANO (o céu) é o primeiro a governar todo mundo e se casa com “GAIA” na terra, que convivia com “TÁRTARO” a escuridão primeva, exatamente como relata a Bíblia Sagrada em (Gênesis.1.1,2) sobre a criação efetuada por Deus, o que nos leva a crer que este relato desta “TEOGONIA”, teve a inspiração do próprio Satanás, que é o pai da mentira, para negar tudo que é verdadeiro que as Sagradas Escrituras relatam. 


Por essa e tantas outras razões, o único relato correto sobre a existência dos céus, se encontra na Bíblia Sagrada.


Pastor. João Viana.




Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions