PROFECIAS CONTRA A FILÍSTIA.
INTRODUÇÃO: Conforme a história o termo Palestina significa - “TERRA DOS FILISTEUS”.
Os filisteus se originaram de “CAFTOR” antiga “CRETA”,(Amós.9.7).
Conforme o Antigo Testamento, “CAFTORIM” é um personagem Bíblico, como um dos filhos de “MIZRAIM” nome hebreu dado ao “EGITO”.
Portanto, “CAFTORIM” é neto de “CAM” filho de “NOÉ”, sendo bisneto de “NOÉ”, (Gênesis.10.13).
Assim está escrito em (Gênesis.10.1,6,13,14).
“Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé; e nasceram-lhe filhos depois do dilúvio.
E os filhos de Cam são: Cuxe Mizraim, Pute e Canaã.
E Mizraim gerou a Ludim, e a Anamim, e a Leabim, e a Naftuim.
E a Patrusim, e a Casluim (de onde saiu os filisteus), e a Caftorim.
Casluim, porém sendo neto de Cão e bisneto de Noé, pode ser considerado como uma das antigas tribos que deram origem aos Egípcios, visto que seu pai Mizraim foi o antepassado comum dos egípcios.
Conforme a superinteressante, 11/02/2013, “os filisteus eram matadores impiedosos e não tinham medo da morte e adoravam beber cervejas e outras bebidas alcoólicas”.
Na verdade, conforme relata a Bíblia, sempre foram inimigos ferrenhos de Israel.
O território dos Filisteus, foi nomeado como “FILÍSTIA” ou “FILISTEIA” conforme (Josué,13,3;!Samuel. 6.17), compreendendo, GAZA,ASDODE, ASQUELOM, GATE E ECROM.(V.3).
Os filisteus também ficaram conhecidos como “OS POVOS DO MAR”
que tentaram invadir o antigo Egito pelo mar, durante o reinado de Ramessés III em aproximadamente 1200 a.C.
Esses “POVOS DO MAR” incluindo os “LÍBIOS” colonizaram “CANAÔ.
No período da era patriarcal de Abraão e Isaque os filisteus habitavam a terra de Canaã,(Gênesis.20;21;26).
No final da liderança de Josué e conquista de Canaã, os filisteus já viviam em suas cinco cidades,(Josué.13.1-3).
Quando Israel peregrinava pelo deserto, Moisés fez um pequeno desvio de percurso para evitar passar pelo caminho da terra dos filisteus,(Êxodo.13.17).
Durante o período dos juízes, Sangar, Sansão, sobre a liderança de Eli, do profeta Samuel, durante a monarquia de Israel com Saul, Davi, Salomão até o rei acaz e Ezequias os filisteus lutaram contra o povo de Israel e sofreram uma grande derrota,(2 Reis.18.8).
1º) - A DESTRUIÇÃO DOS FILISTEUS.
Conforme (Isaías.14.28-32), a Filístia se alegrou após a morte do rei Acaz a vara de Judá que os feria.
Porém o bastão que feria a filístia seria o rei Sargon II a serpente que feria a Filístia morreu, mas da sua raiz saiu uma víbora, uma serpente voadora que seria um adversário mais terrível o qual foi o rei Senaqueribe.
A invasão da Assíria vinda do norte causaria grande destruição na Filístia.
O único refúgio e segurança estaria em Jerusalém.
2º) A EXPULSÃO DOS JUDEUS DE SUA TERRA
Conforme registra a história, no ano 134, o imperador romano Adriano, viajou para a Judeia onde havia estourado a Revolta de Barkokebas, sendo a terceira guerra judaica romana, sendo um rebelião de Judeus contra o império Romano, que veio a explodir na Judéia em 132.
Em sua viagem pelo oriente, o imperador tinha o propósito de revitalizar o helenismo, enquanto esteio cultural do império romano naquela região.
Em seus planos estava a reconstrução de Jerusalém como uma cidade helenística de onde sobre o monte do templo seria erguido um santuário dedicado a Júpiter capitolino ou o deus Zeus dos Gregos, decisão que feriu os sentimentos religiosos dos Judeus.
Com esta decisão surgiu a revolta da Judeia.
Assim, prevaleceu o projeto do imperador e Jerusalém foi reconstruída recebendo o nome de “ÉLIA CAPITOLINA”.
Os Judeus ficaram proibidos de entrar na cidade sob pena capital de morte, enquanto o nome da província foi mudado de Judeia para Síria Palestina.
O imperador ao denominar a província da cidade de Jerusalém com o nome de Síria Palestina, estava revivendo antigo nome da região Filístia de Palestina que significa “TERRA DOS FILISTEUS”, com o objetivo ainda de suprimir a ligação judaica com e região e ligando-a com a Síria.
Assim, a “ÉLIA CAPITOLINA” ocupou uma colônia Romana, no sítio das ruínas de Jerusalém, construída pelo Imperador Romano Adriano em 131.
A nova cidade foi dedicada a “JÚPITER CAPITOLINO” a quem um templo foi erguido no lugar do templo Judeu.
Nota: Este suposto deus Júpiter é o mesmo Zeus dos gregos que é o próprio Satanás que sempre quis assumir o lugar do Deus criador,(Isaías.14.14).
Ainda hoje os antigos Filisteus continuam lutando para se apossar da terra de Israel.
Hoje eles se apresentam com o nome de palestinos.
Contudo, uma profecia Bíblica aponta para o seu fim, vejamos:
“Asquelom o verá e temerá, também Gaza e terá grande dor, igualmente Ecrom, porque a sua esperança será iludida; e o rei de Gaza perecerá, e Asquelom não será habitada.
E um bastardo habitará em Asdode,e exterminarei a soberba dos Filisteus.
E da sua boca tirarei o seu sangue e dentre os seus dentes as suas abominações; e ele também ficará como um reto para o nosso Deus; e será como príncipe em Judá, e Ecrom como um jebuseu.
E acampar ao redor da minha casa, contra o exército, para que ninguém passe e para que ninguém volte; para que não passe mais sobre eles o exator; porque agora vi com os meus olhos,(ZACARIAS.9.5-8)”.
CONCLUSÃO: Este conflito entre os Filisteus e atuais palestinos, somente vai chegar ao fim quando o anticristo, o bastardo que vai habitar em Asdode o pequeno chifre, o pequeno poder que vem de um pequeno lugar, apresentar um acordo, uma aliança de falsa paz com a nação de Israel, enganá-los e tomarem posse da terra santa e a invadir pela palestina,(ZACARIAS.9.8).
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.