O CHIFRE PEQUENO E O ANTICRISTO.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


O CHIFRE PEQUENO E O ANTICRISTO.



INTRODUÇÃO: Consoante ensina a Bíblia Sagrada, iremos tomar conhecimento a respeito do que significa o chifre pequeno e o anticristo.


1°) - O CHIFRE PEQUENO DO QUARTO ANIMAL.


Conforme se encontra escrito em (Daniel.7.7,8) o quarto animal visto pelo profeta simboliza o quarto Império Romano depois de Babilônia, Medo-Pérsia e Grécia.


Assim, o v.7 apresenta algumas características deste Império:

 1 - Terrível;

 2 - Espantoso;

 3 - Muito forte;

 4 - Tinha grandes dentes de ferro;

 5 - Devora, fazia em pedaços, pisava aos pés o que sobejava;

 6 - Era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez pontas ou chifres.


Concluindo, este Império seria destruidor e diferente dos demais que vieram antes dele.


Até aqui o profeta relaciona as características do império e não do pequeno chifre que seria gerado pelo império romano.


Assim, entendemos que o mundo ímpio, sempre caminhou para a destruição.


Na visão do profeta Daniel, os impérios mundiais vão se degenerando, simbolizado pelos metais, até chegar semelhantes a ferro (tecnologia) e barro(humanismo).


Porém aos que servem  a Jesus Cristo, caminham em direção  a salvação eterna,(1 João.2.17).


Idêntico ao versículo 7, o versículo 8 vai nos dizer que o profeta estava olhando os chifres do quarto animal e entre eles surgiu um chifre pequeno diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados e neste pequeno chifre havia olhos, como de homem e uma boca que falava grandiosamente.


Assim, seria a característica maligna desse chifre pequeno que iria surgir deste quarto animal, ou império romano.


Conforme (Daniel.7.24), os dez chifres que o profeta viu na cabeça desse animal simbolizando o Império romano, significa dez reis e depois dos dez reis se levantaria outro rei, o qual seria diferente dos primeiros e abaterá três reis.


Agora, fazendo, uma exegese correta do texto bíblico no livro do apocalipse e não de Daniel, os dez chifres que vão se levantar dentro do império romano, e juntamente com ele o anticristo, a Besta de apocalipse, será o oitavo rei do Império romano, que vai reinar junto com esses dez reis,(Apocalipse.17.12).


2º) - CARACTERÍSTICAS DO PEQUENO CHIFRE E DO ANTICRISTO,(7.25).


1 - Proferirá palavras contra o altíssimo.


Conforme, (Apocalipse.13.5,6) assim diz:


E lhe foi dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses.


E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para  blasfemar do seu nome, e do tabernáculo, e dos que habitam no céu”. 


Portanto, aprendemos  aqui que o anticristo a Besta, vai ficar durante 42 meses, ⅗ blasfemando contra Deus e seu nome, contra o tabernáculo de Deus e contra  os que habitam no céu.


Agora se referindo às ações do chifre pequeno de Daniel e da Besta do Apocalipse:


2 - Ambos vão destruir os santos do altíssimo;

3 - O pequeno chifre cuidará em mudar os tempos e a lei;

4 - E eles (os santos) serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.


Aqui se refere novamente a 42 meses ou ⅗ que o anticristo, o oitavo rei do império romano vai dominar com todo poder sobre toda tribo, língua e nação, fazendo guerra contra o povo de Deus, quando vai vencê-los, mas não destruí-los,(Apocalipse.13.7)


Para confirmar as ações do anticristo sobre o mundo leiamos novamente,(Apocalipse.13.7) que diz:


“E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda tribo, e língua, e nação”.


Assim sendo, o momento que Deus conferiu ao seu povo vencer o diabo e suas obras maléficas é agora na dispensação da graça, pois durante os últimos ⅗ do governo mundial do anticristo, além de ninguém poder batalhar contra ele,(v.4), ainda vai vencer os santos de Deus,(v.7), inclusive as duas testemunhas que além de vencê-las ainda vai matá-las fisicamente, mas não destruí-los espiritualmente, (cap.11.7).


O império romano sempre produziu imperadores destruidores, pois para esse fim ele foi levantado.


Assim, o anticristo, o oitavo reino desse império, será o maior destruidor que vai ser conhecido na história humana, pois irá reinar com mais dez chifres ou reis,(Ap.17.12).


Devemos portanto, fazer uma diferença entre vencer fisicamente  e destruir espiritualmente os santos.


Assim os ímpios são sempre vencidos e destruídos física e espiritualmente por não temerem a Deus.



3º) - OS DEZ CHIFRES DA BESTA.



Portanto, o poder espiritual que vem desses chifres, e do pequeno chifre visto pelo profeta Daniel, bem como  os demais poderes maléficos que sempre atuaram no império romano, tem sua origem no dragão.


Assim está escrito em, (Apocalipse.12.3).


“E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um  grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas”.


Repito: assim sendo os dez  chifres do quarto animal visto por Daniel, bem como o chifre pequeno que surgiu entre  os dez  teve o seu poder maléfico vindo do dragão que passou para aquele animal (o império romano), o qual também outorgou aos seus líderes.


Agora ao ler (Apocalipse.13.1), vamos ver uma besta que  subia do mar(povos e nações,apocalipse.17.15) possuindo sete  cabeças, (sete montes e sete reis, apocalipse.17.9,10); dez chifres(reis, apocalipse.17.12) e sobre os chifres (reis) dez diademas, e sobre as cabeças,(sete reis ou impérios) com um nome de blasfêmia.


1 - A besta do apocalipse simboliza três coisas.


A - Um demônio que vai subir do abismo,(Apocalipse.11.7);


B - Um homem maligno que vai ser possuído por esse demônio,(Apocalipse.13.18);


C - O oitavo reino governado pelo anticristo e não pelo chifre pequeno que o livro do apocalipse não se refere mais a ele,(Apocalipse.17.11).


Assim, entendemos que durante a história das nações pagãs sempre teve um representante de Satanás governando as nações da terra, como: Assíria, Egito, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, e finalmente o império romano que gerou os dez reis e o chifre pequeno no passado e futuramente vai gerar mais dez reis e o anticristo, o  governo mundial que vai reinar sobre o oitavo reino, que terá início após o fim da dispensação da graça.


Porém este homem, possuído por este demônio, tem as mesmas características do dragão os seja: Sete cabeças e dez chifres,(Ap.13.1).


A Besta que a mulher aparece sentada, tinha as mesmas características do dragão, ou seja: Sete cabeças e dez chifres,(Ap.17.3).


Portanto, este homem possuído por esta besta que sobe do abismo,(Ap.11.7) e esta mulher que conduz este homem possuído por esta besta, recebem seu poder, seu trono e grande poderio do dragão,(Ap.13.3).


Para ficar ainda mais esclarecido, o homem maligno, a besta que sobe do abismo e possui este homem e ainda a mulher estão a serviço do dragão, que dá aos mesmos  seus poderes.


2 - AS SETE CABEÇAS DA BESTA.



Conforme, (Apocalipse.17.9,10) as sete cabeças são sete montes sobre os quais a mulher está assentada e são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.


Segundo os historiadores que coexistiram com a nação de Israel desde o começo, já caíram cinco dos sete reis: Egito, Assíria, Babilônia. Medo-Pérsia e Grécia.


O império que existia nos dias do Apóstolo João era o império romano, o sexto.


Nos dias do Apóstolo João, outro ainda não tinha vindo, ou seja, o  sétimo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.


3 - A MULHER.


A -  Era uma grande prostituta que será condenada, (Ap.17.7);


B - Estava assentada sobre muitas águas que simboliza povos, multidões nações  e línguas,(Ap.17.15);


C -  Com ela se prostituiram os reis da terra e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição,(v.2);


D  - João foi levado pelo espírito ao deserto e viu uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate que  estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres, (v.3).


Até aqui, esta mulher aparece sentada sobre povos, multidões, nações e línguas, mas também sobre a besta de sete cabeças e dez chifres.


Essa besta sobre a qual a mulher está assentada é a mesma de (Apocalipse.(13.1) que recebe todo poder do dragão, seu trono e grande poderio,(Ap.13.2).


Aqui a mulher aparece sendo carregada, porém conduzindo a besta.


O que me chama atenção aqui é que esta mulher vai conduzir a besta até certo tempo, depois os dez chifres que vão entregar o seu poder e autoridade à besta, vão destruir esta mulher prostituta no fogo,(Apocalipse.17.13,16).


Assim  entendemos que o anticristo vai ser conduzido por esta mulher, até certo ponto, quando ela será destruída pelos dez chifres e vão entregar a besta o seu poder e o seu reino,(v.17).


Seja quem for que esta mulher  esteja sendo representada, seu poder e domínio sobre os reis e habitantes da terra, será tirado de suas mãos e dados à Besta, o anticristo, o governo mundial.


Agora é a própria mulher que aparece vestida de purpura e escarlate, adornada com ouro, pedras preciosas e perolas, tendo na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição,(4).


Portanto toda sorte de pecados e abominações, bem como toda sorte de riquezas e adornos de ouro, pérolas e pedras preciosas, são as coisas materiais, bem como as abominações espirituais  que mantêm esta mulher no engano.


Creio que estas são uma das muitas formas que Satanás  usa para poder enganar as nações,(Apocalipse.12.9).


Assim sendo, a mulher se encontra vestida com as mesmas vestes do homem possuído pela  besta.


Em seguida a mulher se apresenta com a seguinte escrita na sua testa: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA,(V.5).


O sumo sacerdote no AT trazia uma placa de ouro com a seguinte inscrição em sua testa: “SANTIDADE AO SENHOR”. Com aquela placa na testa ele estava representando a santidade de Deus, para o povo de Israel, mostrando para todos a sua missão.


Assim esta mulher trazia na testa esta mensagem para todos poderem ver que ela estava representando toda sorte de abominações existentes na terra, por ela ser a mãe das prostituições,(idolatrias que existem)e riquezas corruptas.


Assim essa mulher representa uma religião que também é um sistema político abominável, pois conforme (apocalipse.17.18) ela reina sobre os reis da terra.


Você já conseguiu perceber que os governos das nações compram as autoridades em seu reino com dinheiro e riquezas para se unirem a eles em sua missão de corromper povos, aprovando leis injustas?


Assim, da mesma forma se encontrava o ser humano possuído pelo demônio Besta, ou o anticristo na qual a mulher estava assentada e também o controlava, pois  também estava cheio de nomes de blasfêmias.


Aprendemos aqui claramente que este homem vai ser gerado por este império e ser conduzido pelo mesmo até que ele assuma o poder total.


Agora essa mulher adotou todas as características abomináveis do homem Besta e ainda ficou embriagada com o sangue dos santos e das testemunhas de Jesus,(v.6).


Pois o objetivo final desse líder, dessa mulher, desse império é perseguir Jesus Cristo e seu povo.


Por esta razão ele recebe o nome de anticristo que significa no lugar de Cristo ou contra Cristo.


Os demais impérios que perseguiram os judeus no passado, não existiam mais, o islamismo também não existia ainda, nem constantinopla, muito menos Moscou.


Quem perseguia a igreja era o império romano.


Antes esta mulher embriagava os povos com o vinho da sua prostituição,(idolatria);agora era ela mesma que estava embriagada com o sangue do povo santo e das testemunhas de Jesus.


Ao ver tudo aquilo, João ficou grandemente admirado e agora o anjo se propôs a explicar para ele cada detalhe  sobre aquela mulher, a besta, das sete cabeças e os dez chifres,(v.7).


Finalmente a mulher que se encontra assentada sobre a Besta(Ap.17.3);sobre sete montes,(v.9); sobre muitas águas,(Ap.17.1,15) que simboliza povos, multidões, nações e línguas, é por fim a grande cidade que reina sobre os reis da terra,(v.18), isto nos leva a entender que se refere esta grande cidade ou a Roma, pois nenhuma cidade nesta época reinava sobre os reis da terra, a não ser Roma e seu império..


Na verdade, Moscou que surgiu muito tempo depois de Roma, também é uma cidade edificada sobre sete colinas.


Essa história de que Moscou foi edificada sobre sete colinas, começou a circular entre os séculos 15 e 16 dizendo que Moscou era a terceira Roma, que surgiu depois da própria Roma Imperial ocidental, e da Roma oriental com sede em Constantinopla.


Com o surgimento da cidade de Moscou, acreditava-se que não haveria uma quarta Roma, pelo fato de Moscou ser considerada a “SUCESSORA DO IMPÉRIO ROMANO”.


Mais uma vez faço aqui a seguinte pergunta: Qual era a grande cidade que reinava sobre os reis da terra nos dias do Apóstolo João, já que não existia mais Babilônia, nem ainda Constantinopla nem Moscou?


Ainda segundo a história, Jerusalém e a própria Babilônia nos dias do rei Nabucodonosor foram edificadas sobre sete colinas, porém Jerusalém não estava mais envolvida em idolatria, por ter sido liberta dos ídolos no cativeiro da Babilônia, e nos dias do apóstolo João, Jerusalém também não tinha nenhuma expressão política sobre as nações por ser dominada pelo império romano.


Porém João não se refere em sua visão a nenhuma dessas cidades e sim a Babilônia, que com certeza era Roma que era chamada “A CIDADE DAS SETE COLINAS”, OU A GRANDE BABILÔNIA, pois as que surgiram depois, vieram como imitação do Império Romano e não de outra cidade edificada sobre sete colinas.


4 - A BESTA.



A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo,(Ap.11.7) e irá à perdição.


E os que habitam na terra, (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admiraram vendo a besta que era e já não é, mas que virá,(v.8).


Quem vai ficar admirado em ver a besta, será os ímpios, os perdidos que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do cordeiro.


Conforme (Ap.11.7 com Ap.17.8), este demônio já veio e virá novamente e deixará o mundo dos ímpios maravilhado e possuirá novamente um homem, como possuiu vários no passado.


Aqui não está se referindo a um homem e sim ao demônio que vai subir do abismo e irá possuir o homem anticristo,(Ap.11.7).


OBS: Conforme já foi visto a besta significa 3 coisas: Um demônio que sobe do abismo; Um homem que será possuído por ela; E um reino.


E a besta, que era e já não é, é ela também o oitavo reino, e é dos sete, e vai à perdição,(v.11).


Repito: segundo meu entendimento, aqui não está se referindo a um homem nem a um demônio e sim a um dos sete reinos que já existiu, porém não existe mais, mas voltará a existir novamente como o oitavo reino e vai à perdição.


Quando o Apóstolo João viu uma de suas 7 cabeças (reino) como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda terra se maravilhou após a besta,(Apocalipse.13,3).


Ligando, (Ap.13.3 com 17.8,11) fica claro para todos  nós, que uma destas sete cabeças que foi ferida de morte e sua chaga mortal foi curada, deixando toda terra de ímpios maravilhada, representa a ressurreição de outro reino que já existiu, mas deixou de existir e voltará novamente a existir.


A única informação plausível que temos desta besta (reino) que existiu,mas no tempo do Apóstolo João não existia mais; mas vai voltar a existir novamente e será o oitavo reino da besta (homem, anticristo)  e vai à perdição, será o oitavo império na terra, ou reino do anticristo que vai governar com dez chifres ou sistemas de governo, (Apocalipse.17.11).


E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão o poder como reis por uma hora juntamente com a Besta,(v.12).


Aqui, fica novamente esclarecido que esses dez chifres (reis), ainda não receberam reino para reinar sobre ele, mas somente vão receber poder para reinar junto com a besta.


Assim  o reino da besta (homem, anticristo), será estabelecido com mais dez reinos que pode significar dez regiões ou mercados econômicos, pois está escrito que ninguém vai poder comprar ou vender, senão o que tiver a marca deste homem, Besta, ou governo mundial deste oitavo império,(Apocalipse.13.17).


Assim, a besta (homem) somente vai estabelecer seu reino com estes dez reis.


Após estabelecer o seu reino com estes dez reis, os mesmos vão entregar o poder e autoridade que possuem para reinar sobre a liderança da  Besta,(v.13).


Dessa forma, todos os dez reis serão apenas governados pela Besta o qual irá exercer todo poder e autoridade sobre esses governos.


A função principal desses dez governos representantes da Besta, será combater contra o Cordeiro (Jesus Cristo) que vai vencê-los juntamente com os  eleitos e fiéis que estão com ele,(v.14).


Atualmente, o império do anticristo, ou o oitavo reino, está sendo formado em todo o mundo.


Como vimos, uma das características desse reino será perseguir a Jesus Cristo e ao seu povo, sua igreja através dos líderes mundiais dos dez blocos de nações.


Assim vemos atualmente o ódio crescendo cada vez mais contra o Senhor Jesus Cristo e contra o seu povo, a sua igreja.


 Isto acontece, desde que Jesus Cristo fundou sua igreja, também para se cumprir,(Salmo.2.1-3) que diz:


“Por que as nações se reúnem e planejam revoltas? Por que os povos fazem planos todos, tramando em vão?


Os reis das nações se reuniram  e os governantes tramam planos para, unidos, derrotarem o Senhor e seu ungido, dizendo:


Vamos quebrar as suas correntes e acabar com essa escravidão! (NBV).


Porém, conforme (Ap.17.16-17) a última instituição representada por esta mulher que se encontra,(dominando) sobre povos, raças, línguas e nações,(v.15) será destruída e queimada pelos dez chifres que vão governar com a besta,(v.16) quando seu poder e domínio será transferido e a autoridade total será dada à  besta que agora passa a exercer em toda terra total domínio, apenas para se cumprir as palavras de Deus,(v.17).


Essa mulher representa a grande cidade que governa sobre os reis da terra, que a partir da sua destruição pelos dez reis, passa a ser governada pela Besta,(V.18).


CONCLUSÃO: Conforme a maioria dos exegetas, essa mulher simboliza a igreja católica apostólica romana que irá ser conduzida, mas  vai dominar a Besta por determinado tempo.


De uma coisa tenho absoluta certeza:


Esta mulher não representa o islamismo pelo fato deles não adorar ídolos.


Posteriormente esta mulher  será destruída pelos dez reis que reinam juntamente com a Besta, quando na ocasião o poder dessa mulher, bem como seu domínio será transferido para  a besta a qual irá reinar sobre tudo e sobre todos, exceto sobre Jesus Cristo e o seu povo que irá vencê-los.


Portanto, esta história que o anticristo, com seus adeptos vai vencer os cristãos é uma falácia.


Eles vão fazer guerra contra Cristo e seu povo até o fim, mas não vencê-los.



Pastor. João Viana.  






  


Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions