ESPINHOS, CARDOS E A COMIDA DA SERPENTE.
INTRODUÇÃO: Conforme, a Bíblia Sagrada, quando Deus criou o ser humano, também criou tudo quanto existe na face da terra, não apenas bom, mas muito bom,(Gênesis.1.31).
Devemos ter a consciência de que toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação,(Tiago. 1.17).
Assim, tudo que é bom provém de Deus, o qual nunca muda, pois é sempre o mesmo (hebreus.13.8);mas tudo o que é mal vem do espírito de Satanás, seus demônios e dos seres humanos caídos em pecado vivendo na impiedade, os quais estão inclinados a fazer tudo de mal que lhes ajude a obter algum tipo de vantagem e proveito.
Portanto, ao entrar o pecado no mundo, o mesmo também trouxe morte e toda sorte de maldição para toda criação de Deus,(Romanos.5.12).
Concernente a maldição que atingiu toda criação de Deus, por causa do pecado assim está escrito:
“Porque a ardente, (Grego, apokaradoxia = olhar ansioso, com o corpo esticado) expectação da criatura ( Grego Ktisis = a toda criação de Deus, que aguarda a retirada da maldição) espera a manifestação dos filhos de Deus.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura seja libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos a primicia do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo,(Romanos.8.19-23)”.
Por exemplo: Por causa do pecado, algumas maldições, primeiro veio sobre o animal serpente ou que seja: Seria maldita mais que toda besta e mais do que todos os animais do campo; sobre seu ventre agora ia passar a andar e sua comida seria o pó por todos os dias da sua vida,(Gênesis.3.14).
Portanto, a primeira maldição sobre esse animal é que o mesmo ia rastejar sobre seu próprio ventre e se alimentar de pó.
NOTA: Devemos saber, para termos uma melhor compreensão da serpente, que quando a mesma enganou Eva era um animal, que veio a se tornar em um réptil rastejante após ser amaldiçoada por Deus,(Gênesis.3.14).
Isso que aconteceu com o animal serpente, expressa a total humilhação desta criatura que ajudou a causar a queda do homem.
Tanto é que de todos os animais do campo e não dos répteis, a serpente passou a ser o único animal que se arrasta no pó.
Acerca, dos inimigos da nação de Israel Deus disse o seguinte:
“As nações verão e envergonhar-se-ão, por causa de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca, e os seus ouvidos ficarão surdos
lamberão o pé como serpentes; como uns répteis da terra, tremendo, sairão dos seus encerramentos; com pavor virão ao Senhor, nosso Deus, e terão medo de ti,( Miquéias.7.16,17)”.
Ainda, durante o reinado do Senhor Jesus Cristo de mil anos na terra,a serpente vai ter que suportar sua maldição, mesmo depois de ter sido removida de todos os animais, é o que está escrito em (Isaías.65.25).
Assim, essa maldição que Deus lançou sobre a serpente de rastejar no seu ventre e comer pó será permanente; apenas todas as serpentes perderão o seu dente venenoso,(Isaías.11.8,9).
1º) – A COMIDA DE SATANÁS A GRANDE SERPENTE E SEUS DEMÔNIOS.
Na faculdade de direito, convive com uma professora cristã que nos informou algo bastante curioso, a respeito das pessoas fazerem a escolha de viver uma vida entregue à concupiscência da carne.
A esse respeito nos ensinou o seguinte:
A serpente, símbolo da pessoa de satanás, enganou a Eva, levando-a a pecar contra Deus.
Ao declarar a sentença sobre a mesma, Deus determinou que o seu alimento, a partir daquele momento seria pó:
“Então, o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo, sobre o teu ventre andarás e comerás pó todos os dias da tua vida”. Gn.3.14.
Sabemos, portanto, que o ofídio serpente não se alimenta de pó, mas sim de carne.
Portanto, fazendo uso de uma metáfora ou silepse, ensinou-nos o seguinte:
Ao fazer menção da comida da serpente, que a partir de então, seria o pó, estava se referindo à natureza pecaminosa, que tanto o homem, quanto a mulher haviam recebido da serpente, (satanás) a partir do momento em que pecaram.
Assim a humanidade pecaminosa começou a alimentar Satanás e a seus demônios com as concupiscências da carne.
Portanto, a partir desse momento, homem e mulher seriam escravos da sua própria natureza pecaminosa e ainda de seus próprios desejos carnais pecaminosos, os quais seriam usados como alimento da serpente.
Por essa razão a Bíblia é enfática em dizer:
“Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”. Gálatas.5.16.
Portanto se a carne (procedimentos imorais) é o alimento da serpente, não devemos contribuir para sua nutrição.
Como haviam sido formados fisicamente do pó (carne), seriam escravizados na própria carne, a qual seria usada, como a comida da serpente e seus demônios.
Nesse aspecto, repito:
A Bíblia estava se referindo a carne, como o campo da natureza humana, pecaminosa, que a partir de então seria dominada em seus desejos, pela antiga serpente, denominada satanás, (Ap.12.9), sendo, portanto, este o seu verdadeiro alimento e nutrição.
Logo, a partir desse momento, quando herdaram a natureza pecaminosa de satanás e seus demônios por causa do pecado, os seres humanos passam a viver escravizados pelas obras pecaminosas da carne, passando a viver na escravidão do sexo e da prostituição, como os pecadores.
A partir de Adão, passaram a viver escravizados sexualmente em luxúria e entregues a toda sorte de pecados da carne.
Posteriormente na história da humanidade, temos como exemplos:
As cidades, a partir de Admá,Zeboim, Sodoma, Gomorra, Herculano e Pompéia no império romano.
Todas essas cidades Deus as destruiu com fogo.
Atualmente,os raios de fogo continuam incendiando e matando muitas regiões ou redutos, onde se praticam terríveis pecados imorais,como recentemente aconteceu em uma igreja nos EUA em Boston que celebravam o orgulho gay.
Deus não se deixa escarnecer, pois tudo que o homem semear isso também ceifará,(Gálatas.6.7).
Atualmente temos Las Vegas nos EUA da América, ainda milhões de ambientes espalhados pelo mundo, onde impera a orgia, bestialidades e toda sorte de pornografias e depravação sexual.
Esses lugares, são verdadeiras portas do inferno, onde milhões de pecadores se dirigem para ali pecarem, não sabendo que estão sendo espiritualmente levados para alimentarem a serpente e seus demônios.
Esses lugares, são, portanto, verdadeiros açougues de satanás e seus demônios, onde impera toda sorte de concupiscências, imoralidade e depravação carnal.
Como alguém sabiamente disse:
”A humanidade em pecado carnal, é o grande açougue onde satanás e seus demônios se alimentam”.
Assim, o (v.14) indica que a serpente não era um réptil, mas um animal (gênesis.3.1) que andava ereta, mas passou a rastejar no seu ventre após ser usada por Satanás,como um instrumento para fazer Eva pecar contra Deus que passou a rastejar em seu próprio ventre e comer pó, como resultado da maldição que Deus lançou sobre ela.
Portanto, o animal serpente possuía uma deficiência, (astúcia), mais do que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus havia feito…(Gênesis.3.1a).
A respeito da astúcia a Bíblia Sagrada ensina que Deus aniquila as imaginações dos astutos, para que suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito,(Jó.5.12).
uma coisa é certa, se a serpente na condição de animal, antes de ser usada por Satanás possuía astúcia, somente um ser inteligente tem condição de ter imaginações.
Astúcia significa o ato de iludir e enganar.
Conforme, (Gênesis.3.1) a serpente antes de ser usada por Satanás falava e era o animal mais astuto do campo, que veio a deixar ser iludida e enganada por Satanás.
Agora, fica a pergunta: De onde veio sua astúcia, para enganar e iludir Eva?
Será que antes ela também não foi inspirada por Satanás para se tornar astuta?
Quando Deus ordenou Adão a lavrar e guardar o Jardim,(Gênesis.2.15) estava dando uma tarefa para o homem desenvolver, ou que seja:
Cultivar, manter o jardim e ainda preservar (guardar) o jardim de todos os intrusos,(Satanás e seus demônios que já eram anjos caídos), pois, desde a criação de Adão e Eva, Satanás e seus demônios já se encontravam caídos.
A tarefa de Adão era guardar o jardim desses intrusos.
Porém Adão não vigiou e Satanás, entrou dentro do jardim, depois entrou dentro do animal serpente o qual era amigo de Adão e Eva; procurou a oportunidade de ficar a sós com Eva e enganá-la através de uma terrível conversa mentirosa, hipnotizando-a através dos olhos e aguçando seus desejos.
Assim, Eva caiu no conto da serpente, comeu do fruto proibido por Deus e ainda convenceu Adão a comer.
Ainda hoje a serpente hipnotiza suas presas através dos olhos.
dentro do Jardim, falando com eles através da serpente,os quais pensavam ser a própria serpente falando, já que nunca mais a mesma falou?
Conforme Flávio Josefo, a serpente era o animal mais amigo de Adão e Eva, que vivia com eles dentro do Jardim, mas mostrou uma disposição invejosa, na sua suposição que eles viviam felizes e em obediência aos mandamentos de Deus.
Citação feita por Cristiane Tavares Ferreira da Silva. Universidade de São Paulo. A serpente na narrativa de Gênesis 3: Interpretação e Tradução Judaica da Antiguidade, p.63.
NOTA: Estas informações de Flávio Josefo, encontram-se na internet.
Em relação a serpente falar e passar a ter veneno na sua língua, a mesma autora cita Flávio Josefo que disse:
“Ele (Deus) também privou a serpente da fala, por indignação por sua disposição maliciosa em relação a Adão.
Além disso,ele inseriu veneno debaixo da língua da serpente e fez dela um inimigo para o homem,(pp.63.64)”.
O site Apologética Cristã, citou o livro dos jubileus do século II a.C dizendo que Adão e Eva foram expulsos do Jardim, “a boca de todos os animais, gado e pássaros e tudo que andava ou se movia foi impedido de falar, porque todos costumavam falar uns com os outros; uma fala e uma língua” (3.28).
Filo disse que nos velhos tempos…’a cobra podia falar com voz de homem’ (sobre a criação 156). O historiador Flávio Josefo disse: “Naquela época,todas as coisas vivas falavam a mesma língua” (Antiguidades Judaicas,1.41).
NOTA: Ainda hoje, o papagaio e a calopsita, entre outros pássaros, falam quando são ensinados.
Jesus Cristo, nos mandou observar atentamente as aves,(Mateus.6.26).
Além dos professores humanos que temos para nos ensinar, temos as formigas que nos ensinam a ser sábios, olhando para seus caminhos,a fim de aprendermos a lição da previdência,(Provérbios.6.6).
Enfim,todas as alimárias do campo, ensinam os seres humanos.
Assim está escrito:
“Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber; ou fala com a terra,e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão.
Quem não entende por todas estas coisas que a mão do Senhor fez isto, que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana?” (Jó.12.7-10).
Existem relatos de pregadores pregando para os peixes, pesquisem.
Aqui neste texto Jó disse a Zofar que as feras do campo, as aves do céu, a própria terra e os peixes do mar também ensinam os seres humanos.
A Bíblia continua dizendo que um dia anuncia a chegada de outro dia e a noite mostra sabedoria a outra noite, sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes em toda a extensão da terra,(Salmo.19.2-4a).
Se a serpente falava ou não, isso não importa; mas sim que ela foi usada por Satanás para enganar Eva.
Um anjo, que é um espírito, falou através de uma jumenta; Satanás o anjo caído que também é um espírito, falou através da serpente, para enganar Eva,pois ela mesma disse para Deus que a serpente a enganou,(Gênesis. 3. 13).
Como pode-se entender: A serpente, era astuta mais do que todos os animais do campo;Satanás provou ser mais astuto do que ela, falando através de sua boca.
Creio que Satanás, para enganar Eva, instruiu primeiro a serpente, que passou a enganar Eva por muito tempo usando a serpente, até conquistar sua confiança, depois levando-a a pecar.
Creio, que quando Deus fez a pergunta para Eva: Porque fizeste isso,(v.13)?
Entendo ainda, que até esse momento Eva não conseguiu ver Satanás através da serpente, pois cria que foi enganada não por Satanás que é
um espírito maligno,mas apenas pela serpente, sua grande amiga, astuta, mestra em iludir, e enganar, mais uma prova que a serpente falava com Eva.
Da mesma forma, acontece ainda hoje.
Às vezes, você pensa que está falando com uma pessoa, quando na verdade você está falando com um demônio incorporado dentro da mente de um ser humano, como me aconteceu várias vezes, inclusive na faculdade de Direito, quando Deus me deu o privilégio de ver muitas vezes, o demônio apossando de vários de meus professores e continuando a nos ensinar de forma imperceptível pelos alunos ali presente.
CONCLUSÃO:
Após ler sobre a maldição de Deus sobre a serpente, em seguida Deus pronunciou a maldição sobre Satanás, a mulher, sobre a terra e a Adão,(Gênesis.3.15-19).
Conforme, anteriormente já foi visto, a maldição não veio por fim somente sobre Adão, mas também sobre a terra, a criação e tudo quanto nela produz, passando a produzir espinhos, cardos, urtigas, como um sinal de desolação e maldição conforme iremos ver.
“Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento;
E eis que toda estava cheia de cardos, e sua superfície, coberta de urtigas, e a sua parede de pedra estava derribada,(Provérbios.24.13)”.
Assolação total na lavoura e na propriedade deste homem.
Agora pense comigo numa vida interior de uma pessoa, cheia de amarguras, desespero, angústias, falta de esperança e ainda tantas outras coisas ruins, como uma vida cheia de espinhos e cardos espirituais por causa do pecado?
A situação, espiritual, moral e emocional da milhões de pessoas se encontram nesta situação, por causa da sua vida de abominação:
“Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei sua sua sebe,(cerca de proteção) para que sirva de pasto,(destruição); derribarei a sua parede, (abrigo) para que seja pisada;
E a tornarei em deserto; não será podada, nem cavada; mas crescerão nela sarças e espinhos; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel,e os homens de Judá são a planta de suas delícias, e esperou que exercessem juízo, e eis aqui opressão, injustiça e clamor,(Is.5.5-7)”.
Agora, você consegue entender, por que muitas terras ricas e férteis, muitas nações ricas e poderosos, muitos povos nobres perderam tudo e ficaram reduzidos a um deserto sem qualquer tipo de vida, vivendo em total miséria?
“E os seus ribeiros se transformarão em pez, (terras secas), e o seu pó em enxofre,(sem vida), e a sua terra em pez (seca) ardente.
Nem de noite nem de dia, se apagará, (uma região de vulcão); para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada, e de século em século ninguém passará por ela.
E nos seus palácios, crescerão espinhos, urtigas e cardos nas suas fortalezas; e será uma habitação de dragões e sala para os filhos de avestruz,(Isaías.34.9-10,13)”.
Daqui para frente, toda sorte de maldição vai assolar cada dia mais, muitos habitantes da terra, que abandonaram a Deus, se uniram ao pecado e a Satanás E cada dia sentem mais prazer em pecar e pecar cada vez mais.
Assim estarão cada dia mais assolados, física e espiritualmente.
Pastor: João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.