INTRODUÇÃO: Conforme o HEBRAICO, o termo FALAR (dãbhar), traz o sentido de nomear, ordenar, ou dizer, raramente num sentido destrutivo. Falar é transmitir aquilo que sabe ou lhe foi transmitido para falar, no caso o porta-voz.
Nesse aspecto, encontramos na Bíblia o exemplo de MOISÉS, que recebeu a seguinte ordem de Deus:
“Falou o Senhor a Moisés dizendo: Eu sou o Senhor; dize a Faraó, rei do Egito, TUDO QUANTO EU TE DIGO A TI, (Ex.7.29) ”.
O que me chamou bastante a atenção em (Ec.3.7) é que em primeiro lugar foi recomendado o TEMPO de ficar CALADO e depois o TEMPO de FALAR.
Quando o JUIZO de Deus veio sobre a nação de ISRAEL por causa das suas muitas transgressões, (vv.10-12), Deus ordenou que aquele que fosse PRUDENTE guardaria silencio naquele TEMPO porque os dias seriam maus, (Am.5.13).
Meditando ainda sobre esse atual assunto, dos dias serem maus, pude ver pela Bíblia que após o DILÙVIO, os povos tinham UMA MESMA FALA, (Gn.11.1); porém após se rebelarem contra DEUS, não mais puderam entender um ao outro pois DEUS, confundiu a LINGUA de toda terra, (Gn.11.9).
Será que estamos vivendo TEMPOS de rebelião contra DEUS, sua PALAVRA, contra CRISTO, seu povo, contra a FAMILIA, a MORAL, a JUSTIÇA, contra o que é CORRETO, JUSTO, PURO e a favor do que é IMPURO, INJUSTO e ABOMINÁVEL?
Você ainda tem dúvidas de que estamos vivendo TEMPOS da INVERSÃO de VALORES em todos os sentidos?
Será que antes de JESUS CRISTO voltar para arrebatar sua igreja da terra, não iremos passar por um TEMPO de silencio? Vejamos o que a Bíblia Sagrada nos ensina.
Ver sobre essa situação atual em (Is.5.20; Ap.22.11), que diz:
“Ai dos que ao MAL chamam BEM e ao BEM, MAL! Que fazem da ESCURIDADE LUZ e da LUZ, ESCURIDADE, e fazem do MARGO DOCE, e do DOCE, o AMARGO! ”.
“Quem é INJUSTO faça INJUSTIÇA ainda; e quem está SUJO suje-se ainda; e quem é JUSTO faça JUSTIÇA ainda; e quem SANTO seja SANTIFICADO ainda”.
Pergunto: Será que não estamos vivendo TEMPOS de ficarmos mais CALADOS do que FALAR, SOMENTE A PALAVRA DE DEUS? A Bíblia é enfática a nos ensinar dizendo:
“O que GUARDA a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação, (Pv.13.3) ”.
O Apóstolo São Pedro, completa expondo:
“Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreei sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano, (1 Pe.3.10) ”.
Salomão conclui dizendo:
“O que, passando, se mete em questão alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas, (Pr.26.17) ”.
1º) – SABER COMO E O QUE DEVE FALAR.
Apendemos através dos ensinos da Bíblia Sagrada que existe apenas uma coisa pela qual não existe tempo estabelecido para você REALIZAR.
Assim está escrito:
“Que pregues a palavra, instes a TEMPO e fora de TEMPO, redarguas (contestes, contraponhas, rebatas, objetes, respondas) reprendas, exortes, com toda longanimidade (nobreza) e doutrina, (2 Tm.4.2) ”.
Conforme, pude entender pelos ensinamentos da Bíblia, existe um TEMPO determinado por DEUS para tudo quanto o ser humano faz na terra, incluindo o TEMPO de FALAR e o TEMPO de ficar CALADO.
Porém, através de um estudo, mais acurado da Bíblia, pude encontrar apenas uma coisa pela a qual não existe um TEMPO demarcado ou seja: PREGAR A PALAVRA DE DEUS, a TEMPO e fora de TEMPO.
CONCLUSÃO: Diante a tantas inversões de valores, você talvez me pergunte: O que vamos fazer? Deus tem a resposta para nós dizendo:
“Na verdade, que já os fundamentos se transtornam; que pode fazer o justo? (Sl.11.3).
Podemos clamar, interceder, jejuar e nos humilhar aos pés do Senhor colocando a nossa boca no pó; talvez assim haja esperança, (Lm.3.29), pois temos dias terríveis pela frente.
Quero compartilhar com você um dos meus testemunhos.
Pela graça do meu bondoso Deus, estudo as escrituras sagradas a quase 40 anos.
Trabalhei integrado na obra de Deus, 38 anos e depois de sofrer cinco AVCS, dois enfartos, colocar três extensos em meu coração, morrer e voltar da morte e finalmente ficar um ano deitado com duas chagas em ambas as pernas desenganado pelos médicos em Rio Negrinho na casa de meu sogro, recebendo assistência do Pr. Edesio Gonçalves a quem devo grande gratidão, sem poder andar, onde os médicos só viam a solução de amputar minhas pernas.
Agora depois de quase dois anos estou me recuperando.
Durante uma semana, orando aqui no meu lar, já em Camboriú, comecei a me queixar para Deus dizendo que antes pregava, ensinava, escrevia, construía, evangelizava, visitava os doentes, fazia campanha evangelística e agora me sentia um inútil, mas reconhecia que pela graça de Deus ainda tinha disposição de orar e estudar a Bíblia.
Assim fiquei vários dias queixando.
Numa bela madrugada ouvi uma voz que me dizia: Maria escolheu a melhor parte.
Careio ser a voz do Glorioso Espirito Santo, pois além de senti um imenso conforto, fui levado a pedi perdão a Deus e em seguida comecei a sorrir de gozo e gratidão.
Sem querer exagerar fiquei alguns dias me lembrando daquela experiência e sorrindo.
Eu havia recebido a melhor parte e não sabia.
A melhor parte eu tinha e não sabia era ficar aos pés de Jesus.
Estar na hora da igreja desfrutar da melhor parte, ou seja, ficar aos pés de Jesus, orando sem cessar, (1 Ts.5.17).
Pr. Viana
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.