INTRODUÇÃO: Certo pastor dizia: “há muita mentira parecida com verdade e há muita verdade parecida com mentira”.
Dessa forma, a maior necessidade da igreja nos dias atuais é ser detentora, não de fama e bens materiais, mas do dom de discernimento e conhecimento profundo da santa palavra de Deus.
Em (Ef.3.10), está dito:
“Para que agora, pela igreja, a multiforme (muitas formas) sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”.
Assim, agora na dispensação da graça, as muitas formas da sabedoria de Deus são ensinadas aos anjos nos céus e aos humanos na terra através da igreja.
A igreja ensina na terra as boas novos do evangelho para a salvação dos pecadores e as muitas formas da sabedoria de Deus para os salvos em Cristo e os anjos nos céus.
Satanás, o pai da mentira, transformado em anjo de luz ensina o falso evangelho, o falso cristianismo, as falsas religiões para enganar os pecadores que não conhecem as escrituras sagradas bem como enganar os cristãos que estão como cegos no entendimento, do conhecimento dos MISTÉRIOS de Deus, revelado pelos seus ministros a igreja, os quais estiveram ocultos, desde a fundação do mundo, (2 Cor.4.4; Ef.3.2-9).
A respeito da ocultação do evangelho desde a fundação do mundo que foi revelado a igreja, através do apostolo Paulo, leia com atenção, (Ef.3.1-9).
Portanto, a igreja desenvolve a missão de ensinar anjos e homens, os mistérios de Deus que esteve oculto.
Esse MISTÉRIO de Deus, que esteve oculto desde a fundação do mundo se encontra em Jesus Cristo e na igreja, (Ef.5.32).
Por isso, essa dispensação também é conhecida como a dispensação do MISTÉRIO, (v.9).
1º) – 0S MISTÉRIOS MANIFESTOS NO MUNDO.
A palavra MISTÉRIO, provem do grego MUSTERION e significa algo que foi anteriormente escondido, oculto.
Por exemplo, (Rm.11.25-29), ali fala do endurecimento e cegueira de Israel quanto ao evangelho, até que Cristo venha para tirar os seus pecados, quando eles serão restaurados.
A fim de você entender pela Bíblia Sagrada este maravilhoso assunto, leia com muita atenção, (Is.66.7,8; Zac.12.10-13; 14.1-21).
Tenho absoluta certeza que você vai ficar muito edificado e maravilhado.
MISTÉRIO, portanto, é algo que estava oculto, mas agora foi plenamente revelado.
O reino dos céus era um segredo que foi revelado aos discípulos com a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A respeito dessa verdade assim está escrito:
“E acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: por que lhes fala por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes:
Porque a vós é dado conhecer os” MISTÉRIOS” do reino dos céus, mas a eles não é dado, MT.13.10,11) ”.
Uma das finalidades de Jesus falar aos discípulos por parábolas conforme os (VV. 11-15) era esconder a verdade dos ouvintes desinteressados e dos rebeldes de coração;
Ainda conforme o (v.12), o propósito era acrescentar o conhecimento da verdade aos que a amam e aceitam de coração, fazendo dessa forma tornar conhecidas novas verdades a ouvintes interessados, (VV.11,12,16,17).
A esse respeito, Jesus ensinou algo bastante sério dizendo:
“Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem, (MT.7.6) ”.
O apóstolo Pedro comparou o desviado de Deus e da sua palavra como o cachorro que voltou ao próprio vômito e como porca que voltou ao espoja douro de lama, (2 Pe.2.20-22).
Quanto a mulheres formosas que se lançam a uma vida de lascívia, luxúria, sensualidade, apetite e desejos imorais, a Bíblia as compara a uma joia de ouro no focinho de uma porca e ainda como uma pessoa sem razão, (Pv.11.22).
Um certo irmão, verdadeiro homem de Deus, ficou viúvo e passou a sofrer grandes tentações sexuais na mente, na alma (desejos pecaminosos) e na natureza carnal pecaminosa.
Um dia, já não aguentando mais e não havendo conseguido uma mulher adequada para casar novamente, orou a Deus com as seguintes palavras:
Deus, não aguento mais de tanta tentação na mente, na alma e na carne, vou ter que prostituir, pois não encontro nenhuma mulher que me agrada para ser minha nova esposa.
Ao adormecer, teve um sonho, quando alguém num campo aberto, mostrou-lhe uma multidão de mulheres sensuais e das mais formosas que ele não tinha visto.
Ele ficou extasiado contemplando aquelas mulheres, no que aquele ser lhe disse:
São muito formosas, não é verdade?
No que lhe respondeu: realmente são muito formosas.
Em seguida, aquele ser lhe disse; agora vou lhe mostrar o que existe dentro delas.
Para seu espanto os monstros mais gosmentos e tenebrosos habitavam dentro das mesmas.
No que perguntou: quem são elas?
Recebeu a seguinte resposta: esse é o grande exército que satanás está levantando na terra, dentro de seus templos para destruir servos do Senhor, casamentos e famílias de um modo geral com prostituição, adultérios e toda sorte de abominações das obras carnais e sensuais.
Creio que você pode imaginar, aonde se encontra esses templos de satanás que modelam os corpos das mulheres ímpias, numa perfeição de beleza e sensualidade que as mesmas usam seus belos corpos para seduzir e destruir.
Muitos servos de Deus têm sido destruídos, como aconteceu com Sansão e Salomão.
Outro MISTÉRIO que as escrituras nos apresentam, é o endurecimento da nação de Israel contra Jesus Cristo e contra o evangelho, (Rm.11.25).
Por esse estado de pecado e dureza espiritual eles não aceitam a pregação do evangelho de Jesus Cristo, conforme a revelação do MISTÉRIO que desde tempos eternos esteve oculto, mas agora que se manifestou e se notificou pelas escrituras dos profetas, segundo mandamento do Deus eterno, a todas as nações para a obediência da fé, ao único Deus, sábio, seja dada gloria por Jesus Cristo para todo sempre, amém, (Rm.16.25-27).
Quando o Senhor Jesus Cristo veio ao mundo, ele foi feito por Deus sabedoria..., (1 Co.1,30), para a igreja não anunciar a sabedoria deste mundo, mas a sabedoria de Deus, oculta em MISTÉRIO, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória, (1 Co.2.6,7).
Assim a igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade na terra, (1 Tm.3.15) se tornou a portadora do evangelho na condição de ministros de Cristo e ainda despenseiros dos MISTÉRIOS de Deus, (1 Cor.4.1).
O grande objetivo de Deus para com a igreja é que seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do MISTÉRIO de Deus – Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da SABEDORIA e da CIÊNCIA, (Cl.2.2,3).
A sabedoria e a ciência verdadeira é Cristo.
Descobrimos tudo isso através do conhecimento do evangelho, pois como disse Paulo:
“Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós, (2 Co.4.7) ”.
Gostaria de compartilhar com você agora, que vai ler essa mensagem, onde os povos antigos tinham o costume de guardar seus tesouros dentro de vasos de barro sem aparência para não chamar a atenção.
Jesus Cristo quando veio a esse mundo, aparentemente não possuía beleza nem formosura física para atrair, (Is.53.2).
Hoje mulheres sensuais e formosas, sobem nos púlpitos com nome de pastoras e atrai multidões, principalmente homens carnais com suas roupas sensuais e provocantes.
Na verdade, a maioria não conhece nada de Bíblia, mas atraia multidões somente pela sua aparência.
Já estudei toda as Sagradas Escrituras várias vezes e não encontrei ministério de pastoras.
Veja a agora os sete MISTÉRIOS de Deus revelados ao mundo:
Jesus Cristo, o MISTÉRIO da piedade;
O Verbo que se fez carne, (Jo.1.14);
Jesus Cristo que foi justificado em espírito, (1 Tm.3.16);
Visto dos anjos;
Pregado aos gentios;
Crido no mundo;
Recebido acima, na gloria.
Aqui em (1 Tm.3.16) encontramos sete doutrinas dos MISTÉRIOS de Deus revelados ao mundo através de Jesus Cristo.
Todos esses MISTÉRIOS de Deus são apenas revelados aos seres humanos através do seu evangelho por meio de seus ministros.
A esse respeito Paulo assim escreveu:
“E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o MISTÉRIO do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possas falar dele livremente, como me convém falar, (Ef.6.19,20) ”.
Conforme o ensinamento da Bíblia Sagrada, o amor de Deus, que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, (Rm.5.5) supera todos os MISTÉRIOS que Deus tem revelado, (1 Co.13.2);
Anunciar a Pessoa de Jesus Cristo de forma correta, também é um MISTÉRIO que somente Deus pode revelar através de uma vida de oração e estudo da Bíblia, (Cl.4.3).
Até mesmo a fé, é um MISTÉRIO que deve ser guardado numa pura consciência, (1 Tm.3.9).
Só posso ter uma consciência pura, observando a palavra de Deus e vivendo uma vida fora do pecado e ainda observando a de observar a palavra de Deus, devo guardá-la em meu coração, praticando seus ensinamentos, (Sl.119.9,11).
A maioria dos cristãos, tem tempo para todas as coisas, menos para estudar a palavra de Deus.
Por essa razão, são fracos, dormentes e doentes espirituais, pois apenas vivem de merendas, ou das mensagens dos cultos.
Um dos MISTÉRIOS que todo cristão deve descobrir e aplicar em sua vida, e a vontade de Deus, (Rm.12.2; Ef.1.9).
Breve, muito em breve, o Senhor e Salvador Jesus Cristo, irá voltar para levar a igreja e dois grandes MISTÉRIOS serão revelados ao mundo.
1º) – O MISTÉRIO da iniquidade, ou injustiça,
(2Tss.2.7);
2º) – O MISTÉRIO de Babilônia, (Ap.17.5-7).
Duas coisas irão se multiplicar nos últimos dias.
1º) – A CIÊNCIA se multiplicara, (Dn.12.4);
2º) – E por se multiplicar a INIQUIDADE, o amor de muito se esfriará, (Mt.24.12).
Porém, satanás que tem a missão principal de enganar todo mundo, (Ap.12.9), se transforma em anjo de luz, (2 Co.11.14), ainda transforma na terra seus ministros em ministros de justiça (2 C0.11.15) inspirando os mesmos a ensinar um falso evangelho com o objetivo de enganar os cristãos, imitando o verdadeiro cristianismo, chegando mesmo ao ponto de realizar falsos milagres, falsos avivamentos, falsas visões, falsos sonhos, falsas mensagens, falsas profecias e revelações falsas, artificiais liturgias de culto e apenas emocionais formas de adoração, quando a verdadeira adoração a Deus é em espirito e em verdade,(Jo.4.24), tudo falso.
Orando a Deus pela madrugada lhe fiz a seguinte pergunta: por que acontece atualmente essa enchente de falso evangelho, falsas visões e falsas profecias, com mensagens falsas de salvação, produzindo uma igreja carnal e emocional sem verdadeira espiritualidade e santidade e ainda um evangelho sem crus?
Recebi a seguinte resposta:
Todo esse engano com aparência de verdadeiro tem o objetivo de conduzir o povo de Deus a uma condição de incredulidade e assim rejeitar o verdadeiro evangelho e aceitar o falso como sendo verdadeiro.
ASSIM, UM FALSO JESUS CRISTO, UM FALSO ESPIRITO E UM FALSO EVANGELHO,(2 C0.11.4) está sendo ensinado com falsas curas, falsas profecias, falsos milagres, falsas revelações, falso fogo estranho de falso poder, falsos louvores, parecendo como verdadeiros, está sendo anunciado pelos ministros de satanás transfigurados em ministros de justiça corrompendo a igreja, emocionando o povo com uma mensagem falsa de um falso evangelho de prosperidade material, que conduz o povo a ficarem emocionados e chacoalhar a carne de tanta emoção, sem ter nenhuma vida de santidade, vida de oração, renúncia do mundanismo, pois vivem e buscam apenas as coisas terrenas, materiais, quando a Bíblia ensina a buscar e pensar nas coisas que são de cima e não nas coisas que são da terra.
Deus tem uma mensagem para mim e para você que somos filhos dele que diz:
“PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus, (Cl.3.1-3) ”.
Satanás destrói, toda obra da criação de Deus na terra, usando seus anjos para promover desastres naturais;
Usando seres humanos ímpios a seu serviço para destruir a natureza, os animais e o próprio semelhante.
Na área do engano usa demônios com falsas ideologias e falsas filosofias e falsas religiões para afastar a humanidade do conhecimento da sabedoria de Deus que se chama Jesus Cristo e enganar todos os seres humanos com suas mentiras parecidas com verdade, pois ele não pode ensinar as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens, (Mt.16.23).
2º) – DOIS SENHORES E DOIS POVOS.
A humanidade pecadora é governada por um ser espiritual denominado, satanás, o deus deste século ou desta era, o pai da mentira, (Jo.8.44;2 Co.4.4);
A igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade na terra, (1 Tm.3.15) é governada por Jesus Cristo, a própria verdade encarnada, (Jo.14.6).
Portanto o grande conflito travado entre as eras ou dispensações da história humana, acontece entre esses dois Senhores, que se combatem para estabelecer no ser humano a crença na mentira ou na verdade.
3º - A ERA DO FALSO, DA MENTIRA, E DA IMITAÇÃO.
Conforme, (Mt.24.24) assim está profetizado pelo Senhor Jesus Cristo:
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e pródigos, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.
Quanto mais se aproxima o arrebatamento da igreja e a era da grande tribulação, cada vez mais aumenta no mundo o falso evangelho, os falsos apóstolos e os falsos profetas, fazendo grandes sinais e prodígios de mentira para se possível for enganar os próprios escolhidos, (Dt.13.1-3).
CONCLUSÃO: Como anteriormente já disse, vivemos numa época de inversão de valores, onde a mentira é parecida com a verdade e a verdade parecida com mentira, (Is.5.20).
O dom de discernimento, a oração e o conhecimento da palavra de Deus, são armas necessárias para escaparmos de todos esses enganos da grande apostasia que virá sobre todo cristianismo no mundo, antes do arrebatamento da igreja.
Pr. João Viana.
.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.