INTRODUÇÃO: Conforme frases de alguns pensadores da humanidade,
“Ser GRANDE é abraçar uma GRANDE causa”;
“Ser GRANDE significa ser incompreendido”;
“Você não tem que ser GRANDE para começar, mas você tem que começar para ser GRANDE”;
“A melhor maneira de ser GRANDE é fazer-se entender pelos pequenos”;
“Há que pensar GRANDE, para ser GRANDE”;
“Sê fiel no mínimo é algo de GRANDE. Queres ser GRANDE? Começa com o mínimo”.
A Bíblia Sagrada em (Lc.16.10) diz que quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito.
Continua a Bíblia dizendo que o homem fiel será acumulado de bênçãos, mas aquele que se apressa a enriquecer, não ficará sem castigo, (Prov.28.20).
Muitos querem enriquecer, roubando de Deus os dízimos e as ofertas, (Ml.3.8,9).
Ao invés disso ficam pobres e ainda amaldiçoados por roubar a Deus.
Deus procura os fiéis da terra, para estarem com ele na sua presença; e o que anda num caminho reto, esse o servirá, (Sl.101.6).
Caso contrário, o mesmo se encontra apenas diante do homem, do templo e dos bancos da igreja, enganado e servindo ao seu próprio ventre, andando errado e destruindo a si mesmo, (Rm.16.18).
Todo mal que você fizer o último a ser prejudicado é você mesmo; todo bem que você fizer, o último a ser beneficiado é você mesmo.
A lei da semeadura e da colheita é infalível, (Gl.6.7,8).
Meus irmãos, que ninguém engane a si mesmo, pois Jesus Cristo somente prometeu dar a coroa da vida, aquele que for fiel a ele, até a morte, (Ap.2.10).
Alguém pensa que ser GRANDE, significa alcançar uma posição de destaque na igreja, adquirir muitos bens materiais, muito dinheiro, muita fama, muitos aplausos humanos e muitos diplomas, dentre muitas outras coisas.
Porém a Bíblia e o Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos ensina que para sermos GRANDES devemos ser fieis e em tudo tementes a Deus, bem como cumpridores da sua santa palavra, não enganando a nós mesmos com falsos discursos, (Tg.1.22).
Encontramos aqui em (Tg.1.22) três palavras importantes:
1 – CUMPRIDOR (Grego Proietes) ou interprete, aquele que executa uma EXEGESE correta do texto, extraindo do mesmo seu real significado e não uma EISEGESE, introduzindo no texto suas ideias, seus achismos (eu acho assim), seus próprios pensamentos, (eu penso assim), seu próprio entendimento, (Conforme eu entendo, penso e acho).
2 – OUVINTES (Grego Akroates) que traz o sentido de não apenas ouvir, mas de praticar, (Rm.2.13).
3 – ENGANANDO-VOS (Grego Paralogizomai) trazendo o sentido de enganar a si mesmo com falsos discursos, que em (Cl.2.4) somos exortados a não sermos enganados por ninguém por palavras persuasivas, por meio de argumentação sutil em que as conclusões a que se chegam e as supostas evidencias podem parecer conclusivas em si mesmas, mas são falsas e contrárias ao evangelho.
Infelizmente, nossos púlpitos estão cheios de FALSOS DOUTORES, INCHADO na sua carnal compreensão, introduzindo no rebanho de Cristo heresias de perdição.
Vejamos o que tudo isso nos alerta o glorioso Espírito Santo:
2 Pe.2.1. “E também houve entre o povo FALSOS PROFETAS, como entre vós haverá também FALSOS DOUTORES, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesma repentina perdição”;
2 Tm. 4.3, 4. “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, AMONTOARÃO PARA SI DOUTORES conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando as fábulas”;
Cl.2.18. “Ninguém vos DOMINE a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde INCHADO na sua carnal compreensão”;
1 Co.8.1. “ORA, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos CIÊNCIA. A CIÊNCIA INCHA, mas o amor edifica”.
Conforme, (1 Co.4.6) a palavra INCHADO traz o sentido de ENSOBERBECER a favor de um contra o outro, promovendo dissensões no corpo de Cristo que é a igreja.
A respeito de ser um cristão que ANDA INCHADO, a Bíblia diz o seguinte:
"Mas alguns ANDAM INCHADOS, (ENSOBERBECIDOS), como se eu não houvesse de ir ter convosco. Mas em breve, irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que ANDAM INCHADOS, mas a virtude, (vv.18,19)”.
Ao escrever esse texto, fiquei pensando em pregadores, que
ANDAM INCHADOS, SEM A VIRTUDE DE DEUS EM SUAS VIDAS, VIVENDO SOMENTE DE APARENCIA, COMO AQUELA FIGUEIRA QUE JESUS CRISTO FOI PROCURAR FRUTOS E NÃO ACHOU POIS SOMENTE TINHA FOLHAS, (APARENCIA), (Lc.13.6-9)”.
Na igreja de Corinto, havia tanta imoralidade, as quais não existia nem entre os gentios.
Quando o Apóstolo S. Paulo soube, escreveu a eles dizendo:
“Estais INCHADOS e nem ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação, (1 Co.5.2) ”.
O que existe de igrejas INCHADAS, CHEIAS DE SOBERBA, PECADOS E CARNALIDADE, é algo inimaginável.
Tudo isso aconteceu, porque deixaram a palavra de Deus, a oração e a santificação.
Pelo menos duas coisas virão sobre o mundo antes do arrebatamento da igreja.
1 - A MULTIPLICAÇÃO DA CIÊNCIA, (Dn.12.4);
2 – A MULTIPLICAÇÃO DA INIQUIDADE, (Mt.24.12);
Os cientistas quase sem sua totalidade, são pessoas ímpias, que não creem na existência de Deus, nem na criação, muito menos na Bíblia Sagrada, e no que ela ensina, mas desenvolve suas teorias enganosas INCHADOS, CRENDO E ENSINANDO AS GRANDES MENTIRA DE SATANÁS SOBRE A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO e não sobre a criação dos mundos, conforme ensina a Bíblia Sagrada, (Hb.11.1-3).
Muitos e não poucos pregadores INCHADOS, com o conhecimento da FALSA CIENCIA, sobem nos púlpitos das igrejas e ficam emocionando, bem como agitando o povo de Deus, com mensagens da carochinha, histórias mirabolantes, supostas descobertas mentirosas da FALSA CIENCIA DO FALSO EVOLUCIONIISMO, sem possuir nenhum conhecimento EXEGETICO e HERMENEUTICO da Bíblia, sem possuir nenhuma virtude, pois são mundanos, corrompidos, não oram, e vivem sem santificação.
Como se diz por aí:
SÃO VERDADEIROS AGITADORES DE PLATEIA E ENCHEDORES DE LINGUIÇA.
Ao invés de dizerem em suas mensagens falsas:
O Senhor Jesus Cristo, os profetas, os apóstolos disseram assim, etc.
Mas com o intuito de promover o seu DOUTORADO em HERESIAS, DIZEM:
O cientista renomado, o grande filosofo fulano, o grande psicólogo, psicanalista e tantos outros DOUTORES INCRÉDULOS, de tal diz assim, e vão citando os ensinamentos de uma porção de INCRÉDULOS, FILHOS DO DIABO e as pobres e simples ovelhas de Deus vão sendo enganadas com essas HERESIAS DE PERDIÇÃO ETERNA.
Voltando a falar sobre ser GRANDE, quanto mais somos FIEIS em tudo a Deus e ao seu reino na terra, mais GRANDE ficamos; em contrapartida, quanto mais somos INFIÉIS, a Deus e ao seu reino na terra mais PEQUENOS ficamos, até que venhamos a desaparecer.
Um dia tive um sonho com alguém que cresceu como NABUBODONOZOR e ficou GRANDE EM SOBERBA.
Contudo no reino de Deus, foi totalmente INFIEL.
Vi ele em meu sonho bem pequeno, ficou menor do que um ANÃO.
Você é quem decide:
Queres ser GRANDE em tudo em sua vida ou cada vez deseja ficar mais PEQUENO, até virá uma ANÃOZINHO ?.
Em relação a sermos o “PRIMEIRO” como diz os pensadores,
“Devemos subir o primeiro degrau da fé, sem nos importar a ver toda escada, mas apenas dar o PRIMEIRO passo”.
“Tente mover o mundo – o PRIMEIRO passo será mover a si mesmo”.
Todos nós indistintamente, temos o nosso primeiro na vida.
Certo pensador disse que
“Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o PRIMEIRO passo”;
“Sonhar com o impossível é o PRIMEIRO passo para torna-lo possível”
“O PRIMEIRO passo para outros acreditarem, é você acreditar”;
”Para se realizar grandes empreendimentos na vida é necessário dar o PRIMEIRO passo com fé”;
“Tudo se encontra na sua mente. Portanto saber PRIMEIRO o que você deseja realizar é o PRIMEIRO passo na direção para conseguir”;
“Identificar nossas limitações é o PRIMEIRO passo para superá-las”.
Jesus Cristo é o PRIMEIRO e o último, (Ap.1.17).
Para dar tudo certo, é necessário começar e terminar PRIMEIRO com Cristo, pois ele é o princípio e o fim de todas as coisas, (Ap.22.13).
Finalmente Jesus Cristo disse, que dentre os nascidos de mulher, João Batista foi o “MAIOR” dos profetas, mas aquele que é o MENOR no reino dos céus é MAIOR do que ele, (Mt.11.11).
1º) - QUAL O GRANDE PRIVILÈGIO DE SER “O MAIOR” DO QUE FOI O PROFETA JOÃO BATISTA?
Quando o Senhor Jesus Cristo disse que João era o MAIOR dos profetas, não estava querendo incutir na mente do povo a ideia que ele era MAIOR no caráter moral, em santidade, obediência ou intimidade com Deus, ou que ele tinha mais dons naturais e espirituais que todos os profetas do AT cujos ministérios, sobrepujaram o de João em muitos aspectos.
Na verdade, a lei era inferior em relação ao evangelho.
Conforme, (Hb.8.6) Jesus Cristo se tornou mediador de uma nova aliança, baseado em melhores promessas, alcançando um ministério mais excelente, se tornando mediador de um novo e melhor concerto.
Nesse aspecto a posição e o privilégio de João representar o Messias que traria para o mundo o evangelho de salvação, é que o fez MAIOR do que os profetas.
Porém agora, na dispensação da graça, o MENOR membro do corpo de Cristo, se torna MAIOR do que João Batista, por ter o privilégio de anunciar a obra redentora de Jesus Cristo, realizada no calvário para salvação eterna dos pecadores.
Esse grande privilégio nem os profetas do AT, nem os anjos tiveram, que começou com João Batista e continuou com a igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade na terra, (1 Tm.3.15).
Nesse aspecto, somos MAIOR do que João Batista, (Mt.11.11).
2º) – O MAIOR E O MENOR NO REINO DE DEUS SEGUNDO JESUS CRISTO.
Dentre os muitos maravilhosos ensinamentos do Mestre, Senhor e Salvador Jesus Cristo, o reino de Deus, é a única agencia que existe em toda face da terra que possui apenas um “SENHOR”, mas que se fez “SERVO” de todos, Jesus Cristo, (Fl.2.7).
Os reis, presidentes e governadores dos povos, assentam num trono e os dominam exercendo autoridade sobre eles e os comandam, pois são seus MAIORAIS, (Mt.20.25).
Jesus, porém, ensinou que dentre o seu povo não deve ser assim.
O glorioso Espirito Santo, através do apóstolo Pedro nos ensina, como devemos liderar a igreja do Deus vivo na terra, coluna e firmeza da verdade na terra, (1 Tm.3.15).
Leia as instruções em (1 Pe.5.1-4) quando diz:
“AOS presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que há de ser revelada.
Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganancia, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de gloria”.
3º) – SEGREDO PARA AQUELE QUE ALMEJA SE TORNAR GRANDE NO REINO DE DEUS.
Jesus Cristo nos revelou esse segredo dizendo: aquele que dentre a igreja quiser se tornar “GRANDE” deverá ser o “SERVO” de todos e servi-los, (Mt.20.26).
Portanto, o segredo para se tornar “GRANDE” no reino de Deus é servir cada vez mais em sua obra em todos os sentidos, inclusive financeiramente que muitos refugam, não aceitam, rejeitam, faz de surdos e diferentes.
Durante meu ministério trabalhei em determinado campo que se mantinha apenas com a renda da lavoura.
Durante a estação que não tinha frutos colhidos do campo, a crise financeira que se abatia sobre aquele município era assustador.
Havia naquela igreja um presbítero que não gostava de jeito nenhum do pastor, que na verdade era um sofredor homem de Deus e muito trabalhador.
Aquele presbítero revoltado não dava o dizimo, mas depositava sua bolada de dízimos no banco, enquanto o pastor e a igreja padeciam.
Um dia as portas da prosperidade se fechou para aquele homem e ele se viu obrigado a se utilizar do dizimo guardado no banco para sobreviver.
Foi ao banco para sacar um pouco da sua grande bolada financeira.
Para sua surpresa, lá não tinha nenhuma conta em seu nome, ninguém o conhecia e nos registros do banco ele além de não ter nenhuma conta, não havia nenhum, centavo em seu nome.
Contestou para o gerente dizendo:
Tenho muito dinheiro guardado neste banco, vou em casa e trazer todos os meus recibos de anos de depósito e vou provar para vocês.
Foi em casa, revirou todos seus moveis e não achou nenhum recibo.
Ficou, sem nenhum centavo que havia ROUBADO DE DEUS E CAIU EM MALDIÇÃO, (Ml.3.8,9).
Quanto servimos mais e somos fieis a Deus, mais “GRANDE FICAMOS” na presença do criador e do seu reino na terra; quanto MENOS SERVIMOS NO REINO DE DEUS, MAIS “PEQUENOS” ficamos.
Você pretende ficar cada vez mais “GRANDE” na igreja, “SIRVA”, cada vez mais.
Você quer ficar cada vez mais “PEQUENO” na igreja, “SIRVA” cada vez menos.
Só existe uma maneira de ser VISTO na igreja e ficar cada vez mais GRANDE, servindo.
SERVINDO, você também será cada vez mais VISTO.
Quanto menos você “SERVIR” mais você vai ficar mais PEQUENO, diante de Deus e dos homens, até desaparecer.
Alguém diz assim: fulano (a) desapareceu.
Porém ele (a) nunca “SERVIU” a Deus, nem com os dízimos e ofertas as quais não lhe pertence mas pertencem a Deus, (Ml.3.8,9).
4º) – O PRIMEIRO E O ÚLTIMO NO REINO DE DEUS.
Quando aprendemos matemática, ficamos sabendo que os números começam no zero.
Determinado pastor dizia assim: “nós somos um zero à esquerda. Jesus, porém, é o número um, unidos a ele nos tornamos em dez”.
Com respeito de se tornar o “PRIMEIRO” na igreja Jesus ensinou o seguinte:
“E qualquer que, entre vós, quiser ser o PRIMEIRO, que seja vosso servo, bem como o filho do homem não veio para ser SERVIDO, mas para SERVIR e para dar a sua vida em resgate de muitos, Mt.20.27,28”.
CONCLUSÃO: Ser serviçal, no reino de Deus, servindo a ele com alegria e com cântico, (Sl.100.2), ser seu escravo, se tornando MAIOR do que João Batista que disse: “Não sou digno de desamarrar as coreias de sua sandália, (Jo.1.26).
Desamarrar as coreias da sandália de alguém era trabalho de escravo.
João Batista queria dizer com essa atitude, que não era DIGNO DE SER NEM SEU ESCRAVO.
Jesus Cristo em (Mt.23.11) disse:
“Porém o MAIOR dentre vós será vosso servo”
Em (Mt.20.26) Jesus Cristo disse:
“Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se GRANDE, que seja vosso SERVIÇAL”.
A palavra SERVIÇAL no Grego quer dizer DIACONOS, ou aquele que executa as ordens de outros.
Assim que aceitei a Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador, a quarenta anos atrás, aprendi e guardei até os dias atuais, que um servo não possui vontade própria, mas apenas obedece e executa as ordens de seu Senhor.
Em (Mt.20.27) Jesus Cristo, continua dizendo:
“ E qualquer que, entre vós, quiser ser o PRIMEIRO, que seja vosso SERVO”.
A palavra SERVO no Grego quer dizer DOULOS, que significa entregar-se completamente à vontade de outro.
O próprio Senhor Jesus Cristo nos deixou o exemplo se tornando servo de Deus, (Is.42.1; Mt.12.17,18; Fl.27).
Quando fui consagrado ao ministério pastoral na cidade de Lages, pelo pastor EZEQUEL MONTANHA, no ano 2000, o saudoso pastor Nirton dos Santos fez uma reunião conosco e disse:
Hoje vocês serão separados para o MINISTÉRIO PASTORAL e vão se tornar DIACONOS descendo mais um degrau.
A palavra SERVO que encontramos em (Mt.20.26-28) no sentido secular no reino humano se refere ao mais baixo cargo que alguém pode alcançar.
Já no sentido eclesiástico do reino e da obra de Deus se refere ao cargo mais elevado que alguém pode alcançar, ou seja:
O DE SER O GRANDE, O PRIMEIRO E O MAIOR.
Conforme está recomendado em (Mc.9.35), quem desejar ser o PRIMEIRO no reino de Deus deve ser o ÚLTIMO de todos e também SERVIR a todos, ou seja, ser DIACONOS.
Pr. João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.