A FUNÇÃO DE CADA LEVITA NO SANTUÁRIO
INTRODUÇÃO: Conforme a Bíblia Sagrada, a nação de Israel foi constituída por 12 tribos, sendo que todos os que iam a guerra somavam num total de 603.350 soldados, e desse total não inclui a tribo de Levi com os demais Israelitas, pois essa tribo foi separada por Deus para cuidarem do tabernáculo da aliança, com toda a sua mobília, e de todos os seus utensílios (Números 1.46-50).
Assim sendo, hoje na dispensação da graça, os pastores e demais ministros, são separados por Deus para servirem o santo ministério, os quais também são responsáveis perante Deus de preparar o povo de Deus para realizarem a sua obra na terra, pois ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão (Efésios 4.11,12; Hebreus 5.4).
Portanto, os levitas deveriam desmontar, carregar, e montar de novo o tabernáculo, e qualquer pessoa das demais tribos de Israel que se aproximasse do tabernáculo morria, pois os Levitas deviam ainda acampar ao redor do tabernáculo para proteger a comunidade de Israel da ira de Deus, pois era responsabilidade dos levitas montar a guarda do tabernáculo da aliança (vs.51-53).
Diante do exposto, atualmente os pastores, e demais ministros de Deus, como já foi dito, exercem a mesma função cuidando do santo ministério da igreja do Deus vivo na terra, e também do povo de Deus (1 Timóteo.3.15), função esta que receberam do próprio dono da igreja, Jesus Cristo (Efésios 4.11;Mateus 16.18)
Isto posto, quando o povo de Israel erguiam o seu acampamento no deserto, cada tribo saía do seu lugar, e em seguida a tribo de Levi saía do meio do acampamento transportando o tabernáculo, ou a tenda do encontro (Números 2.17).
Levando isso em conta, Arão, da tribo de Levi, foi ungido para exercer a função de sumo sacerdote do povo de Israel, e seus filhos também foram ungidos para servirem como sacerdotes, junto com seu pai Arão, e os demais membros da tribo de Levi, que deveriam se apresentar ao sumo sacerdote Arão para serem seus assistentes, e ainda receberem suas ordens, acerca do serviço que deveriam fazer no tabernáculo (Números 3.1-8).
Portanto, os levitas à serviço de Arão, como seus assistentes serviriam a Arão, cuidando dele e ainda de seus filhos, pois dentre todos os israelitas eles foram designados para esse serviço e ainda no desempenho do serviço do tabernáculo cuidando de todos os utensílios, e ainda como representantes do povo de Israel, pois se alguma pessoa não autorizada por Deus, se apenas aproximasse do santuário seria eliminada (vs.9-11).
Assim sendo, da mesma forma ainda hoje Deus tem constituído os seus representantes na terra para cuidarem da sua obra, e aqueles que tocarem no que não lhes foi ordenado por Deus mediante seus representantes sofrerão danos da própria vida (2 Samuel 6.6,7; 1 Samuel 6.19; 1 Crônicas 13.9,10; 2 Crônicas 26 .16-23) onde vimos que Uzá, o qual não era levita, ao querer segurar arca para não cair foi morto pelo próprio Deus.
Portanto a arca erradamente estava sendo conduzida por um carro puxado por bois, quando a mesma devia ser conduzida por levitas.
A arca, simbolizando hoje Jesus Cristo, não deve ser conduzida por animais, muito menos por pessoas que não foram autorizadas por Deus, como também aconteceu com os moradores de Bete-Semes que somente por olharem para dentro da arca foram mortos, ainda o rei Uzias ficou leproso, por queimar incenso ao Senhor usurpando a função que cabia somente aos sacerdotes autorizados por Deus para exercer aquele ministério.
Portanto, na obra de Deus, devemos ter o cuidado de fazer apenas aquilo que nos foi mandado fazer conforme nossas forças. (Eclesiastes 9.10),
Assim sendo, da mesma maneira hoje, os pastores e demais ministros, cuidam das funções sagradas do santo ministério da igreja, e ainda cuidam do povo de Deus pois foram ungidos e ordenados por Deus para exercerem essa função, assim o povo de Deus serve apenas ao pastor, o anjo da igreja e a sua família sem tocar nas coisas sagradas do ministério, pois os mesmos como Arão e seus filhos foram ungidos e separados por Deus para cuidarem da santa igreja de Jesus Cristo na terra, com as funções específicas do santo ministério.
portanto, a ordem de Deus em relação aos cristãos é esta:
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas, para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil (Hebreus 13.7,17).
Conforme 1 Pedro 5.1-3, lamentavelmente nem todo ministro de Deus merece ser imitado, muito menos criado em seu ministério devido sua maneira ímpia de viver conforme Judas 15.16.
Portanto, conforme números 1.50 Deus ordenou a Moisés colocar os levitas para cuidarem do tabernáculo da aliança, de toda sua mobília, de todos os seus utensílios e ainda acampando ao seu redor.
Assim sendo, hoje Deus continua unindo e separando do meio da sua igreja ministros para cuidarem da sua obra na terra.
Conforme o v.53, os levitas além de acamparem ao redor do tabernáculo para proteger a comunidade de Israel da ira do Senhor, ainda tinham a responsabilidade de guardar o tabernáculo da aliança.
Levando isso em conta, conforme Hebreus 13.7,17 as ovelhas de Jesus Cristo que estão debaixo da responsabilidade do pastor, como aquele que vai dar conta delas, ao sumo pastor Jesus Cristo (Hebreus 13,20) devem atentar para sua maneira de viver, pois Jesus Cristo os tem colocado com responsáveis pelas suas ovelhas que são seu povo e não povo deles.
Em vista disso, acerca dos levitas, Deus deu mais uma ordem a Moisés dizendo que todo o primogênito dos levitas seriam reservados para ele como substitutos dos primogênitos dos filhos de Israel e ainda todos os primogênitos dos animais dos levitas em substituição dos machos das primeiras crias dos animais de todo o povo de Israel, pois Deus disse que os levitas pertenciam a ele (números 3.40-45).
Sendo assim, quando lemos a Bíblia Sagrada em Apocalipse 1.20 iremos ver os sete pastores ou anjos das sete igrejas da ásia, como estrelas na mão direita de Jesus, nos mostrando o grande cuidado e proteção que Jesus Cristo tem com os pastores da igreja, que semelhante aos levitas também pertencem exclusivamente a Ele.
1º) - OS DEVERES SAGRADOS DE CADA LEVITA NA OBRA DO MINISTÉRIO.
Em vista disso, como já foi visto acima, nenhum israelita que não fosse da tribo de Levi, podia nem chegar perto do tabernáculo pois não era sacerdote ou levita para não morrer (Números 3.38) .
Assim sendo, conforme já vimos em Hebreus 5,4, ninguém podia tomar para si a honra de servir na tenda da congregação, senão aqueles que fossem chamados por Deus, pois aos que foram chamados, como já foi dito, pertenciam exclusivamente a Deus.
Em consequência disso, é verdade que atualmente conforme Oséias 8.4 existem muitos falsos ministros que foram nomeados para o santo ministério sem ter consentimento e aprovação de Deus, os quais além de não ensinarem a palavra de Deus corretamente, não cuidam do rebanho que Deus lhes confiou, trabalham de má vontade, fazendo a obra de Deus relaxadamente (Jeremias 48.10) e pelo contrário, são gananciosos trabalhando apenas pelo lucro, transformando a obra santa de Deus em um cabide de emprego, mas não pelo desejo de servir a Deus e ao povo de Deus, ainda abusando de sua autoridade com aqueles que foram colocados em seu cuidado, sendo maus exemplos para o rebanho, destes afasta-te (1 Pedro 5.1-4).
2º) - ATITUDES QUE OS LEVITAS NÃO PODIAM TOMAR.
Portanto, aos sacerdotes, os quais foram separados e ungidos por Deus, e ainda receberam roupas especiais que o próprio Deus mandou confeccionar, para ministrarem a favor do povo de Israel perante Deus, foram proibidos de praticar algumas coisas pelo próprio Senhor da nação de Israel.
Assim sendo, uma das funções do sumo sacerdote Arão e seus filhos como sacerdotes deviam ser exemplo em tudo para a nação de Israel, pois eles foram colocados por Deus, como seus representantes começando pela vida de santidade, até suas roupas foram orientadas por Deus, como eles deviam vestir, (Êxodo 28.1- 43).
Portanto, para realizarem a santa obra de Deus, deveriam até vestir adequadamente conforme o modelo que Deus havia estabelecido.
Lamentavelmente, hoje em muitos lugares isso não é mais observado.
Assim sendo, uma das coisas que os sacerdotes não podiam fazer, era oferecer fogo estranho perante o Senhor, o que ele não havia ordenado, pois os que fizeram tais coisas foram punidos pelo próprio Deus com a morte (Levítico 10.1,2).
Dado isso, os sacerdotes também não deveriam beber bebida forte com seus filhos para também não morrer, pois eles deveriam fazer a diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, e ainda hoje a recomendação da parte de Deus para os ministros, que vão ministrar suas coisas sagradas, é para não se embriagar com o vinho em que há contendas, mas encher do Espírito (Efésios 5.18; v. 10).
Dessa maneira, aqueles que foram ungidos e separados pelo Deus santo para administrar a sua obra santa, devem ter uma vida de plena santidade em todos os sentidos, inclusive com a mente e os pensamentos santos como aconteceu com o sumo sacerdote Arão que para administrar perante o senhor, a favor da nação de Israel devia gravar na lâmina de ouro puro, com a frase “santidade ao Senhor” que era fixada na frente da mitra o turbante de Arão atada com um cordão de fio azul (representando o céu pelo qual ele estava representando) de maneira que essa placa deveria estar na mitra em sua testa para que o sumo sacerdote Arão, levasse a iniquidade das coisas santas que os filhos de Israel santificam em todas as suas ofertas santas oferecidas ao Senhor, e essa placa deveria estar continuamente na testa de Arão para ele ser aceito pelo Senhor, pois querer ministrar as coisas santas de Deus, para o povo de Deus sem viver um vida plena de santidade, tal ministro não será aceito pelo Senhor da igreja, e lamentavelmente está cheio deles, como diz Judas 4,8,10,1,13,15,16,17,18 leia também Êxodo 28.36-38.
Portanto, nunca devemos esquecer que atualmente na dispensação da graça, somos também sacerdotes de um Deus santo (1 Pedro 2.5,9) e para ministrar as coisas santas de Deus para o seu povo, devemos primeiramente viver uma vida completa de santidade para depois sermos aceitos por Deus pois existe uma diferença entre os que servem e os que não servem a Deus, entre o justo e o ímpio (Malaquias 3.18).
Assim sendo, a esse respeito o Apóstolo Paulo escreveu dizendo que para sermos recebido por Deus devemos ter uma vida de santidade e conforme conforme 1 Timóteo 4.12, devemos ser exemplo dos fieis na palavra, no trato, no amor, no Espírito, na fé, na pureza e ainda viver apartados da imundícia do pecado dizendo:
Leia por gentileza com muita atenção, para a mensagem não ficar muito extensa(2 Coríntios 6. 14-18).
Portanto, não nos enganemos a nós mesmos com falsos discursos pois para sermos aceitos por Deus e ainda tê-lo como nosso Pai, devemos viver em completa santidade, apartados de tudo que for impuro (vs.17.18).
Dado isso, fiquei imaginando a respeito do cuidado que todos nós, ministros de Deus devemos ter com a nossa própria vida, pois existem muitos que vivem na iniquidade, pregando, curando, profetizando, expulsando demônios, fazendo maravilhas, usando o nome de Jesus Cristo que está acima de todos os nomes, mas Ele (Jesus Cristo) nunca os conheceu e a única mensagem que Ele tem para estes é esta: “Apartai-vos de mim”.
Portanto, cuidado, muito cuidado pois foi o próprio Senhor que disse:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele (individualmente falando) que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (Mateus 7.21-23).
Em vista disso, para o povo de Israel atravessar o Jordão, eles primeiro teriam que santificar suas vidas, para depois Deus fazer maravilhas entre eles (Josué 3.5) .
Diante disso, imagine a grande seriedade de realizar a obra de Deus na terra, obra santa, que somente se refere às coisas santas?
Levando isso em conta, desde os dias do Apóstolo Paulo, está sendo anunciado no mundo um outro evangelho, um outro Jesus Cristo, e ainda um falso Espírito Santo está operando no mundo para enganar, e isto pode ser discernido através de um evangelho que está sendo anunciado sem cruz, sem sofrimento, sem oposição dos pecadores, sem renúncia do mundanismo, e ainda sem ter uma vida de santidade, pois sem santidade ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14),
Portanto, que Espírito Santo é esse que opera no meio de uma igreja mundana a qual vive sem santidade? (2 Coríntios 11.4; 1 Tessalonicenses 5.23; Hebreus 12.14).
Assim sendo, os Apóstolos Pedro e João nos recomendam a não crer em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo, os quais podem ser conhecidos através de seus ensinamentos errados da Bíblia Sagrada ( 2 Pedro 2.1;1 João 4.1).
Portanto, muito cuidado com esse falso evangelho que para enganar apresenta o mesmo, sendo ensinado até através de anjos, o qual foi condenado pelo Apóstolo Paulo, como também aconteceu com o profeta velho que com uma mentira levou o profeta a desobedecer a Deus, com uma falsa mensagem de anjo desse profeta velho e o profeta de Deus foi morto por um leão (1 Reis 13.1-28; Gálatas 1.6-8).
Assim sendo, tenha muito cuidado pois ainda hoje o mundo está cheio de profetas velhos, pregando um falso evangelho profetizando e tendo sonhos, visões e revelações mentirosas para enganar o povo de Deus, sendo que a única maneira de desmascará-los é pela Bíblia Sagrada, pois a Bíblia em Jeremias 23.28 compara os sonhos com palha e a palavra de Deus como trigo que é palavra de Deus a qual também é semelhante a um fogo e um martelo que esmiúça a penha (dureza do nosso coração).
Diante do exposto, você pode escolher alimentar sua vida espiritual com a palha dos sonhos, ou com o trigo da palavra de Deus.
Em consequência disso, cada família dos levitas, tinham uma função específica a desenvolver no ministério da tenda da congregação e não podiam fazer nada mais além do que haviam sido designados pelo sumo sacerdote Arão e seus filhos, os quais eram responsáveis pela administração do santuário.
Considerando isso, Arão e seus filhos foram consagrados para administrar o sacerdócio diante de Arão seu pai, pois o sumo sacerdote Arão era o responsável pelo santuário, e todos os levitas, começando pelos seus filhos, que estavam servindo a Deus debaixo de sua autoridade, e atualmente não é diferente pois realizamos a obra santa de Deus debaixo da autoridade do pastor responsável, o qual foi ungido por Jesus Cristo como o anjo da sua igreja (Números 3.3,4; Hebreus 13.7,17; Apocalipse 1.20).
Levando isso em conta, a tribo de Levi devia ser colocada diante de Arão para eles o servirem, e hoje somos como cristãos colocados diante do pastor o anjo da igreja de Jesus Cristo, o qual tem a responsabilidade perante Deus de cuidar do seu rebanho de ovelhas (Números 3.6; João 21.15-17).
Portanto, a obra da administração do tabernáculo, e todos os seus utensílios foi dada por Deus aos Levitas, a Arão e a seus filhos, dentre o povo de Israel como dádiva (presente) da parte de Deus, como acontece hoje em relação à obra do santo ministério da igreja, também é uma dádiva (presente) que Jesus Cristo deu para seus ministros (Efésios 4.11,12).
Assim sendo, se Deus te chamou para ser porteiro em sua igreja, você deve exercer essa função como um presente vindo de Deus, recolher ofertas, levar um copo de água fria para seu irmão, tocar um instrumento na igreja etc.. pois todas essas coisas são dadas como presente de Deus, e a grande pergunta que nunca vai se calar é esta: O que você está fazendo com presente que Deus te deu?
Portanto, cuidar da obra de Deus, da igreja de Jesus Cristo na terra, é um presente (dádiva) que Ele te confiou.
Dado isso, repito: Como você está cuidando desse presente? Responda para você mesmo e para Jesus Cristo o dono da igreja.
Assim sendo, como Arão e seus filhos dentre o povo da tribo de Levi, foram ungidos com óleo (símbolo do Espírito Santo) sobre eles também pesava a responsabilidade de guardar o seu sacerdócio, como hoje os ministros de Deus são ordenados também a guardarem os seus ministérios, e quem não foi chamado por Deus para exercer esse ministério santo perante a nação de Israel, seria morto, como aconteceu com Datã, Abirão e Om que morreram com sua família e tudo que possuíam por querer usurpar a função do santo ministério que Deus tinha dado exclusivamente para Arão e Moisés, como também podemos citar o rei Uzias que atreveu queimar incenso no templo (função exclusiva dos sacerdotes) e ficou leproso (Números 16.11-35; 2 Crônicas 26.16-21; vs.10).
Dessa maneira, cuidado, muito cuidado, não toque nos ungidos de Deus, nem naquilo que Deus não te confiou em sua obra e ainda não seja oferecido, pois se não veio em sua mão para fazer alguma coisa, permaneça quieto em seu lugar, pois o único que está autorizado por Deus para te ordenar a fazer alguma coisa em sua santa igreja é o seu anjo, o qual Jesus Cristo o estabeleceu para cuidar de tudo relacionado a sua obra na terra (Eclesiastes 9.10; Hebreus 13.20).
3º) - AS FUNÇÕES DAS GERAÇÕES DOS LEVITAS NA OBRA DO TABERNÁCULO SEGUNDO A CASA DE SEUS PAIS.
Diante do exposto, Deus havia ordenado a Moisés contar aos levitas, segundo a casa de seus pais pelas suas gerações, e cada geração deveria assentar as suas tendas, no lugar que deveria ser determinado, como acontece hoje, é o pastor, o anjo que administra a igreja, pois a igreja local não tem anjos e sim apenas um anjo que foi colocado por Jesus Cristo, o dono da igreja (Mateus 16.18) e Jesus Cristo através do pastor, determina a função de cada ministro que se encontra debaixo da sua autoridade pois cada um não faz aquilo que quer, mas somente aquilo que for mandado fazer (Números 3.15,23).
Assim sendo, para o texto não ficar muito extenso, os versículos 25-38 vão nos mostrar as funções específicas de cada família dos levitas segundo seus pais na obra santa do tabernáculo, como a função do sumo sacerdote Arão e seus filhos no tabernáculo, era cuidar do azeite da luminária, para o tabernáculo ficar sempre aceso que representa hoje o Espírito Santo na igreja que nunca deve se apagar, pois assim como cabia aos sacerdotes manter o azeite nas luminárias para as mesmas permanecerem acesas, da mesma forma hoje cada cristão sendo um sacerdote real de Deus (1 Pedro.2.5,9) tem a responsabilidade perante Deus de manter o fogo do Espírito Santo aceso na igreja, pois Deus tem nos estabelecido para exercer a função de luz do mundo, e o azeite simbolizando o glorioso Espírito Santo mantém a lâmpada de Deus que somos nós sempre acesa perante Deus que não pode se apagar (provérbios 13.9;20.27; Mateus 5.14).
Sendo assim, um outro cargo do sumo sacerdote Arão e seus dois filhos na tenda da congregação, no tabernáculo de Deus era cuidar do incenso aromático que simboliza as orações que deviam subir sempre diante de Deus, como oferta aromática, agradável e aceitável diante de Deus, isso não podia faltar no tabernáculo e era responsabilidade dos sacerdotes, e hoje também é a nossa responsabilidade diante de Deus como cristãos, pois somos o tabernáculo de Deus na terra (2 Coríntios 5.1-8) onde não pode faltar o incenso da oração a Deus em nossa vida (Salmos 141,2).
Dessa maneira, os sacerdotes não podiam deixar faltar a contínua oferta de manjares ou ofertas de cereais, simbolizando a gratidão a Deus pela provisão e o reconhecimento da sua soberania e bondade expressando o compromisso do adorador de devolver tudo ao Senhor.
Assim sendo, essas ofertas eram compostas de flor de farinha pura (simbolizando a palavra de Deus sem falsificação), o azeite (simbolizando o Espírito Santo) e o incenso (simbolizando a oração).
Isto posto, na obra santa de Deus, nunca devemos cobiçar a tarefa dos outros, mas realizar a que nos foi confiada com grande alegria e gratidão.
Sendo assim, essas ofertas eram parte diária do altar, simbolizando hoje nossa vida, que não pode faltar diariamente em nosso serviço para Deus como componentes que representam nossa adoração, santidade de vida (ausência de pecado), e ainda representa a vida santa perfeita de Jesus Cristo, e finalmente as bênçãos terrenas que Deus concede ao seu povo.
Finalmente não podia faltar o azeite da unção, e esse seria o cargo dos sacerdotes no tabernáculo e em tudo o que havia no santuário e seus móveis, como ainda acontece hoje na vida dos cristãos os sacerdotes de Deus (Números 4.16;1 Pedro 2.5,9).
Portanto, como já aprendemos, hoje na dispensação da graça, somos também como cristãos o sacerdócio real de Deus na terra (1 Pedro. 2.5,9), e temos também que preservar diariamente a unção do Espírito Santo em nossa vida que já temos (1 João.2.20), e também cuidar dos móveis do nosso tabernáculo, que representa hoje nosso corpo com todos os seus órgãos internos como pensamentos, sentimentos, emoções, e externos como boca, ouvidos, mãos, pés, olhos, nariz etc.. que agora é o templo completo do Espírito Santo (1 Coríntios 3.16; 6. 19,20).
Sendo assim me chamou bastante a atenção sobre a tarefa que a família dos coatitas receberam para cuidar do tabernáculo, pois quando eles se aproximaram da santidade das santidades, Arão e seus filhos iam colocar eles em seu ministério e o cargo que eles haviam de desenvolver, porém ao abrirem o santuário, não podiam olhar para nada lá dentro a fim de não morrerem, (Números 4.17-20).
Assim sendo, duas coisas aprendemos aqui: Arão e seus filhos davam a tarefa para os coatitas realizarem no tabernáculo, mas eles não podiam nem olhar para ver o que havia dentro dos móveis, nos levando a entender que na obra de Deus, a gente somente faz o que aquele que exerce autoridade sobre nós, nos manda fazer, e também não existe lugar para bisbilhoteiros, curiosos querendo ver o que não lhes pertence, como por exemplo aqueles que devolvem o dízimo para a casa de Deus (pois ninguém paga nada para aquele que já é dono de tudo) querendo saber o que está sendo feito com o dízimo (Salmo 24.1).
Conforme Êxodo 2.22; 18.2-4 Gérson era filho de Moisés, e o trabalho de seus filhos no tabernáculo era levar as cortinas do tabernáculo, e a tenda da congregação, e a sua coberta, e a coberta de peles de texugos, o véu da porta da tenda da congregação, e as cortinas do pátio, e o véu da porta do pátio, que está junto ao tabernáculo e junto ao altar em redor, as suas cordas, e todos os instrumentos do seu ministério, com tudo o que se adereçar para eles, para que ministrem, pois todos os ministérios dos filhos dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu ministério, será segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes encomenda reis em guarda todo o seu cargo.
Assim sendo, esse era o ministério das gerações dos filhos dos Gersonitas, na tenda da congregação; e a sua guarda será debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote (Números 4.21-28).
Em vista disso, aprendi nesse texto, que até mesmo carregar cordas do tabernáculo fazia parte do ministério de Deus, e Gerson por ser filho de Moisés, não colocou seus descendentes em cargo de liderança para liderar o povo de Israel, pois filho e neto de Pastor, não é pastorzinho.
Dado isso, outra coisa que aprendi é que eles tinham um tempo determinado por Deus para trabalhar no ministério, ou de trinta anos para cima, até aos cinquenta (vs.23), portanto, devemos aplicar nosso tempo que Deus nos concedeu para servir a Deus corretamente pois Deus também vai pedir conta a todos nós da mordomia do que fizemos de nosso tempo, pois infelizmente muitos e não poucos ministros de Deus que foram ungidos e separados para cuidarem da obra de Deus na terra, passam seu tempo fazendo turismo rodeando a terra, gastando o dinheiro santo de Deus em coisas vãs e a obra de Deus fica padecendo, pois agindo dessa forma estão imitando ao próprio Satanás (Jó 1.7).
Diante do exposto, o Apóstolo Paulo disse assim: Sede meus imitadores como também sou de Cristo (1 Coríntios.11.1).
Pergunto: Você é imitador de quem? Portanto suas atitudes já revelam quem você imita em seu viver.
Conforme o vs.29-33, um dos ministérios do meraritas na tenda da congregação, era carregar as tábuas do tabernáculo, as varas, suas colunas, suas bases, suas estacas, as colunas do pátio, e ainda contar os utensílios da guarda do seu cargo, nome por nome pois esse era o ministério dos filhos de merari em suas gerações, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote. (vs.29-33).
Portanto, na obra do tabernáculo ninguém fazia o que queria, mas cada levita tinha a sua função que exercia debaixo da autoridade de um sacerdote, que determinava e ainda supervisionava o que eles deviam fazer em suas gerações, inclusive contar os utensílios de seu cargo nome por nome em suas gerações (vs.32).
Sendo assim, hoje na santa igreja de Jesus Cristo, ocorre a mesma coisa, como aqueles que são separados para cuidar do pátio da igreja, para cuidar dos instrumentos, e demais objetos do templo, contando, conferindo se não está faltando nada, pois não são poucos os que vão carregando os objetos do templo para sua casa, sem primeiro pedir, fazendo o que bem querem fazer na obra de Deus, pois não reconhecem nenhuma liderança sobre eles.
Minha esposa trabalhou como tesoureira do círculo de oração ao lado da esposa do pastor presidente, apenas contando as ofertas de sessenta congregações dos círculos de orações.
Assim sendo, sua função principal dentre outras era apenas contar o dinheiro.
Assim, podemos ver que uma das funções das famílias dos meraritas em seu ministério na tenda da congregação, por suas gerações inclui carregar tábuas, varas, estacas, suas colunas, e ainda contar os utensílios da guarda de seu cargo nome por nome por nome, e tudo fazia parte do ministério do tabernáculo.
Portanto, hoje todo serviço realizado na igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade na terra (1 Timóteo 3.15) faz parte do santo ministério, pois fomos chamados para cuidar das coisas santas de Deus, mesmo que seja somente carregar tábuas e varas.
Assim sendo, lembrei-me de certa vez que cuidava de uma igreja em um bairro muito perigoso, e em um determinado culto não tinha nenhum porteiro na igreja porém havia um auxiliar, que ao pedir educadamente para cuidar da porta me respondeu: De jeito nenhum pastor pois fui chamado para assentar no púlpito, no que respondi: Tá certo meu irmão fique lá no púlpito pois eu vou cuidar da porta da igreja e assim fiz.
Sendo assim, devemos tomar muito cuidado com as coisas sagradas da obra de Deus, pois Mardoqueu ficou na porta do rei e terminou no trono, mas Naamã desceu do trono e terminou enforcado.
Considerando isso, o rei Saul tinha preparado para Davi uma cadeira, mas Deus tinha preparado para ele um trono.
Portanto, cuide da obra de Deus com amor fazendo tudo o que vier em suas mãos para fazer, conforme sua força (Eclesiastes 9.10) pois fazer a obra de Deus, não se limita apenas a ficar sentado em um púlpito.
Diante do exposto, outra experiência que tive na obra de Deus, e essa foi muito gloriosa, foi acerca de um presbítero que por muitos anos cuidava com muito amor da porta da igreja, mas em um belo dia um auxiliar quis cuidar da porta, no que lhe disse: Mas o irmão fulano já cuida há muitos anos e muito bem, e como ele muito insistiu (como Aimaás que não tinha mensagem para o rei mas queria correr) dei a permissão para o irmão cuidar da porta da igreja porém o velho presbítero ficou muito triste e deixou a porta.
Assim sendo, em poucos dias as crianças brigaram com este auxiliar e ele deixou a porta, voltando para o seu lugar, ficando assentado no banco da igreja.
Assim sendo, ao visitar o velho presbítero, orei por ele, e por ordem de Deus disse-lhe que se ele voltasse a porta seria curado. Assim aconteceu, e ele ficou muitos anos na porta, até partir para o céu.
Sendo assim, outra experiência gloriosa que tive foi de uma igreja que pastoreei, e tinha uma irmã viúva que enfeitava a igreja com lindas flores naturais no culto de santa ceia.
Acerca disso, em um belo dia um novo obreiro disse que a irmã não precisava enfeitar mais a igreja todos os meses com flores naturais, pois gastava muito dinheiro, (que não era dele e sim dela) e orientou que ela enfeitasse com flores artificiais.
Em consequência disso, a irmã se retirou calada mas muito triste e foi orar.
Assim sendo, a partir daquele dia esse obreiro não teve mais paz e não dormia mais, e não aguentando mais aquela situação foi orar e pediu para Deus o que estava acontecendo, no que Deus lhe disse: Levanta e vai devolver o cargo do enfeite da minha igreja que eu dei a minha serva.
Em consequência disso levantou apressadamente de madrugada e foi até a casa da irmã, e lá fora a chamou quando ouviu de dentro da casa a seguinte resposta: Vieste devolver meu cargo não é mesmo? Pois eu sabia que você ia vir pois estou em oração.
4 - PRESENTES DADOS A MOISÉS PELOS PRÍNCIPES DE ISRAEL.
Considerando isso, os príncipes deram a Moisés como oferta dedicada ao Senhor seis carros cobertos e doze bois, e Deus ordenou a Moisés que os carros e os bois seriam para os levitas servirem ao ministério na tenda da congregação, cada qual segundo o seu ministério, e assim Moisés fez dando dois carros e quatro bois aos filhos de Gérson o seu filho, segundo o seu ministério, e quatro carros e oito bois deu aos filhos de Merari, segundo seu ministério, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão o sacerdote, mas aos filhos de Coate nada deu, porquanto a seu cargo estava o santuário, e o levavam aos ombros (Números 7.1-9)
Portanto, os Coatitas eram uma das quatro principais divisões entre os levitas e teriam que carregar os móveis do tabernáculo nos ombros e não podiam transportá-los em carros nem colocá-los em animais de carga (vs.9).
Assim sendo, você faz a obra com Deus e para Ele, conforme Ele te ordena a fazer, ou escolhe o que te agrada fazer?
Portanto, a grande verdade é apenas uma: Nós, os servos do Senhor, andamos na terra fazendo a obra de Deus por fé e não por vista, como Ló que terminou a vida dentro de uma caverna, embriagado praticando incesto com as próprias filhas (Gênesis 19.30-38; 2 Corintios 5.7).
Pela grande misericórdia de Deus, trabalhei com Deus juntamente com minha maravilhosa esposa (pois ninguém trabalha para Deus e sim com Ele) por 35 anos a maior parte andando a pé, de lambreta, de bicicleta, e muito pouco de carro.
Depois de sofrer 5 AVC's fui aposentado por invalidez e jubilado pela convenção das Assembleias de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.
Assim sendo, quando me encontrava totalmente invalido um pastor tesoureiro do campo onde eu trabalhava me disse: Pastor Viana, você não tem uma casa, um terreno e nem dinheiro porque vive sempre aqui pedindo vale, e agora que você ficou doente, onde vai morar? No que respondi:
Isso é verdade; porém juntamente com minha digna esposa trabalhamos fielmente na obra de Deus, e ele é o nosso patrão.
Assim sendo, se ele quiser que passamos a morar debaixo de uma ponte, irei pois realmente não tenho nada.
Considerando isso, hoje não estamos morando debaixo de uma ponte, pois o nosso maravilhoso Deus, a quem servimos com muito amor, é fiel, e pelo contrário em nossa vida tem se cumprido (Provérbios 28.20).
Levando isso em conta, os coatitas não ficaram murmurando por não terem recebido carros e juntas de bois para levar os móveis do tabernáculo, pois teriam que levar nas costas.
Pergunto:
A quem você está servindo, e realizando a sua obra? A você mesmo, ou a Deus o dono da obra? Você conhece o seu Deus? Pois eu o conheço (Hebreus 6.10) .
Portanto, faça o trabalho que Deus te confiou com amor e gratidão, ainda que seja pesado levar nas costas os móveis do tabernáculo, que hoje esse tabernáculo com esses móveis simbolizam nossos irmãos em Cristo, e somos ordenados a levar suas cargas (Gálatas 6.2).
Assim sendo, se você acha muito pesado levar a carga de seus irmãos em oração, com orientação daquilo que é certo pensar, sentir e fazer, cumprindo a lei de Cristo?
Assim sendo, você acha que as suas próprias cargas também não são pesadas?
Sendo assim, você acha que tem de ser suportado por todos, começando pela sua esposa, seus filhos, seu pastor, seus irmãos em Cristo, mas não quer suportar ninguém?
CONCLUSÃO: Conforme já foi visto, o tabernáculo, com tudo que ele possuía, significa nossa própria vida, e os móveis que estavam dentro dele simbolizam tudo quanto existe dentro de nós.
Portanto, ame e carregue seus irmãos, suportando cada um deles como eles são.
Assim sendo, você já meditou sobre a arca cheia de animais, pássaros e répteis que Noé com a sua família tiveram de suportar e ainda conviver com eles?
Sendo assim, você também já leu em 1 Coríntios 3.9 que a igreja é comparada a uma lavoura e em um edifício de Deus, e também já parou para pensar que para plantar e cuidar de uma lavoura, bem como construir um edifício dá bastante trabalho? isso sem falar em seu cuidado a respeito do que existe dentro de uma lavoura, e de um edifício se eles não forem limpos e bem cuidados!
Portanto, devemos refletir sobre tudo isso, e primeiro limpar nossa própria vida, pois levar as cargas uns dos outros significa também tirar de dentro das pessoas o que não presta, mas principalmente tirar de dentro de nós mesmos tudo que não serve para nada.
Assim sendo, todos nós sem distinção realizamos diariamente a famosa sessão do descarrego pessoal tirando para fora de nós mesmos, dos nossos pensamentos e sentimentos, tudo aquilo que não presta, mas que infelizmente existem dentro de nós mesmos.
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.