NO QUE CONSISTE A VIDA DO SER HUMANO.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

NO QUE CONSISTE A VIDA DO SER HUMANO NA TERRA.



INTRODUÇÃO: Conforme o nosso próprio entendimento, nós vivemos aqui na terra, dentro do fator “espaço tempo”, com princípio, meio e fim da nossa existência humana, e terrena.


Assim sendo, devemos nos esforçar para viver aqui na terra com sabedoria, e inteligência, pois conforme se encontra registrado em Jó. 28:28, assim está escrito:


Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal, a inteligência.



Dessa forma, entendemos que o conhecimento, é o acúmulo de informações adquiridas, sendo esse também um dos sinais do fim da dispensação da graça como está escrito:


E tu, Daniel, fecha estas palavras, e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma arte para outra, e a ciência se multiplicará, Daniel 12:4.


Assim sendo, a sabedoria, e o temor de Deus, o discernimento espiritual de tudo o que existe entre o bem e o mal, entre o certo e o errado; ainda em escolher sempre o bem, e rejeitar sempre o mal, cabe não a Deus, mas a cada um de nós.


O viver na terra com sabedoria, significa ainda, ter prudência, equilíbrio, tirocínio, maturidade, bom senso, e discernimento entre o bem e o mal; entre o certo e o errado.


Sendo assim, conhecimento é um mero saber humano adquirido, e sabedoria, é saber viver diante de Deus e dos homens, pois o maior manual de ética humana e espiritual, que existe no mundo, é, o livro de provérbios.


1º) - OS FILHOS QUE VIVEM COM E SEM SABEDORIA, DEVIDO A SUA CRIAÇÃO.



Assim sendo, como a nossa vida aqui na terra consiste de momentos bons ou maus vividos, que nós mesmos fazemos, dessa forma, a maior parte dos nossos problemas de família, consistem e começam na criação dos nossos filhos desde a infância.  


Levando isso em conta, é exatamente na infância que os pais colocam os alicerces que irão fundamentar toda a formação do caráter, e personalidade da criança, os quais irá se estender em toda a existência humana, que será voltada para o bem, ou para o mal, conforme o ensinamento que recebeu de seus pais, pois a vida de todo ser humano aqui na terra, é uma constante batalha entre o bem e o mal; entre o certo, e o errado, e assim, cabe a cada um de nós, o poder de escolher, em qual lado vamos lutar, pois em Romanos.12:21, está escrito:


Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.


Em vista disso, ouvi sobre alguém que hoje é um líder, o qual foi ensinado pela sua mãe desde criança a mentir, vindo a se tornar  um grande mentiroso, como disse certo pastor: “ele mente até dormindo”.


Considerando isso, em Provérbios, 23:7a assim está escrito:


Porque, como imaginou na sua alma, assim é…


Dessa forma, assim como você foi formado em seu caráter, e em sua personalidade, pelos seus pais desde a sua infância, assim você vai ser.


Isso posto, lamentavelmente se você foi formado torto, a Bíblia Sagrada nos ensina o seguinte:


Aquilo que é torto não se pode endireitar, aquilo que falta não pode ser calculado, Eclesiastes 1:15.



Portanto, em contrapartida a tudo isso que acabamos de ouvir, no livro de Provérbios 22:6, assim também está escrito:


Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, quando envelhecer, não desviará dele.


Levando isso em conta, os pais são responsáveis perante Deus, em ensinar os seus filhos desde a infância a andar em um caminho reto, pois, em Provérbios 14:12, assim está escrito:


Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte.


Dessa maneira, se o alicerce que os pais construíram na formação do caráter, e da personalidade de seus filhos, for frágil, os filhos também depois de crescidos, serão a vergonha de seus pais.


1º) - OS SÁBIOS CONSELHOS DE DEUS PARA OS PAIS CRIAREM SEUS FILHOS.


Portanto, o que passarei a ensinar aos pais a partir desse texto, nada tem a ver com as minhas próprias ideias, nem com as  ideias de nenhum educador, mas apenas aquilo que nos ensina a palavra de Deus, pois conforme o ensinamento Bíblia Sagrada, Deus não deseja que os pais venham a gerar filhos para sua tristeza, pois  os pais insensatos nunca vão se alegrar com os seus filhos, Provérbios. 17:21, pois filhos insensatos vão ser uma tristeza para o seu pai, e uma amargura para a sua mãe que o deu à luz, (v.25).


Diante do exposto, melhor é não gerar filhos para servirem de tristeza para o pai, e de amargura para sua mãe, sendo eles mesmos os culpados, que não educaram seus filhos, para terem bom senso.


Considerando isso, ainda nos ensina, o sábio rei Salomão, que o filho sábio, alegra o seu pai, mas o filho louco, é a tristeza da mãe, Provérbios 10:1.


Levando isso em conta, o único culpado de seu filho  lhes trazer tristezas, com o seu procedimento errado, ou com sua falta de juízo, é vocês mesmos, que conforme nos ensina Provérbios 29:15, a vara da correção, e a repreensão dos pais, produzem sabedoria e temor de Deus, bem como o respeito de seus filhos para com os seus pais, mas o filho entregue a si mesmo, envergonha a sua mãe.


Assim sendo, um certo pai, com muita dificuldade, o qual residia no interior, levou sua filha para uma cidade grande para fazer faculdade.


Passado um tempo, sua filha que havia caído na perdição, veio a se tornar uma vergonha para seus pais, causando-lhes grande desgosto e tristeza.


Sendo assim, depois de um longo tempo, ela voltou para casa de seus próprios pais, trazendo um filho em seus braços como mãe solteira, de tanto aprontar moralmente, e fazer  vergonha para seus pais, que agora se dirigia ao menino chamando-o de diploma. 


Desse jeito, grande miséria é para o Pai, o filho insensato, Provérbios 19:13.


Em consequência disso, a Bíblia Sagrada nos ensina que as nossas palavras têm poder, pois a morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto, Provérbios 18:21. 


Assim sendo, uma certa mãe chamava seu filho de cavalo, e dessa forma ela amaldiçoou tanto o seu filho, que ele cresceu  debaixo daquela maldição das palavras da sua própria mãe, vindo a crescer com uma feição de cavalo.


Dessa maneira, a Bíblia nos ensina a proferir somente palavras de bençãos e não de maldição, até para as pessoas que nos perseguem, quanto mais para nossos filhos, a quem tanto amamos, Romanos 12:14.


Hoje te aconselho, como pastor, que começe a abençoar, e a profetizar somente palavras de bênçãos para sua família, pois a  Bíblia Sagrada nos ensina o seguinte:


Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; e pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele, Salmos 109:17.


Assim sendo, a benção do Senhor que enriquece, e não acrescenta dores, Provérbios 10:2, deve ser desejada em nossa vida, através das nossas palavras.


Dessa maneira, ao escrever essa mensagem, Deus mandou dizer a você, que irá  ler esse texto,  que se você,  à partir de hoje começar como sacerdote do lar, a somente proferir palavras de bênçãos para sua esposa, seus filhos, e sua família de um modo geral, incluindo a mim também, seremos grandemente abençoados na terra, em todos os sentidos, assim diz o Senhor Deus, o todo poderoso, através da minha boca. E eu sou o único responsável perante o criador por estas palavras, de benção ou maldição, de vida ou morte, que estaremos proferindo através da nossa boca. 


Considerando tudo isso, o conselho de Deus aos pais para os filhos, é este:


Castiga o teu filho, e te farei descansar e dará descanso a sua alma, Provérbios 29:17.


Levando isso em conta, veja você mesmo nesse versículo, que a ação correta de um pai para corrigir o seu filho, produz o resultado da ação de Deus na alma do pai, pois, o que retém a sua vara (correção) aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo o castiga, Provérbios 13:24, pois nós, que servimos a Deus, vivemos aqui na terra com esperança, e não com lembranças, boas ou ruins, lutando sempre e ainda confiando em Deus, para conquistar dias melhores para nossa vida, pois castigar (corrigir) o filho enquanto há esperança, (Provérbios 19:18)  e não retirar a disciplina da criança, mesmo usando a vara da correção, nem por isso morrerá, Provérbios 23:13, pois, na verdade, toda correção, ao presente não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela, Hebreus 12:11. 


2º) - AGENTES DESTRUTIVOS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA.


Portanto, a partir desse texto, citaremos como exemplo:

1 - O mau uso da televisão, internet, culturas mundanas e  desenhos animados ocultistas, músicas profanas, filmes violentos, e sangrentos, principalmente as más companhias que induzem nossos filhos para toda sorte de mal caminho, maus conselhos, maus ambientes que corrompem, e degradam o caráter, maus exemplos vistos nos outros; copiados dos outros, onde a santa palavra de Deus nos alerta dizendo:


Filho meu, se os pecadores com blandícias te quiserem tentar, não consintas, Provérbios 1:10.


Portanto, lembremo-nos de que amor sem disciplina, não é amor, mas sentimentalismo; e que disciplina sem amor, não é disciplina, e sim punição.


Assim sendo, outra forma errada dos pais educarem seus filhos, é também satisfazerem todos os caprichos dos filhos, deturpando de várias maneiras a formação da sua personalidade, e finalmente os pais não darem em tudo bom exemplo para os filhos, quando via de regra, muitos filhos de hoje não têm mais os pais como modelos de ideais a seguir.


Assim sendo, em contrapartida, a  tudo isso, quando José esteve como escravo na casa de potifar, desde que o pusera sobre a sua casa, e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do Egípcio, por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha na casa, e no campo, Gênesis 39:5.


Sendo assim, nós servos de Deus não devemos nos comunicar com as obras infrutíferas das trevas, mas antes condená-las  Efésios 5:11, pois em 1 Coríntios, 5:9-11 assim está escrito:


Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; e isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.


Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão,  ou roubador; com o tal nem ainda comais.


Assim sendo, ainda em 2 Coríntios 6:14-18, ainda diz:


Não vos prendais a um jugo desigual com os infieis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?


E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?


E que consenso tem o templo do Deus vivente com os ídolos? Como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.


Dessa maneira, entendemos, que a nossa vida aqui neste mundo, é construída de momentos que nós mesmos fizemos, bons ou maus.


3º) - A PRINCIPAL ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS FILHOS.


Portanto, quando se refere na formação do ser humano, a mesma não se restringe ao crescimento físico, mas também ao crescimento intelectual, emocional, moral e espiritual, e por fim em seu caráter, e em sua personalidade, pois como não se pode encontrar um diamante, ou uma pedra preciosa já lapidada, muito menos, vamos encontrar um ser humano,  já lapidado desde sua infância.


Assim sendo, os pais não podem abandonar os seus filhos, na formação do seu caráter, e da sua personalidade, abrangendo sua formação cristã, na doutrina de Jesus Cristo, Efésios 6:4 que diz:


E vós pais, não provoqueis a ira de vossos filhos, mas criá-los na doutrina e admoestação do Senhor.


Sendo assim, muitos pais vivem enchendo seus filhos de apelidos CHULOS dos quais o seu filho não é digno, como apelidos grosseiros, rudes, até de baixo calão, quando não obsceno, perdendo totalmente sua autoridade como pai, ao chamar seu filho de trevas, seu coisa, seu mala etc.., e seu filho lhe responde com malcriação, e desrespeito, também enchendo seu pai de adjetivos. 


Dessa forma, o lar vai se transformando em um escola maléfica de troca de adjetivos ofensivos entre pai e filho, e assim vai se transformando em um lar de desrespeito, e ainda de provocações.


Considerando isso, os pais ainda têm a responsabilidade, na formação social de seus filhos, através de bons exemplos, para que eles possam vir no amanhã, tornarem-se bons e exemplares cidadãos, pois o exemplo, fala mais alto do que as palavras.


Dessa maneira, os pais ainda tem a responsabilidade na formação espiritual de seus filhos ensinando-os desde a tenra idade, a servirem e adorarem a Deus, e por fim em sua formação moral ligado ao pudor, a honra tanto a Deus, como a seus pais, às autoridades, aos parentes, e as demais pessoas de um modo geral, pois em 1 Samuel, 2:30; e Romanos 13:1-7 assim está escrito, a respeito dos filhos do sacerdote Eli que não honraram, mas desonraram a Deus,dizendo:


Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel:


Na verdade tinha dito Eu, que a tua casa, e a casa do teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora, diz o Senhor; longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei; porém aos que me desprezam, serão envilecidos.


Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que existem foram ordenadas por Deus.


Por isso, quem resiste à autoridade, resiste à ordenação de Deus, e os que resistem, trarão sobre si mesmo a condenação.


Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más.


Queres tu, pois, não temer à autoridade? Faze o bem,e terás o louvor dela.


Porque ela é ministro de Deus, para o teu bem.


Mas se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.


Portanto, é necessário  que lhe estejam sujeitas, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.


Por esta razão, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.


Portanto, dai a cada um o que deveis; a quem, tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor;a quem honra, honra.


Assim sendo, diante de tudo quanto foi exposto, a televisão, com a sua programação, e cultura pervertida; os filmes mundanos, que hoje é uma escola de crime, pornografia, violência,  satanismo, espiritismo, derramamento de sangue, que faz do pecado, algo aceitável, e natural, pois propaga somente imoralidades sexuais, toda sorte de vicios, todo tipo de drogas, todas as sortes de religiões, e ideologias falsas; toda sorte de mentiras, com o crescimento satanico cada vez maior, e também do espíritismo, o qual nega e distorce os ensinamentos da palavra de Deus, principalmente pelo falso ensino da reencarnação, negando a verdade biblica da resurreição dos mortos.


Assim sendo, como se não bastasse, os pais nessa dura tarefa de criar, educar seus filhos, ainda precisam ficar monitorando o que eles ouvem, e veem na televisão, e na internet, além do que eles aprendem na escola, e ainda com os amiguinhos, entre aspas.


Dessa maneira,  “os meios de comunicação promovem ainda os maus costumes, e práticas escandalosas, chocantes, ridículos, provocantes, sensuais, imorais, extravagantes, revoltantes, berrantes, tipicamente mundanos, antibíblicos e anticristãos, (Pastor Antônio Gilberto)”.


“ Assim, o crente deve entender que o mundo jamais fará coisa alguma para agradar a Cristo, e muito menos para obedecer a Cristo”,


Sendo assim, o mundo, para designar o seu  porte extravagante, usa termos como evolução e moda, mas a igreja do Senhor deve chamá-lo pelo nome certo: MUNDANISMO”, (Ibidem Antônio Gilberto).


Assim sendo, conforme Mateus 7:14, não é somente a porta da salvação que é “estreita” ; mas também o caminho para ser seguido pelo cristão, também é estreito.


Dessa maneira, conforme já foi dito, os meios de comunicação, promovem o mal, e ignoram o bem, fazendo ainda do pecado algo totalmente aceitável como uma coisa natural, para se cumprir, Isaías 5:20 que diz:


Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!


Assim sendo, chegamos na época da total inversão de valores na sociedade, principalmente do sexo livre, onde ensinam que isso, é coisa normal, e natural.


Dessa maneira, o pior através de todos os meios de comunicação, acontece, quando a rede de ensino, inibe o poder de concentração do estudante, emburrecendo a nova geração, com o objetivo de promover a preguiça mental, indolência, e desleixo na área do desenvolvimento intelectual dos  jovens.


Sendo assim, através de toda essa cultura de emburrecimento da população, por meio dos órgãos de comunicação, a sociedade fica cada vez mais privada do verdadeiro conhecimento, e de sabedoria,  ficando cada vez mais evoluída em ignorância, e em besteirol, para não dizer em burrices.


Assim sendo, temos ainda a promoção de falsos, e corrompidos astros da música, da cultura profana, do teatro sem nenhum princípio moral, do cinema, imoral, satânicos ensinando ocultismo, e ainda violentos que são propagados por todos os meios de comunicação destruindo totalmente, a mente da população na crença em Deus, e em Jesus Cristo, bem como em seus valores espirituais, e  morais, através dos seus ensinos, onde de um modo geral, essas supostas estrelas, astros, herois, e ídolos  mundanos, são literalmente cultuados, quando em sua maior parte, são ateus, espíritas, pessoas divorciadas, descasadas, sem nenhum pudor ou moral, fornicadores, satanistas, lésbicas, homossexuais, inventores de males, Romanos 1:30;  e ainda totalmente contrários a tudo que a Bíblia Sagrada ensina.


Assim, sem perceberem, pois estão espiritualmente cegos, cresce a nível mundial, dia após dia o número de arquitetos que constroem uma sociedade Satânica, sem Deus em todos os seus sentidos.


CONCLUSÃO:  Como, a vida de todo ser humano, é composta de momentos bons ou maus, que ele mesmo constrói, através da sua vontade própria, percebemos que atualmente a nível mundial, a sociedade se desenvolve mais e mais, em toda sorte de maldades, imoralidades, descrenças, e violências de toda sorte, com o objetivo de destruir por completo, os momentos felizes de toda família na terra, pois a vida do ser humano na terra, é feita de momentos bons, e felizes; ou de momentos maus e tristes; que nós mesmos promovemos.


Pastor João Viana.








 














Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions