A MANEIRA CORRETA DE GUARDAR O NOSSO CORAÇÃO, CONFORME NOS ENSINA A BÍBLIA SAGRADA
EXÓRDIO: Em vista disso, todos nós seres humanos, somos suscetíveis a guardar alguma coisa, nos mostrando que em certo sentido, somos muito saudosistas, vivendo de recordações no passado, através de alguma coisa que guardamos.
Assim sendo, uma das coisas mais importantes que devemos guardar, conforme nos ensina a palavra de Deus é o que se encontra escrito em (Provérbios. 4.23) que diz:
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida, e acrescento, também as saídas da morte.
Portanto, nessa mensagem, somente quero discorrer, acerca do que nos ensina a palavra de Deus, como devemos guardar o nosso coração com sabedoria, agindo de uma forma correta à luz dos ensinamentos da santa e infalível palavra de Deus.
Assim sendo, certo pastor argumentou o seguinte: “Todo livro escrito pelos homens nós lemos; o único livro no mundo que lê a nossa vida é a palavra de Deus”.
Partindo, portanto, desse pressuposto, desse desígnio, desse objetivo, dessa meta, iremos descobrir o que a Bíblia Sagrada tem a nos ensinar sobre a maneira correta de guardar o nosso coração.
1º) - O CORAÇÃO HUMANO COMO DEPÓSITO
Assim, a respeito dessa realidade, Jesus Cristo disse o seguinte:
O homem bom, do tesouro do seu coração, tira o bem e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca, (Lucas.6.45).
Em consequência disso, acabamos de aprender pela Palavra de Deus, que existem neste mundo, o ser humano mau, mas também existem o ser humano bom; o bom apenas deposita coisas boas dentro do seu coração, que é comparado a um depósito de um bom tesouro, mas aquele que tem um coração mau, também é comparado a um depósito de um tesouro mal.
Dessa maneira, ao pensar nessas coisas pude entender, fazendo uma analogia, que o ser humano pode ser comparado a uma ilha, que morando dentro dessa ilha, apenas vai cuidar do que existe nesta ilha.
Da mesma forma, todo ser humano apenas cuida daquilo que existe dentro dele, que ele mesmo colocou, sendo o tesouro particular do seu coração.
Desse jeito, ao pensar acerca do tesouro particular do coração de cada ser humano, Jesus Cristo nos ensinou o seguinte:
O que sai do homem (em palavras), isso é que contamina o homem.
Porque, do interior do coração dos homens (ou do tesouro particular do seu coração) saem os maus pensamentos, o adultérios, as prostituições, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução (falta de respeito moral, ausência de disciplina moral em um indivíduo, lascívia), a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem,(Marcos. 7.20-23).
Portanto, sabendo dessas coisas, devemos examinar a nós mesmos, a fim de conhecer a nós mesmos se temos um bom coração, semelhante a um bom tesouro, que somente deposita coisas boas, ou se temos um mal coração, aonde somente deposita coisas más.
Assim sendo, esses tesouros sejam maus ou bons que o ser humano guarda, deposita, esconde, dentro do seu próprio coração, somente vai ficar conhecido, através das suas palavras, pois a boca somente fala, do que existe em abundância dentro do seu coração.
Considerando isso, o ser humano também é comparado a uma árvore com seus frutos.
Assim sendo, Jesus Cristo, nos ensinou uma grande lição a esse respeito dizendo:
Ou dizei que a árvore é boa e o seu fruto bom,(comparado ao ser humano), ou dizei que a árvore é má, e o seu fruto mau; porque pelo seu fruto se conhece a árvore.
Assim sendo, por exemplo, o rei Nabucodonosor, rei da Babilônia foi comparado a uma grande árvore, que abrigava em seus galhos e debaixo da sua sombra o seguinte:
A árvore que viste, que cresceu e se fez forte, cuja altura chegava até o céu, e que foi vista por toda a terra;
cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia mantimento (seres humanos, animais e pássaros) e em que para todos havia mantimento; debaixo da qual moravam os animais do campo, e em cujo ramos habitavam as aves do céu.
És tu, o rei, que cresceste e te fizeste forte; a tua grandeza cresceu e chegou até ao céu, e o teu domínio, até a extremidade da terra.
E, quanto ao que viu o rei, um vigia, um santo, que descia do céu e que dizia: Cortai a árvore e destruí-a, mas o tronco, com as suas raízes, deixai-a na terra, e com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ele (o rei, sete tempos),(Daniel.4.20-23).
Assim sendo acerca dessa árvore, que simbolizava o rei Nabucodonosor, a qual foi cortada e lançada no campo, para comer ervas como os animais, e viver com eles, durante sete tempos, veio a acontecer com o rei, como uma correção ou um castigo, ou disciplina de Deus, para corrigir os seus muitos pecados, as suas muitas iniquidades e ter misericórdia dos pobres, e assim talvez o seu reino ia se prolongar com tranquilidade, mas ele não aceitou o conselho enviado por Deus, através do profeta Daniel, mas continuou se exaltando e certamente praticando maldades, (Leia por gentiliza os vv.24-28).
Dessa maneira, como ele não se humilhou e mudou de atitudes, conforme o (v.28), todas essas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor.
Em consequência disso, Jó já havia escrito acerca de uma árvore (governo, líder) ser cortada, brotar novamente dizendo:
Porque há esperança para árvore, que, se for cortada (como aconteceu com o rei Nabucodonosor), ainda se renovará (como também aconteceu com o rei, que depois de 7 tempos, comendo capim com os animais, se humilhou e voltou a reinar, vv.34-37) e, não cessarão os seus renovos,(frutos),
Assim sendo te peço encarecidamente que leia com calma os (vv.34-37 do capítulo 4 de Daniel acima citados.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó,
ao cheiro das águas (palavras de Deus), brotará e dará ramos como a planta,(Jó.14.7-9).
Diante do exposto, até o Senhor Jesus Cristo, usou essa analogia censurando os líderes religiosos de sua época dizendo:
Raça de víboras, (Jesus Cristo, está se referindo a seres humanos comparados com víboras), como podeis vós dizer boas coisas, (boas palavras), sendo maus?
Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem do mau tesouro tira coisas más.
Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa (inútil, estéril, que não leva a nada) que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras (e não pelas palavras dos outros) serás justificado e por tuas palavras serás condenado,(Mateus.12.33-37).
Levando tudo isso que acabamos de aprender em conta, Jesus Cristo também comparou os seres humanos maus como víboras, serpentes venenosas.
Assim, o que mais me chama a atenção é que tanto João Batista (Mateus. 3.7; e Jesus Cristo, Mateus. 23. 33), chamou de raça de víboras os Fariseus e Saduceus, os lideres religiosos de Israel que estavam escapando da condenação do inferno, como já afirmei acima.
Dessa forma, como podemos identificar uma pessoa (má, que tem a natureza de uma víbora), Jesus Cristo disse, pelas suas próprias palavras.
Assim sendo, uma pessoa que se diz ser cristã, religiosa, mas só vive xingando, blasfemando, falando mal dos outros, e amaldiçoando tudo, e todos, essa pessoa tem a natureza de uma víbora!
Levando isso em conta, imagine você vivendo e dormindo com uma víbora?
2°) - EXAMINANDO A NÓS MESMOS.
Desse jeito, uma das características mais nobres de cada ser humano é examinar e conhecer a si mesmo.
Todos nós, por natureza, somos bastante curiosos e queremos conhecer muitas coisas, mas nunca paramos para conhecer a nós mesmos.
Conforme, até aqui já aprendemos, o Senhor Jesus Cristo, como já foi dito, comparou também o ser humano a uma árvore frutífera que produz frutos bons ou frutos maus.
Assim sendo, Abimeleque, filho de Gideão, que também se tornou rei de Siquém, após a morte de seu pai, para consolidar o seu reino, mandou matar seus 70 irmãos.
Levando isso em conta, aqui vemos um líder mal, sendo comparado também a um espinheiro que devido a sua própria natureza, não tinha nenhuma condição de produzir nenhum fruto para alimentar os seus súditos.
Dessa forma, apenas o filho de seu pai sobreviveu e subiu ao monte Gerizim e convidou as árvores, a oliveira (líder) para reinar sobre os cidadãos de Siquém, a qual recusou, depois a figueira que também recusou, convidou também a videira que da mesma forma recusou,
Levando isso em conta, podemos entender que a situação do habitantes de Siquém era tão pecaminosa, suas ações eram tão abomináveis diante de Deus, que nenhuma árvore boa (governantes), que somente produz bons frutos, quiseram reinar cobre os habitantes de Siquém.
Assim sendo, como não havia nenhum Líder, Governante, árvore que produzia bons frutos que quisessem governar sobre aquele povo, a única opção era convidar o espinheiro para reinar sobre eles que por fim lhes disse:
Se, na verdade, me ungis rei sobre vós. vinde e confiai-vos debaixo da minha sombra…(Juizes. 9.7-15a).
Agora, você só imagine comigo uma coisa: Uma nação, sendo governada por um governo semelhante a uma árvore frutífera que somente produz bons frutos para seus súditos, o povo vai com certeza encontrar descanso e frutos debaixo da sua sombra.
Pois, conforme se encontra escrito em Provérbios. 29.2. assim está escrito:
Quando o justo governa, (se engrandecem) o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo suspira,(geme).
Porventura, não é exatamente isto que acontece nos países comunistas, onde esses ditadores na condição de árvores (lideres) espinheiros, não produzem nada de bom para o povo, mas somente fazem o povo gemer, pois vai contra sua própria natureza, produzir alguma coisa boa a não ser espinhos para o povo que governam.
Assim sendo, a humanidade, deveria oferecer para Jesus Cristo, uma coroa de diamantes, pedras preciosas e ouro, por ser Ele, o rei dos reis, mas ofereceu-lhes apenas uma coroa de espinhos, pois os seres humanos vivendo em pecado não tem condições de oferecer nada de bom para Deus, a não ser espinhos, através da sua natureza má e pecaminosa, e pelos grandes pecados e abominações que cometem contra Deus.
Assim sendo, uma nação governada por espinheiros (Ditadores), apenas vai encontrar espinhos em seus galhos, bem como debaixo de sua sombra espinhenta, pois esse Líder (árvore espinheiro) não pode produzir nenhum tipo de fruto para alimentar o povo, como atualmente está acontecendo em muitos países, que está sendo governado por ditadores, comunistas espinhentos, que somente produzem espinhos para a população..
Dessa forma, Abimeleque aceitou governar sobre os moradores de Siquém, na condição de árvore espinheira que na realidade ele era, sem ter nenhuma condição para governar, e sim somente destruir, como acontece hoje nos países de regime comunista, onde a população vive cada vez mais na escravidão e na miséria, produzindo riquezas para esses lideres (árvores espinheiros) viverem no luxo. como está acontecendo nesses países uma destruição jamais vista na terra, (Juizes.9.7-11; Apocalipse. 11.18c)).
Desta forma, (Abimeleque, o rei espinheiro) destruiu a cidade de Siquém após a revolta de GAAL, e foi atingido por uma pedra de moinho atirada por uma mulher que quebrou a cabeça do mesmo, vindo a morrer,(Juizes.9.50-54).
Creio, que Deus pode interferir e ter misericórdia do povo que vive, nas nações comunistas, colocando um fim na opressão dos governantes espinheiros,(como podemos citar Venezuela ,Cuba, Coreia do Norte, Irá e tantas outras nações da terra governada por ditadores espinheiros, que afligem e maltratam as nações, o povo), pondo um fim nos Ditadores espinheiros,
Lamentavelmente, Deus fez tornar (para o rei espinheiro Elimeleque) a maldade que ele havia praticado sobre os moradores de Siquém, (Juízes. 9.56).
Em consequência de tudo que acabamos de ouvir, talvez você me pergunte: Qual é o motivo de haver tanto sofrimento que atinge a humanidade? Conforme diz a santa palavra de Deus, a terra (as nações) é entregue às mãos (do ímpio); Deus cobre o rosto dos juízes; se não é ele, quem é, logo?( Jo.9.24).
Dessa forma, Deus entrega as nações aos ÍMPIOS (DITADORES COMUNISTAS ESPINHEIROS) em consequência, ou como resultado de seus muitos pecados, pois tudo quanto o ser humano semeia, isto mesmo ceifará,(Gálatas.6.7,8).
Por exemplo, antes da segunda guerra mundial, a Coreia do Norte já foi considerada a “Jerusalém do Oriente”. A partir do ano de 1946, o partido comunista entrou na Coreia do Norte.
Assim, o culto à personalidade ou ao próprio líder, ou governo consistia em exaltar não a Deus o criador, mas nas virtudes do governo, como aconteceu na Alemanha Nazista, que consistia em levantar o braço e dizer HEIL HITLER (SALVE HITLER) o qual era considerado o “HUBERMENSCH” (SUPER HOMEM) apontando para o futuro anticristo, o qual será adorado,(Apocalipse.13.15), como acontece hoje na Coreia do Norte, onde a população é obrigada a se prostrar e adorar a imagem de seus líderes, ou governos comunistas.
Dessa forma, creio que o pecado, a iniquidade de um povo, os conduzem à escravidão, pois o Salmo.33.12 diz que; Bem-Aventurado, (muito feliz) é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu por sua herança.
Assim sendo, quando um povo abandona seu Deus sua situação é viver em escravidão total, como acontece atualmente em quase todas as nações da terra, aonde se presencia cada vez mais um grande aumento de drogas, drogados; prostituição e prostitutos, adultérios e adúlteros terrorismo e assassinos , destruição de lares, aumento de divórcios, destruição de família, roubos, e tantos outros males.
CONCLUSÃO: Todos nós, sem exceção, devemos procurar conhecer a nós mesmos, examinando o nosso coração, se é um bom tesouro, que somente guarda coisas boas, ou se é um mau tesouro que somente guarda coisas más, pois conforme a Bíblia Sagrada nos ensina em (Romanos. 14.12), cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus, e finalmente em (Gálatas.6.7.8) tudo quanto semeamos nessa vida, isso mesmo iremos colher,
Assim sendo, aprendi algo muito importante: Tudo quanto semeamos de bom ou de mau; somente volta para uma pessoa, e esta pessoa é nós mesmos.
Assim sendo, a partir de agora, irei profetizar para você que vai ler essa mensagem te dizendo:
A partir de agora, vai aumentar cada vez mais na humanidade os líderes árvores espinheiros e governos para açoitar o povo e cada vez menos os líderes árvores frutíferas para alimentar o povo, por permissão de Deus, por terem rejeitado a Jesus Cristo que morreu na cruz somente por amor, para salvar a humanidade pecadora, mas grande parte da humanidade pecadora, escolheram por vontade própria pecarem, e praticarem cada vez mais todo tipo de pecados e abominações contra Deus e contra a sua palavra.
Assim sendo, como Deus ama muito a humanidade, e poucos correspondem ao seu imenso amor, revelado na cruz do calvário, a partir de agora vai se cumprir em todo mundo cada vez mais o que se encontra escrito na Bíblia Sagrada, que diz assim:
Eis que bem aventurado (muito feliz) é o homem, ou mulher a quem Deus castiga; não desprezes pois ,o castigo do todo poderoso.
Porque Ele (Deus) faz a chaga, e Ele mesmo liga; ele fere, e as suas mãos curam, (Jó.5.17.18).
Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.
Porque o Senhor castiga aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem,(Provérbios.3.11,12).
Assim, como parte da humanidade, pela sua própria escolha, resolveram viver cada vez praticando, todo o tipo de pecados, e viver praticando cada vez mais todo tipo de abominações contra Deus, e a sua palavra, agora também chegou a hora de Deus castigar mais os seres humanos para ver se eles se arrependam e se convertam de seus pecados.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.