OS BENEFÍCIOS DO TEMOR DE DEUS NA VIDA DOS CRISTÃOS.
INTRODUÇÃO: Conforme ensina o hebraico, o temor de Deus, significa: Reverência que precisamos ter com o nosso criador.
1º) - OS LIVRAMENTOS DO TEMOR DE DEUS NOS SERES HUMANOS.
Segundo afirma a Bíblia Sagrada, um dos lugares de refúgio para nossos filhos é o temor de Deus que traz firme segurança,(Provérbios.14.26).
Assim, neste mundo, existem caminhos que ao homem parecem direito, mas o seu final são caminhos de morte,(Provérbios.14.12).
Portanto, aqui nesta vida, existem caminhos que conduz o ser humano à morte espiritual, física e por fim eterna, mas também existem caminhos que conduzem os seres humanos à vida física e eterna, sendo um deles o temor do Senhor que além de produzir verdadeira satisfação no ser humano, ainda o livra da visita do mal,(Provérbios.19.23).
Dessa forma, quando estudamos a Bíblia, descobrimos que todo ser humano necessita de auxílio e proteção.
Assim, o temor de Deus na vida de uma pessoa, realiza essas duas coisas,(Salmos.115.11).
Uma das coisas, que devemos nos esforçar para ter nesta vida é paz e tranquilidade.
Portanto, a aquisição de muitos bens, nos trazem grande inquietação, como resultado das nossas preocupações.
Porém, existe um tesouro precioso que se encontra à nossa disposição que é o temor do Senhor,(Provérbios.15.16).
2º) - AS MELHORES COISAS DESTA VIDA.
Dessa forma, aprendemos que uma das melhores coisas, é o pouco com o temor do Senhor,(Provérbios.,15.16).
Quando, passamos a meditar sobre as melhores coisas que podemos desfrutar nesta vida, descobrimos algumas coisas como:
Comer, beber e alegrar-se,(Eclesiastes.8.14); gozar a sua alma do bem do seu trabalho,(Eclesiastes.2.24); alegrar e fazer o bem na sua vida,(Eclesiastes.3.12);sentir prazer com a sua esposa,(Eclesiastes.9.9);realizar obras que agradam a Deus,(Eclesiastes.9.7); exercitar em sua vida os dons de Deus que também significa viver feliz com a porção que Deus lhe deu, vivendo feliz do seu trabalho,(Eclesiastes.5.19);
Ao meditar nessas coisas, descobrir ainda, que se alguém quiser viver dias felizes na face da terra, amando a própria vida, refreie sua língua do mal e seus lábios não falem enganos,(1 Pedro.3.10).
Uma das coisas, mais benditas da nossa vida, que Deus em sua infinita misericórdia nos deu, é a nossa querida esposa que desde o nosso casamento, somente nos trouxe alegria,(Provérbios.5.18).
Assim também, existem enfermidades e ainda malignas enfermidades, não apenas no físico, mas também na alma do ser humano, os quais possuem tudo quanto sua alma deseja, mas não desfruta de nada, nem mesmo de comer,(Eclesiastes.6.2).
Quanto aos filhos, existem apenas dois segredos para eles irem bem na vida e viver muitos anos sobre a terra, ou seja: Honrar seu pai e sua mãe,(Efésios.6.1-3).
Portanto, quando estudamos a Bíblia Sagrada, vamos descobrir, lendo (Apocalipse.19.8), que as vestes brancas de linho resplandecentes que os santos irão vestir, ao participarem das bodas do cordeiro, são seus atos de justiça.
Por esta razão, desde o AT o povo de Deus, são ensinados a manter alvas as suas vestes e conservar o óleo do Espírito Santo sobre suas cabeças, que nos capacita a conhecer plenamente a vontade do nosso Deus, para nossas vidas,(Eclesiastes.9.8;1 João.2.20).
Por incrível que pareça, estas também fazem parte das coisas boas que podemos adquirir nesta vida.
Portanto, descobrimos ainda, que muitas coisas boas nesta vida, nos traz momentos de grande alegria, mas também, muitas coisas ruins, momentos de grande tristeza.
Porém, existe algo, que alegra permanentemente a nossa alma e ainda nos fortalece cada dia, ou seja: A alegria do Senhor é a nossa força.
Nesta vida, provamos de muitas coisas, as quais gostamos ou rejeitamos.
Porém existe uma coisa que todos os seres humanos devem provar que se trata da presença de Deus em sua vida, quando irá descobrir que além do Senhor ser bom, ainda a pessoa se torna bem-aventurada (feliz) em confiar nele.
Essas experiências, conduz todo ser humano a temer ao Senhor e ainda no passar dos dias ele irá descobrir que não vai lhe faltar nada para sua vida,(Salmos.34.8,9).
Contrariando, todo entendimento humano, ainda iremos descobrir pela Bíblia Sagrada, que o galardão (recompensa) da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida,(Provérbios.22.4).
Somos orientados por Deus, a nunca amaldiçoar alguém, nem pagar o mal com o mal mas com o bem.
Na verdade, precisamos diariamente analisar a nós mesmos para descobrirmos em quais objetivos, estamos usando nossas palavras e ações para com o nosso próximo, pois no fim, tudo quanto semeamos, voltará para nós mesmos.
Por exemplo: Uma das formas de temermos a Deus é não fazer para o próximo aquilo que nunca gostaríamos que fizessem conosco.
Assim, duas coisas nunca devemos fazer: Amaldiçoar o nosso semelhante, muito menos colocar tropeços em seus caminhos,(Levítico,19.14).
Portanto, assim entendemos, que o corpo de todo ser humano é mortal; o dia de ontem para nós não existe mais, o dia de amanhã não existe para nós; e assim eu e você não sabemos quando nem como vamos morrer.
Desta forma, a Bíblia nos ensina a não temer aqueles ou aquilo que vem matar o nosso corpo, mas sim temer a Deus, que depois de matar, tem o poder de lançar a alma do ser humano no inferno,(Lucas.12,4.5).
Ao meditar nestas coisas, entendi que a única forma que nenhum de nós deve morrer fisicamente, é vivendo morto em delitos e pecados, afastados do nosso criador, pois assim como você se encontra, também assim você morre,(Efésios.2.1).
Todo ser humano que nasceu neste mundo aprende a andar, a falar e também fazer muitas coisas, seja para o bem ou para o mal.
Uns dirigem seus passos com prudência e sabedoria, se desviando do mal e fazendo apenas o bem, aprendendo ainda andar com Deus na terra, fazendo a sua vontade, temendo a ele, e ainda guardando os seus mandamentos, ouvindo sua voz, servindo a ele, ainda aproximando dele cada dia,(Deuteronômio.13.4).
Uma das muitas coisas que o temor do Senhor faz na vida daqueles que o temem é aumentar seus dias de vida na terra.
Em contrapartida, os seres humanos que vivem praticando perversidades, terão seus dias abreviados na terra,(Provérbios.10.27).
Todo pai que é sábio, ensina desde criança seu filho a temer ao Senhor e ensina ainda o segredo de viver uma vida longa e feliz, para contemplar o bem.
O segredo é se apartar do mal, guardando sua língua e seus lábios para não falar engano, fazendo sempre o bem, procurando a paz e seguindo-a,(Salmos.34.11-14).
Assim, a forma correta de servir ao Senhor é com temor e nossa alegria deve ser feita com tremor, (Salmos.2.11).
Todos nós, seres humanos devemos temer a Deus e ainda praticar a verdade, pois pela misericórdia e verdade, o pecado é perdoado e pelo temor do Senhor os seres humanos se desviam do pecado,(Provérbios.(16.6).
Desta forma, tudo quanto existe tem um princípio de existência e algumas coisas permanecem para sempre.
Portanto, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Assim, bom entendimento possuem, aqueles que cumprem os mandamentos de Deus; assim o seu louvor permanece para sempre,(Salmos.111.10).
Sabemos, que todo ser humano, almeja ser honrado em alguma área da sua vida; porém o segredo para ser honrado é ser humilde, pois em primeiro lugar diante da honra vai a humildade,(Provérbios.15.33).
Assim, um dos gloriosos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, é que se quisermos ser realmente humildes, devemos aprender com ele,(Mateus.11.29).
Assim, aprendemos que uma vida de humildade, também traz verdadeiro descanso para nossa alma, pois todo ser humano, além do descanso físico necessita também de descanso para sua alma, que somente encontramos na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Ainda nesta vida, existem muitos laços para prender os seres humanos no mal; porém o temor do Senhor é fonte de vida, para livrar o ser humano dos laços da morte,(Provérbios.14.27).
Todos nós almejamos adquirir somente coisas justas, verdadeiras e permanentes.
Assim, aprendemos, que o temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente, sendo portanto, mais desejáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doce do que o licor do mel e dos favos.
Também por ele é admoestado seu servo; e em os guardar há grande recompensa,(Salmos. 19.9-11).
Ao continuar a meditar sobre os benefícios que o temor do Senhor realiza na vida do ser humano, descobri ainda que existem dois atributos que o ser humano necessita ter na sua vida ou seja: o temor de Deus que é a própria sabedoria, e viver apartado do mal que significa viver com inteligência,(Jó.28.28).
Assim, da mesma forma, existem algumas atitudes, que devemos exercitar para vivermos uma vida bem-aventurada (feliz) e ainda viver apartado do mal ou seja: continuamente temer a Deus e sempre guardar o seu coração para não endurecer contra Deus por causa do pecado, pois no fim a pessoa vai cair no mal,(Provérbios.28.14).
CONCLUSÃO: Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o e fazê-lo; porque não existe no Senhor nosso Deus iniquidade nem acepção de pessoas nem aceitação de suborno,(1 Crônicas. 19.7).
E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andar em seus caminhos e para o temeres,(Deuteronômio.8.6).
Espero sinceramente, que estes conselhos de Deus, através da sua palavra venha grandemente te abençoar na terra.
Pastor João Viana
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.