AS BÊNÇÃOS TERRENAS E A BENÇÃO CELESTIAL.
INTRODUÇÃO: Conforme se encontra na Septuaginta LXX pela primeira vez o verbo “EULOGEO” significa abençoar que basicamente se entende por dotar com poder benéfico, ou uma força benéfica que uma pessoa podia transmitir a outra, ficando em contraste com o poder destrutivo de amaldiçoar.
Somos ensinados através da palavra de Deus a abençoar não somente os amigos, mas também aqueles que nos perseguem, abençoai e não amaldiçoar,(Romanos.12.14).
Nossa boca é como uma fonte que jorra bênçãos ou maldições.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus:
De uma mesma boca procede bênção e maldição.
Meus irmãos, não convém que se faça assim.
Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial de água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira figos?
Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce,(TIAGO.3.9-12).
Portanto, devemos corrigir nosso mau hábito de abrir nossa boca para proferir maldições, mas somente bênçãos e agradecimentos a Deus.
Lamentavelmente, são muitos que somente amaldiçoam a família ao invés de abençoar, a esposa, os filhos, os parentes, o salário, a comida que come, casa onde morar, o lugar onde trabalha, seus patrões, o governo, as autoridades, o país onde vive chegando ao ponto de amaldiçoar sua própria vida.
Os sinônimos de amaldiçoar são: Blasfemar, desbocar-se, imprecar, jurar, amaldiçoar, pragalhar, vociferar, xingar, maldizer, esconjurar etc.
Tem pessoas que exercitam esse dom do Diabo de lançar pragas no povo de Deus, só que não funciona.
Balaão quis lançar pragas contra o povo de Israel e Deus não permitiu, pois tinha fama de abençoar e amaldiçoar,(Números.22.6).
No fim ele mesmo disse:
“Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa?
E como detestei, quando o Senhor não detesta?(Números.23.8).
Sua conclusão final foi que Deus havia abençoado a nação de Israel e ele não podia revogar, pois contra essa nação, não vale encantamento ou adivinhação,(Números.23.19-23).
O mesmo acontece a quem serve ao Senhor Jesus Cristo, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda,(Salmo.91,10).
Nós, que servimos ao Senhor Jesus Cristo, fomos salvos do pecado para abrir nossa boca somente para abençoar e não amaldiçoar.
1º - CADA SER HUMANO É RESPONSÁVEL PERANTE DEUS PELA SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
A respeito desse aspecto, Jesus Cristo disse algo bastante preocupante:
“Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados,(Mateus.12.36,37)”.
Talvez agora diga: Já fiz tanta besteira, já xinguei e amaldiçoei tanta gente, já lancei tanta praga no meu próximo.
Agora, já estou condenado, para mim não tem mais jeito.
Eu quero te dizer que Jesus Cristo disse, que o único pecado que não tem mais perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo.
Agora, todo pecado será perdoado aos homens.
Tudo que você precisa fazer, é se arrepender de todo o seu coração, pedir perdão a Deus e ele vai te perdoar e mudar completamente sua vida, como mudou a minha, e ao invés de você viver xingando, amaldiçoando e blasfemando, você vai passar a viver usando sua boca para louvar e agradecer a Deus, por tudo que ele tem feito.
O mandamento de Deus para mim e para você é este:
“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem,(Efésios. 4.29)”.
“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se pode dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós,(Tito.2.7,8)”.
2º) - O GRANDE MANDAMENTO DE JESUS CRISTO.
“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam bem aos que o odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam, (Lucas.6.27,28)”.
CONCLUSÃO: A Bíblia nos ensina em (Provérbios. 10.22) que a bênção do Senhor é que enriquece e ele não acrescenta dores.
Jesus Cristo disse que devemos buscar em primeiro lugar na nossa vida não são os bens materiais, mas o reino de Deus e sua justiça e todas a s demais coisas nos serão acrescentadas, (Mateus.6.3).
Nesta vida terrena nosso Deus cuida de nós e não nos deixa faltar nada.
Após essa vida terrena, vamos entrar na eternidade e receber a bênção eterna da nossa salvação.
Assim, amos continuar sendo fiel a Deus em tudo, bem como ao nosso semelhante para não perdermos esta bênção.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.