AS PORTAS DE ENTRADA E A PORTA DE SAÍDA.
INTRODUÇÃO: Conforme li em um comentário da revista da escola dominical do ano de 1934, Eva ao comer do fruto proibido por Deus abriu seus olhos e viu que o mal havia entrado dentro dela.
A partir desse ato de desobediência a Deus, o mal passou a morar dentro de cada ser humano.
1º) - O MAIOR INIMIGO DO SER HUMANO PARA SER VENCIDO.
A humanidade é composta somente por dois tipos de pessoas:
Vencedor e vencido.
Um certa vez ouvi alguém dizer: “O corajoso, luta, insiste e vence; o covarde, concorda, acomoda e desiste”.
Assim, a maior vitória que um ser humano pode alcançar, é vencer a si mesmo.
Porém a ordem de Deus para todos nós é esta: “Não vos conformeis…Romanos.12.2)”.
Assim, a vida do ser humano na terra é feita de lutas, conquistas, mas também de renúncias; o sim e o não deve fazer parte do nosso vocabulário, pois ao nos dar o livre arbítrio, Deus nos capacitou com a virtude de fazer escolhas,(Deuteronômio.30.19,20).
Todos nós precisamos humildemente entender, que antes de tomarmos qualquer decisão em nossa vida primeiro vem a reflexão para depois tomarmos a decisão.
Portanto o maior inimigo que precisamos vencer 24 horas na nossa vida como já disse, é o mal que habita dentro de nós, pois até mesmo em sonhos ele nos ataca.
2º) - AS PORTAS DE ENTRADA NA VIDA DO SER HUMANO.
Por conseguinte, ao ler (Gênesis.3.1-7), tanto Eva quanto Adão, ao comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal que Deus lhes havia proibido, os olhos de ambos foram abertos.
Assim, através de duas portas o mal entrou dentro de Eva, ou seja: Através dos ouvidos com o diálogo com a serpente, que veio a concretizar com os olhos.
Portanto, nossos olhos e nossos ouvidos são as portas em nossos corpos que introduzem o bem ou o mal para dentro de nós.
Por isso, precisamos ter muito cuidado sobre tudo quanto vemos e ouvimos.
Gosto muito da passagem de (2 Pedro.2.8), onde diz que o justo ló, habitando entre o povo de Sodoma, afligia todos os dias sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas.
Desta forma, para o próprio bem da nossa alma, devemos atentar pelo o que se encontra escrito no (Salmo.101.2-7) que diz:
“Portar-me-ei com inteligência no caminho reto.
Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará.
um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.
Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei. aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.
Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
Porque o que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos”.
Sabemos com toda certeza, que tudo quanto vemos e ouvimos entra pelas portas do nosso corpo,(ouvidos e olhos) e descem para se alojar no seu coração.
Por essa razão o Espírito Santo nos ordena a guardar o nosso coração sobre as demais coisas,(Provérbios.4.23) porque dele procedem as saídas da vida, mas também da morte.
Os seres humanos, em sua maioria, guardam muitas coisas que não vão poder levar consigo nem para o cemitério, porém não guardam o coração do mal.
4º) - A PORTA DE SAÍDA.
Jesus Cristo afirmou que daquilo que o coração está cheio a boca fala, mas não para por aí, ainda o contamina
Tudo quanto é mal que entra e contamina o interior do ser humano, como os maus pensamentos, os adultérios, o engano, a prostituição, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura, todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem,(Marcos.7.20-21).
Assim, conforme o ensinamento de Jesus Cristo, nenhum destes males e muitos outras que não foram listados aqui não existem dentro de ser humano, mas entram dentro dele quando as portas dos ouvidos e dos olhos são abertas para entrar toda sorte de maldade existentes, que depois vai causar tristezas, angústias, depressões, amarguras pelos dissabores passados ocorridos em sua vida, levando o ser humano a ficar lembrando apenas de coisas ruins que lhe aconteceram no passado, finalmente levando milhões ao suicídio e ao inferno eterno.
CONCLUSÃO: Assim, devemos esquecer de tudo que ficou para trás e olhar firmemente para Jesus Cristo o Senhor e autor da nossa fé, pois somente uma vida de comunhão com ele vai nos dar um final feliz.
Pastor João Viana
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.