VONTADES.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
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INTRODUÇÃO: Conforme a filosofia, o ser humano é definido como uma dicotomia, “alma e corpo”

A Bíblia o define de forma correta, sendo uma “tricotomia” “espirito, alma e corpo”, (1 Tess. 5.23).

A palavra espírito no hebraico é “Ruah”, vento, sopro, ar, respiração, = espirito, no grego é “Pneuma”, com o mesmo sentido.

Alma física = vida, sangue, (Lv.17.11).

Corpo no grego é “sarx”, sede dos cinco sentidos.

O salmo, 78.39, menciona apenas duas partes da nossa constituição, ou seja: “espirito” e “corpo”.

Jó refere apenas nosso espirito, pois essa é a nossa parte que permanece viva e que após a morte do corpo volta para Deus se aludindo à nossa composição espiritual. 


Já, o sábio Salomão define o ser humano, como sendo constituído de espirito, sede das funções espirituais e corpo, sede onde os cinco sentidos e funções fisiológicas se manifestam.


Somente para ficar gravado, Jesus Cristo ensinou que comer não contamina o espirito e sim o corpo.


Leia com atenção (Mc.7, 14-23). 


O que a medicina ensina sobre os males que a comida pode causar no corpo físico, está correto, bem como as bebidas alcoólicas.


A bebida atinge o corpo e a mente. 


Assim quando seu corpo morre, volta para terra, pois foi formado da mesma e o espirito (sopro), volta para Deus pois veio dele, (Gn.2.7; Ec.12.7). 


O ser humano é o único ser vivo que possui em sua constituição, elementos de duas esferas, ou seja: humana e divina; o que vem da terra é o corpo físico tanto do ser humano como de animais; do céu, o espirito, que penas os seres humanos contêm. 


Vimos, portanto, que o corpo se refere ao organismo físico de todo ser vivo, como de seres humanos, animais, repteis e pássaros.


Conforme a Bíblia Sagrada, a vida “física” do corpo é o sangue, (Lv, 17.11).

Já a vida “espiritual” do espirito é a alma.


A palavra alma no hebraico é “Neshama”, ou seja, a força, fôlego que anima os corpos, dá poder de vida física, que significa respirar, ou seja uma característica de todo ser fisicamente vivo.

 

Porém a habilidade do ser humano respirar, difere dos animais e demais seres viventes que também respiram.


Pois a “Neshama” alma do ser humano é a vida espiritual do espirito.


O ser humano, foi o único ser que ao ser formado fisicamente do pó da terra, Deus soprou em seus narizes e deu a ele o fôlego da vida, tanta vida física, quanto espiritual, pois o verbo soprar vem de sopro = espirito ou Ruah no hebraico, no grego a palavra espirito é Pneuma, trazendo o mesmo sentido, (Gn.2.7).


Nenhum animal ao ser formado da terra,(Gn,1.30) teve o sopro (espirito) de Deus introduzido em suas narinas, mas ao ser formado da terra se tornou apenas alma vivente,(sangue) sem espirito.


Portanto alma física, no hebraico é “nefesh” do latim “Anima” do grego “Ser” (vida ou criatura), do Sânscrito “Ãtman” = Sangue, (Lv.17.11).


A alma como (vida) do corpo físico tanto de homens como de aninais se refere ao corpo físico.


Em se tratando do “espirito” que somente seres humanos possuem, do hebraico “Ruah” do grego “Pneuma”, do latim “spiritus”.


A Bíblia quando fala de espirito em minúsculo se refere aos seres humanos e maiúsculo, ao Espirito Santo.


Portanto Deus possui seu Espirito, “O Espirito Santo”; o homem também possui “espirito humano”.


Ao ser criado com espirito conforme a imagem e semelhança de Deus, (Gn.1.26) o ser humano difere dos animais. 


Assim, Deus colocou no espirito humano os atributos que são próprios do espirito, como inteligência, sabedoria, discernimento, conhecimento, decisão, escolhas.

 

1º) – DOIS TIPOS DE MORTES.


Entendemos pelo estudo das Sagradas Escrituras que existem no mundo apenas dois tipos de mortes: “física e espiritual”.

Física = extinção do corpo; espiritual = separação de Deus.

Essa separação de Deus é causada por uma vida física no pecado, produzindo a separação espiritual de Deus, aqui e na eternidade.

1 – O morto espiritual anda fisicamente pecando sem Deus; e o vivo espiritual anda fisicamente servindo a Deus.

Este tipo de morte não elimina nem a alma do corpo, (sangue, Lv.17.1) (vida física) mas alma do espirito do homem, (vida espiritual).

Assim sendo, o ser humano se torna em apenas uma criatura de Deus, como os animais, vivendo no físico mas morto espiritualmente 

A questão de estar morto ou vivo no espirito vivendo aqui nesse corpo físico, consiste em viver em santidade, em contato com Deus, afastado do pecado, ou viver no pecado, desligado de Deus, e unido ao pecado.

A esse respeito à Bíblia assim ensina dizendo: 


Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vos e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça, (Is.59, 1.2) ”.

Por essa razão, se usa o termo: “morto espiritual”, estando vivo fisicamente, mas com o espirito humano desligado de Deus.

Se a pessoa morrer fisicamente sem Deus, viverá a eternidade morto espiritualmente, não extinto, mas separado do criador.


CONCLUSÃO: Assista o vídeo morada da consciência, sobre desejo e vontade.

A autora analisa a formação do ser humano,

Dentro de uma visão dicotômica ou “corpo e alma” e não tricotômica,

“Espirito, alma e corpo”.

Nada fala sobre os atributos do espirito humano, pois a filosofia não ensina sobre isso.

Porém, seu ensinamento está correto, exceto a compreensão da razão que é um atributo do espírito.

Os desejos vêm do corpo e as vontades vem da alma. Lembra-se do Pai nosso? Concernente as vontades, tanto o ser humano, bem como todo ser vivo sentem. 

Presentemente, se tratando do livre arbítrio, escolhas, decisões e discernimento entre o bem e o mal, certo e errado; somente os seres humanos possuem.

Os seres humanos sentem vontades de possuírem as coisas terrestres e também as celestes, como a salvação, não ir para o inferno, servir a Deus e ir para o céu.

Já os animais somente sentem vontade das coisas fisiológicas e biológicas como comer, beber, reproduzir, sentem fome, sede, cansaço, o desejo de defecar, tristezas, saudades, amor pelos seus donos etc., mas somente das coisas terrenas.

O ser humano também sente tudo isso que chamamos de extintos da alma e desejos do corpo.

Mas também com sua inteligência, todo ser humano deseja a presença de Deus bem como as coisas espirituais.

Agora, os animais, não possuem esses tipos de vontades, por não terem entendimento, (raciocínio, inteligência, juízo), e nem  espirito.


Pr. João Viana.



                





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