INTRODUÇÃO: Meu objetivo em escrever esse texto, é apenas entender seu real significado dentro do contexto da criação.
1º) – PRINCÍPIO.
Conforme a “ETIMOLOGIA” esse termo teve sua origem no “LATIM” “PRINCIPIUM” significando “ORIGEM”, “CAUSA” OU “INÍCIO”.
No “HEBRAICO” esse termo recebe o nome de “BERESHIT” ou “PRINCÍPIO”.
Segundo a “ETIMOILOGIA” “RAIZ” da palavra “BERESHIT” Vamos encontrar a palavra “ROSH” significando a palavra “PRIMEIRO”, “CABEÇA”, “LIDERANÇA”.
Ainda tendo origem nessa mesma “RAIZ” iremos encontrar a palavra “RISHON” que significa “PRINCÍPIO”.
Idêntico a esses significados a “BIBLIA SAGRADA” vai dizer o seguinte:
“Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, “O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS, (Ap.3.14) ”.
Quando a “BIBLIA SAGRADA” se refere a “JESUS CRISTO” ser “O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS” não se refere, a ele ter sido criado, e sim, aquele ou através de quem teve início a criação de todas as coisas.
Para confirmar essa verdade, João escreveu o seguinte:
“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez, (Jo.1.3) ”.
Assim, a “A BÍBLIA SAGRADA”, deixa totalmente esclarecido que Deus criou todas as coisas através de “JESUS CRISTO”, sendo ele o agente da criação de Deus.
Essa realidade é tão séria, profunda e edificante, que iremos encontrar maiores explicação sobre essa eterna verdade, lendo (Col.1.15-17), QUE DIZ:
“O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação.
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele”.
“E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ, (Jo.1.3). ”
Ainda falando, sobre a criação de Deus, a respeito de todas as coisas que existem, sejam visíveis na terra e nos céus, como lua, sol e estrelas; bem como as coisas invisíveis a olhos humanos, todas essas coisas, foram criadas através da pessoa de “JESUS CRISTO”, a “BIBLIA SAGRADA” continua AFIRMANDO:
“HAVENDO Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, POR QUEM FEZ TAMBÉM O MUNDO, (Hb.1.1,2) ”.
Continuando, para podermos entender com mais profundidade essa realidade, precisamos ler inda (Heb.11.3) que diz:
“Pela fé, (e não pela razão), entendemos que os “MUNDOS” (GREGO = “ERAS”, “AIONS”), pela palavra de Deus foram CRIADOS; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.
Portanto, aprendemos aqui que “OS MUNDOS” (AS ERAS OS AIONS) foram criados pela “PALAVRA de DEUS”.
Quando o Senhor “JESUS CRISTO”, descer na terra para reinar mil anos, ele será conhecido e chamado de “A PALAVRA DE DEUS”, (Ap.19.13).
O que verdadeiramente me chama bastante atenção nesse estudo, é que de acordo, (Hb.1.3) é ele ”JESUS CRISTO” quem sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder; e aquilo que é visível de acordo (Hb.11.3), veio a surgir a partir daquilo que é invisível, ou seja, da sua própria palavra.
A palavra, o verbo de Deus, antes de sua encarnação é quem sustenta todas as coisas criadas, sendo esta invisível a olhos humanos, sendo apenas emissão (envio) de som.
Sobre o efeito da sua palavra também na vida humana, assim está escrito:
“Enviou a sua palavra (Jesus Cristo, Ap.19.13), e os sarou, e os livrou da sua destruição, (Sl.107.20) ”.
Portanto, no princípio da criação não se refere a tempo ou começo, mas a pessoa de JESUS CRISTO, por quem,
“TUDO CRIOU E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ, (JO. 1.3)”.
2º) – CRIAÇÃO.
Como a nossa língua portuguesa, teve a sua origem no LATIM, a ETIMOLOGIA da palavra CRIAÇÃO também tem a sua origem no LATIM CREARE que traz o sentido de “PRODUZIR, ERGUER”.
Conforme ensina a BIBLIA SAGRADA, (Gn,1,1) que diz no princípio CRIOU Deus...
A palavra CRIAR está de acordo com (Hb.11.3) onde diz que os MUNDOS foram CRIADOS pela PALAVRA DE DEUS.
Portanto, aquilo que se vê, foi criado a partir daquilo que não se vê.
Entende-se, portanto, que a palavra BARÃ no hebraico traz o sentido de criar a partir do nada.
Contudo (Hb.11.3) traz o sentido de que as coisas que agora são vistas, não foram criadas de matérias já existente.
Quando lemos (Gn.1.1), ali encontra escrito que no princípio criou Deus os céus...
As coisas que foram criadas por Deus nos céus, são invisíveis a nossos olhos carnais e não foram criadas a partir de matéria já existente e sim a partir do nada, ou daquilo que é invisível a nossos olhos.
NOTA: Sendo os “MUNDOS” criados pela palavra de Deus, onde a mesma é apenas emissão de som que não se vê, e não matéria que se vê com os olhos carnais.
Este é o sentido original do verbo BARÃ no hebraico, ou seja:
“CRIAR A PARTIR DO NADA”.
NOTA: PALAVRA CRIADORA É EMISÃO DE SOM E NÃO DE MATÉRIA.
A PALAVRA DE DEUS CRIA, A MATÉRIA TOMA NOVA FORMA, OS SERES VIVOS GERAM SEGUNDO A SUA ESPÉCIE.
Agora, se referindo ao sentido do mundo material e visível em (Gn.1.1) está escrito que no princípio também, criou Deus, tanto os céus e a terra.
A teoria da evolução é uma das grandes mentiras de satanás.
Deus criou tudo quanto existe e nada evoluiu e surgiu por si mesmo.
Entende-se claramente, portanto, que o surgimento dos céus, invisíveis a nossos olhos carnais, bem como o surgimento de todas as coisas criadas, (não evoluídas), visível a nossos olhos carnais, assim, ambas as coisas visíveis e invisíveis da criação, surgiram como resultado da CRIAÇÃO DE DEUS, PELA SUA PALAVRA QUE PASSOU A SE CHAMAR JESUS CRISTO, APÓS SUA ENCARNAÇÃO, QUANDO SE FEZ HOMEM, (Jo.1.14; Ap.19.13) ”.
O Apóstolo São Paulo, nos fala da existência das coisas temporais que se veem e das coisas eternas que não se veem e conclui dizendo que devemos atentar para as coisas eternas que se não veem com nossos olhos carnais e não para as que se veem que são temporais, (2 Cor.4.18).
Apreende-se, portanto, que os MUNDOS,ETAS, AIONS, sendo criados pela palavra de Deus, onde as coisas visíveis, não foram feitas a partir daquilo que é aparente, fica claro para nós que existem duas realidades ou seja uma invisível e outra visível, sendo que tudo quanto é visível, teve sua origem naquilo que é invisível.
Por exemplo, Eva recebeu de Adão esse nome por ser a mãe de todo ser humano vivente, (Gn.3.20).
Aqui tivemos a origem de toda geração do corpo físico humano.
Outro exemplo: A palavra MATRIX cujo significado é MÃE que também pode significar ÚTERO, serve para a formação de reprodutores.
No filme de ficção cientifica MATRIX (1999) temos descrito a realidade física, material, vista pelos seres humanos com os olhos carnais, que passa a ser uma REALIDADE SIMULADA POR COMPUTADOR, (RETRATANDO COMO NUM ESPELHO A IMAGEM DE UMA REALIDADE FISICA) através da INTELIGENCIA ARTIFICIAL.
Com a ascensão do METAVERSO temos em andamento a construção desse mundo VITUAL refletindo a realidade do mundo físico real.
Nesse mundo VIRTUAL projetado pelo COMPUTADOR via METAVERSO, os seres humanos deixam de viver dentro de um MUNDO físico real e passa a viver dentro de um MUNDO imaginário, como num “MUNDO de SONHOS”.
Pois bem, o mundo material visível foi criado a partir daquilo que é invisível ou seja: A palavra de Deus;
Eva recebeu esse nome por ser a mãe de todo ser humano vivente, no sentido carnal humano ou físico;
Matrix é apenas o espelho que reflete toda a realidade física, mas não é real e sim virtual, refletindo apenas a realidade física, que sem a mesma não existe matrix.
Encontramos ainda em (Hb.1.2) que JESUS CRISTO, foi instituído por Deus como herdeiro de tudo, por quem também fez o mundo.
Outro exemplo: Se Eva recebeu esse nome por ser a “MÃE” de toda geração de seres humanos viventes físicos que habitam na terra.
“MATRIZ” também significa a “MÃE ou ÚTERO” de toda realidade que pode ser vista a olhos humanos, apenas de uma forma virtual (não real, simulada por um computador, criada por um programa, existindo apenas no campo da teoria e imaginação, se concretizando pela vista e pela fala, ou como o reflexo da sua imagem num espelho, conduzindo a humanidade a sair da realidade material visível a olhos e palpável, passando a viver dentro de um sonho) ”.
Conforme vimos anteriormente a palavra MUNDOS DO GREGO = ERAS, AIONS se refere a um período de tempo seja longo ou curto, existente na esfera eterna e invisível, bem como dentro da esfera física, visível e temporal com início e fim.
Aqui significa que JESUS CRISTO foi o agente que planejou as ERAS = OS MUNDOS na concepção do plano de Deus para o os anjos, seres celestiais e ainda humanos, seres carnais e temporais vivendo dentro de um plano terreno com princípio e fim.
Conforme, (Cl.1.15-18; Jo.1.3; Ef.3.9), ele não apenas planejou as ERAS = OS MUNDOS, mas toda a criação.
3º) – FORMAÇÃO.
Conforme o hebraico a apalavra YATSAR SIGNIFICA DAR NOVA FORMA A MATÉRIA JÁ EXISTENTE.
Segundo se encontra escrito em (Gn.2.7), Deus formou o corpo físico de Adão a partir do pó da terra e o corpo físico de Eva, conforme (Gn.2.22) a partir da costela de Adão.
Assim, os corpos de ambos foram formados a partir de matéria já existente, mas a alma e o espirito, tanto do macho, quanto da Fêmea, (homem interior) foram “CRIADOS”, (Gn.1.26,27).
Assim, tanto o macho, quanto a Fêmea no dia em que foram “CRIADOS” receberam o nome de Adão, (Gn.5.2) diz:
“Macho e Fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome de Adão, no dia em que foram criados”.
Quem colocou o nome na Fêmea de Eva, foi Adão e não o criador, (Gn.3.20).
4º) – GERAÇÃO.
Geração é sinônimo de linhagem, filiação, prole, genealogia e ascendência ou sobrevivência de uma espécie.
Conforme (Gn.5.3), Adão e Eva após pecarem e serem expulsos do paraíso, cento e trinta anos depois, GERARAM um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem e chamou o seu nome sete.
Entendo que a semelhança e imagem de Adão e Eva em sete se aplicou apenas no sentido físico e não espiritual, bem como nos demais seres humanos que nasceram em pecado, destituídos da graça salvadora de Deus, (Sl.51.5; Rm.5.12).
Conforme ensina BIBLIA SAGRADA todos os descendentes de Adão e Eva, morreram no dilúvio com exceção de Noé e sua família somando-se um total de oito pessoas.
Após no dilúvio toda humanidade existente até o presente, descende dos três filhos de Noé, Sem Cam e Jafé.
5º) – CRIATURA.
Conforme o dicionário da língua portuguesa a palavra criatura é definida como todo ser criado e não evoluído do macaco como ensina a mentira do evolucionismo.
Assim todo ser criado, teve sua origem num criador, pois nada existe por si mesmo.
Todo ser humano, como pessoa física, teve um pai e uma mãe pelos quais foram gerados.
Assim, Deus deu a todos os seres viventes, o poder para se reproduzirem.
Deus criou todo ser vivente e estes se reproduzem segundo a sua espécie.
A Bíblia Sagrada, usa o termo criatura com dois sentidos:
1º) - “Toda criatura, (Mc.16.15) ”;
2º) – “Nova criatura, (2 Cor.5.17) ”.
Ao pecar, toda geração de Adão e Eva, nasceram em pecado e se tornaram por causa do pecado, apenas em CRIATURAS DE DEUS, (Gn.3.15-19; Jo.8.44; Rm.5.12-21; Ef.2.1-3; 1 Jo.3.8).
Agora, para todo ser humano ser transformado numa NOVA CRIATURA, ele precisa nascer de novo ou do Espírito, (Jo.3.6).
Segundo afirma os teólogos, o sábado dia de descanso para o povo de Israel, apontava para Jesus Cristo.
Com o fim do sábado encerrou a primeira criação e com a redenção no calvário teve início a nova criação.
A expressão NOVA CRIATURA, traduz o texto bíblico do grego que literalmente diz que se alguém está em Cristo é “UMA NOVA CRIAÇÃO DE DEUS. ”
Agora, conforme afirma (Ef.4.24), estando ligado a Jesus Cristo, a videira verdadeira, (Jo.15.1-26) fomos CRIADOS segundo Deus em justiça e santidade.
Assim, estando em Cristo Jesus, passamos do estado de CRIATURAS DE DEUS, para ser uma NOVA CRIATURA, ou uma NOVA CRIAÇÃO DE DEUS, criados em Cristo Jesus. Através do arrependimento de nossos pecados e da nossa conversão a Cristo e do novo nascimento, fomos feitos FILHOS DE DEUS, conforme afirma, (Jo.1.12,13) que diz:
“Mas s todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos FILHOS DE DEUS aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”.
Portanto, o ser humano se tornou em apenas numa criatura de Deus, pelo faro de ter sido morto espiritualmente, ou separado da comunhão do seu criador, pelas ofensas e pecados, (Ef.2.1).
Em Jesus Cristo, nos tornamos em FILHOS DE DEUS por adoção, através do novo nascimento, (Rm.8.15).
A respeito da nossa adoção como filhos, assim está escrito em (Ef.1.3-5).
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para FILHOS DE ADOÇÃO por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”.
Assim, dessa forma, através de Jesus Cristo o ser humano se torna um filho de Deus por adoção, ou seja, numa nova criação de Deus.
Assim está escrito em (Ef.2.10).
“Porque somos feitura sua, CRIADOS em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus prepararam para que andássemos nelas”.
Algo, bastante sério, passo agora a escrever, pela inspiração do glorioso Espirito Santo, a nós revelado em sua santa palavra.
Através de Jesus Cristo, fomos feitos FILHOS DE DEUS.
Através do pecado, somos feitos FILHOS DE SATANÁS.
6º) – OS FILHOS DE SATANÁS.
Conforme se encontra escrito em (1 Jo.3.8), uma pessoa se torna filha do diabo através do pecado.
Ali está escrito:
“Quem comete pecado é do DIABO, porque o DIABO peca desde o princípio. Para isto o filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do DIABO”.
Assim, como Deus deu o livre arbítrio para o ser humano escolher entre seguir o bem ou o mal, a vida ou a morte, a bênção ou a maldição, Deus ou Satanás, viver em obediência aos seus mandamentos ou viver no pecado em obediência a satanás, assim o próprio Deus, plantou duas arvores e fez dois caminhos para o ser humano escolher em qual ele deseja andar e qual o fruto que ele deseja comer, (Dt.30.19).
COCNCLUSÃO: Conforme os ensinos da santa palavra de Deus, observado de uma forma correta a hermenêutica e a exegese, aprendemos que todo ser humano tem um pai e uma mãe pelos quais foram gerados na carne.
Assim aprendemos que somos gerados, reproduzidos pelos nossos progenitores.
Aprendemos ainda que nos tornamos em criaturas de Deus por causa do pecado e em nova criação de Deus, nos tornando filhos de Deus, através da adoção em Jesus Cristo.
Aprendemos ainda, que para nos tornarmos em filhos de Deus e chama-lo de nosso Pai, primeiro devemos nascer de novo no Espírito Santo e ser adotado em sua família (Jo.3.3-5; Rm.8.14-16).
Assim todos os pecadores não são filhos de Deus, mas apenas criaturas.
Nesse caso, a doutrina da paternidade universal ensinando que todos os homens são filhos de Deus é heresia.
Na verdade, nenhum ser humano, nasce folho do diabo.
Ele se torna filho de Deus ou do diabo por opção própria, usando sua própria vontade e seu próprio livre arbítrio.
Confira novamente, (Jo.8.44; Ef.2.1-3; 1 Jo.3.8).
Assim, o pecador que não se arrependeu de seus pecados e aceitou a Jesus Cristo como seu salvador permanece de acordo a Biblia, debaixo da ira de Deus, (Ef.2.1-3; 1 Jo.3.8-10).
Pense seriamente nisso para o bem da sua própria alma.
Pr. João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.